BMW M3 e36 Turbo - S50b30US

197 posts in this topic

Posted

Qualquer coletor de BMW. É mais fácil baixar o motor e tirar ele fora do que com o motor no lugar, puta que pariu.

Tirei semana passada o de uma 330 E46 com catalisador e que inferno. Hahahaha

sem duvida, mas esse da spa consegue piorar o q ja eh ruim... tem umas porcas que nao saem, vc tem q ir soltando e afastando o coletor pra poder sair 

parece q os engenheiros estavam ocupados cuidando de outras coisas e alguem falou “porra e o coletor de escape?” 

“Ahhh manda o estagiario fazer”

1 person likes this

Posted

sem duvida, mas esse da spa consegue piorar o q ja eh ruim... tem umas porcas que nao saem, vc tem q ir soltando e afastando o coletor pra poder sair 

parece q os engenheiros estavam ocupados cuidando de outras coisas e alguem falou “porra e o coletor de escape?” 

Exatamente!!!!

1 person likes this

Posted

Tirei 10 porcas e afrouxei 4... Faltam 10!hehehe amanhã tiro mas 1 ou 2! Por hj já deu!  Pressa 0(Zero))...heheheheheh

1 person likes this

Posted

Dependendo de quais 10 faltam eh mais uns 4 dias de trabalho ahahahah

1 person likes this

Posted

Dependendo de quais 10 faltam eh mais uns 4 dias de trabalho ahahahah

10 dias ou mais!hehheheh 2 já me disseram q não querem sair de jeito nenhum...Sorte q eu coloquei todas as porcas de cobre, novas!hehehhe

1 person likes this

Posted

Com um detalhe, pelo menos aqui, a grande maioria sai e traz o estojo junto!
O que de certa forma é até bom pq fica mais fácil de tirar o coletor, mas depois tem o trabalho de colocar todos de volta.

2 people like this

Posted

Com um detalhe, pelo menos aqui, a grande maioria sai e traz o estojo junto!
O que de certa forma é até bom pq fica mais fácil de tirar o coletor, mas depois tem o trabalho de colocar todos de volta.

Com as porcas de cobre, nao tenho este problema.. Pelo menos até hj não!...hehehe Com as de ferro, sempre sai tudo junto... No meu caso, se o estojo desenroscar uma parte o coletor agarra + ainda pois o estojo bate no coletor antes de sair todo da rosca...Encrenca !  heehehe

Posted

Com as porcas de cobre, nao tenho este problema.. Pelo menos até hj não!...hehehe Com as de ferro, sempre sai tudo junto... No meu caso, se o estojo desenroscar uma parte o coletor agarra + ainda pois o estojo bate no coletor antes de sair todo da rosca...Encrenca !  heehehe

Aqui todos que desmontei, originais, com porca de cobre o estojo saiu junto! hahahaha
Mesmo usando WD antes de desmontar.

1 person likes this

Posted

Aqui todos que desmontei, originais, com porca de cobre o estojo saiu junto! hahahahaMesmo usando WD antes de desmontar.

Dei sorte então!heheheh

Posted (edited)

Bom, Atualizando...hehhe

Ao longo destes 15 dias fui desmontando,, com muita calma (Para não dizer preguiça..hehhe) . Não teve jeito, tive q tirar a tubina junto com o cabeçote, os parafusos acima da turbina são impossíveis... Vou estudar uma forma de facilitar saída da turbina por baixo e assim ter um acesso melhor a estes parafusos..(Aproveitar q esta desmontado, né?..hehehhe)..

Cabeçote / Turbina fora, tampa dianteira (correntes) fora tb... Agora dei + uma boa lavada no bloco e no cabeçote.. O cabeçote vai para retífica conferir tudo e o próximo passo é tirar o cárter para conferir as bielas , os pinos, casquilhos, folgas, etc...  

Bom, achei uma pequena folga na chaveta da polia damper e tb descobri q a saboneteira fixa estava com a travinha quebrada...Mas ainda não acredito q fossem a fonte do "barulho", Talvez desse alguma alteração no ponto de ingnição... Mas ainda não tenho certeza q é esta a fonte...  O bom é q tenho estas peças novas aqui... Aproveitando para dar um geral nestes detalhes, alterando a posição de algum fios/mangueiras (trocando por novos) , lavar e medir peça por peça... Com calma vai saindo!hehehhe

O_Cabecote.JPG

O_Saboneteira.JPG

Edited by Trackday
10 people like this

Posted

Amigo piloto, sera q nao eh a damper msm? Qdo a damper tem folga eh um barulho bem escroto msm, parece q ta tudo quebrado heeheh

2 people like this

Posted (edited)

Amigo piloto, sera q nao eh a damper msm? Qdo a damper tem folga eh um barulho bem escroto msm, parece q ta tudo quebrado heeheh

Cara, estou com ela na mão.. Não percebo folga, e a borracha parece estar intacta...  Tive um problema com a damper, se não me engano foi do omega ou eclipse, realmente fazia bastante barulho..hehhehe... A única folga q percebi foi q ao afrouxar a porca principal a roda fônica se movia e ao apertar parava... Tirei para verificar..Reparei q com a chaveta nova o movimento zera.. De qq forma não acho q a chaveta explica o barulho, a não ser q tivesse alterando o ponto (Batendo pino)... Pois faz o barulho mesmo sem correias.. teoricamente não existiria nenhuma força na damper....(Lembrando q o barulho só aparece a partir dos 3k rpm.) 

Edited by Trackday
1 person likes this

Posted

Cara, estou com ela na mão.. Não percebo folga, e a borracha parece estar intacta...  Tive um problema com a damper, se não me engano foi do omega ou eclipse, realmente fazia bastante barulho..hehhehe... A única folga q percebi foi q ao afrouxar a porca principal a roda fônica se movia e ao apertar parava... Tirei para verificar..Reparei q com a chaveta nova o movimento zera.. De qq forma não acho q a chaveta explica o barulho, a não ser q tivesse alterando o ponto (Batendo pino)... Pois faz o barulho mesmo sem correias.. teoricamente não existiria nenhuma força na damper....(Lembrando q o barulho só aparece a partir dos 3k rpm.) 

agora q ja tudo desmontado acho q vale o confere geral msm, maaaaas msm sem correia existe a vibracao da damper, e faria sentido so fazer barulho com um certo giro msm

1 person likes this

Posted (edited)

Bielas fora, Aparentemente tudo OK... Não percebi folga no pino..... Vou começar a levar para medir esta semana na retífica.. Lavar e conferir tudo... Até o carnaval acho q  começo a remontagem..heheheh  Vvou comprar um micrometro para mim tb, Falta de vegonha na cara não ter um deste..heheheh...  Ahhh e agora a medida q for limpando, vou tirando fotos para ilustrar aqui! ;) 

Bielas.JPG

Edited by Trackday
Incluir foto
9 people like this

Posted (edited)

quando tive problema com o esticador da corrente de comando da moto deu até depressão, barulho feio demais, entrei em choque... o que acalmou foi que não fumaceou nem nada do tipo.

Edited by Cegonha
1 person likes this

Posted

quando tive problema com o esticador da corrente de comando da moto deu até depressão, barulho feio demais, entrei em choque... o que acalmou foi que não fumaceou nem nada do tipo.

SIm sim! Barulho de corrente é um SACO!

Bom,

Já q desmontei a maior parte... Resolvi conferir volante, embreagem, dutos do bloco, e colocar o vira novo ( e guardar o antigo, claro)...Afinal, já está tudo fora..heheheh  Então... Comprei uma Girafa(Guincho hidráulico).. Sei lá onde vou guardar isto depois!hehehehh Mas já comprei, chega em 20 dias... Enquanto isso vou continuar a limpeza e medições das peças! Qd chegar tudo, remonto...hehehe...  Vlw!!

O_Casquilho_BMW.JPG

O_Saboneteira_Nova.JPG

4 people like this

Posted

SIm sim! Barulho de corrente é um SACO!

Bom,

Já q desmontei a maior parte... Resolvi conferir volante, embreagem, dutos do bloco, e colocar o vira novo ( e guardar o antigo, claro)...Afinal, já está tudo fora..heheheh  Então... Comprei uma Girafa(Guincho hidráulico).. Sei lá onde vou guardar isto depois!hehehehh Mas já comprei, chega em 20 dias... Enquanto isso vou continuar a limpeza e medições das peças! Qd chegar tudo, remonto...hehehe...  Vlw!!

O_Casquilho_BMW.JPG

O_Saboneteira_Nova.JPG

Nao sei se vc fez no vira q estava montado ou nao, mas se tiver oportunidade faca o balanceamento do conjunto, alem da seguranca fica uma coisa linda girando alto. 

So q so em sp... ehheheh 

2 people like this

Posted

Nao sei se vc fez no vira q estava montado ou nao, mas se tiver oportunidade faca o balanceamento do conjunto, alem da seguranca fica uma coisa linda girando alto. 

So q so em sp... ehheheh 

No montado eu só fiz no vira, pois meu volante ainda é dupla massa (travado),... O ideal é fazer do conjunto já com as multidiscos.... Como não quero desmontar novamente este motor tão cedo,.pode ser interessante adiantar e colocar logo a multidiscos para balancear o conjunto volante/vira/polia.. Vou pensar no assunto!ehehehe A São Lourenço em Nikit fazia balanceamento de vira/volante qd o antigo dono ainda era vivo, não sei se ainda faz.... Vou passar lá e perguntar! heheheheheheh :P 

2 people like this

Posted

No montado eu só fiz no vira, pois meu volante ainda é dupla massa (travado),... O ideal é fazer do conjunto já com as multidiscos.... Como não quero desmontar novamente este motor tão cedo,.pode ser interessante adiantar e colocar logo a multidiscos para balancear o conjunto volante/vira/polia.. Vou pensar no assunto!ehehehe A São Lourenço em Nikit fazia balanceamento de vira/volante qd o antigo dono ainda era vivo, não sei se ainda faz.... Vou passar lá e perguntar! heheheheheheh :P 

recomendo fortemente q o amigo faca em sp heheheeh sei q da trabalho pra kct, maaaaaaas o negocio fica perfeito

vale mto a pena ja fazer o q tiver q fazer e montar

2 people like this

Posted

recomendo fortemente q o amigo faca em sp heheheeh sei q da trabalho pra kct, maaaaaaas o negocio fica perfeito

vale mto a pena ja fazer o q tiver q fazer e montar

Recomenda algum lugar em especial em SP(q faça no mesmo dia) ??? Como teria q buscar a embreagem, já faria o balanceamento.. ;) 

2 people like this

Posted

Recomenda algum lugar em especial em SP(q faça no mesmo dia) ??? Como teria q buscar a embreagem, já faria o balanceamento.. ;) 

retifort ou retsam, qualquer uma das duas, se vc ligar e agendar um dia eles fazem sim. So explicar a situacao que faz. 

Acabei de buscar o eixo do opala q tava balanceando na retifort, como precisava fazer o ferro das bielas acabei deixando la e indo buscar depois. Mas ja fiz balanceamento assim, deixa de manha cedo e na hora do almoco ta pronto.

Se for na retifort pede pra falar com o Sr. Odacir, diz q foi indicado pelo Ricardo ai do rj (meu tio) gente fina demais Sr. Odacir e manja pouco de retifica eheheh

2 people like this

Posted

Bora para + um capítulo! hehehhe

Já terminei a 'primeira limpeza de algumas peça, próximo passo, limpeza detalhada, lubrificar e começar a montar...

Problemas encontrados até o momento : 

* Chaveta da Damper (pequena Folga)

* Saboneteira Fixa quebrada

* Ao tirar os pinos dos pistões observei q todos estão marcados.. Com a biela+pino percebi uma pequena folga... Como tenho pinos novos, já troquei...(+ 1 ponto para Black Bug! heheh)

* Percebi hj uma folga no defletor do carter... Fiz um vídeo para mostrar o barulho!!! (Assustador este barulho...hehehhe)

Da última vez que montei, mandei fazer o banho químico no bloco com lavagem final dos dutos... Fiz a limpeza apenas no restante.. Mas já me arrependi.(Confiar em M.O. no .br é FODA)... O Óleo estava MUITO escuro para um óleo trocado a cerca de 1000km.... Parece óleo velho.... Desconfio q só lavaram o bloco por fora (Mas cobrar pelo banho químico, eles cobraram..grrrrr) ... De certa forma foi bom ter desmontado, pois agora eu mesmo estou limpando tudo... Tinha uma CRACA no carter, o q não faz o MENOR sentido.. :/ 

Agora é aguardar a chegada da Girafa e do plastgage+Micrômetros, para fazer a limpeza final, medições, balanceamento e iniciar a montagem!!

Marcelo.MOV

Abraços

Marcelo.JPG

6 people like this

Posted

Bora para + um capítulo! hehehhe

Já terminei a 'primeira limpeza de algumas peça, próximo passo, limpeza detalhada, lubrificar e começar a montar...

Problemas encontrados até o momento : 

* Chaveta da Damper (pequena Folga)

* Saboneteira Fixa quebrada

* Ao tirar os pinos dos pistões observei q todos estão marcados.. Com a biela+pino percebi uma pequena folga... Como tenho pinos novos, já troquei...(+ 1 ponto para Black Bug! heheh)

* Percebi hj uma folga no defletor do carter... Fiz um vídeo para mostrar o barulho!!! (Assustador este barulho...hehehhe)

Da última vez que montei, mandei fazer o banho químico no bloco com lavagem final dos dutos... Fiz a limpeza apenas no restante.. Mas já me arrependi.(Confiar em M.O. no .br é FODA)... O Óleo estava MUITO escuro para um óleo trocado a cerca de 1000km.... Parece óleo velho.... Desconfio q só lavaram o bloco por fora (Mas cobrar pelo banho químico, eles cobraram..grrrrr) ... De certa forma foi bom ter desmontado, pois agora eu mesmo estou limpando tudo... Tinha uma CRACA no carter, o q não faz o MENOR sentido.. :/ 

Agora é aguardar a chegada da Girafa e do plastgage+Micrômetros, para fazer a limpeza final, medições, balanceamento e iniciar a montagem!!

Marcelo.MOV

Abraços

Marcelo.JPG

nao consigo ver o video aqui pelo celular, amanha vejo e emito uma opniao eheheh

mas realmente que bom q vc desmontou entao, pq ia dar problema pior.. 

Depois manda uma foto ai da chaveta da damper que nao lembro como eh, dependendo de como eh tem jeito facil de fazer um reforco que ai nao corre mais risco.

eu sinceramente so confio na retifort e ainda assim msm fazendo banho quimico eu lavo bem tudo antes de montar, qqer sujeirinja coloca tudo a perder ne.. complicado

2 people like this

Posted

EDIT: Assisti o video agora, bizarro msm o barulho do defletor hein.. se escutar o barulho sem ver o video da pra dizer q eh folga no vira hehehee

1 person likes this

Posted

EDIT: Assisti o video agora, bizarro msm o barulho do defletor hein.. se escutar o barulho sem ver o video da pra dizer q eh folga no vira hehehee

Exatamente!! hehehhehe Barulho macabro!!!  Engana MUITA gente!hehehhe

nao consigo ver o video aqui pelo celular, amanha vejo e emito uma opniao eheheh

mas realmente que bom q vc desmontou entao, pq ia dar problema pior.. 

Depois manda uma foto ai da chaveta da damper que nao lembro como eh, dependendo de como eh tem jeito facil de fazer um reforco que ai nao corre mais risco.

eu sinceramente so confio na retifort e ainda assim msm fazendo banho quimico eu lavo bem tudo antes de montar, qqer sujeirinja coloca tudo a perder ne.. complicado

Sim sim.. Só q não foi sujeirinha, era MUITA sujeira!! Q raiva..E na época eu pedi para fazerem o banho quimico e lavagem final, justamente para ter certeza q estava tudo certinho... Mas.. Faz parte.... Vivendo e aprendendo!hehehehe

A chaveta é igual a do gol, só q + grossa..vou tirar uma foto...

Vlw!!!

1 person likes this