Bomba de arrancada.

166 posts neste tópico

Postado

Não era questão de se explicar... Daqui a pouco aparece alguém me zoando aqui... Pq no whatsapp já estão... Kkkkkk então antes que venham dizer "kralho o cara monta uma Marea de arrancada pra tomar de Up" eu já digo logo o q aconteceu... Pq tiraram foto da gente nos 100m e colocaram como se o Up tivesse ficado na frente até o final.

Mas enfim... faz parte... Só quebra quem anda... Quem deixa na capa não quebra... Pilotos de teclado sempre vão existir.

A ideia agora é arrumar o q quebrou e bola pra frente... Já decidi que não vou ficar mexendo em freios toda arrancada... Já até vendi o kit com freios maiores para um amigo... E comprei discos frisados porém do tamanho original pra poder usar com aro 15... Vão ficar eles permanentemente... Perco freio pra quando for andar na rua... Mas prefiro isso do q a trabalheira toda vez que for para os eventos.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Tomô ?

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Tomô ?

:mrgreen:

Kkkkkkkkkkkk

Tomei nada.... Fui brincar com o Léo... Conhece a peça né... Tá pegando a foto do comecinho da arrancada e dizendo q o Up deu na Marea... Hahahahaha

Isso q da querer brincar com amigos... É pior q desconhecido... Antes tivesse ido com algum Apzeiro lá... Kkkkkkkk

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Ahhhh mas se fosse um apzao nessa situacao q vc falou ai vc ia tomar ehehehehe

zuera a parte eh isso msm Fabio, mexeu em coisa pra caralho eh bem normal q tenha algum problema

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Não era questão de se explicar... Daqui a pouco aparece alguém me zoando aqui... Pq no whatsapp já estão... Kkkkkk então antes que venham dizer "kralho o cara monta uma Marea de arrancada pra tomar de Up" eu já digo logo o q aconteceu... Pq tiraram foto da gente nos 100m e colocaram como se o Up tivesse ficado na frente até o final.

Mas enfim... faz parte... Só quebra quem anda... Quem deixa na capa não quebra... Pilotos de teclado sempre vão existir.

A ideia agora é arrumar o q quebrou e bola pra frente... Já decidi que não vou ficar mexendo em freios toda arrancada... Já até vendi o kit com freios maiores para um amigo... E comprei discos frisados porém do tamanho original pra poder usar com aro 15... Vão ficar eles permanentemente... Perco freio pra quando for andar na rua... Mas prefiro isso do q a trabalheira toda vez que for para os eventos.

cara quem sou eu pra meter bedelho, mas essa decisão foi a mais acertada que tu tomou, pq porra pra mudar um jogo de rodas ter que trocar os freios.... céloko cachoeira? 
 sucesso no projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Não é tão difícil mudar os freios... Mas preferi "evitar a fadiga"... O q mais pesou na decisão é que iria acabar sempre com pastilhas q não assentaram 100%... Trocando de discos toda hora... Só se eu tivesse 2 jogos de pastilhas também... Mas só de falar já cansa... Muito trabalho pra ganhar só um pouquinho em freios.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Hoje fui ver a merda que eu fiz... E entendi o q deu errado...

Os discos maiores usam um anel centralizador de metal... Os discos de 312mm da Powerbrakes são "padrões"... Tanto q vem multifuros... Aí pra usar em cubo de Fiat se usa esse anel... Já q o cubo tem diâmetro menor...

Aí eu na correria (fazer coisas assim sempre da merda) tirei os discos 312mm e fui colocar os originais e nem reparei no anel centralizador... Até pq ele por ser de metal, estava da mesma cor do cubo... IMG-20170911-WA0192.thumb.jpeg.d06362098Nisso quando fui colocar os originais eles não apoiaram no cubo.... Só apoiaram no anel centralizador... Isso falando da parte traseira...  Pq o miolo do disco não centrou em nada.... Os prisioneiros estavam segurando todo o peso... Pqp como fiquei feliz de ter feito essa mudança de parafusos para prisioneiros... Se eu ainda usasse parafusos era certeza que eu ia perder uma roda no meio do caminho.

Bom... Tinha tudo pra o estrago ser maior.... Mas única coisa que vou ter que mexer é passar um macho na rosca do cubo e recolocar o prisioneiro que quebrou a solda e ele afrouxou.... SO ISSO.... O disco não sobrou nada dele... Mas eu já não ia usar mesmo...

IMG_20170911_175323919.thumb.jpg.3e40c4dAmanhã faço tudo no torneiro e o carro já está pronto pra rodar.... Ótima notícia hoje, pq eu ainda tenho que correr atrás da instalação do CO2, do termopar e tb quero refazer meu escape... Menos tempo perdido em uma coisa ajuda na outra.

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Rola uma vez por mês essa arrancada? Onde é? Tem site?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Rola uma vez por mês essa arrancada? Onde é? Tem site?

Ferrovia Racing

https://www.facebook.com/FerroviaRacing/?ref=br_rs

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Apanhei mas finalmente consegui ajustar tudo para usar as rodas aro 15... Tive que comer algumas rebarbas da pinça... Makita cantou bonito... Apesar do kit de freios do Marea ser feito para aro 15, as rodas originais são BEM mais abertas no centro que essas 15 que comprei.

IMG_20170914_210258403.thumb.jpg.562db8dIMG_20170914_210306689.thumb.jpg.2ca55c6Tirando essa dificuldade... No final a roda serviu como uma luva... Off set perfeito... Sobrou o espaço necessário pra dentro para poder murchar os pneus e eles não pegarem na torre... E os pneus não ficaram muito pra fora... Algo comum nesses pneus q são bem largos... É bom q a cambagem para as rodas de uso na rua vai casar bem pra quando colocar essas... cx de roda pequena do Marea estou fazendo milagres pra usar pneus grandes.

IMG_20170915_133340365_HDR.thumb.jpg.266

PS: Meu carro é alto mas não tão jipe como na foto... Kkkkkk é q eu tinha acabado de baixar do macaco e a mola ainda tava travada pra cima. Rsrs

Aproveitando... Mais uma fotinha do cofre.... Estou muito satisfeito em como ficou... Tava olhando uma turbo com cofre original esses dias e me assustei em como é tão mais apertado... Mais poluído.. tirei tudo tem pouco tempo mas na minha mente nem lembro mais como era... Kkkkk

Só falta uma limpeza, tirar a maf e tampar o furo dela, e pintar algumas partes... principalmente na tampa estética que eu não usava fazia muito tempo...

IMG-20170915-WA0080.thumb.jpeg.82a4dff20

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Chegou a virar quanto nos 201m ?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Chegou a virar quanto nos 201m ?

9,8

Mas ainda não fui pra pista com pneus... Na proxima eu vou... Os pneus que fui são os mesmos que estou usando na rua... Olha uma puxadinha q dei hoje gravando uns logs...

IMG-20170922-WA0130.thumb.jpeg.0368fbc3eIsso de 2° marcha... Eu tiro e dou pé tentando dosar mas não tem jeito... Vai no corte na hora... Patinação no gelo... ali no final já um pouco mais embalado, nem com 50% de tps ele não pára de lixar... Só vai melhorar isso com pneus e com o controle de pressao por marcha/tempo... Vai tempo ainda até eu conseguir colocar a cv toda no chão... Brutinho o carro tá... So falta fazer o conjunto conversar.

6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

diminui a pressao do turbo

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

diminui a pressao do turbo

somos 2 q tem essa opniao

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Só saber usar a eletrônica toda... ainda não tive tempo de afinar tudo.

Se fosse pra acertar chão tirando potência eu ficava de chip... Que o carro era liso e bem fortinho também (não tanto quanto é hoje).

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Só saber usar a eletrônica toda... ainda não tive tempo de afinar tudo.

Se fosse pra acertar chão tirando potência eu ficava de chip... Que o carro era liso e bem fortinho também (não tanto quanto é hoje).

mas nao tem jeito fabio, a unica diferenca eh q vc vai programar como a pressao vem, mas q vai ter q tirar vai. 

Pelo grafico q vc postou se vc usar o retardo de ponto eh capaz de vc ter q por zero grau de avanco e ainda assim vai destracionar... 

so como exemplo tem carro na DT-B que larga com 0.5kg de pressao e ainda da uma matada no avanco.. agora ve, larga com 0.5 e passa no fim da reta com 4kg

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

mas nao tem jeito fabio, a unica diferenca eh q vc vai programar como a pressao vem, mas q vai ter q tirar vai. 

Pelo grafico q vc postou se vc usar o retardo de ponto eh capaz de vc ter q por zero grau de avanco e ainda assim vai destracionar... 

so como exemplo tem carro na DT-B que larga com 0.5kg de pressao e ainda da uma matada no avanco.. agora ve, larga com 0.5 e passa no fim da reta com 4kg

Hoje em dia a largada bem tracionada e fazer 60 pés baixo é essencial na arrancada.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Escrevi um big post e sei la q diabos aconteceu q sumiu.

resumindo, mto generalizadamente, vc baixa tempo nos 100mt, e tem q sair botando no chao, caso contrario, nao adianta q nao baixa.

Curiosidade apenas, ontem o Opala TT do Celso bateu mais uma vez o recorde no VP, 7.305@314km/h, mas olha como eh engracado, o mesmo carro ja virou 340km/h, mas o tempo era pior. O carro hj sai de 1.2 nos 60pes. 

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Mas é por isso que eu investi no booster Controller... Comprei o sistema de CO2... Justamente pra controlar a saída sem precisar baixar a pressão final... Que na verdade nem é tanta.... Estou com 1.8bar.

E se não for suficiente eu boto o controle de pressão mais o de rpm por tempo... 

Se fosse 201 eu diria que não vale a pena sofrer pra controlar a potência... baixava ela como vcs estão falando... Mas eu ando em 402... Se tirar potência vai fazer dos 150m pra lá...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu acho...que se vc viabilizar a traçao desta forma ( sair com muita pressao ) o carro vai ficar meio ruim de usar na rua.

Pra isso voce precisaria de super pneus e suspensao adequada.

Eu nao percebo o motivo de vc nao usar menos pressao nas duas primeiras marchas para obter traçao ( isso se teu sistema de controle permite isso )

Mas se for pra competir apenas, ou alterar o setup para cada eventos e vc esta disposto a isso, otimo.

Eu que sou encostado e nao tenho esta paciencia :)

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Fabio, lembrando que vc tem que abaixar a pressão fixa e regular o quanto ela aumenta via boost controler. Não tem como fazer o inverso, tirando pressão via boost controller.

Editado por alexvilhena
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Fabio mas o q eu to dizendo é isso, vc vai construir uma rampa de pressao x tempo, o controle de tracao x tempo é outra historia. 

Vc precisa ter o minimo de forca pra dar a primeira destracionada, depois fazer com q a roda cole novamente, entao, imagine hipoteticamente que com 0.5 a 4000rpm de limitador o carro já sai fritando, POUCO, mas sai, entao vc ajusta o primeiro ponto do controle para algo como 3000rpm, entao o carro vai dar o pulo, colar no chao, dai em diante vc vai liberando o rpm E a pressao de turbo, se por exemplo só liberar o rpm (e por consequencia potencia) ja destracionar o carro nao adianta colocar mais pressao nessa faixa, isso é um acerto chato pq demanda mto teste e o ajuste fino SEMPRE vai mudar, seja pq o dia ta mais quente, pressao atmosferica maior ou ate mesmo pq o pneu melhorou/piorou... mas é a unica saida pra virar temporal.

E o Alex falou é isso msm, vc tem q ajustar a waste gate para tipo 0.5 mesmo e ligar o booster pra incrementar a pressao, mas precisar ter um ps10 na cabeca da wastegate, caso contrario nao vira

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Paulão... O carro é pra pista... Na rua só pra brincar com os amigos e no caminho para os eventos... Quero q o setup seja voltado para melhor rendimento em pista.

Alex... Verdade... Eu não entendo bulhufas ainda do controle de pressão... Vou ver os primeiros testes com o rapaz q montou minha FT e depois vai ser eu q terei q ir afinando.

Marcelo... Já tá tudo comprado... O suporte de bicos, o sensor ps10... Só falta fazer o furo na válvula... Vou aproveitar pra fazer 3 coisas... Mudar o escape, fazer furo na válvula e tb o furo no coletor para o termopar egt... Só não parei pra fazer isso ainda pq não arrumei um canto na garagem onde possa encostar o carro sem precisar manobrar ele enquanto mexo nos outros 

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vai atualizando

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Atualizando...

Durante a semana tirei coletor, turbina, escape... Para fazer os furos do egt e do CO2... Já tinha aproveitado a deixa para tirar o resto do escape... Deixei só um cotoco pra ver se saindo ali na frente abafava e ficaria suportável... Melhorou em relação ao escape saindo embaixo do carro... Mas ainda não tinha me convencido...

Aí hoje parei pra refazer o escape definitivo... Os planos eram tentar encaixar um abafador grande... Com o escape saindo no para-choque... Bem... Consegui!!!! :) E o melhor é que ficou absurdamente discreto... Ajuda e muito a não se aborrecer com os cops.

IMG-20171008-WA0039.thumb.jpeg.44c020f13IMG-20171008-WA0046.thumb.jpeg.0d13368a8

Ficou mais silencioso do q quando usava escape até lá atrás com 1 abafador no final... O bom q ele praticamente não tem curvas... Depois que sai da turbina e curva 180° (o q TODOS os mareas tem q fazer)... Depois disso ele vai RETO até o final... Além disso tem o alívio de peso... E a colocação de mais peso no eixo dianteiro... Ou seja... Imaginam como gostei da mudança né? Kkkkk

A pressurização passa um pouco perto... Mas só na parte do abafador... Ele não esquenta tanto quanto o cano... Mas mesmo assim vou meter manta.

Terminei tudo q tinha pra fazer de mecânica... Agora é começar os ajustes de acerto da FT... E já na empolgação estou encomendando o câmbio forjado... Trocar logo antes q o meu quebre... Rsrs

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora