Comprei um Del Sol VTi

92 posts neste tópico

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Prezados,

comprei um Del Sol VTi por 1500,- Chf

O carro ja tem 230.000km, mas esta em

bom estado.

 

A ideia eh montar um carro barato p/ aprender a andar no inferno verde.

 

O carro ja tem molas H&R, mas eu gostaria de montar uma KW v2.

o teto eh muito baixo, queria botar um banco concha que ficasse mais baixo, mesmo que o trilho seja fixo, eh possivel?

Ficaria muito grato se a galera puder me dar umas dicas sobre setup de suspensao que pneus/media sao ideais, barras estabilizadoras, etc...

Qto ao motor, que oleo usar para pista?

os tuchos sao hidraulicos nesse motor?

Enfim, minha vida toda c VAG e essa eh minha primeira experiencia com Honda, entao quaisquer info sao bem vindas.

amanha eu posto umas fotos iniciais.

 

Abç

Diet

 

 

 

 

Editado por DIET
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Diet depois volto aqui e falo com calma pois estou na rua, mas esses motores nao tem nem tucho, isso eh um dos maiores fatores deles serem giradores por natureza. 

Quanto ao oleo meio foda com 230.000 eu abriria a parte de baixo antes de mais nada pra dar uma olhada, ai depois pensava se da pra botar pra arder.. 

depois volto e falo com calma 

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Qual motor?

Del Sol puro é D16, CRX VTi é B16..

Recomendo uma revisão arrumada nesse motor antes de qualquer coisa, esses motores Honda mais antigos são danados pra dar zica em bronzinas e eixo por conta de lubrificação.

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O motor eh B16a2. DOHC

trouxe o carro hj c placa de oficina.

Antes de ligar, olhei o nivel do oleo, tudo bem.

o carro ficou parado 2 anos entao acho q os discos de freio terao q ser trocados.

o dono disse q as correias foram trocadas ha 3 anos.

Dirigi hj pouco mais de 120km sem problemas.

Vim tranquilo pq esse oleo deve estar melhor q Whisky 12 anos.

Dei uma esticada soh p ver como era 😊

O motor puxa bem ate 8000rpm, o VTEC abre la pelos 5500 e o ronco fica mto bom 😀

vou ver se tiro o carter essa semana p olhar.

Eh recomendavel trocar as bronzinas sem mexer no eixo?

E os casquilhos?

O dono disse q o motor foi aberto p/ 1.8 :😕

Abc

Diet

 

 

 

Editado por DIET

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Sendo o B16, menos mal.. agora, como ele "abriu" pra 1.8? Imagino que usando um eixo com curso maior, mas precisaria trocar bielas etc...

Ideal seria desmontar a parte de baixo e dar uma geral, especialmente bronzinas, bomba de óleo, e uma bela limpeza.

Isto feito, seria bom trocar as correias, verificar folga das válvulas e ver se o carro tem vazamentos etc..

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Entao, ainda mais tendo esse relato de q o carro ficou parado eu so colocaria na pista depois de trocar/checar TUDO. Todas as borrachas, incluindo corrreias e etc, abriria o motor inteiro, ate pra saber como isso foi feito e se esta tudo ok. 

Oleo de cambio, fluidos em geral.. 

ja compra aqueles kits de buchas energy de suspensao..

enfim eu faria isso, desmontava tudao, depois ia pra pista, ainda mais considerando que uma volta la no green hell demora toda vida, imagina, vc sai do box ai em 20s sente algo errado no carro, tem q andar mais um monte so pra voltar, e 1 volta de moecao eh mto tempo de moecao, tem q estar tudo perfeito

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Não sei se foi a melhor ideia caso queira um carro barato para mexer e correr em autódromo.. fora que é tração dianteira.

O preço de um rebuild completo do b16 + m.o  você faz a adaptação do k20 e ficará milhões de vezes melhor e mais confiável.

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Queria um de tracao dianteira por ser mais facil para iniciantes.

Eu concordo que um E36 seria uma opcao melhor, sera talvez o proximo carro.

tenho q vistoriar o carro, vamos ver se passa na vistoria e depois eu vejo o q faço.

botamos no elevador tirando as buchas ressecadas tudo esta em muito bom estado.

a pintura depois de uma lavagem e polimento tb ficara muito boa.

nesse preco nao tenho muito a perder 😀

Essas rodas tem q ir embora urgentemente!!!

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Editado por DIET
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A lanterna e horrível tbm! 😂

Mas o carro em si ta irado!

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 Não abriria não, tenho um VTI com 195 mil km original nunca aberto o motor, se esse é 1.8 quer dizer que o ex dono já abriu! Só revisaria normal mesmo, faria um coilover + buchas de PU e colocaria no ring! Eu uso óleo 20w50. Original desses carros é 0w30, eu iria experimentando de 0w30 até w50... Se tivesse 230 mil km originais, diria para ir no 20w50 já, mas não sabemos quanto andou desde que fez o motor stroker... 

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Rafa o problema eh nao saber como foi feito o stroker, nem porque ele foi feito.

sabe se la se o eixo ta dentro das medidas e etc. EU nao confio a nao ser q eu conheca, um carro estranho no sentido de nao ser conhecido eh foda..

esse motor oem bem cuidado dura isso mole msm

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Rafa o problema eh nao saber como foi feito o stroker, nem porque ele foi feito.

sabe se la se o eixo ta dentro das medidas e etc. EU nao confio a nao ser q eu conheca, um carro estranho no sentido de nao ser conhecido eh foda..

esse motor oem bem cuidado dura isso mole msm

Eu concordo, mas lá a M.O é bem cara... se estiver funcionando direitinho, pressão de óleo, ok, vtec abrindo direitinho, eu andaria sem abrir numa boa. 

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DIY DIRETO eeheheheh

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Eu concordo, mas lá a M.O é bem cara... se estiver funcionando direitinho, pressão de óleo, ok, vtec abrindo direitinho, eu andaria sem abrir numa boa. 

Foi exatamente o que o mecanico falou. Essa oficina / mecanico trabalha quase de graca para padroes suicos, ele cobra 180 CHF / hora.

O aluguel do elevador fica em 30 CHF / hora.

Ele disse que abrir o motor e remontar no carro nao vai sair por menos de 3000 CHF, isso se nao tiver que retificar nada.

Ele sugeriu primeiro vistoriar, se passar depois olhar o resto.

Preciso de 4 pneus (arrumei um jogo usado) e provavelmente um para-brisas novo, esse esta comecando a descolar no canto.

Segundo ele o Catalisador tb nao eh original, o que pode dar problema.

Como a vistoria custa soh 50 CHF, eu vou lah e pego a lista de problemas.

Qto ao motor, o barulho esta normal, nada "serrando" ou batendo, o VTEC abre a 5400 / 5500 rpm o que eh normal, nao fuma nem solta agua pela descarga.

O oleo ja vai ser trocado agora, depois da vistoria, vem correias, esticadores, oleo de caixa, diferencial e fluido de freio.

O q vcs acham desses oleos?

- artikel/5345-motoroel-motul-300v-chrono-10w40-2-liter?utm_source=Idealo&utm_medium=cpc&utm_campaign=Idealo%20vergleich

- http://www.idealo.de/preisvergleich/OffersOfProduct/3481638_-gear-300-75w-90-motul.html

http://www.idealo.de/preisvergleich/OffersOfProduct/3481729_-gear-300-ls-75w-90-motul.html

 

Segundo o dono as correias foram trocadas ha 3 anos, nao estao ressecadas, espero que durem no caminho de ia e volta para a vistoria (50km).

Qto as lanternas, essa foi uma das minhas primeras perguntas: Kd as lanternas originais??? :-)

Vou buscar as lanternas originais e uma porta do motorista com o dono (a atual tem umas bolhas de ferrujem brotando), eu nao tinha como trazer no dia que busquei o carro.

 

 

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 Cuidado com óleo de caixa, no manual diz para usar óleo de motor na caixa, mas talvez seja porque na época a Honda não tinha um produto específico para a transmissão, depois disso eles inventaram um fluído para caixa manual (MTF Honda) vende em concessionária no mundo inteiro e todas as companhias que fazem blocante ou componentes de transmissão para Hondas no mundo todo obriga a usar com pena de perder a garantia, como tem sincronizado de latão, óleo muito grosso pode estragar eles... Já vi usar de todo tipo, eu prefiro ficar no que a maioria das pessoas falam do que em uma experiencia de sucesso, mesmo porque esse cambio é muito resistente tanto para KM quanto para potencia, então ele pode rodar muito antes de quebrar por óleo errado. 
 Algumas pessoas que usavam fluido de transmissão de carro normal na caixa, dizem que começou a arranhar depois de colocar o MTF, mas provavelmente colocaram o óleo grosso exatamente por já estar com a caixa arruinada. 
 Os parâmetros de óleo de caixa são diferentes para óleo de caixa e para óleo de motor, esse motul que você mandou o link 75w90, tem "grossura" parecida com o 10w40 motul de motor, mas o que me preocupa é que se eu não me engano eles são sintéticos, não sei o que isso faria com os sincronizados, já que o óleo de motor Honda é mineral e o MTF é semi sintético. 
 Eu no seu caso, andaria de motul 10w40 no motor e se MTF na transmissão, se estiver arranhando muito, talvez sua caixa já esteja com desgaste, aí ou você abre ela, ou coloca um motul 75w90 para andar com o carro até o problema ficar impossível de engatar as marchas. 

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 Cuidado com óleo de caixa, no manual diz para usar óleo de motor na caixa, mas talvez seja porque na época a Honda não tinha um produto específico para a transmissão, depois disso eles inventaram um fluído para caixa manual (MTF Honda) vende em concessionária no mundo inteiro e todas as companhias que fazem blocante ou componentes de transmissão para Hondas no mundo todo obriga a usar com pena de perder a garantia, como tem sincronizado de latão, óleo muito grosso pode estragar eles... Já vi usar de todo tipo, eu prefiro ficar no que a maioria das pessoas falam do que em uma experiencia de sucesso, mesmo porque esse cambio é muito resistente tanto para KM quanto para potencia, então ele pode rodar muito antes de quebrar por óleo errado. 
 Algumas pessoas que usavam fluido de transmissão de carro normal na caixa, dizem que começou a arranhar depois de colocar o MTF, mas provavelmente colocaram o óleo grosso exatamente por já estar com a caixa arruinada. 
 Os parâmetros de óleo de caixa são diferentes para óleo de caixa e para óleo de motor, esse motul que você mandou o link 75w90, tem "grossura" parecida com o 10w40 motul de motor, mas o que me preocupa é que se eu não me engano eles são sintéticos, não sei o que isso faria com os sincronizados, já que o óleo de motor Honda é mineral e o MTF é semi sintético. 
 Eu no seu caso, andaria de motul 10w40 no motor e se MTF na transmissão, se estiver arranhando muito, talvez sua caixa já esteja com desgaste, aí ou você abre ela, ou coloca um motul 75w90 para andar com o carro até o problema ficar impossível de engatar as marchas. 

@rafavti a melhor coisa q eu fiz no meu si foi por o motul gear 300 75w90 no câmbio, o carro chegou aos 100 mil km com o cambio perfeito, nao arranhava nem fazendo powershifit!!! O original é 75w80, a diferença é ínfima em viscosidade...

Editado por Diablo
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Muita coragem!!!! Sucesso!

 

Ja estou farto de carro velho! =)

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@rafavti a melhor coisa q eu fiz no meu si foi por o motul gear 300 75w90 no câmbio, o carro chegou aos 100 mil km com o cambio perfeito, nao arranhava nem fazendo powershifit!!! O original é 75w80, a diferença é ínfima em viscosidade...

 O 75w80 é parecido com o 10w40 de motor... 75w90 deve parecer um 20w50...

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Bom peguei um carro de 97, parado desde 2013, pra andar na pista.

Logo quando peguei fiz:

  • troca de óleo do motor
  • troca de óleo do câmbio
  • limpeza do sistema de arrefecimento retirando o radiador e levando para limpeza detalhada
  • troca do fluído de freio
  • troca dos discos e pastilhas
  • troca da correia dentada + tensor - não importa a km, importa o tempo
  • troca da poly-v
  • troca de coifas
  • vistoria das mangueiras só pra ver se não tem alguma com aparência ruim
  • checagem da suspensão

Feito isso, deixei ligado uns 10 a 15 minutos e repeti por uns 3 dias para ver se não tinha nada vazando. Sem problemas, pau na máquina.

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Comprei um jogo de OZ Superleggera 15j7 com Pilot Exalto 195/50 R15 por 299 EUR + 50 EUR de frete.

Essas rodas pesam soh 5,2 kg.

Como os atuais pneus estao comidos por dentro eu preciso de pneus para a vistoria, vou montar os Exaltos nas atuais rodas feias (que estao no documento) e depois arrumo um jogo de Federal FZ 201 205 / 50 R15 para a OZs e levo para botar no documento.

Uma roda esta empenada (da p/ ver nas fotos) aparentemente por subir no meio fio, tenho q ver se consigo bater com uma madeira e martelo ou se vou ter que reformar, na Alemanha a reforma custa 80 EUR, pode ser que valha mais a pena procurar uma roda usada, uma nova aqui na Suica custa em torno de 250,- CHF.

Seguem as fotos

imageyov84hcmkz_thumb.jpg

oz71r8iz40h6_thumb.jpg

20170131photv873mjfel4_thumb.jpg

Abc,

Diet

 

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irado! Acompanhado o tópico! Essas rodas irá dar uma VIDA no carro. Parabéns!

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 Não abriria não, tenho um VTI com 195 mil km original nunca aberto o motor, se esse é 1.8 quer dizer que o ex dono já abriu! Só revisaria normal mesmo, faria um coilover + buchas de PU e colocaria no ring! Eu uso óleo 20w50. Original desses carros é 0w30, eu iria experimentando de 0w30 até w50... Se tivesse 230 mil km originais, diria para ir no 20w50 já, mas não sabemos quanto andou desde que fez o motor stroker... 

Oi ? A Honda nem tinha 0w30 nessa época eu acho... o que tinha, ao menos no Brasil, era 20w50 mineral. Eu testaria primeiro o óleo pra ver se não fuma nem nada... se fumar só com VTEC aberto podem ser as juntas do VTEC ou retentores de válvula.

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Na época dos EG e EK o óleo indicado era o 20w40, mineral. Que por sinal foi trocado pelo 10w30 mineral e em seguida pelo 0w20 de construção 100% sintética.

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um oleo 0w20 na pista?

Sei que eh uma comparacao meio descabida, mas Ferrari recomenda 0w40 para rua e 10w60 para pista.

O que vc's acham dessas buchas?

http://www.energysuspensionparts.com/16.18103

 

 

abc,

Diet

Editado por DIET
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