[Honrando o Nick] *ATUALIZANDO* Passat LS 83 2.0 8v Turbo Forjado/ Azul Copa

477 posts in this topic

Posted

Estava pesquisando e encontrei isso:

Não foi o dono que postou, queria detalhes de montagem.

Bom, tô ansioso afinal, amanhã chega o principal, a mecânica completa!

1 person likes this

Posted

Chegou!

Agora estou mais tranquilo.

Meu bloco é um 058(Passat/A4) o que quer dizer que utiliza os mesmos pontos de fixação na carroceria por ser longitudinal, pesquisei e como eu esperava utiliza bielas 144mm, ou seja, bloco baixo.

Meu cabeçote é um AEB(large port), o mesmo já está retificado pronto pra rodar.

O cabeçote oriundo deste bloco que peguei não estava bom, como ele tinha esse que peguei já retificado me deu esse. Até consigo imaginar o porque do cabeçote não estar bom, em um dos pistões tem uma pequena marca(como uma marca de unha), provavelmente uma valvula bateu ali.

Tenho as 4 bobinas Bosch originais, coletor de escapamento, admissão, TBI, bloco montado, cabeçote completo montado, alternador original Bosch 90Ah, bomba d´'agua, kit juntas e bomba elétrica nova de GTI que eu já tinha comprado.

Agora o que me falta:

Flauta, injetores, sensores, atuadores, bomba de óleo, linha de combustível, volante de motor(vou colocar o monomassa comum pois vou usar câmbio AP até pela facilidade em engrenagens forjadas), embreagem e trocar meu câmbio 4 marchas OEM do carro por um PS.

Enfim, ainda há um longo caminho mas acho que o mais difícil já consegui.

Assim que possível posto fotos.

15 people like this

Posted

em um dos pistões tem uma pequena marca(como uma marca de unha), provavelmente uma valvula bateu ali.

Você pretende desmontar o motor e revisar, certo?  As vezes quando atropela as válvulas, dependendo de como aconteceu, pode empenar uma biela, esmagar a bronzina, o que as vezes pode marcar o eixo. Seria bom desmontar e examinar.

1 person likes this

Posted

Você pretende desmontar o motor e revisar, certo?  As vezes quando atropela as válvulas, dependendo de como aconteceu, pode empenar uma biela, esmagar a bronzina, o que as vezes pode marcar o eixo. Seria bom desmontar e examinar.

Muito provável que eu desmonte a parte de baixo pra revisar.

Cabeçote não vou mexer por enquanto, somente quando eu for montar 2.0 20v usando o virabrequim de Bora/Golf 2.0 e pistão/biela forjado, aí sim vou mexer no cabeçote. Muito provável que eu vá usar kit Supertech no Large Port.

Pelo menos assim vou poder girar 8500rpm sem medo.

A dúvida principal é de como vou conseguir passar a potência pras rodas de uma forma que tracione bem.

Não sei.

Isso aí ainda vai render um bom tempo de estudo da turbina e configuração de boost, já consigo prever.

Tá certo que esse tá bem forte, mas veja bem, NÃO DÁ CHÃO!

Posted

Posted

Então pessoal tirei umas fotos das peças já peço desculpas pela qualidade das fotos, mas foi o que deu pra fazer.

DSC00349.JPG

DSC00350.JPG

DSC00351.JPG

DSC00352.JPG

DSC00353.JPG

DSC00354.JPG

DSC00355.JPG

DSC00356.JPG

DSC00357.JPG

DSC00358.JPG

DSC00359.JPG

DSC00360.JPG

DSC00361.JPG

DSC00362.JPG

DSC00363.JPG

DSC00364.JPG

DSC00365.JPG

DSC00366.JPG

DSC00367.JPG

DSC00368.JPG

DSC00369.JPG

DSC00370.JPG

DSC00371.JPG

DSC00372.JPG

DSC00373.JPG

DSC00374.JPG

DSC00375.JPG

DSC00376.JPG

DSC00377.JPG

DSC00378.JPG

DSC00379.JPG

DSC00380.JPG

DSC00381.JPG

DSC00382.JPG

DSC00383.JPG

DSC00384.JPG

DSC00385.JPG

DSC00386.JPG

DSC00387.JPG

DSC00388.JPG

DSC00389.JPG

DSC00390.JPG

DSC00391.JPG

DSC00392.JPG

DSC00432.JPG

Estou encucado com uma coisa, o coletor de admissão na parte de fixação tem uns sextavados de plástico no qual dois estão quebrados, é substituível?

DSC00430.JPG

DSC00429.JPG

7 people like this

Posted

Tratei de consultar o número do bloco com um amigo policial e graças a Deus nada consta.

Meu motor(parte de baixo) é oriundo de um Audi A4 1.8T ano 2000.

14881511_1005434516234160_1588955397_o.JPG

Apaguei alguns caracteres de algumas seções e endereço e renavam.

3 people like this

Posted

Top!!!

so achei q o pistao q ta meio magoado msm :/ 

esse plastico vende pra trocar... 

ta caminhando bem hein

2 people like this

Posted

Os 20v com bloco alto pelo que sei são os 2.0. Todos os 1.8 são bloco baixo.

Quanto ao projeto tá de parabéns! 20v é uma empreitada foda, mas que compensa muito!

1 person likes this

Posted

Top!!!

so achei q o pistao q ta meio magoado msm :/ 

esse plastico vende pra trocar... 

ta caminhando bem hein

O pistão se tiver que trocar já vou de AFP, menos uma coisa pra me aporrinhar depois.

Aí já compro os pinos HXP e boa.

Quando chegar a hora de turbinar, já subo as bielas pra 1000cv pra ter uma margem boa e ARP nelas.

Na verdade quando chegar a fase turbo vou subir ARP em tudo, volante de motor, bloco e cabeçote.

Deixar de fazer isso acho economia porca, se der merda não sai nada barato.

1 person likes this

Posted

Se vai andar aspirado apesar de nao estar bonito nao da nada, depois vem com tudo de uma vez..

fato, arp em tudo e seja feliz

1 person likes this

Posted

Te confessar q to ansioso pra ver esse carro andando eheheh

mais ainda, pra ver seu feedback depois q vc andar nele hehehe

3 people like this

Posted (edited)

Te confessar q to ansioso pra ver esse carro andando eheheh

mais ainda, pra ver seu feedback depois q vc andar nele hehehe

Também estou bem ansioso.

Dá uma puta dó ver o carro parado na garagem do mesmo jeito a umas 2 semanas e meia, sem capô.

Mas faz parte, ele continua intacto e muito bem conservado, lavo pelo menos 2x por semana, passo pretinho e silicone sempre.

Enfim, vc acha que vale a pena aquelas bronzinas Clevite 77 e Anéis de pistão Total Seal?

Fotos:

DSC00401.JPG

DSC00403.JPG

DSC00405.JPG

DSC00406.JPG

DSC00407.JPG

DSC00411.JPG

DSC00415.JPG

DSC00416.JPG

DSC00417.JPG

DSC00419.JPG

DSC00423.JPG

DSC00414.JPG

DSC00413.JPG

DSC00425.JPG

DSC00426.JPG

DSC00427.JPG

DSC00428.JPG

Edited by guspassat
8 people like this

Posted

Gus, animal o projeto! Só uma dica, um projeto foda desse merece uma câmera também, porque essa aí, PQP!!!!! kkkkkkkkkk Parabéns cara!!! Acompanhando!!

3 people like this

Posted

Esse carro eh mto alinhado pqp..

@guspassat sinceramente minha experiencia com esses casquilhos nao eh boa.. o original vai mto bem, os aneis total seal EU nunca usei, mas, eu sei q eles detonam o brunimento bem rapido, tb nao posso reclamar dos aneis originais nao.. so ajustar direitinho a folga que nao da erro nao.. 

Tua ideia eh andar com qto de potencia + ou -?

1 person likes this

Posted

Esse carro eh mto alinhado pqp..

@guspassat sinceramente minha experiencia com esses casquilhos nao eh boa.. o original vai mto bem, os aneis total seal EU nunca usei, mas, eu sei q eles detonam o brunimento bem rapido, tb nao posso reclamar dos aneis originais nao.. so ajustar direitinho a folga que nao da erro nao.. 

Tua ideia eh andar com qto de potencia + ou -?

De ínicio depois de Turbo uns 380whp, afim de mais adiante chegar a 500whp.

Posted

Vai na fe com bronzina e anel oem.. tranquilo

1 person likes this

Posted (edited)

Em relação a turbinas, qual dessas duas pressuriza de uma forma mais linear?

HX40 ou K27?

Talvez eu compre antes do que eu imagino, portanto já estou me interando no assunto.

Já ouvi dizer que HX40 demora mais pra atingir o pico máximo, mas quando vem é uma patada e isso não seria muito bom pra um carro de frente leve como o meu, preciso de uma pegada mais linear.

No entanto a K27 por ter rotor de titânio pega antes da HX40.

Aí não sei.

Edited by guspassat

Posted

projeto TOP, mas concordo com o Trevax, merece uma camera melhor.

2 people like this

Posted

Em relação a turbinas, qual dessas duas pressuriza de uma forma mais linear?

HX40 ou K27?

Talvez eu compre antes do que eu imagino, portanto já estou me interando no assunto.

Já ouvi dizer que HX40 demora mais pra atingir o pico máximo, mas quando vem é uma patada e isso não seria muito bom pra um carro de frente leve como o meu, preciso de uma pegada mais linear.

No entanto a K27 por ter rotor de titânio pega antes da HX40.

Aí não sei.

Eh bem isso msm, EU gosto muito das HX, demora um pouco pra levantar sim, mas qdo vem pqp, e nao tem essa de morrer de alta.. o negocio empurra ate o final de giro..

uma caracteristica dos 20v eh q a potencia demora um pouco e ai vem com tudo, o fato da frente ser leve nao eh um problema insoluvel.. tem eh q acertar bem a suspensao pra vc poder tracionar legal

Posted (edited)

projeto TOP, mas concordo com o Trevax, merece uma camera melhor.

Vou dar um jeito nisso em breve.

Eh bem isso msm, EU gosto muito das HX, demora um pouco pra levantar sim, mas qdo vem pqp, e nao tem essa de morrer de alta.. o negocio empurra ate o final de giro..

uma caracteristica dos 20v eh q a potencia demora um pouco e ai vem com tudo, o fato da frente ser leve nao eh um problema insoluvel.. tem eh q acertar bem a suspensao pra vc poder tracionar legal

Então, eu fiquei meio assim com aquele Passat 20v capa da RaceMaster, usa ProTune e não consegue dar chão!

Tá certo que não devemos nos basear no projeto alheio, mas não deixa de ser uma referência.

No caso das turbinas, sei que qualquer uma das duas enchem como uma .50 de eixo APL em um 20V ORIGINAL, ou seja, enche rápido, gosto muito da HX40 pelos amigos que já usaram e gostaram bastante, inclusive da durabilidade utilizando altas pressões.

Pelo que vejo nos vídeos e projetos com a K27, ela sustenta praticamente a mesma potência da HX40 e vem bem mais linear nos 20v inclusive nos 8v.

E eu também não pretendo utilizar blowoff nem nada, então tem de ser uma turbina resistente, tanto no desempenho com altas pressões quanto na durabilidade no uso.

Edited by guspassat

Posted

Vou dar um jeito nisso em breve.

Então, eu fiquei meio assim com aquele Passat 20v capa da RaceMaster, usa ProTune e não consegue dar chão!

Tá certo que não devemos nos basear no projeto alheio, mas não deixa de ser uma referência.

No caso das turbinas, sei que qualquer uma das duas enchem como uma .50 de eixo APL em um 20V ORIGINAL, ou seja, enche rápido, gosto muito da HX40 pelos amigos que já usaram e gostaram bastante, inclusive da durabilidade utilizando altas pressões.

Pelo que vejo nos vídeos e projetos com a K27, ela sustenta praticamente a mesma potência da HX40 e vem bem mais linear nos 20v inclusive nos 8v.

E eu também não pretendo utilizar blowoff nem nada, então tem de ser uma turbina resistente, tanto no desempenho com altas pressões quanto na durabilidade no uso.

cara tem mtaaaaaaaa coisa q influencia no chao do carro ne.. eu diria inclusive q a turbina eh o menor dos problemas.. 

vai mto do gosto tb.. a k27 sem duvida eh uma otima turbina, mta gente acha melhor q a holset, eh q a minha experiencia com holset eh imbativel.. eh mto mas mto castigo em varias turbinas diferentes em varios carros diferentes e nada de problema.. 

a saveiro do meu amigo q comentei era uma lixadeira animal, 20v oem forjado + hx40 + 1,4kg.. era vir de terceira e afundar o pe e levantar fumaca MSM dos pneuszinhos 15".

foi entao q se colocou um jogo de amortecedores impacto "turbo de rua", conjunto completo de buchas de pu, alinhamento top, o msm pneuzinho 15" traciona praticamente a 2a inteira, de 3a ja vem com tudo no chao e o pneu nao eh r888 nem nada, eh ate um pneu "ruim" q nao lembro a marca..  enfim, ajuste aqui ali um acerto q tb suavize um pouco a patada, a coisa da certo

1 person likes this

Posted (edited)

Eu cheguei a pouco e estava fazendo uma contabilidade muito breve do que necessitaria pra concluir o projeto.

Enfim, parei nas injeções porque fique perplexo!

Vejam os valores:

FuelTech

Incluindo Boost Controller, Gear Controller e Spark PRO-4 em ambas(sem contar roda fônica e sensores):

*FT250: R$ 7246,00

*FT300: R$ 7531,00

*FT350: R$ 8291,00

*FT400: R$ 9716,00

*FT500 LITE: R$ 9336,00

*FT500: R$ 11.046,00

Pandoo

*** O Power Grip(Gear Controller) já tem integrado o Boost Controller+Controle de Tração, todas as opções estão inclusas no PG.

*Power Inject: R$ 4316,00

*PRO Inject: R$ 5205,00

*****E faz semi-sequencial no combustível e sequencial na ignição, correção por sonda.

Ainda não cotei Injepro que gostei bastante e achei o melhor custo benefício pra 4cil, porém no site deles não tem preço.

Olha a Power Inject da Pandoo compete com a FT250 e a PRO Inject compete com a FT400, vejam as diferenças de valores!!!

GRITANTE!!!

Edited by guspassat

Posted

pandoo... FT ta supervalorizada

1 person likes this

Posted

Vc vai usar o carro na pista?

pq se nao for acho besteira usar booster controler, e pq nao usarima bobina q nao precisa de spark?

ainda assim a ft600 sairia mais barato do q a 500 com tudo

2 people like this