Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Hilux SW Blindada - Freio superaquecendo - existe up grade?!

47 posts neste tópico

Postado (editado)

Bom dia!

Meu chefe tem uma Hilux SW blinadada ano 2014, e por duas vezes que ele foi para Angra com a família (5 pessoas no carro + bagagem + pé pesado) ele disse ter ficado totalmente sem freio. Comentou que após parar o carro e aguardar por volta de uma hora o freio voltou a funcionar normalmente, ou seja, superaquecimento. Na primeira vez ele mandou o carro para concessionária, revisaram o sistema de freio, trocaram pastilhas e fluído e disseram que o problema estava zerado. Agora nas férias ele viajou com a famíliia e o problema se repetiu, foi quando ele veio falar comigo. 

O que recomendei foi trocar as pastilhas por uma com melhor composto, colocar flexiveis com malha de aço e um bom fluído de freio. A grande questão é: onde encontro essas peças para hilux? Existem essas peças para esse carro? Existe algum big brake kit para esse carro? 

Se alguém souber de algum kit pronto ou onde encontrar essas peças, desde já, agradeço pela ajuda!

Valeu! 

Editado por raul llobregat

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Ela original se abusar já fede tudo, tem que fazer um upgrade mesmo de discos, pastilhas, flexíveis e fluido mas eu não faço idéia se tem algo no mercado para esse carro.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Ela original se abusar já fede tudo, tem que fazer um upgrade mesmo de discos, pastilhas, flexíveis e fluido mas eu não faço idéia se tem algo no mercado para esse carro.

Valeu Barra! Estou pesquisando e não encontro nada específico para o carro. Tá foda!

Já ouvi ou li há muito tempo atrás que as pinças são as mesmas ou bem similares com as que saem no subaru GT 00 / WRX até 07. Mas não tenho certeza! 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

http://www.peixotofreios.com.br/toyota/pastilhas-de-freio-dianteia-ebc-yellowstuf-hilux

(joguei no google, foi a primeira q veio)

A EBC usava a Hilux como propaganda, pq diminuíram em Xmts (acho q 15, não lembro) a frenagem 0-100 dela.

Começa com pastilha de composto cerâmico pra ver se resolve. Depois trocar por discos frisados (não furados, q racham) da fremax nacional mesmo (deve ter).
Se ele for maconheiro tipo nós, talvez os freios da Prado sirvam e devem ser melhores - acho q hilux é tambor atrás.

Mas antes lembra ele q Hulix é manca e capota. Se quiser correr, compra uma SUV q faça isso. haha

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Ele sabe reduzir no câmbio ou coloca no D e vai a serra toda com o pé no freio?

Isso ajuda muito.

Certa vez um amigo meu ficou sem freio descendo a serra para as praias aqui.. perguntei se ele veio rápido e ele disse que não passou de 80km/h. Ele desceu a serra toda em quinta marcha com o pé no freio para não embalar. :lol:

7 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

O freio da Hilux é um ponto fraco mesmo, não aguenta nada. Eu tentaria trocar o fluido de freio por um Dot 5 ou Dot 4 Racing de marca boa (Motul, Pentosin e etc) junto com uma pastilha mais power, tipo a EBC que o colega acima falou.  

Editado por elioggj
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

so pra engrossar o coro: 

Pastilha boa, se tem EBC pode ir sem medo, fluido TOP, flexivel tipo aeroquip da pra mandar fazer, entao consegue tb. E claro, se montar no freio a descida da serra inteira, nem como freio de adamantium vai dar jeito, se bobear eh possivel fazer alguma forma de melhorar o resfriamento do freio, o q vai ajudar tb

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

http://www.peixotofreios.com.br/toyota/pastilhas-de-freio-dianteia-ebc-yellowstuf-hilux

(joguei no google, foi a primeira q veio)

A EBC usava a Hilux como propaganda, pq diminuíram em Xmts (acho q 15, não lembro) a frenagem 0-100 dela.

Começa com pastilha de composto cerâmico pra ver se resolve. Depois trocar por discos frisados (não furados, q racham) da fremax nacional mesmo (deve ter).
Se ele for maconheiro tipo nós, talvez os freios da Prado sirvam e devem ser melhores - acho q hilux é tambor atrás.

Mas antes lembra ele q Hulix é manca e capota. Se quiser correr, compra uma SUV q faça isso. haha

Obrigado, Mezzo!

Eu acabei nem pesquisando em sites brasileiros. Estava olhando no ebay AUS pois a Hilux por lá é bom popular, mas mesmo assim não tinha encontrado peças de marcas "conhecidas" - que pudesse confiar.

Quanto aos discos, nunca escutei falar bem de fremax. Será que dá conta ou é melhor manter os originais?

Ele não é maconheiro a ponto de trocar pelos freios da prado, não. kkkkk

Ele sabe reduzir no câmbio ou coloca no D e vai a serra toda com o pé no freio?

Isso ajuda muito.

Certa vez um amigo meu ficou sem freio descendo a serra para as praias aqui.. perguntei se ele veio rápido e ele disse que não passou de 80km/h. Ele desceu a serra toda em quinta marcha com o pé no freio para não embalar. :lol:

Rado,

Acredito que sim!. Nunca andei com ele, mas na primeira vez que isso aconteceu era a mulher dele que estava dirigindo. 

Portanto, mais um motivo para acreditar que o problema foi a forma de dirigir e não o fato dele estar correndo.

Valeu!

O freio da Hilux é um ponto fraco mesmo, não aguenta nada. Eu tentaria trocar o fluido de freio por um Dot 5 ou Dot 4 Racing de marca boa (Motul, Pentosin e etc) junto com uma pastilha mais power, tipo a EBC que o colega acima falou.  

É o que vou recomendar a ele. Pastilhas + fluido + flexiveis em aeroquip. 

so pra engrossar o coro: 

Pastilha boa, se tem EBC pode ir sem medo, fluido TOP, flexivel tipo aeroquip da pra mandar fazer, entao consegue tb. E claro, se montar no freio a descida da serra inteira, nem como freio de adamantium vai dar jeito, se bobear eh possivel fazer alguma forma de melhorar o resfriamento do freio, o q vai ajudar tb

Black, 

Onde recomenda mandar fazer os flexíveis? 

Editado por raul llobregat

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Salvo engano, DOT5 precisa de aeroquip de metal - borracha não dá conta.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Normalmente em lojas que trabalhem com mangueira hidraulicas prensadas de alta pressao, no rj eu fazia numa loja da rua sao cristovao (em sao cristovao) mas no seu nick diz q vc é de vitoria, ai nao tenho indicacao. 

Em geral eles conseguem usar as pontas metalicas dos flexiveis originais, fiz alguns assim. So isso ja ajuda MUITO o freio. Mas vale E muito investir num fluido tipo um Rbf 660.. nao tenho certeza mas acredito que a hilux use originalmente dot3 ou dot4, sendo assim nao eh o ideal colocar o fluido sintetico que pode agredir as borrachas do cilindro mestre

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Normalmente em lojas que trabalhem com mangueira hidraulicas prensadas de alta pressao, no rj eu fazia numa loja da rua sao cristovao (em sao cristovao) mas no seu nick diz q vc é de vitoria, ai nao tenho indicacao. 

Em geral eles conseguem usar as pontas metalicas dos flexiveis originais, fiz alguns assim. So isso ja ajuda MUITO o freio. Mas vale E muito investir num fluido tipo um Rbf 660.. nao tenho certeza mas acredito que a hilux use originalmente dot3 ou dot4, sendo assim nao eh o ideal colocar o fluido sintetico que pode agredir as borrachas do cilindro mestre

Valeu pelas dicas, BB. 

Estou morando em São Paulo, atualmente. Conhece algum lugar por aqui?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Valeu Barra! Estou pesquisando e não encontro nada específico para o carro. Tá foda!

Já ouvi ou li há muito tempo atrás que as pinças são as mesmas ou bem similares com as que saem no subaru GT 00 / WRX até 07. Mas não tenho certeza! 

Sim, são os mesmos, já conferi das 2010/11, então se da 2015 for igual então dá boa.

Isso que ia sugerir. Um bom fluido ´race´ com ponto de ebulição alto, pois aqui o maior problema é temperatura,  pastilhas de alta performance de WRX 2000-2007, e discos melhores, se possível, de repente algum nacional mesmo feito sob encomenda...e aerokips de aço.

Precisar temos fluido Pentosin Race!:valeu:

Editado por FabianoR
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Valeu pelas dicas, BB. 

nao conheco, moro em sorocaba q pouco tempo.. mas em geral onde se faz mangueira hidraulica faz.. nao deve ser dificil achar

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vale a pena também colocar aqueles dutos de refrigeração no parachoque, por trás mesmo, faz um furo no espelho do disco e encaixa ele... Usa aquelas mangueiras grossas flexiveis mesmo, meu pai é moedor e tinha um Corolla blindado que tinha o mesmo problema, coloquei pastilhas melhores, DOT5 e essas magueiras, acabou o problema... serio, ficou 100% melhor. 

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Salvo engano, DOT5 precisa de aeroquip de metal - borracha não dá conta.

Usa DOT 5.1 q não tem problema, eh a base de glicol........se for usar DOT 5 ai fudeu, pq eh a base de silicone e ai o sistema de freio todo tem de ser dimensionado pra isso.....vai virar um chafariz de fluido....

O ideal eh limpar o sistema de freios com alcool isopropilico antes de colocar fluido diferente. Mas já troquei o da moto de 4 pra 5.1 e funcionou MUITO BEM.....

Editado por Tommy
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Valeu pelas dicas, BB. 

aqui pra ZS/ZO tem alguns 

o ultimo que eu fiz, foi ali na Vital Brasil, se me perguntar o nome da loja nao sei te dizer, mas tem varias ali que trabalham com mangueiras etc

tem tambem a freio 90

http://www.freio90.com.br/ 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

quanto a fluido, um amigo trabalhou na toyota e disse q TODOS os carros da Toyota usam dot3! Todos!! E ele disse q se puser outro, da merda! Vê com muito critério essa questão do fluído ai... Se tiver um pentosin ou similar no dot3 eu iria nele...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

quanto a fluido, um amigo trabalhou na toyota e disse q TODOS os carros da Toyota usam dot3! Todos!! E ele disse q se puser outro, da merda! Vê com muito critério essa questão do fluído ai... Se tiver um pentosin ou similar no dot3 eu iria nele...

nao procede o proceder. Se a base for a msm nao faz o menor sentido, e em geral os dot 4 sao a msm base, e ai da pra usar o rbf. 
O q nao da eh pra usar os de base sintetica como o amigo Tommy disse acima. 

Os honda tb sao dot 3 oem. 

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Sabe qual a razão da Honda e Toyota usarem o dot 3? Deve ter algum fundamento pra isso. Curiosidade msm...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

nao procede o proceder. Se a base for a msm nao faz o menor sentido, e em geral os dot 4 sao a msm base, e ai da pra usar o rbf. O q nao da eh pra usar os de base sintetica como o amigo Tommy disse acima. 

bom saber!! Eu fico mega receoso de mexer com fluido de freio, mas vindo de vc eu acredito!! Rs

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Sabe qual a razão da Honda e Toyota usarem o dot 3? Deve ter algum fundamento pra isso. Curiosidade msm...

muito sinceramente nao sei. mas se for pra chutar diria que eh unica e exclusivamente por custo, pq nao vejo outro sentido pra isso, a honda pelo menos bate muito o pé com a troca do fluido de freio em revisao, acho q isso acaba pesando para essa decisao, eles veem nos ultimos anos tentando de todas as maneiras abaixar o custo de manutencao do carro e isso contribui bastante para o custo de manutencao, visto que um fluido dot 5 por exemplo eh MUITO mais caro. 

Outra possibilidade eh que somada ao custo do fluido sintetico teria q substituir o material do orings e vedacoes tanto das pincas, cilindros mestre e etc, o que certamente elevaria ainda mais os custos. A honda tem uma politica bem clara de simplificar as coisas, tanto que oleo e filtro de oleo por exemplo eh o mesmo para qqer modelo da linha (pelo menos no BR) 

bom saber!! Eu fico mega receoso de mexer com fluido de freio, mas vindo de vc eu acredito!! Rs

To com credito na praça eeheheheheh mas se tiver duvida eh so fazer o q o Tommy comentou, veja a base do fluido de freio existente, se tiver outro com maior temperatura de ebulicao e mesma base, pode ir sem medo algum.. so fazer uma sangria sem medo de ser feliz e boa

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

bom saber... Pq eu morro de vontade de melhorar o possível o freio do ka, q original é uma bosta, hj ta com freio de eco mas q na minha opinião deveria ser o original do carro, e oq eu puder melhorar nesse quesito eu o farei, so q tenho medo de dar merda e ficar sem freio, já q eu não ando devagar Rsrs

um amigo q tb tem Xr veio com papo de por o 5.1, dizendo q é a mesma base e tal, so muda o ponto de ebulição, mas como eu disse, morro de medo de pisar e não acontecer nada hahahhahaa

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

bom saber... Pq eu morro de vontade de melhorar o possível o freio do ka, q original é uma bosta, hj ta com freio de eco mas q na minha opinião deveria ser o original do carro, e oq eu puder melhorar nesse quesito eu o farei, so q tenho medo de dar merda e ficar sem freio, já q eu não ando devagar Rsrs

um amigo q tb tem Xr veio com papo de por o 5.1, dizendo q é a mesma base e tal, so muda o ponto de ebulição, mas como eu disse, morro de medo de pisar e não acontecer nada hahahhahaa

sai conferindo as coisas, com as pincas de eco era pra freiar bem, verifica se os deslizantes estao bons, se nao tem flexivel ou algo na linha entupido ou restringindo a passagem de oleo, cilindro mestre... no ka o rbf sem duvida nao da problema pq ja usei, foda q eh caro toda vida. Vale checar os burrinhos das rodas traseiras, as vezes fica melejando e ai fode o freio todo

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

No Fusion, não sei qual era o original, mas quando fiz a primeira sangria, coloquei o DOT 5.1 e rodei mais de 200.000 km assim (sempre trocando a cada 40.000km) e não tive nenhum problema.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Sim, são os mesmos, já conferi das 2010/11, então se da 2015 for igual então dá boa.

Isso que ia sugerir. Um bom fluido ´race´ com ponto de ebulição alto, pois aqui o maior problema é temperatura,  pastilhas de alta performance de WRX 2000-2007, e discos melhores, se possível, de repente algum nacional mesmo feito sob encomenda...e aerokips de aço.

Precisar temos fluido Pentosin Race!:valeu:

Boa Fabiano! Sabia que não estava ficando louco! kkkk

Obrigado!

Vale a pena também colocar aqueles dutos de refrigeração no parachoque, por trás mesmo, faz um furo no espelho do disco e encaixa ele... Usa aquelas mangueiras grossas flexiveis mesmo, meu pai é moedor e tinha um Corolla blindado que tinha o mesmo problema, coloquei pastilhas melhores, DOT5 e essas magueiras, acabou o problema... serio, ficou 100% melhor. 

Valeu pelas dicas, Rafa! 

É o que vou recomendar para ele. O único problema vai ser encontrar as peças para a Hilux!

Já pedi ajuda do pessoal da street solutions, vamos ver o que eles falam.

Abraço

aqui pra ZS/ZO tem alguns 

o ultimo que eu fiz, foi ali na Vital Brasil, se me perguntar o nome da loja nao sei te dizer, mas tem varias ali que trabalham com mangueiras etc

tem tambem a freio 90

http://www.freio90.com.br/ 

Obrigado, Michel!

Segunda-feira vou ligar lá e ver como eles podem me ajudar.

sai conferindo as coisas, com as pincas de eco era pra freiar bem, verifica se os deslizantes estao bons, se nao tem flexivel ou algo na linha entupido ou restringindo a passagem de oleo, cilindro mestre... no ka o rbf sem duvida nao da problema pq ja usei, foda q eh caro toda vida. Vale checar os burrinhos das rodas traseiras, as vezes fica melejando e ai fode o freio todo

BB, o rbf que recomenda é o do link abaixo? Sabe me dizer se posso usar ele na Hilux?

https://www.motul.com/br/pt-BR/products/rbf-660-factory-line

Obrigado!

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0