Bomba de arrancada.

136 posts neste tópico

Postado (editado)

Galera. Vou criar um tópico com o intuito de agrupar informações em um local só... Entendo bastante de Marea e tenho poucas dúvidas sobre o carro em si... Porém começarei a desbravar um terreno que não entendo NADA... Que são competições de arrancada. Além da questão da Fueltech.... Pq tb nunca sequer apertei um botão de uma FT... Não entendo bulhufas sobre seu funcionamento.

Vamos ao carro...

Trata-se de um Marea week com o seguinte setup

- Motor 2.0 forjado bielas powertech pistões Iapel taxa ~9.3:1 sem block guard e sem oring (meus grandes limitadores nesse motor). Tenho outra mecânica 2.5 forjada mas não é por isso que vou fazer esforço pra quebrar o motor... Kkkkk

- Cabeçote comandos originais, válvulas de adm originais e de escape trocadas por inox sólidas. Feito porting completo desde coletor de admissão até o pé da turbina.

- Câmbio original com diferencial reforçado (aguenta algo em torno de 58kgfm)

- Embreagem disco simples sem molas com chapa reforçada (já explodi um com chapa mais fina) e platô 1200 libras dupla membrana

- Turbina HX40 60mm .63 quente 58mm .70 fria. Coletor curto SPA. Wastegate Spa modelo maiorzinho. Prioridade HKS xing king. Ambos não me dão dor de cabeça.

- Duas bombas dpl "Mercedes 12bar" em linhas individuais com uma linha extra de retorno com dosador externo "Tempra regulável". Tb não dá dor de cabeça e alimenta bastante.

- Escape 3pol por enquanto terminando após o carter mas em breve vou fazer a bandeja de óleo e aproveitar pra refazer o escape saindo no Parachoque.

- Hoje está com injeção original acertado no chip, bicos Deka 80, 1.8bar... algo em torno de 500whp... mas vai entrar (só estou esperando os novos bicos ficarem prontos, o resto já está tudo comprado) uma FT500... Bicos Dalton 120lbs, termopar + controlador EGT no pé do coletor, controle de booster por CO2 e vou estudar o sensor na roda para ter controle de tração completo... Uma pena a FT não ler os sensores originais do ABS.

O carro será apenas para moeçao (aliás, sempre foi mas eu resistia a ideia de depenar ele)... Já está sem Ar Condicionado (saiu tudo do cofre... Compressor, condensador e etc)... Sem bancos... Quando for montar a FT vou aproveitar a nova fiação pra passar a bateria pra dentro do carro e arrancar tudo de dentro do painel.

Suspensão já montei para pista... Empinado, dianteira mais baixa com amortecedor encurtado pra não subir na aceleração e traseira bem dura mas com uns 10cm de curso.

Rodas vou manter os aro 17 que sempre usei... Tenho rodas forjadas de Mini Cooper JCW para andar na rua e adoro elas... Paralamas já alargados e uso 235 40 na frente e 225 45 atrás...  terei um par de aro 15 com Toyo r888 225 50 só para eventos.... Pneus já comprados (inclusive produto para  tratar eles) só estou caçando rodas com off set do jeito que preciso e que caibam nos estojos gigantes que adaptei nos cubos por segurança.

A ideia é ir e voltar andando dos eventos... Por isso mantenho o carro com aspecto de usável... Vou tirar o interior do painel mas este ficará lá... Forros de porta ficarão... Vidros nada de lexan... Etc... Quero um brinquedo divertido mas não penso em ser o mais forte... Até pq isso leva muita grana embora.

Enfim... Ultimo rachão de Itaguaí fui... Deu pra sentir o gostinho da coisa... Apesar da inexperiência total com arrancadas e o péssimo tempo nos 60pés (meus r888 de 5 anos atrás estão.completamente ressecados)... Sai de lá satisfeito com o 18° tempo... Acredito que agora com pneus bons e mais malandro devo baixar 1 segundo no mínimo no tempo... E incomodar pelo menos o 10° ou algo por ali...

Agora não tenho muito o q perguntar... Mas podem ter certeza que quando instalar a FT vou encher o saco.

É isso... Quem quiser zoar que Marea explode... Fique a vontade... Desde que tenha carro pra botar do lado e dar coro nela... KkkkkIMG-20170619-WA0022.thumb.jpg.eec3df4e0fIMG-20170620-WA0001.thumb.jpg.5e4046a56aIMG-20170618-WA0085.thumb.jpeg.45b17452cIMG-20170618-WA0125.thumb.jpg.a39737fbc4IMG-20170617-WA0142.thumb.jpg.823f9e10b8

Editado por Fabio_TempraStile
18 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Show Fabio, bom voltarmos a ter topicos assim aqui, em breve abrirei um tb.

O q eu posso te dizer de cara com isso tudo q vc postou, comece pelo mais dificil, depois va para o mais facil, no caso da arrancada o mais dificil nao eh ter potencia, isso ja foi um dia, hj eh facil, entao comece a fazer o carro TRACIONAR, se posso dar uma dica, diminua bem a potencia e comece assim, ate ela faltar na saida. 

E ja que vc vai ter a ft500 eu nem perdia tempo antes disso, é outra vida. Ja ta bem encaminhado em usar co2 + ft500 vc vai ver q ja consegue fazer bastante milagre.

Eu to trabalhando em um carro aqui que o melhor tempo da vida do carro era 8.89, eu TIREI potencia do carro e fiz N acertos de chao nele e o carro virou 8.402 e melhorou em TODAS as parciais, isso pq nao consegui controlar a pressao de turbo como gostaria, o coletor estava rachado e fomos assim mesmo para a pista pq nao ia dar tempo de resolver, ao longo do dia eu consegui baixar o 60 pes e os 100mts mas depois acabou perdendo muito pq a pressao nao subia mais devido ao rachado ter virado um buraco. Entao foque nisso, CHAO, depois no CHAO, depois no CHAO e ai sim no motor.

EU faria um setup de 450cv CONFIAVEL e REGULAR e acertava o chao ate vc sentir q 450cv é pouco, ai sim vc comeca a soltar a potencia. Baseado tb no que vc disse a suspensao tem q trabalhar, logico q nao mto, mas tem q trabalhar. suspensao leia-se amortecedor e mola, o resto nao. 

Espero poder te ajudar com o q eu disse. 

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Black falou bem, hoje o segredo e CHÃO potencia todo mundo tem. tira tudo e vai aumentando aos poucos ate achar os limites de tração do carro

vai usar quais bicos para o booster controller ?

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Boa sorte no projeto !!!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Marcelo, o carro roda com essa mesma pressão tem 3 anos... Já tive muita dor de cabeça com suspensão... Mas o motor tem essa potência a bastante tempo e não me incomoda.

Eu tava pensando em subir o motor 2.5 que tenho... Pensando em potência... Depois pensei exatamente como vc disse... Primeiro preciso tracionar!!!! Esses dias fui brincar com uns amigos na rua e eu tava lixando a 3 @ uns 160 por hora... O carro tá BEM fortinho... Entao desliguei mesmo desse negocio de motor maior, mais potência e etc... Vou tentar manter essa potencia de alta e ajustar as parciais com a FT... Se ficar difícil achar esse meio termo eu baixo a pressao.

Black falou bem, hoje o segredo e CHÃO potencia todo mundo tem. tira tudo e vai aumentando aos poucos ate achar os limites de tração do carro

vai usar quais bicos para o booster controller ?

Uns que um amigo me arrumou de 120lbs... Vou ver se dão conta... Se nao der eu vejo uns maiores. Sobre essa questão da traçao... Eu queria manter os aros 17 tb pra arrancada... Pq eu tenho 6 rodas dessas de Mini... Acabei pegando os r888 aro 15 pq sei q eles dão mais chão que aro 17.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

quero ouvir aqui de bsb

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Marcelo, o carro roda com essa mesma pressão tem 3 anos... Já tive muita dor de cabeça com suspensão... Mas o motor tem essa potência a bastante tempo e não me incomoda.

Eu tava pensando em subir o motor 2.5 que tenho... Pensando em potência... Depois pensei exatamente como vc disse... Primeiro preciso tracionar!!!! Esses dias fui brincar com uns amigos na rua e eu tava lixando a 3 @ uns 160 por hora... O carro tá BEM fortinho... Entao desliguei mesmo desse negocio de motor maior, mais potência e etc... Vou tentar manter essa potencia de alta e ajustar as parciais com a FT... Se ficar difícil achar esse meio termo eu baixo a pressao.

Uns que um amigo me arrumou de 120lbs... Vou ver se dão conta... Se nao der eu vejo uns maiores. Sobre essa questão da traçao... Eu queria manter os aros 17 tb pra arrancada... Pq eu tenho 6 rodas dessas de Mini... Acabei pegando os r888 aro 15 pq sei q eles dão mais chão que aro 17.

esquece roda 17, mete as 15 e 888 225, se tiver coragem compra uma MT usado 24x8 os mesmo da turbo A, ai sim.,

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Boa sorte no projeto. Como @Black Bug falou, tração vai ser determinante ai. Boost por marcha e pneus largos e com calibragem correta pra comecar... Depois vai afinando.

Outra coisa, a caixa aguenta o que o carro tem hoje? Sair parado magoa bastante transmissão, ainda mais colocando o carro pra tracionar. Na rua, faz um teste, baixa a calibragem em 20%, ja vai notar o carro tracionar melhor de imediato, mas vai sentir tb o tranco maior em calço etc...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Mas vc vai colocar a FT500, já vai mudar o acerto, já vai dar trabalho nessa parte, e muito provavelmente vai vir mais potencia do que vc tem hj..

Se vc ja tem um setup confiavel de motor eh gastar tempo pra acertar a rampa de pressao, controle de tracao e etc, to com o @jpzim, esquece 17", ja viu algum carro de arrancada com 17"? o pneu precisa ter deformacao para tracionar, em geral os pneus de perfil mais baixo tem o ombro muito duro.

Com a ft500 vc vai controlar a pressao progressivamente, entao vc so vai colocar a potencia onde o chao aguentar com ela. 

Ainda tem mais um fator importantissimo e eu diria q o mais importante neste momento, se vc vai andar ai no rj onde o chao é um lixo é uma coisa completamente diferente de vc andar numa pista onde tem o MINIMO de grip... eu recomendo pelo menos uma vez vc andar num lugar onde o chao é BOM, que ai vc vai ver o q seu carro é capaz de fazer.

Pra vc ter uma ideia o opala do meu tio destraciona a 2a inteira numa pista sem vht, la no race valley (onde eu quase fiquei descalco por causa do vht) qdo coloca a 2a  carro da um pulo pra frente e nao destraciona NADA. 

Os bicos de 120lbs para controlar o booster tá ótimo, recomendo um sensor na cabeca da valvula pra vc poder monitorar 100% a pressao de turbo e seus efeitos... 

Uma dica, a embreagem que cola de uma vez por incrivel que pareca NAO é boa. 

Vai usar gear tb?

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Exato, embreagem tem que dar um patinada, se colar seco vai ter muita quebra...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Os pneus já estão comprados... As rodas que não me servem mas já achei hj umas que vou usarIMG-20170701-WA0156.thumb.jpeg.87ba95023Maniche, reforcei calços e balança... Botei Pu e fiz no Torneiro um reforço pra bucha não correr nem um pouquinho.IMG-20170609-WA0102.thumb.jpeg.cd41aa030Por enquanto está firme... Se nao aguentar já peguei dicas e vou partir para roletes

IMG-20170622-WA0080.thumb.jpg.3ea684a534

De câmbio é difícil ver Marea quebrando 1° marcha... Normalmente quebra 3°... Mas de 3 eu já dei pé várias vezes inclusive abusando em ondulações e não quebrou.

Marcelo Gear ainda não... Se a caixa quebrar eu faço o pacote completo já encomendando uma forjada.

Minha embreagem gruda de uma vez mesmo... Como é aquele esquema do restritor pro óleo da embreagem? Sei q existe mas nunca estudei sobre.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Se espelha nesse rapaz...

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

tá literalmente perdendo tempo com roda 17" / pneu toyo 15"...

num tração dianteira pesadão e com muita potência, tem que ir de m/t 24 (já deram o papo mais acima)

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

@Fabio_TempraStile, tem mais especificações do que/onde/como foram feitas essas bandejas ? A minha 2.4 troquei algumas, penso que em uma mais forte então deve incomodar mais ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Fabio existe uma valvula especifica pra isso, MAS ja vi uma galera usando gigle msm, mas isso so qdo vc usar gear, se nao vai patinar nas trocas de marcha, talvez nesse primeiro momento seja melhor um disco de carbono

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Quanto ao pneu, vc ja tem o toyo, eu usava ele msm, e mais, sua ideia eh brincar ou andar em uma categoria?

pq a dt-a por exemplo eh surreal

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Calma aí galera... Não quero montar um DtA não... Só quero participar de uns rachoes e fazer uma gracinha... Sem pretensões de ser o mais rápido... Só quero ficar no bolo e me divertir.

Com câmbio original já estou arriscando até demais em se tratando de pneus... Que inclusive já estão comprados... Trouxe com as rodas de um amigo para testar mas não serve na Marea... Off set totalmente diferente.IMG-20170704-WA0065.thumb.jpeg.471d57323Estou com bastante cagaço de moer cambio no proximo rachao... Mesmo sendo sem vht.

@Fabio_TempraStile, tem mais especificações do que/onde/como foram feitas essas bandejas ? A minha 2.4 troquei algumas, penso que em uma mais forte então deve incomodar mais ainda.

Ta falando de quais? As minhas com PU ou as fotos que botei com roletes?

As minhas comprei as buchas AG kit no mercado livre e levei pro torneiro pra fazer as adaptaçoes que eu queria. A de roletes só recebi as fotos... Vou estudar como fazer depois... Já deixar um par de bandejas prontas antes das minhas abrirem o bico.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

No chao do ferrovia racing nao vai quebrar, pode ficar tranquilo

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

No chao do ferrovia racing nao vai quebrar, pode ficar tranquilo

Vou usar produto pra amolecer pneu + pincelar vht neles + 6 libras... Teste pra saber até onde o cambio aguenta... Se aguentar fico nesse setup um bom tempo... Se quebrar já mando fazer a cx forjada.

Não tenho planos de ir arrancar em outros estados (talvez JF)... Meu ritmo com mulher e filhos me impede nessa logística.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

esquece esse de pincelar VHT, vai estragar seu tratamento e vai ficar um sabão..

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vou usar produto pra amolecer pneu + pincelar vht neles + 6 libras... Teste pra saber até onde o cambio aguenta... Se aguentar fico nesse setup um bom tempo... Se quebrar já mando fazer a cx forjada.

Não tenho planos de ir arrancar em outros estados (talvez JF)... Meu ritmo com mulher e filhos me impede nessa logística.

como o jpzim disse, esquece o vht, só amolecedor msm. 6 libras tem q tomar cuidado pro pneu nao girar na roda. as vezes é melhor um pouquinho mais...

To te falando, vc pode colocar um m/t gigante e andar na ferrovia q nao vai quebrar a caixa, nem em JF.. Agora no Race Valley em tremembe ta arriscado quebrar de radial... 

Se for fazer cambio forjado coloca engate rapido MESMO que nao use o gear por enquanto..

MINHA OPNIAO: 

Instala a FT500

Acerta no dino

Umas duas puxadas na rua pra ver se ta ok

Comeca um mapa de pressao de turbo, eu comecaria algo como 0,6 no 2step e saida --> ate a marcha que vc passa acabando na pressao que vc usa HOJE como maxima

R888 SEM tratamento, apenas calibragem e alinhamento de arrancada

DEPOIS disso: 

Acerto de booster/controle de rotacao

Acerto de booster/controle de rotacao  e mais umas 10x isso

Ai sim vc comeca a tratar o pneu, sabe pq? pq o pneu tratado acaba muito rapido, e vc vai toda hora mudar o parametro, que hoje é ZERO. Entao depois que vc achar o norte ai vc comeca a mexer mais na parte mecanica de tracao, como pneu tratado, peso e etc... ainda mais que a sua intencao eh brincar... 

E use o datalogger, o maximo de sensores possiveis que vc puder colocar, nunca sera muito... 

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Merda... Agora acabei de comprar os r888... :(

Uma das minhas bombas morreu hoje... Alguém indica lugar pra comprar a dpl "Mercedes 12bar" confiável que não seja xing ling falsificada??

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Dubstore...

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Na minha caça no Olx (não estou podendo pagar caro em umas rodas Ag de arrancada agora) achei rodas que me servem perfeitamente pro uso na arrancada... Rsrs

Rodas antigonas Binno tala 7 e que pesam APENAS 5.8KG!!!!! :)

Largadas no quintal de um maluco em Guaratiba... Valeu a viagem... Paguei 200 reais no jogo e só precisam de uma pintura (vou meter jet mesmo). Bainha boa, não achei soldas... E de 4 só preciso das duas melhores.

IMG-20170708-WA0163.jpeg

6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora