Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Hilux SW Blindada - Freio superaquecendo - existe up grade?!

47 posts neste tópico

Postado

Esse msm, ele eh dot4

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sabe qual a razão da Honda e Toyota usarem o dot 3? Deve ter algum fundamento pra isso. Curiosidade msm...

não duvido q seja por problema de $$performance$$ (financeira no caso....) no caso da Honda até as motos usam DOT 3 hahaha, magina o qto eles compram por ano disso....agora muda pro DOT 4 e veja no aspecto macroeconômico a diferença.....

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Bom, amiguinhos... Vou prometer e tentar cumprir...
Tenho um aparelho que testa o ponto de ebulição dos fluidos de freios na oficina.(https://www.amazon.com/OTC-3890-Brake-Fluid-Safety/dp/B000F5HULC)

Já medi o Pentosin Racing Brake(aproximadamente R$120,00 - 1 litro) e depois um ATE Dot 4(aproximadamente R$15,00 - 500ml) e ambos deram um ponto de ebulição bem próximos, com diferença de 10ºC apenas(snme) para o Pentosin.

Comprei outros para teste mas ando sem tempo nenhum e, portanto, ainda estão lá lacrados. Tenho ideia de colocar eles em potes de filme e ir testando conforme o tempo e absorção de umidade(15 dias, 1 mês, 3 meses, 6 meses e 1 ano... Algo assim).

Assim que eu consegui medir algo e tiver novidades eu crio um tópico e mostro aqui. 
Abaixo tem um video de um aparelho similar ao meu da OTC.

7 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Bom, amiguinhos... Vou prometer e tentar cumprir...
Tenho um aparelho que testa o ponto de ebulição dos fluidos de freios na oficina.(https://www.amazon.com/OTC-3890-Brake-Fluid-Safety/dp/B000F5HULC)

Já medi o Pentosin Racing Brake(aproximadamente R$120,00 - 1 litro) e depois um ATE Dot 4(aproximadamente R$15,00 - 500ml) e ambos deram um ponto de ebulição bem próximos, com diferença de 10ºC apenas(snme) para o Pentosin.

Comprei outros para teste mas ando sem tempo nenhum e, portanto, ainda estão lá lacrados. Tenho ideia de colocar eles em potes de filme e ir testando conforme o tempo e absorção de umidade(15 dias, 1 mês, 3 meses, 6 meses e 1 ano... Algo assim).

Assim que eu consegui medir algo e tiver novidades eu crio um tópico e mostro aqui. 
Abaixo tem um video de um aparelho similar ao meu da OTC.

belo teste!!

Que engracado ser uma diferenca tao pequena, os rbf q eu usei na pista e na moto nunca deram fade, e ja passei diretao com dot4... 

Se der teste mais pra gt heeheheh

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Obrigado, @NyB :mrgreen: 

esse simples teste cala algumas bocas, principalmente de alguns engenheiros de teclado por aí 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Obrigado, @NyB :mrgreen: 

esse simples teste cala algumas bocas, principalmente de alguns engenheiros de teclado por aí 

Fluido de freio sempre foi fonte de muita discórdia mesmo, e as vezes o grande problema dele é que ele não é perecível...mas a partir do momento que você abre a embalagem ele se torna...

E se tivessemos testes de óleo como tem lá fora (Blackstone Labs, por exemplo) iria cair a casa de muito óleo caro do mercado...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Exatamente. Só pra esclarecer, meu comentário não foi direcionado a ninguém do tópico, mas a um conhecido que fica falando groselha desses ATE dot 4..

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Fluido de freio sempre foi fonte de muita discórdia mesmo, e as vezes o grande problema dele é que ele não é perecível...mas a partir do momento que você abre a embalagem ele se torna...
E se tivessemos testes de óleo como tem lá fora (Blackstone Labs, por exemplo) iria cair a casa de muito óleo caro do mercado...

Justamente.
Toda essa parte de "óleo" é muito mistificada por aqui. O lance do Blackstone é genial, mas ainda é bem distante de nós.

Lembrando que meu teste seria apenas de ponto de ebulição e em situações "de prateleira". O ideal talvez fosse ter 4/5 carros iguais rodando com os fluidos diferentes durante esse tempo, o que pra mim é impossível.

To começando obra na oficina na segunda, deixa acabar isso que vejo o que consigo fazer.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Acho q teste na pratica eh mtoooo complicado, tem mta variavel envolvida, se um carro ficar num lugar mais umido q o outro ja cagou o teste.

eu acho de vdd assim, quem produz e vende pra montadora seria, dificilmente vende merda no mercado, vide o ate dot4. Outro problema “recente” e que tenho visto com frequencia, infelizmente, eh o problema de falsificacao, entao mtas vezes a gt compra um produto (oleo tb) e ai o bagulho eh fake news e ai da margem a besteira.

ps. Gostaria de ser rYco e viver fazendo experiencias do genero

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Desce a serra em 1 marcha.

Descendo de Cunha pra Paraty uma vez superaqueceu os freios da Toyota Prado. Tive que jogar no meio do mato pra parar, puxando o freio de mão. Carro tava lotado, bizarro. Desci do carro, fumaça nas 4 rodas, esperei um pouquinho, fumei uns cigarros e tudo voltou ao normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Desce a serra em 1 marcha.

Descendo de Cunha pra Paraty uma vez superaqueceu os freios da Toyota Prado. Tive que jogar no meio do mato pra parar, puxando o freio de mão. Carro tava lotado, bizarro. Desci do carro, fumaça nas 4 rodas, esperei um pouquinho, fumei uns cigarros e tudo voltou ao normal.

Um motorista particular estava descendo pra praia com a familia ai de um pessoal de "vips" de sp....Grand Caravan...Nunca tinha descido com o carro tão carregado.....

Desceu na Drive e trepando no freio...

Uma hora teve de fazer isso pra segurar o carro, freio de estacionamento e barranco....

A filha do cara ligou pro pai na hora contando o que aconteceu, o cara despediu o motorista na hora.

Um carro que fizeram algo semelhante ao q narrei apareceu na concessionária...pra vc ver o tanto de calor que gerou, derreteu as coifas dos pivôs da suspensão e o reparo das pinças (as coifas dos êmbolos etc etc) O meio da roda AZULOU....

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

:shock:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

sobre o ponto de ebulição dos fluidos , não tem nada errado, 

o que diferencia o dot4 que vende em qualquer posto para o RBF racing por ex., é apenas a capacidade de cada um em acumular umidade (agua)
aprendi com um amigo engenheiro de testes da MDS (empresa de freios). 

quanto mais se usar ao extremo, mais agua o fluido acumula, o que leva ao fadding mais rapido, ou melhor dizendo em menor tempo entre as trocas.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vou tentar dar meu parecer aqui, tentando resolver o problema por etapas e por questões financeiras, antes de trocar tudo de uma vez. 

Linha de freio tipo aeroquip + DOT 5.1. O que ajudaria mais o resfriamento, como o pessoal falou, seria canalizar o ar diretamente pros freios. Coisa barata e que ajuda muito. Vai numa loja de construção e bola o plano! Não aconselho trocar pastilhas por EBC Yellow justamente por acabar com a vida útil dos discos. 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Bom dia!

Meu chefe tem uma Hilux SW blinadada ano 2014, e por duas vezes que ele foi para Angra com a família (5 pessoas no carro + bagagem + pé pesado) ele disse ter ficado totalmente sem freio. Comentou que após parar o carro e aguardar por volta de uma hora o freio voltou a funcionar normalmente, ou seja, superaquecimento. Na primeira vez ele mandou o carro para concessionária, revisaram o sistema de freio, trocaram pastilhas e fluído e disseram que o problema estava zerado. Agora nas férias ele viajou com a famíliia e o problema se repetiu, foi quando ele veio falar comigo. 

O que recomendei foi trocar as pastilhas por uma com melhor composto, colocar flexiveis com malha de aço e um bom fluído de freio. A grande questão é: onde encontro essas peças para hilux? Existem essas peças para esse carro? Existe algum big brake kit para esse carro? 

Se alguém souber de algum kit pronto ou onde encontrar essas peças, desde já, agradeço pela ajuda!

Valeu! 

Fala p/ seu chefe, caso não faça/saiba, aprender a "cambiar".

SW4 2009 daqui de casa já fiquei com freio borrachudo, mas nunca a ponto de ficar totalmente sem freio. As dicas dadas no tópico são válidas, mas cambiar é essencial em um carro pesado com freio ineficiente.

Vai descer alguma serra com o carro totalmente carregado?! Joga p/ 3ª ou até mesmo 2ª p/ ter freio-motor.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

SW4 2009 daqui de casa já fiquei com freio borrachudo, mas nunca a ponto de ficar totalmente sem freio. As dicas dadas no tópico são válidas, mas cambiar é essencial em um carro pesado com freio ineficiente.

Vai descer alguma serra com o carro totalmente carregado?! Joga p/ 3ª ou até mesmo 2ª p/ ter freio-motor.

Valeu pelas dicas, karioca!

Já falei isso com ele, agora espero que ele ponha em prática. 

Bom, no final das contas foram colocadas as pastilhas EBC Yellowstuff, discos fremax slotado, fluido de freio motul rbf660 dot4 e regulada as lonas traseiras. O freio do carro melhorou muito, o único problema é que o freio de mão não segura o carro em subidas. As lonas traseiras são praticamente novas, já tinham sido trocadas antes e foram bem encostadas no tambor. Mesmo assim o carro ainda desce um pouco quando está só no freio de mão. 

Obrigado a todos pela ajuda!

Abraço. 

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Valeu pelas dicas, karioca!

Já falei isso com ele, agora espero que ele ponha em prática. 

Bom, no final das contas foram colocadas as pastilhas EBC Yellowstuff, discos fremax slotado, fluido de freio motul rbf660 dot4 e regulada as lonas traseiras. O freio do carro melhorou muito, o único problema é que o freio de mão não segura o carro em subidas. As lonas traseiras são praticamente novas, já tinham sido trocadas antes e foram bem encostadas no tambor. Mesmo assim o carro ainda desce um pouco quando está só no freio de mão. 

Obrigado a todos pela ajuda!

Abraço. 

Mas ele não é auto?

Quando coloca no P ele trava o carro também, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Mas ele não é auto?

Sim, é auto. Quando coloca P trava normal!

Isso foi só um teste que fizemos, mas eu acho que mesmo antes o freio de mão já não segurava o carro em subidas. É muito peso!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Mas ele não é auto?

Sim, é auto. Quando coloca P trava normal!

Isso foi só um teste que fizemos, mas eu acho que mesmo antes o freio de mão já não segurava o carro em subidas. É muito peso!

Pelo menos no manual do Corolla, fala pra colocar em N antes de puxar o freio de mão ao estacionar, assim não força o câmbio.

Quando deixa em P e puxa o freio de mão e joga pra N, ainda mais em inclinação, nitidamente é mais difícil depois mudar de N para P.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

vim falar isso, já q não é problema de performance a reduzida com certeza vai resolver o problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Na minha eu sempre reduzo marcha quando preciso frear forte, ajuda muito a poupar o freio como disseram acima.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

sendo o eng. de teclado, a simples análise do ponto de ebulição do fluido não diz tudo sobre seu funcionamento. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0