[GOL TURBO 3 KILAO] - Arrancada - Vamos trocar ideias.

85 posts neste tópico

Postado

Bom amiguinhos, depois da minha vinda pra Sorocaba, decidi voltar a ser maconheiro e trabalhar na boca mexendo em maconhas. Em breve postarei um topico falando mais sobre isso, ate pq estou a procura de um imovel para alugar e dar o proximo passo.

Nesse meio tempo conheci algumas pessoas e uma delas topou um desenvolvimento do carro, como tenho visto que o pessoal tem se interessado em alguns topicos mais tecnicos e tal, vou fazer um relato aqui do que ando fazendo e os resultados que estamos colhendo.

O carro em questao é um gol G3, 1.9, forjado, cabecote pro heads com comando 350T,hx 40, eixo e rotor 60mm nada do outro mundo, pouca taxa, alcool do posto, fueltech ft300, cambio sapinho SEM engate rapido, montado.

Quando conheci o carro, a informacao que tinha era que a melhor puxada no dino deu 320cv e melhor tempo de pista era 8.8s nos 200mts, o carro possui apenas 1 bomba de mercedes 12bar e a interna no tanque, de r888 205/50 R15 lixava 2a inteira, como se tivesse andando no molhado. 

Primeira coisa foi fazer um acerto decente no carro, consegui tirar 420cv apenas mexendo em acerto e como esperado acabou a vazao de combustivel da bomba, mas sai de la achando ruim, a turbina demorava muito pra encher e a pressao vinha muuuuuuuuito devagar, o que me obrigou a colocar "muita" pressao pro carro sair e mais ainda no booster pq caso contrario caminhava 90% do tempo com pouca pressao, pra evitar que chegasse num ponto onde o motor nao alimentava abaixei o corte de giro. Em relacao ao acerto de chao, acertei a posicao motor/cambio, troquei os coxins do motor por pu (eu queria colocar aluminio, maaaas como vez ou outra ainda vai andar na rua ficou assim), acertamos o caster, substitui as buchas da barra de direcao por uniball, alinhamento. Vamos pra pista, nao adianta tb mudar 1001 coisas e depois perder a referencia. Eu ainda queria trocar mais uma coisinha ou outra, mas o dono do carro tava com o caixa baixo $$ eheheheh Vamos andar assim mesmo.

Primeira puxada enfiou 8.5s, com 60 pés horrivel. Fomos acertando o controle de tracao e indo pra lá e pra ca com pressao inicial/booster (nao tem booster controler, só booster  a moda antiga mesmo) conseguimos derrubar em 0.4 o 60pes do carro, derrubando os 100mts tb, MAS, o coletor de escape abriu uma rachadura gigante e cada puxada vinha menos pressao de 3a marcha, chegamos a colocar pressao livre e nao vinha mais. Chega hora de ir embora. Primeiro objetivo cumprido, abaixar o tempo.

Voltamos, deixa o caixa dar uma melhorada e ai vamos de novo. 

Desmontei o tal coletor de escape tubular, alem do rachado q era visivel montado tinha mais uns 4 ou 5... fora q o coletor por dentro era um lixo. Como a ideia ainda eh dar uma volta na rua montei um pulsativo no farol, de ferro fundido, bom custo x beneficio. Voltamos ao dino, Conseguimos modular MUITO bem a pressao, o carro passou a encher coisa de 1500rpm antes e ao inves de pressao vir leeeeeeeeeeeeeentamente vinha de forma normal, voltamos aos 420cv com menos pressao e com mais torque, agora 53kg. Mudamos a configuracao dos amortecedores traseiros, mais um tapa no alinhamento, e acabou a verba novamente ehehehehe. 

Pista novamente, primeira puxada veio 8.3, acerto daqui acerto dali, outra puxada 8.2 e assim foram as outras puxadas todas, 8.2, ate a hora q o rele da bomba deu pau no meio da puxada e o motor apagou de uma vez, um sustinho mas nenhum dano. 

Proximos passos, trocar todas as borrachas que restam na suspensao dianteira por aluminio/pu, instalar outra bomba e pista de novo. 

Lembrando que esses testes foram todas na mesma pista, entao eh bem confiavel o resultado melhor. 

Filmei pouca coisa, mas da pra ter uma ideia, ta em ordem de acontecimento

Conforme for atualizando vou postando, depois coloco mais videos e fotos, a internet ta meio lenta hj 

23 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Po BB muito bom saber que vc ta investindo de novo na sua carreira de preparador. To fazendo de novo um carro pra mim, vendi o quadrado e to fazendo um bola. Verba curta e muita luta.

Por enquanto estamos assim:

Cabeçote 8v (350T, adm 41, esc 35 e altura 132,8mm)

Coletor de escape beep

hx40 64,60

1.9 com pistão 83,5 iapel

bielas scat

bloco 2.0

5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Po BB muito bom saber que vc ta investindo de novo na sua carreira de preparador. To fazendo de novo um carro pra mim, vendi o quadrado e to fazendo um bola. Verba curta e muita luta.

Por enquanto estamos assim:

Cabeçote 8v (350T, adm 41, esc 35 e altura 132,8mm)

Coletor de escape beep

hx40 64,60

1.9 com pistão 83,5 iapel

bielas scat

bloco 2.0

Obrigado!!

Seu coletor beep é o pulsativo no farol tb? É uma configuracao boa, vem potencia!! Gerenciar direitinho fica mto bom. 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Obrigado!!

Seu coletor beep é o pulsativo no farol tb? É uma configuracao boa, vem potencia!! Gerenciar direitinho fica mto bom. 

Isso, to querendo trocar por tubular, mas a questão de trincas ainda me deixa com pé atrás. A parte de gerenciamento ainda tá sendo uma dificuldade financeira bem grande ainda. To querendo partir pra uma injepro S4000, veremos como vai ser...

Editado por alexvilhena
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cara eu sou bem chato com coletor tubular.. em geral os q eu vi darem certo custam uma fortuna..se isso nao for problema eheheheh

a turbina tem q ficar apoiada e os canos serem apenas uma ligacao.. assim nao vai dar pau nunca.. no minimo umas sustentacoes entre as flanges.. sei la, o carro q era do Lambert e q foi meu tb, deu 530cv na roda com um pulsativo no farol, dava pra ir mais, faltou bomba E bico, pra muito mais potencia q isso tem N outros limitadores ne

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Mto legal BB! Parabéns pela empreitada... 

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cara eu sou bem chato com coletor tubular.. em geral os q eu vi darem certo custam uma fortuna..se isso nao for problema eheheheh

a turbina tem q ficar apoiada e os canos serem apenas uma ligacao.. assim nao vai dar pau nunca.. no minimo umas sustentacoes entre as flanges.. sei la, o carro q era do Lambert e q foi meu tb, deu 530cv na roda com um pulsativo no farol, dava pra ir mais, faltou bomba E bico, pra muito mais potencia q isso tem N outros limitadores ne

sempre é um problema né? kkkkkk eu pensei em usar o stronger em aço carbono mesmo.

E quanto a transmissão e suspensão BB? hoje o que vc tá recomendando?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Olha eu to voltando agora, mas eu sempre fui fa do sapinho, montei muitos cambios dele e nunca tive apurrinhacao, o atendimento sempre foi muito bom e o proprio Sergio eh um cara de facil acesso que sempre se mostrou disposto a ajudar, peguei muitas dicas de chao com ele.. Com relacao a parte de bolachao/homocinetica/semi eixo depende muito da sua proposta de potencia.. ate uns 500cv o original vai bem, desde de que o conjunto motor/cambio esteja na posicao certa e bem amarrado.

Suspensao hj eu sei q tem uma galera boa no mercado, mas eu usei tambem MUITO os amortecedores e molas impacto, nao tenho do q reclamar tambem, eh um pouco caro, mas qualidade mal ou bem sempre tem um preco..

Vou pegar um outro projeto, ai faco um bom review aqui.. q ai vai ser tudo por minha conta, entao fica mais facil de ir postando e dando updates

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

show black, tenho familia em sorocaba tiver com a oficina aberta irei ai conhecer.

vamos lá

Coletor tubular concordo com oq você falou, tubular so presta os bem caros, se roda na rua vibração acaba com tudo esse de ferro fundido atende demais

agora me diz, pq nego gosta tanto desse comando 350T acho uma bosta! 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

show black, tenho familia em sorocaba tiver com a oficina aberta irei ai conhecer.

vamos lá

Coletor tubular concordo com oq você falou, tubular so presta os bem caros, se roda na rua vibração acaba com tudo esse de ferro fundido atende demais

agora me diz, pq nego gosta tanto desse comando 350T acho uma bosta! 

Vem sim, sempre bom conhecer os amigos viciados ehheeh

eu acho q esse comando eh um bom custo beneficio, sempre tive otimos resultados com ele, achou ruim pq?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vem sim, sempre bom conhecer os amigos viciados ehheeh

eu acho q esse comando eh um bom custo beneficio, sempre tive otimos resultados com ele, achou ruim pq?

tem comando mais modernos que dão MUITO mais ganho, lenta melhor. 

desembarco amanha, vou pegar a referencia de um crower muito bom, que tem gente no br fazendo copia a preço bem legal.

falar com meu preparador e te passo

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

tem comando mais modernos que dão MUITO mais ganho, lenta melhor. 

desembarco amanha, vou pegar a referencia de um crower muito bom, que tem gente no br fazendo copia a preço bem legal.

falar com meu preparador e te passo

certeza q tem coisa mais moderna, de fato eh um comando antigo.. 

Te agradeco, esse novo projeto vai precisar de um comando, tem um 350t la, mas ainda nao sei o q aconteceu q tem 1 tucho enforcado e acabou abaixando esse levante

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Muito bacana o tópico! Estou acompanhando e também irei compartilhando minhas experiências (apesar do pouco conhecimento). Black, meu carro já quebrou a base da caixa 1 vez e sinto que o motor mexe muito! Não estava querendo por bases de PU, dizem ficar muito duro. Fica mesmo? Vi essa barra da caixa "BARRA INFERIOR COM SUPORTE DE CAMBIO/ 2 COXINS" que é o modelo que substitui a antiga que tinha apenas 1 coxim. Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Muito bacana o tópico! Estou acompanhando e também irei compartilhando minhas experiências (apesar do pouco conhecimento). Black, meu carro já quebrou a base da caixa 1 vez e sinto que o motor mexe muito! Não estava querendo por bases de PU, dizem ficar muito duro. Fica mesmo? Vi essa barra da caixa "BARRA INFERIOR COM SUPORTE DE CAMBIO/ 2 COXINS" que é o modelo que substitui a antiga que tinha apenas 1 coxim. Valeu!

Vai compartilhando sim que é sempre muito bom a gt trocar infos..

Entao a partir de uns 350cv +ou- comeca a torcer muito o motor e sair tudo do lugar qdo acelera, se vc vai passar o carro no dino, presta atencao em como o motor mexe, levanta, torce.Todo esse movimento contribui, e muito, para quebrar cambio/homocinetica/semi eixo/bolacahao, eu tive a experiencia de quebrar algo tipo 20 homocineticas do gol branco, muito antes de existir essas barras prontas, o sapinho me deu essa dica, fiz uma barra inferior com suporte para o cambio prendendo ele inteiro e impedindo que ele tentasse virar, nunca mais quebrou homocinetica, instalei a mesma barra em varios outros carros que tb nunca mais quebraram homocinetica, o conjunto tem que ficar o mais fixo possivel, imagina assim, qdo o motor acelera ele torce e levanta, os dois movimentos contribuem para o semi eixo sair do centro do bolachao e da homocinetica, de um lado vai estrangular e do outro vai ficar "curto", em geral do lado q fica curto quebra pq as bilhas ficam na pontinha da cava q elas tem pra andar..  Essa barra nova é bem legal, to com uma aqui na mao, a unica coisa q vou fazer nela antes de instalar é substituir os coxins de pu que vem nela por outros de aluminio heeheh

Qto mais vc limitar o movimento do motor mais a carroceria vai vibrar, normal q isso ocorra... mas infelizmente nao tem mto jeito ne

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vai compartilhando sim que é sempre muito bom a gt trocar infos..

Entao a partir de uns 350cv +ou- comeca a torcer muito o motor e sair tudo do lugar qdo acelera, se vc vai passar o carro no dino, presta atencao em como o motor mexe, levanta, torce.Todo esse movimento contribui, e muito, para quebrar cambio/homocinetica/semi eixo/bolacahao, eu tive a experiencia de quebrar algo tipo 20 homocineticas do gol branco, muito antes de existir essas barras prontas, o sapinho me deu essa dica, fiz uma barra inferior com suporte para o cambio prendendo ele inteiro e impedindo que ele tentasse virar, nunca mais quebrou homocinetica, instalei a mesma barra em varios outros carros que tb nunca mais quebraram homocinetica, o conjunto tem que ficar o mais fixo possivel, imagina assim, qdo o motor acelera ele torce e levanta, os dois movimentos contribuem para o semi eixo sair do centro do bolachao e da homocinetica, de um lado vai estrangular e do outro vai ficar "curto", em geral do lado q fica curto quebra pq as bilhas ficam na pontinha da cava q elas tem pra andar..  Essa barra nova é bem legal, to com uma aqui na mao, a unica coisa q vou fazer nela antes de instalar é substituir os coxins de pu que vem nela por outros de aluminio heeheh

Qto mais vc limitar o movimento do motor mais a carroceria vai vibrar, normal q isso ocorra... mas infelizmente nao tem mto jeito ne

Verdade! Vou amarrar o carro o máximo que dê! 

Você vê muita diferença entre esses dois modelos? Vale a pena comprar o com 2 coxins?

Barra 1 coxim.jpg

Barra 2 coxins.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vejo sim, compra o com 2 suportes... é justamente a torção que vc vai querer evitar

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Olha eu to voltando agora, mas eu sempre fui fa do sapinho, montei muitos cambios dele e nunca tive apurrinhacao, o atendimento sempre foi muito bom e o proprio Sergio eh um cara de facil acesso que sempre se mostrou disposto a ajudar, peguei muitas dicas de chao com ele.. Com relacao a parte de bolachao/homocinetica/semi eixo depende muito da sua proposta de potencia.. ate uns 500cv o original vai bem, desde de que o conjunto motor/cambio esteja na posicao certa e bem amarrado.

Suspensao hj eu sei q tem uma galera boa no mercado, mas eu usei tambem MUITO os amortecedores e molas impacto, nao tenho do q reclamar tambem, eh um pouco caro, mas qualidade mal ou bem sempre tem um preco..

Vou pegar um outro projeto, ai faco um bom review aqui.. q ai vai ser tudo por minha conta, entao fica mais facil de ir postando e dando updates

Então BB pq que eu falo disso, pq a pista que eu mais uso é a de JF, você já andou lá e viu o quão dificil é de dar chão né?

O pessoal tá usando peso, usando uns recurso que acho que são só de pista pra andar na rua...

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Marcelo qual controle de largada vc usa...

Pressão x marcha

Pressão x tempo

Rpm x tempo

Pressão x velocidade

Controle de tração com uso de sensor na roda

????

Enfim... Qual o melhor e/ou mais fácil de ajustar para uso EM PISTA?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Então BB pq que eu falo disso, pq a pista que eu mais uso é a de JF, você já andou lá e viu o quão dificil é de dar chão né?

O pessoal tá usando peso, usando uns recurso que acho que são só de pista pra andar na rua...

essa pista de artur nogueira eh padrao JF, esse gol do video NAO tem chumbo a nao ser do balanceamento ehheeheh vamos fazer um teste em breve, vou por 80kg e vamos ver se vai valer a pena arrastar 80kg.

cara tem muita gente andando na rua de "dt-b" so maluco.

Marcelo qual controle de largada vc usa...

Pressão x marcha

Pressão x tempo

Rpm x tempo

Pressão x velocidade

Controle de tração com uso de sensor na roda

????

Enfim... Qual o melhor e/ou mais fácil de ajustar para uso EM PISTA?

ideal eh vc usar TODOS.

recomendo comecar pelo rotacao x tempo, eh o mais facil de achar um norte, depois vc pode ir em pressao x tempo, em conjunto com o avanco x tempo.

o carro em questao ai em cima eh ft 300, entao eh so rpm x tempo, o q eu faco em geral pra determinar o ponto de partida, rpm "baixo" de maneira q o carro saia SEM ficar batendo no controle, esse eh o ideal. O retardo tb eh mto bom, vc pode por pressao e atrasar o ponto pra diminuir a potencia, sendo q a velocidade de resposta do ponto eh melhor q a da pressao.

o q eu faria, testa uma pressao que o motor responda bem, faz uns testes de rpm x tempo, aumenta a pressao, abaixa, tem q ir testando pra saber onde o carro sai melhor, depois vc vai aumentando a pressao gradativamente, se tiver as velocidades de roda, perfeito. Pq ai vc tem certeza se esta destracionando ou nao.

nao sei se ficou mto claro, to a umas 38horas sem dormir ahhaha

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

News, novo projeto ta comigo, acabei de chegar em casa depois de 600km de estrada, fui eu q montei esse carro, aproximadamente 10 anos atras, estava a 5 anos parado numa garagem subsolo sem ligar, pasmem, limpamos os bicos, trocou o oleo, deu uma chupeta e a encrenca ligou, meio esquisito mas pegou. So queria saber se o motor ainda tinha vida. O projeto consiste em atualizar tudo no carro, motor, suspensao, freio, injecao, eletrica.. a injecao eh o modelo de lancamento da pandoo, eh beeeeem primitiva msm, o motor eh 1.8 forjado iasa + spa, cabecote proheads, 350t, 8 bicos, cambio sapinho, radiador de oleo, ar e direcao (que vao sair), amortecedores e molas impacto. O carro ta podre de sujo pra tudo qto eh lado, nunca foi bem cuidado cosmeticamente falando, imagina abandonado. Aos poucos volta a vida. Esse eu quero fazer os upgrades bem documentados, sou eu q vou fazer tudo, entao fica mais facil de documentar..

IMG_5626.thumb.JPG.30f04232a5ab73c6668e4

IMG_5939.thumb.JPG.03698245ed51a6e09664d

Marco zero.

primeiros passos, remover o cabecote, tem um mancal do comando rachado, tucho desregulado e um levante do comando arriado, nao faco ideia do q aconteceu ainda, remover o ar e direcao, trocar o coletor de escape, trocar a cx quente da turbina por outra BEM maior pra fazer o carro ser mais progressivo, N mimos de suspensao, transformar em roda fonica + 4 bobinas, ft 500, trocar tudo de borracha (mangueiras e etc), acertar o interior (tem bancos recaro OEM de S3, eletricos que funcionam, mas o couro do motorista ta bem surrado, o forro do teto ta like a tenda arabe e de maneira geral tem uns 20 anos de sujeira la heeheheh

aos poucos vou colocando os ups aqui, desejem me sorte hahaahhaha

ahhhhh a ideia eh ter um carro que possa andar na rua, va a um evento de arrancada e faca minimamente bonito de pneu radial, um acabamento legal de motor/chicote eh fundamental, essa eh a meta

Editado por Black Bug
18 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

News, novo projeto ta comigo, acabei de chegar em casa depois de 600km de estrada, fui eu q montei esse carro, aproximadamente 10 anos atras, estava a 5 anos parado numa garagem subsolo sem ligar, pasmem, limpamos os bicos, trocou o oleo, deu uma chupeta e a encrenca ligou, meio esquisito mas pegou. So queria saber se o motor ainda tinha vida. O projeto consiste em atualizar tudo no carro, motor, suspensao, freio, injecao, eletrica.. a injecao eh o modelo de lancamento da pandoo, eh beeeeem primitiva msm, o motor eh 1.8 forjado iasa + spa, cabecote proheads, 350t, 8 bicos, cambio sapinho, radiador de oleo, ar e direcao (que vao sair), amortecedores e molas impacto. O carro ta podre de sujo pra tudo qto eh lado, nunca foi bem cuidado cosmeticamente falando, imagina abandonado. Aos poucos volta a vida. Esse eu quero fazer os upgrades bem documentados, sou eu q vou fazer tudo, entao fica mais facil de documentar..

IMG_5626.thumb.JPG.30f04232a5ab73c6668e4

IMG_5939.thumb.JPG.03698245ed51a6e09664d

Marco zero.

primeiros passos, remover o cabecote, tem um mancal do comando rachado, tucho desregulado e um levante do comando arriado, nao faco ideia do q aconteceu ainda, remover o ar e direcao, trocar o coletor de escape, trocar a cx quente da turbina por outra BEM maior pra fazer o carro ser mais progressivo, N mimos de suspensao, transformar em roda fonica + 4 bobinas, ft 500, trocar tudo de borracha (mangueiras e etc), acertar o interior (tem bancos recaro OEM de S3, eletricos que funcionam, mas o couro do motorista ta bem surrado, o forro do teto ta like a tenda arabe e de maneira geral tem uns 20 anos de sujeira la heeheheh

aos poucos vou colocando os ups aqui, desejem me sorte hahaahhaha

ahhhhh a ideia eh ter um carro que possa andar na rua, va a um evento de arrancada e faca minimamente bonito de pneu radial, um acabamento legal de motor/chicote eh fundamental, essa eh a meta

carai, parabéns pela empreitada, mto trabalho mas vai ser top!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Animal o relato, acompanhando!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cheguei em casa, descarreguei tudo, cansado, mas nao me aguentei, comecei a desmontar, amanha tenho q comprar um soquete pra tirar o prisioneiro de cabecote, o resto ta tudo desmontado ja.. depois posto as fotos.. muuuuuuuuito gel do alcool parado em tudo qto eh canto.. tem mofo em mtos lugares, vou tirar tudo do cofre e pintar o cofre, eh uma sujeira q nao sai, como o carro foi mto castigado tem mtas marcas na pintura, acho q deve ter sido lavado mil vezes com desengraxante..certeza q qto mais futucar mais coisa vai achar, o chicote por exemplo ta ridiculo, depois q foi instalado a pandoo e etc, colocaram o ar condicionado, vidro eletrico, alarme e tal.. festivel de coisa mal feita

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

coisa lindas esses relatos rs 

vai firme amigo tamo na torcida e tira foto pra gente :)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

coisa lindas esses relatos rs 

vai firme amigo tamo na torcida e tira foto pra gente :)

logico q nao aguentei e fui la comprar a ferramenta,desmontarei

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora