Fueltech, Mega ou Protune?

70 posts neste tópico

Postado

Senhores... Nunca pesquisei a respeito pq estava satisfeito com remap no meu carro... Porém o uso será agora estritamente para moer e tb começar a brincar em arrancada... 2bar no pé na ie original só vai servir pra emborrachar a pista para os outros...

Não quero criar discussões... Rixas... "O meu é melhor que o seu"... Queria opiniões de quem CONHECE e me ajudar a decidir qual melhor programável para meu uso... É um assunto que não entendo NADA.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Eu nao conheço...

mas imagino que pela quantidade de pessoas que mexem na FT, talvez seja mais simples a escolha, principalmente se nao e vc que vai ajustar.

Ja a mega, seria minha escolha :)

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Depende de alguns fatores...
Vc que vai mexer? Ou já tem um preparador?
Se tem preparador, vai na escolha dele... é a melhor coisa que vc faz (apesar de que na minha opinião, preparador deveria conseguir mexer em qqr uma).

Se vc vai mexer, depende do quanto vc quer se aprofundar no assunto... Mega é sempre um pouco mais trabalhoso pra quem não entende de eletrônica, elétrica e afins.

FT só iria de ft500 pra cima...

Pra mim, seria nessa ordem: Mega - Protune - FT

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Fabio, como eu sei q eh vc q vai instalar e vc q vai mexer, é FT sem pensar duas vezes. Instalacao "simples", o acerto nao eh taaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao complexo, vc mexe em qqer parte do ajuste pela tela (para construir mapa eh chato, mas para dar um tapinha eh uma mao na roda), vai dispensar o uso do manometros e etc, o suporte dado por eles eh top, vc pode mandar o log do carro por exemplo que eles vao te ajudar e MUITO a achar o norte do controle de largada/tracao/boost... enfim, eu iria mole.

Se vc puder ir na 500, (eu sei q eh uma fortuna) iria, o negocio eh mto foda, vc vai conseguir fazer alimentacao e ignicao sequencial, controlar o comando variavel, ajustar o 2step, controle de largada e pressao de turbo x velocidade por exemplo. 

Na minha opniao a experiencia que a FT tem em arrancada conta muito, pq alem da experiencia que eles tem, tem a boa vontade de ajudar. 

Na primeira vez que fomos andar com o Opala do meu tio em CWB, o Cristian ajudou MUITO com o controle de tracao, me deu tim tim por tim tim o caminho a seguir, depois disso ficou BEM mais facil entender como ajustar o mapa de controle de largada.

Outra facilidade boa eh q vc pode colocar um pirometro em cada cilindro e ajustar a mistura/ignicao individual, o que vai te dar mais seguranca e potencia. 

Eu sou um pouco suspeito pra falar, meu relacionamento com a FT é antigo e sempre foi MUITO positivo, das vezes que instalei FT em carros que eles nunca tinham visto ou nunca haviam testado, foram ULTRA solicitos em ajudar com esquema eletrico e etc., qdo comecou o modulo de acelerador eletronico (so existia RacePro na epoca) eles desenvolveram um upgrade baseado num carro q eu estava montando, enfim, o suporte me conquista toda vez q eu uso. 

E se precisar de alguma ajuda com FT q eu possa te ajudar, só falar. 

11 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

2bar no pé na ie original só vai servir pra emborrachar a pista para os outros...

se esta satisfeito com o remapeamento , e se o seu problema é apenas controlar pressão por marcha , 
use um AEM tru-boost , ou Apex AVC-R , 

é do caraleo ambos , eu gosto mais do Apex, vc pode controlar , por marcha , RPM , por posicão de pedal e o caramba...

aem

Resultado de imagem para tru-boost

Apexi

Resultado de imagem para avc-r apex

Editado por michel lima
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

bom tópico, acompanhando! 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Concordo plenamente com o que o pessoal falou a cima, se tiver conhecimento em acerto de motores, ter tempo e saber se virar no inglês, pegue uma megasquirt ms3x e seja feliz, volta e meia aparecem algumas usadas na casa dos 2.500 ( além de ser uma das injeções mais completas, tem um ótimo custo beneficio).  Saí de uma ft350 onde tudo mundo que andava com o carro achava o funcionamento perfeito, mas nunca estava contente, fui pra mega e notei uma grande diferença, dirigibilidade de carro original.

Como segunda opção, Protune. Acertei alguns carros e só alegrias, a injeção funciona muito bem, seja em semi sequencial, caso das pr330 ou de modo sequencial (pr440). Ambos carros que acertei, mapa bem certinho, sempre nos alvos de sonda programados, donos satisfeitos com performance e economia de combustível ( sim, ganhos expressivos em autonomia, se comparado as injeções de concorrentes que tinham no carro, sem alterar nada de parte mecânica, somente injeção) .

Caso precise de suporte, ajuda durante as provas de arrancada, vá de Fuel tech, sem duvida alguma, será sua melhor opção, de preferencia ft500 pra cima... 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Sequencial muda muito o consumo, eh absurdo!

O opala laranja do meu tio usava 6 x 160lbs no metanol puro e no fim de giro chegava perto dos 100% de bico. tudo bem q opala é bem merda com relacao a distribuicao de combustivel e etc, agora, ao adotar a FT500 segui a sugestao do Cristian e colocamos bicos de 80lbs, cara é METADE da vazao anterior, e acredite, sobra bico... surreal

Ps. com a mesma pressao de combustivel.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Opa. Show de bola... Tópico rendendo... E com conteúdo técnico.

Bom... Vamos lá.... Sobre acerto... Eu entendo de mecânica... Mas nunca parei pra ver nada sobre acerto... Só entendo do básico, ponto e mistura... Quem eu colocaria para acertar meu carro sabe mexer tanto em FT como MS... A ideia seria ele fazer um acerto e qq coisa se precisasse de alguma pequena correção de ponto ou mistura eu faria. 

A injeção seria para o Marea... Que por ser 5cil não é qualquer injeção de funciona sequencial... Então sim... Seria no mínimo uma FT500... As 400 nem cogito.

Michel... Estou satisfeito com o acerto atual do meu carro.... Mas eu mandei o chipeiro do meu carro ir a merda... E não quero mais ficar dependente de novo chip para qualquer pequena mudança no setup.

Eu tava pendendo pra Mega por ser PNP... É meu chicote está perfeito... Só q a MS3 fivetech quem fazia não faz mais... Teria que pegar uma MS3X e fazer pequenas adaptações... Se for pra fazer isso já arranco o chicote com 15 anos de fios ressecados e meto uma FT com chicote zero.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Nunca instalei nem usei no meu carro, porém pretendo passar a utilizar IE programável e já andei fazendo algumas pesquisas. Não sei se a minha opinião vai ser válida pra você....

MegaSquirt é ótima, eu só deixei de lado porque embora saiba soldar e entender o principio básico de eletrônica (Básico mesmo rs) fico com medo de comprar e vir faltando algum componente e depois ficar se batendo pra achar. Existe também a MSRacing que já vem pronta.

Protune é muito boa também, minha principal opção até o momento, ela tem uma função que ajuda muito a desenvolver o mapa inicial (Auto tune), correção por sonda rapidíssima, chicote caprichado, em fim, bem completa. Porém sequencial pra 5cil só a PR660 que é caríssima.

FT, já é conhecida de todos, suporte perfeito, porém eu só utilizaria FT500 pra cima, até a versão 400 acho muito dinheiro pra uma injeção que sequer tem correção por sonda que funciona 100%.

Injepro não é uma opção pra você? Pelo que tenho visto tem um custoxbeneficio melhor que FT, e parece ter um bom suporte.

Muito se fala sobre injeção sequencial, de todas as pesquisas que fiz é sempre comentado que há grande diferença da simultânea pra semi-sequencial, mas da semi-sequencial pra sequencial dizem ter muito pouca mudança no resultado final. Tanto é que no meu caso (4cil) estou pendendo para a semi.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Muito sinceramente na MINHA opniao o auto tune nao serve pra nada. Eu prefiro fazer um mapa ainda que bem generico, sair com o carro e fazer log, acertar o q precisa e repetir o processo ate ficar 100%, porque? Porque com autotune vamos dizer que 1 bico venha a ter um pequeno problema e comeca a injetar menos/mais do que deveria, o auto tune vai descaralhar o mapa tentando corrigir um problema que nao eh "dele" e por ventura vai conseguir e vc pode quebrar o motor por causa disso. Na ft400 q eu tive no meu gol certa vez usei a correcao por sonda e nao achei ruim, mas deixei com um range MUITO pequeno de atuacao, justamente pra evitar que ela fizesse merda no meu mapa, que a grosso modo, nao deveria ter nada a ser corrigido numa situacao normal.

@Fabio_TempraStile, vou te dizer que vc vai mexer e rapido ainda por cima, vc tem expericiencia no carro, sabe o q ele aceita bem.. lembra q vc eh o intermediario entre o chipeiro e o carro, ou seja, vc sempre precisa traduzir pro cara o q ta acontecendo, vc pegando o basico da programacao vc vai em frente, logico q o fino do fino do acerto vc vai demorar pra tirar, mas cara vai por mim, antes, mas BEM antes do refinamento do acerto ser um problema na arrancada, vc tem um problema maior chamado tracao ehheeh

pq vamo combinar, vc deixar de extrair 20-40cv q sejam vale menos do q fazer um 60 pés forte.. depois q o carro estiver caminhando forte vc pensa no fim da reta..

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu apesar de já ter instalado as 3 centrais que foram cogitadas e gostar MUITO da protune, tenho que concordar com tudo o que blackbug disse. O suporte pra arrancada da FT é excepcional devido a expertise que eles tem nesse ramo. A megasquirt eu gosto bastante, já tive mas é uma central que hoje eu penso 2 vezes antes de instalar em um carro ou de recomendar. Fazer o chicote dela, é relativamente fácil mas pra esse chicote trazer problemas é 2x mais fácil e dependendo do que for feito, pode até gerar corrompimento da firmware (já aconteceu comigo há alguns anos atrás, minha sorte é que meu notebook ficava no carro).

A protune tem um acerto muito legal pois todas as tabelas de combustível, lambda, ignição são em 3d, isso permite um acerto muito fino em qualquer carga e o hardware dela é bastante confiável. As que eu instalei e acertei, zero problemas até hoje. Inclusive usando lambda learn e correção barométrica em tempo real. Outra vantagem que eu vejo na protune é não precisar de condicionador para a wideband, a sonda vai ligada direto na central assim tendo menos pontos de falha no caminho e uma leitura mais "limpa".

A FT no caso vc vai conseguir extrair um bom resultado de forma rápida, pois querendo ou não o acerto dela é relativamente fácil e sem rodeios e o hardware já tá maduro o bastante. Logo a confiabilidade tb é excepcional...

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

pixel, vc tocou num ponto interessante, a FT poderia ter uma correcao barometrica, isso ajudaria MUITO num carro de rua, mais refinado.

Fabio, baixa o programa FT manager das FT 500, em geral vem junto uns logs como exemplo, da uma futucada pra vc comecar a entender, vc vai ver q eh mais facil do q parece.

Eu sempre acho que eh mto simples msm, outro dia msm o @guilhermehrt andou num voyage q eu fiz com uma ft250, bem simples e tava falando que eh impressionante como o carro era bom de andar mesmo sem ter levado o carro ao dino e sem ter feito um ajuste fino, eh um carro q eu fiz um mapa em 20 minutos e sai pra andar, andei mais uns 20 minutos e ficou assim ate afinar legal no rolo, isso eu acho um ponto muito positivo, funciona rapido e o carro é liso. loooooooogico que tem mais um tempo de trabalho pra ficar 100%

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Já tava quase fechado na decisão pela FT... A Protune como falaram complica o valor já que vou usar em um 5cil... Ai apareceu um cara que está fazendo a Mega toda pronta para o Fivetech... 3500 só plugar no conector dá ie original... Puts... Ainda não consegui me decidir.

Qual a diferença da FT500 "padrão" pra Lite? Só a tela?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Sim.. sendo q vc pode comprar a lite, usar normalmente, se depois quiser a tela envia o modulo pra la paga a diferenca e eles colocam a tela. 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu iria de Fueltech ou Injepro.

Tem AC? Injepro funciona melhor. Não tem as eventuais quedas de giro com o AC ligado, a rotação fica estabilizada igual injeção original.

Sobre modelos, vai na sua realidade de utilização. Se não for algo pra ser competitivo picagrossa, vai no max de ft400. Injepro o mesmo pensamento. 

Eu faria isso se tivesse na sua situação. E é meu pensamento pro futuro quando voltar a vida de carros turbo. (Admito que to tentando sair e ainda não tive sucesso! kkk)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

O problema da Mega é a falta de suporte, o idealizador parece que desistiu.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

O q eu vejo pessoal reclamando dá FT são os "módulos" extras... Eu iria querer controle de pressão por marcha e 2step... É o mínimo pra brincar em arrancada... Isso tudo tem que ficar comprando por fora né?

Diego... Em 4 cil ainda vai uma Ft400... Em 5 vou ter que usar bicos de 160 pra alimentar o q alimento hoje com deka 80... É isso encharcando o óleo... Tô fora.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

O q eu vejo pessoal reclamando dá FT são os "módulos" extras... Eu iria querer controle de pressão por marcha e 2step... É o mínimo pra brincar em arrancada... Isso tudo tem que ficar comprando por fora né?

Diego... Em 4 cil ainda vai uma Ft400... Em 5 vou ter que usar bicos de 160 pra alimentar o q alimento hoje com deka 80... É isso encharcando o óleo... Tô fora.

Ah sim... 5 cil. 
O jeito é vender um rim e ir na ft. Da ultima vez que eu vi a ft500 light (não sei se é esse msm o nome, seria a 500 de entrada) estava com um preço menor que a ft400. Se fizer algo igual a ft400 e funcionar os 5 cil acho que vale a pena. 
Dá uma ligada direto n FT e na Injepro. Eles dão uma luz boa e pode até ser que role um preço melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Quanto tem saído a FT500?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Fabio a 500 controla pressao de turbo e 2step todas tem.

SE nao me engano ate a 300 tem controle de rotacao por tempo (controle de tracao)

a 500 tb controla acelerador eletronico (nao lembro se a MT eh) mas fica TOP, vc ajusta tudo, velocidade de funcionamento e tdo mais, caso use o a/c compensa a lenta por ai, nao chega a cair o giro qdo arma e desarma o compressor..

se nao me engano 5000 e pouco

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

3500 a Lite e 5500 a com tela. Fora instalaçao e módulos extras.

Marcelo... Entao os booster controler vendidos a parte são para as FT mais antigas? A 500 já tem tudo isso "incluso"?

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

caso use o a/c compensa a lenta por ai, nao chega a cair o giro qdo arma e desarma o compressor..

Isso que quis dizer que a Injepro fazia desde o seu início. 

Rapaz, olho esses preços e dá até um peso na consciência... kkk

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Isso que quis dizer que a Injepro fazia desde o seu início. 

Rapaz, olho esses preços e dá até um peso na consciência... kkk

ahhh ta. A ft no inicio vc so precisava usar um solenoide ou algo assim, mas ativava na hora tb.

o preco eh indecente :/

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

3500 a Lite e 5500 a com tela. Fora instalaçao e módulos extras.

Marcelo... Entao os booster controler vendidos a parte são para as FT mais antigas? A 500 já tem tudo isso "incluso"?

Eu li q na atualizacao que saiu vc pode ajustar o boost por velocidade. No caso do seu carro, vc coloca para ler a velocidade da roda traseira que eh a roda de arrasto, e vai ajustando a pressao a partir dai.. So o gear que nao tem jeito... por isso a FT600 no fim das contas eh "bom negocio", logico que eh uma fortuna e meia, mas tem o gear, datalogger com acelerometro, boost, tudo integrado. 

Vc pretente usar o cambio com engate rapido?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora