Barulho de tucho Peugeot 306

69 posts neste tópico

Postado

Amigos foristas,  para resumir a história  comprei o 306 que era meu  na época pedi para o cara que vendi  me avisar qd fosse vender. Há 1 mês mais ou menos ele me ligou dizendo que ia vender o carro, fui olhar o carro e verifiquei que ele estava "cuspindo" água pela descarga e perguntei se a água estava abaixando, ele me respondeu que de tempo em tempo tinha que completar a água sim, ele levou na oficina dele e  foi diagnosticado, ao tirar o cabeçote, que a junta estava velha  o ex-dono fez o cabeçote antes de me entregar o carro, retificou o cabeçote, trocou junta correias e etc. Bom, qd ele montou o carro  e ligou o mecânico condenou os tuchos que estavam fazendo barulho(realmente estavam) ele comprou tuchos novos e montou me entregou o carro. O carro qd está frio não faz barulho, mas qd esquenta o tec tec começa, percebi também, que com o carro quente se sair do sinal de segunda marcha e deixar  a rotação cair bem, tipo 400 rpm, a luz do óleo pisca. Levei no meu mecânico e ele disse que esta tendo fuga de óleo no cabeçote ele chamou o cara da retífica que ele costuma trabalhar que falou  que esses carros tem uma válvula no cabeçote para lubrificação que é insubstituível se estiver ruim tem que trocar o cabeçote. Bom comecei a catar na net e não achei nenhum problema nessa tal válvula, o máximo que encontrei foi um sintoma parecido com o meu mas que o problema era na válvula PCV. Alguém já pegou esse problema?? @Black Bug

Vlw, obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

O meu Passat tá assim e isso incomoda demais.

Frio dá 5,5bar de pressão de óleo e barulho normal, mas quando esquenta e a pressão cai pra menos de 2bar começa o barulho de tucho parece latinha batendo feio demais.

Fiz algumas pesquisas e "pode ser" alojamento do tucho.

O estranho é que ele tinha parado de fazer isso, aí de uma semana pra cá o barulho voltou.

Às vezes a minha pressão de óleo despenca e fica entre 0,6~0,8bar então toma cuidado com isso e leve a um mecânico de confiança.

Resumindo, encostei o carro e não andei mais pois minha intenção é trocar o motor por um mais atual.

PS: Lembrando que meu motor é um AP 2.0 tucho hidráulico.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

cara pode ter vaaaaaaaaaaaaaaarias causas, mas se antes de remover o cabecote esse problema nao existia, acredito SERIAMENTE ter um problema na montagem, qual motor é o do seu 306?  nos motores em que existe uma gaiola que segura o comando, é bem comum o pessoal na hora de montar encher de silicone para vedar o oleo, só que isso gera uma folga muito acima do que deveria, o que leva a uma fuga de óleo nos tuchos e no comando. 
Pode ser ainda uma folga no mancal do comando, em todos, em um... e isso tb daria uma fuga de óleo. 

Pode ser tb (eu já peguei 1 assim) na hora de montar a pessoa que montou deve ter deixado o comando numa posição que não poderia estar - mesmo antes de colocar a correia - e ao rodar o comando acabou dando um empeno MINIMO na válvula, o barulho era bem parecido com de tucho, no carro em questão os tuchos foram trocados e nada. 

A luz do óleo acender a 400rpm pode até ser normal, afinal é uma rotação MINIMA né.. correto mesmo seria colocar um manometro para verificar tudo isso.

EU voto pelo silicone na gaiola do comando ou algo desse tipo, tb nunca vi a válvula dar problema... 

Ainda tem uma chance de ter colocado a junta do cabecote com algum defeito ou algo assim que esteja obstruindo parcialmente a subida de óleo, tem muitas possibilidades mesmo. 

Quanto rodado tem esse motor?

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Marcelo , @Black Bug o carro está  com 155 mil  é 1.8 16v qd fui comprar o carro não  percebi o barulho de tucho não,  o ex dono diz que não  fazia porém,  ele não  é referência. Hj percebi  mais uma coisa parei na garagem e com o carro todo fechado, além  do barulho do tucho, escutei um toc, toc em marcha lenta  mas é só  eu encostar  no acelerador que o toc toc para e depois de qd volta para marcha lenta o barulho volta, relatei isso para o mecânico e ele disse que isso pode ser o fixo que em função  da baixa pressao de óleo nao está  formando a película  de óleo entre o fixo e as bronzinas . A idéia  dele é sacar o cabeçote  mandar para retifica para  analisar o motivo da suposta fuga de óleo e  trocar as bronzinas(famoso meia sola) e a bomba de óleo. Isso pode ter  fundamento? Marcelo obrigado pela ajuda de sempre

Editado por bdutra
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

cara pode ser q sim e pode ser que nao.

O que acontece MUITAS vezes com motores com KM alta (nesse caso eu nem acho q seja alta pra isso, maaaas vai saber o q aconteceu antes), vai ficando tudo cansado, certo? bronzinas, aneis, cilindros e por ai vai, ai vc pega o cabecote tira e da uma geral, ou seja, acaba com todos os vazamentos de compressao que tinha, acaba melhorando o fluxo pq limpa os dutos e por ai vai, ou seja, acaba aumentando a potencia de um motor que já não tem mta saúde, as vezes acaba indo a parte de baixo pro saco mesmo. 

Agora o q eu acho estranho de verdade é nao fazer barulho de tucho antes, eu ainda voto pra que tem merda no cabecote. Quanto ao meia sola, vc sabe q isso é um prolongador apenas ne, pq se comecar a moer, vai dar ruim.. 

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Qd fui olhar o carro pela primeira vez realmente não lembro do barulho dos tuchos, a princípio realmente apareceu depois do cabeçote feito... Mas enfim semana que vem vou desmontar e posto aqui o parecer da retifica, vou levar na Ret tec lá  ao contrário da outra retifica que o meu mecânico trabalha, disse que não  existi válvula  nenhuma no cabeçote de lubrificação  que seja insubstituível.Já  comprei a válvula PCV  original que fuçando na net li um relato de um problema simular  ao meu é que o problema era nessa válvula embora a definição  de funcionamento dessa válvula não  levea crer que seja ela , mas como foi 30 reais comprei. 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Qd fui olhar o carro pela primeira vez realmente não lembro do barulho dos tuchos, a princípio realmente apareceu depois do cabeçote feito... Mas enfim semana que vem vou desmontar e posto aqui o parecer da retifica, vou levar na Ret tec lá  ao contrário da outra retifica que o meu mecânico trabalha, disse que não  existi válvula  nenhuma no cabeçote de lubrificação  que seja insubstituível.Já  comprei a válvula PCV  original que fuçando na net li um relato de um problema simular  ao meu é que o problema era nessa válvula embora a definição  de funcionamento dessa válvula não  levea crer que seja ela , mas como foi 30 reais comprei. 

Hahaha eis a dica!

Fez cabeçote em motor cansado, deu compressão e deu ruim na parte de baixo, clássico!

Eu começaria pelas bronzinas, que por sequência proporcionaram má lubrificação e prejudicaram a lubrificação da parte superior do motor o cabeçote.  

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu ainda acho estranho q por mais que falem mal esse motor eh MTO resistente.. 155k nao deveria acontecer isso

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Já li o tópico, mas estou o @Black Bug, podem ser várias coisas, inclusive pode ser um tucho q não carregou, mesmo sendo zero. Podem ter colocado tuchos de outro carro.

Até onde eu sei os tuchos de corsa 1.0 16v servem neste cabeçote.

@deejay tem mais experiência neste motor

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

A tal válvula do cabeçote só existe nos XU-RS e sim, ela é substituível. 

Problema na parte de baixo só vi tb quando se coloca alguma carga no motor, em ponto morto (~840rpm) nunca vi. 

Se abaixar a rotação do XU7 pra menos de 500rpm a luz o óleo vai acender mesmo, fica tranquilo.

To com o pessoal aí, vai desmontando a parte de cima pra ver se não tem silicone sobrando nas tampas e gaiolas de comando. Esse motor aguenta 300.000km na boa se bem conservado. 

obs: ja conferiram o ponto ? vai que rolou um beijinho numa válvula.... 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Na segunda-feira vou sacar o cabeçote, a pressão de óleo em marcha-lena está 0,49, segundo o meu mecânico o mínimo deveria ser 0,9. Descobri tb que existem 2 modelos de retentores o de 10 mm e o de 8,7 mm, queria ir adiantando e comprando as peças mas vou ter de esperar, pelo oq li parece que esse motor é o de 8,7 mm, bomba de óleo tb tem  a de 21 e 29 dentes... O que me deixa um pouco aliviado que o carro de funcionamento está mt bom, não fuma, não falha.... Vamos ver qd eu desmontar . Agradeço a ajuda @Black Bug , @deejay , @Diogo, @guspassat, @ParodiVTS

Vou postando aqui o desenrolar dos fatos

.. comprei a válvula  pcv já que vou desmontar troco logo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-861316750-valvula-respiro-cabecote-pcv-peugeot-307picasso306xsara-_JM

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Bem amigos, montamos o motor ontem e parece que resolveu, realmente conforme os amigos falaram o cabeçote estava com muito silicone,  mandei par retifica, coloquei kit de junta original , bomba de óleo Schadeck, válvula pcv original, termostática etc..  O barulho do tucho parou com o carro quente, temperatura aparentemente normal fica entre 90 e 100. Agora é pau no gato para vê qual é. Obrigado a todos. Tô pensando em colocar um variador de avanço, o carro já esta com um regulador de combustível ajustável, filtro e vou fazer o escape , será que vale a pena? @Black Bug @deejay  @Diogo

b5b240ab-2a56-4c18-82d4-6ea4fb94f108.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Que bom que foi simples de resolver!!!

quanto ao variador de avanco, nao sou fa nao.. melhor dar um jeito de acertar de verdade, algo que vc consiga ajustar direitinho nao so a ignicao como o combustivel..

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Kit básico para esse carro é:

Comando de VTS

Coletor de escape de VTS

TBI maior

Acerto

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

.50 + 1kg eh mais eficaz 

hahahahaha

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

1. Bom galera, como nem tudo são flores sai com o carro hoje e rodei bem, dei umas moídas, o barulho de tucho, aquele tec tec maldito voltou o cara da retífica disse que o cabeçote está bom, os tucho foram trocados, será que pode ser folga no alojamento dos tuchos? Existem tuchos sob medida? Lembrando que com o carro frio não faz barulho
Editado por bdutra

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cara qual oleo da usando?

tem q ver a pressao de oleo quando isso acontece, se por acaso ela cai, se estiver caindo ai tem q investigar onde esta a fuga de oleo.. 

no outro post q vc fez onde nao tinha mais barulho, o carro chegou a esquentar de verdade?

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Então Marcelo, o mecânico deixou o carro funcionando, durante um bom tempo, parado, e realmente não fez o barulho de tucho.Hoje fui lá buscar o carro fiz JPA x Niterói no meio do trajeto já percebi o barulho de tucho. Parei o carro, depois de 1 hr liguei , sem barulho de tucho. O óleo que estou usando é mobil 4t com Militec, o mecânico disse que podem ser as bronzinas dando fulga de óleo já que não troquei. Será que pode ser? Se fosse folga no assentamento dos tuchos não deviria fazer barulho com ele frio?? @Black Bug

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Então Marcelo, o mecânico deixou o carro funcionando, durante um bom tempo, parado, e realmente não fez o barulho de tucho.Hoje fui lá buscar o carro fiz JPA x Niterói no meio do trajeto já percebi o barulho de tucho. Parei o carro, depois de 1 hr liguei , sem barulho de tucho. O óleo que estou usando é mobil 4t com Militec, o mecânico disse que podem ser as bronzinas dando fulga de óleo já que não troquei. Será que pode ser? Se fosse folga no assentamento dos tuchos não deviria fazer barulho com ele frio?? @Black Bug

cara eh dificil dizer sem ver, mas pelos sintomas certeza de ter algo errado na pressao de oleo, como a bomba eh nova, mais facil de uma folga em algum lugar, pode ser msm nas bronzinas... mas como disse antes, eh estranho pq esse motor aguenta mtos km antes disso..

maaaaas vai saber ne

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

cara eh dificil dizer sem ver, mas pelos sintomas certeza de ter algo errado na pressao de oleo, como a bomba eh nova, mais facil de uma folga em algum lugar, pode ser msm nas bronzinas... mas como disse antes, eh estranho pq esse motor aguenta mtos km antes disso..

maaaaas vai saber ne

Então Marcelo, vou pedir para o mecânico desmontar a parte de cima para ver se tem folga no alojamento dos  tuchos, caso nãp troco as bronzinas, caso sim tempo achar um tucho com medida maior.... Será que tem como fazer isso?? , Obrigado Marcelo @Black Bug

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Então Marcelo, vou pedir para o mecânico desmontar a parte de cima para ver se tem folga no alojamento dos  tuchos, caso nãp troco as bronzinas, caso sim tempo achar um tucho com medida maior.... Será que tem como fazer isso?? , Obrigado Marcelo @Black Bug

nunca vi tucho sobremedida.. normalmente quando eh assim, se for possivel trocar a gaiola do tucho troca, caso contrario outro cabecote.

mas pode ser q exista.. 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

nunca vi tucho sobremedida.. normalmente quando eh assim, se for possivel trocar a gaiola do tucho troca, caso contrario outro cabecote.

mas pode ser q exista.. 

Não vou mexer por enquanto não, em trajetos curtos, mesmo no trânsito, ventoinha entrando e saindo, o tucho não descarrega, só acontece se eu andar  maiores distâncias mantendo giro contÍnuo... Acho que se fosse o alojamento faria barulho em qq situação.  

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cada vez mais me parece q tem folga demais em algum lugar... pelo sintoma q vc ta descrevendo

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cada vez mais me parece q tem folga demais em algum lugar... pelo sintoma q vc ta descrevendo

Como vc falou pode ser nas bronzinas mas tenho receio de desmontar, troca-las, e não resolver. O que acho estranho tb é que a luz do óleo não acende/pisca em momento nenhum.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora