Barulho de tucho Peugeot 306

67 posts neste tópico

Postado

Eu tiraria o carter, tirava os mancais das bielas, empurra ela pra cima e mede o eixo no lugar msm.. se ja tiver uma folga acima do normal nem adianta, vai ter q desmontar..

pode nao acender a luz do oleo, mas o tucho pode ser o primeiro sintoma

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Da próxima vez, se for trocar óleo, coloca um 20w50 'normal'. 

Nada de mobil 4t (moto), nem militec 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Dutra, antes de abrir a parte de baixo é mais barato comprar os tuchos, certo? Ou são muito caros?

Eu substituiria os tuchos primeiro (ou verificaria algo relacionado a eles, como os alojamentos dos tuchos, q foi citado), pois se fosse as bronzinas com folga o motor normalmente estaria ´rajando´.

Nos carros em que observamos isso, na maioria dos casos era bomba de óleo (q vc já trocou), e nos outros, também os tuchos.

Editado por FabianoR
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Meu S16 batia que batia bunitu os tuchos kkkkk, na epoca tinha feito o cabeçote na Paula Faria, trocaram os tuchos 2 vezes e nada. Até que comprei tuchos novos..... Zerou ! 

No meu caso batia frio e amenizava quando quente mas continuava a maquina de costura.  Olha ae

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu tiraria o carter, tirava os mancais das bielas, empurra ela pra cima e mede o eixo no lugar msm.. se ja tiver uma folga acima do normal nem adianta, vai ter q desmontar..

pode nao acender a luz do oleo, mas o tucho pode ser o primeiro sintoma

Marcelo, acredito que a folga não seja grande, pq o "toc toc" que eu escutava em marcha lenta e o mecânico disse que era fixo parou, e só troquei a bomba de óleo.

Da próxima vez, se for trocar óleo, coloca um 20w50 'normal'. 

Nada de mobil 4t (moto), nem militec 

Blz, condicionadores de óleo não são bons para esse motor?

Dutra, antes de abrir a parte de baixo é mais barato comprar os tuchos, certo? Ou são muito caros?

Eu substituiria os tuchos primeiro (ou verificaria algo relacionado a eles, como os alojamentos dos tuchos, q foi citado), pois se fosse as bronzinas com folga o motor normalmente estaria ´rajando´.

Nos carros em que observamos isso, na maioria dos casos era bomba de óleo (q vc já trocou), e nos outros, também os tuchos.

Fabiano, troquei os tuchos sim....

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Marcelo, acredito que a folga não seja grande, pq o "toc toc" que eu escutava em marcha lenta e o mecânico disse que era fixo parou, e só troquei a bomba de óleo.

Blz, condicionadores de óleo não são bons para esse motor?

se fazia toc toc de fixo, nao adianta fazer nada, sempre que esquentar ds verdade vai bater tucho e depois fixo.. e logo depois vai tudo embora..

se ja sabe q existe folga de fixo, nem perde tempo.. 

pensa assim, sempre fazer preventivamente vai sair mais barato e dar menos trabalho do que se quebrar

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Meu S16 batia que batia bunitu os tuchos kkkkk, na epoca tinha feito o cabeçote na Paula Faria, trocaram os tuchos 2 vezes e nada. Até que comprei tuchos novos..... Zerou ! 

No meu caso batia frio e amenizava quando quente mas continuava a maquina de costura.  Olha ae

Artic, igualzinho ao meu, a diferença é que frio o meu não faz barulho nenhum, só quando o óleo afina mesmo.

se fazia toc toc de fixo, nao adianta fazer nada, sempre que esquentar ds verdade vai bater tucho e depois fixo.. e logo depois vai tudo embora..

se ja sabe q existe folga de fixo, nem perde tempo.. 

pensa assim, sempre fazer preventivamente vai sair mais barato e dar menos trabalho do que se quebrar

É Marcelo nesse caso, não vou nem trocar as bronzinas.... Agora não tenho condições de fazer o motor por enquanto vai ficar assim vou usar na maciota. O toc toc que segundo o mecânico era fixo, e que ele não trocou as bronzinas, pq disse que tirou elas,  as de fixo ,e não viu nenhuma folga ou marca, e montou de volta.   Realmente parou depois que troquei a bomba de óleo por isso que achei que se tiver folga ela deveria ser muito pequena. Vlw pela ajuda.

Editado por bdutra

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Entendi... teria q medir pra ter certeza..

eu sinceramente acho q pode ser fixo, mtas vezes nao faz barulho por ser 1 mancal apenas com folga, e ai vc colocou uma bomba zero que ta no max do desempenho e ela consegue segurar a onda enquanto o oleo ta "grosso" depois q esquenta de vdd a fuga acaba sendo maior pelo oleo "fino" e ai a pressao cai, o tucho nao sustenta.

Pode ser...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Bom, levei  o carro para medir a pressão de óleo quando quente, o manômetro fica sem precisão (nunca vi isso), diz o mecânico que testou em outro carro e o manômetro está marcando direito, só no meu fica maluco (conforme o video) enfim...... Bom decidi abrir o motor, minha idéia é colocar  pistão com dome para andar no álcool e uma programável, a questão do pistão é que acredito que terei de comprar tipo Iapel ou afp. @Black Bug

8eae6abd-4659-4dff-862a-9eb2e0bf66b0.mp4

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Bom, levei  o carro para medir a pressão de óleo quando quente, o manômetro fica sem precisão (nunca vi isso), diz o mecânico que testou em outro carro e o manômetro está marcando direito, só no meu fica maluco (conforme o video) enfim...... Bom decidi abrir o motor, minha idéia é colocar  pistão com dome para andar no álcool e uma programável, a questão do pistão é que acredito que terei de comprar tipo Iapel ou afp. @Black Bug

8eae6abd-4659-4dff-862a-9eb2e0bf66b0.mp4

nao consigo ver o video no cel, maaaaaaaas se ta sem precisao, acredito que o video seja o manometro balancando, certo? Se for eu chutaria de cara 2 possibilidades, ou o filtro de oleo com defeito (ja aconteceu comigo, justamente na primeira ligada do motor que troquei bronzinas, quase infartei com esse) ou pode ser a valvula da bomba de oleo, eu nao lembro exatamente como eh essa bomba de cabeca mas nunca vi bomba de oleo que nao tivesse a valvula de alivio de pressao, em geral eh uma mola, pode ser com uma bilha na ponta, uma arruela furada, tem alguns modelos, se essa mola por qqer motivo que seja estiver macia a pressao de oleo fica "quicando" e nao consegue subir pressao msm

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

nao consigo ver o video no cel, maaaaaaaas se ta sem precisao, acredito que o video seja o manometro balancando, certo? Se for eu chutaria de cara 2 possibilidades, ou o filtro de oleo com defeito (ja aconteceu comigo, justamente na primeira ligada do motor que troquei bronzinas, quase infartei com esse) ou pode ser a valvula da bomba de oleo, eu nao lembro exatamente como eh essa bomba de cabeca mas nunca vi bomba de oleo que nao tivesse a valvula de alivio de pressao, em geral eh uma mola, pode ser com uma bilha na ponta, uma arruela furada, tem alguns modelos, se essa mola por qqer motivo que seja estiver macia a pressao de oleo fica "quicando" e nao consegue subir pressao msm

É exatamente isso que está acontecendo Marcelo, o ponteiro fica quicando, a bomba de óleo é zero como te falei comprei Schadeck mas posso ter dado azare e ela ter vindo com defeito, só que o barulho do tucho já existia antes de trocar a bomba e o filtro de oléo, então na verdade agora eu tenho 2 problemas? O carro quente o manometro fica entre 0 e 2 Bar batendo . A bomba de óleo desse carro é movida por corrente @Black Bug

IMG_91040_1.JPG

Editado por bdutra
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vc pode ter resolvido 1 problema e ter ganhado 1 problema novo, infelizmente. 

do lado oposto da foto da pra abrir a bomba, esse duto grande q tem em direcao a engrenagem, acima do eixo eh o canal de escoamento do excesso de pressao, ou pela lateral ou por dentro da bomba vc tem acesso, em alguns casos como no AP a tampa ou trava da mola eh prensada, ai ou vc arranca na marra e depois faz um furinho pra colocar um pino ou tenta tirar com calor e tal pra tentar prensar denovo, pessoalmente eh mais rapido colocar o pino depois.

ou como a bomba eh nova tentar uma garantia.. como o filtro de oleo eh o mais barato de tudo, experimenta trocar ele.. tb nao lembro se o desse carro tem a valvula dentro tb.

Alem do q eu falei ai em cima, no meu bora, uma vez q quebrou o carter, montei o carter e ja coloquei um filtro novo, na lenta funcionava normal, era acelerar ate uns 2000rpm e acendia a luz do oleo. Acredite se quiser era a valvula do filtro com defeito, filtro NOVO E FRAM!! Deu um pouco de trabalho pra acreditar q era o filtro ehehej

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vc pode ter resolvido 1 problema e ter ganhado 1 problema novo, infelizmente. 

do lado oposto da foto da pra abrir a bomba, esse duto grande q tem em direcao a engrenagem, acima do eixo eh o canal de escoamento do excesso de pressao, ou pela lateral ou por dentro da bomba vc tem acesso, em alguns casos como no AP a tampa ou trava da mola eh prensada, ai ou vc arranca na marra e depois faz um furinho pra colocar um pino ou tenta tirar com calor e tal pra tentar prensar denovo, pessoalmente eh mais rapido colocar o pino depois.

ou como a bomba eh nova tentar uma garantia.. como o filtro de oleo eh o mais barato de tudo, experimenta trocar ele.. tb nao lembro se o desse carro tem a valvula dentro tb.

Alem do q eu falei ai em cima, no meu bora, uma vez q quebrou o carter, montei o carter e ja coloquei um filtro novo, na lenta funcionava normal, era acelerar ate uns 2000rpm e acendia a luz do oleo. Acredite se quiser era a valvula do filtro com defeito, filtro NOVO E FRAM!! Deu um pouco de trabalho pra acreditar q era o filtro ehehej

Entendi Marcelo, de tudo que comprei para o carro a única coisa que não guardei foi a nota da bomba de óleo, e desmontar a bomba para fazer isso oq vc falou o mecânico não vai saber fazer com ctz. Vou tentar trocar primeiro o filtro, vamos ver ... Obrigado pela ajuda mais uma vez.   

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

consegui ver o video... tem bastante cara de ser algo assim msm..

Tem a bomba de oleo anterior? Se tiver experimenta colocar ela.. se vc tiver a bomba antiga tira uma foto de cada face dela q eu te explico por aqui, talvez escrevendo tenha ficado mais complicado do que parece, mas nao eh tao dificil nao.. 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

consegui ver o video... tem bastante cara de ser algo assim msm..

Tem a bomba de oleo anterior? Se tiver experimenta colocar ela.. se vc tiver a bomba antiga tira uma foto de cada face dela q eu te explico por aqui, talvez escrevendo tenha ficado mais complicado do que parece, mas nao eh tao dificil nao.. 

Po Marcelo, blz então, liguei para ele e pedi para desmontar vou tirar umas fotos e de envio daí vou me orienta. @Black Bug. Obrigado. Não tenho mais a bomba velha.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Blz... so mandar, mas troca ofiltro primeiro 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Marcelo , seguem as fotos. O mecânico disse que não vê necessidade em trocar as bronzinas. Acha melhor trocar?

IMG-20170610-WA0009.jpg

IMG-20170610-WA0008.jpg

IMG-20170610-WA0007.jpg

IMG-20170610-WA0006.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Blz... so mandar, mas troca ofiltro primeiro 

Marcelo, pode der algum problema no bloco? De lubrificação, segundo o mecânico na parte de baixo não tem folgas e é td std

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Marcelo, pode der algum problema no bloco? De lubrificação, segundo o mecânico na parte de baixo não tem folgas e é td std

cara eh sempre possivel ne.. eu so acho pouco provavel.. chegou a trocar o filtro?

eu tava pensando aqui tb, a junta do cabecote tava certinha? Chegou a sobrepor na antiga pra conferir? Pq as vezes vem com defeito num furo de lubrificacao e eh o suficiente pra dar cagada

Tem uma foto q da pra ver bem, eh onde tem um parafuso allen bem grande, prata, pela foto me parece q eh ali a mola da valvula, tira e ve se nao tem nada errado.. essa mola normalmente eh dura..

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

cara eh sempre possivel ne.. eu so acho pouco provavel.. chegou a trocar o filtro?

eu tava pensando aqui tb, a junta do cabecote tava certinha? Chegou a sobrepor na antiga pra conferir? Pq as vezes vem com defeito num furo de lubrificacao e eh o suficiente pra dar cagada

Tem uma foto q da pra ver bem, eh onde tem um parafuso allen bem grande, prata, pela foto me parece q eh ali a mola da valvula, tira e ve se nao tem nada errado.. essa mola normalmente eh dura..

Marcelo, se a mola não estiver dura tem como dar uma pressão nela? Já expliquei para ele na segunda ele vai desmontar.... Ele mais uma vez me aconselhou a NÃO trocar as bronzinas, mas já que esta´ fora acho que vou trocar logo, oq acha??. O filtro de óleo ele disse que colocou outro e não adiantou e a junta comprei na Peugeot e ele tb disse que estava certinha

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Depois de ver esse manometro eu tb nao trocaria nao.. acho dificil ter alguma folga q faca isso.

o ideal msm era ter uma mola de outra bomba, ate da original se fosse o caso, pq ate da pra dar pressao, mas se der mta pressao a pressao de oleo pode subir alem do q deveria e ai tb nao eh bom

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Depois de ver esse manometro eu tb nao trocaria nao.. acho dificil ter alguma folga q faca isso.

o ideal msm era ter uma mola de outra bomba, ate da original se fosse o caso, pq ate da pra dar pressao, mas se der mta pressao a pressao de oleo pode subir alem do q deveria e ai tb nao eh bom

Blz, segunda ele vai montar e posto o resultado, oq estou intrigado é que mesmo antes de trocar a bomba  o tucho batia. Será que a folga já existia e  o barulho só piorou por causa da bomba??Vlw Marcelo

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Mas nao tava com silicone na gaiola do tucho?

eu acho q pode ter trocado um problema pelo outro..com silicone la vai bater sempre, ai trocou a bomba e infelizmente a bomba pode ter vindo com defeito.. e ai q eh complicado

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Mas nao tava com silicone na gaiola do tucho?

eu acho q pode ter trocado um problema pelo outro..com silicone la vai bater sempre, ai trocou a bomba e infelizmente a bomba pode ter vindo com defeito.. e ai q eh complicado

Marcelo, ele montou o carro agora, deu uma pressão na mola... melhorou, mas o manômetro continua variando do mesmo jeito e quando esquenta bate tucho, que segundo ele parece ser 1 só. Enfim, desisto  vou esperar e desmonto tudo. Obrigado @Black Bug pelo suporte de sempre.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Entendi... ainda acho que o problema pode ser A mola, teria q trocar por outra, ou colocar um calco animal.. a pressao nao pode balancar desse jeito... a nao ser q tenha alguma fuga de oleo que perde e volta muito rapido.. o q nao faz mto sentido na minha cabeca.

Os tuchos sao novos?

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora