Parati 87 do vô

73 posts neste tópico

Postado (editado)

Boa noite pessoas, posto pouco por aqui mas hj resolvi abrir esse tópico pra além de mostrar a vcs o meu simples projeto tirar tb dúvidas, muitas dúvidas !! 

Bem a historia do carro eh a seguinte, meu avô comprou a Parati CL 1.6 alcool em 87 zero km, tirou na loja junto com meu pai e eu não era nem nascido ainda, ficou com ela por todos esses anos e minha infância e parte da minha adolescência foi dentro dela, resumindo a historia meu avô tem 7 netos dos quais eu sou o único homem, tenho 2 irmãs e 4 primas, e por eu sempre gostar de carros, ter corrido de kart, tive carro turbo, etc, ele sempre disse que nunca a venderia, quando ele não pudesse mais dirigir ou morrer ela seria minha, bem eu resolvi adiantar esse processo, calma !! eu n matei meu avô, ofereci um peugeot 207 sedan que eu tinha pra ele e ele topou a troca com a condição de eu nunca a vender, claro que vender ta fora de questão ela tem um valor sentimental, já eh da família, como moro em Natal - RN e meu avô em Aracaju - SE a viajem de volta foi bem diferente ... Encarar 750 km de estrada sem a.c nas estradas do nordeste foi foda !! mas me surpreendeu pois o carro é totalmente original, nunca tinha sido aberto nada e trocado só óleos e filtros e o carro veio tranquilo sem dar nenhum sinal de problemas e ainda fazendo 10,5km/l de alcool !! ela tem hj depois da viajem 120 mil km originais, chega de papo vamos as fotos !!

Ainda na casa do meu avô

2016-01-23_09.58.09.jpg

No meio do caminho com rodas de ferro 14 que eu ja tinha com pneu pra viajar, temporárias ...

2016-03-06_06.16.48.jpg

Bem agora surgem as dúvidas:

O motor dela eh um AP 1.6 alcool com 12 de taxa, como eh todo zeradinho queria em um primeiro momento turbinar original com pouca pressão, no max 0,8kg

Minha duvida é com relação a lista de peças, o que devo usar, quero ir comprando ja pensando em up grades futuros, como ela está carburada e vai ser assim por enquanto, coloquei um 3E de santana e queria saber ja que terei que comprar um dosador se da certo usar um tipo Aeromotive modelo 13301 alem de funcionar deixaria o cofre bonito.

ate o momento comprei em uma oportunidade pelo preço que paguei uma turbina Master Power 4449, wideband com sonda da marca glowshift, manometros glowshift pressao de oleo e combustivel, wastegate tial e capa da turbina.

Por favor me ajudem com relação a comando qual melhor custo x beneficio, cabeçote se devo pegar o meu original e ja retificar com as medidas do 2.0, intercooler, radiador de oleo, qual bomba de combustivel usar essas coisas.

Obrigado desde já pelas dicas e com o tempo vou atualizando de como esta ficando.

Aqui são peças que comprei.

2016-04-26_18.33.14.jpg

IMG-20160623-WA0050.jpg

Editado por FelipeGT
19 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Cara primeiramente parabéns,

Eu se fosse você iria trabalhar o seu cabeçote original, abrindo dutos e colocava um comando 049G. Mais que isso só quando for forjar. Bomba pode usar pelo menos 1 da dinamica 12BAR(fazendo o catch tank). Como você vai usar bomba elétrica, tem que usar dosador sim e esses estilo aeromotive já te serve bem. Cara quanto a intercooler, a SPA tá importando um modelo bom, que fica na frente do radiador. O radiador de óleo pode comprar spa também.Como você vai andar carburado, eu usaria a mufla da macktech, melhora bem o fluxo de ar. Na transmissão seria legal você comprar um desses blocantes 80% com capa. Não se esqueça de verificar trincas no túnel, estado do agregado e fundo, estrutura é o maior bem dos quadrados, se estiver tudo ok, dê um jeito de amarrar pelo menos a frente do carro toda, com barras superior, inferior e de cambio. Buchas recomendo a NVS MOPU, tem um uso na rua muito bom. Suspensão não tem melhor que impacto, mas existem outras boas tb como blackZ, fenix, noopcar...

Lembrando que, eu se fosse você não faria tudo de uma vez, montaria em fases. Para você ir amortecendo os custos sem ter que ficar meses sem o carro. Eu dividiria assim.

1- Montagem, sem intercooler e radiador de óleo;

2-Forjar o motor e se achar necessário troca de turbina;

3-Intercooler e radiador de óleo;

4-Caixa forjada com tulipas, homocinéticas e semi eixos do santana 2.0;

5-Injeção.

Qualquer coisa você grita que a gnt tenta ajudar!:valeu:

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Alexvilhena muito obrigado pelas dicas, realmente essas fases que vc recomendou eh bem o que quero msm.

O comando eh que eu queria comprar de uma vez e não mexer mais, se eh que isso eh possivel, estava pensando em algo como o 272 ou 276 ou 278, mas não sei quais destes seria o melhor pra acertar e ter um uso aceitavel na rua.

Depois de pesquisar varias lojas pela net, vi que a Folego Turbo tem o melhor preço para as peças, a bomba GTI 7 bar, será que ela não seria o suficiente ?

Vi que ela alimenta até 350cv no carburado, coisa que ta longe do que quero pra agora, se eu tirar 200cv de roda to mais do que feliz !!

Essa mufla não conhecia, vou providenciar uma dessas.

O carro eh realmente muito integro sem nenhum trica, o único serviço feito de lata nele foi um pedaço do piso do lado do passageiro que tava meio podre, mas foi devidamente consertado, ja vou pesquisar onde comprar essas barras pra deixar o carro todo amarrado.

Deixei a parati no mecânico e ele ta trocando os freios dianteiros pelos do gol GIV 1.6 que são ventilados, peguei de um amigo discos + pastilhas + pinças tudo por 130 reais, então por esse preço vão estes por enquanto, mais pra frente se precisar coloco freio melhores, afinal o dela era originalmente de disco solido, mandei trocar todas as borrachas, buchas, pivos, etc pelas originais por enquanto pq as que estão la tem somente 29 anos !! Elas vão segurar um tempo e depois troco pelas MOPU e tb ja mandei fazer a linha de combustivel toda preparada pra receber o kit turbo com mangueiras novas e com o catch tanque.

Lembrando que esse carro não uso no dia a dia, tenho outro carro e esse eh só pra curtir final de semana e participar uma vez e outra de um rachão no autodromo.

Mais umas fotos da Parati:

A pintura é original de 29 anos, foi só dado uma lavagem detalhada e um polimento.

2016-04-07_08.07.15.jpg

2016-04-07_08.08.03.jpg

2016-04-07_08.08.38.thumb.jpg.a3e79588be

Editado por FelipeGT
8 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

muuuito legal! acompanhando! 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Não li as respostas, vamos às minhas considerações. 

Você quer montar um turbo pra rua né? 

* Comando: não mexeria, no máximo o melhor comando original que puder usar(ex. 49G). Se colocar comandos aftermarket esses que você citou (principalmente nesta fase), dependendo do lobe vai deixar o funcionamento do seu motor "quadrado" em certas rotações, provavelmente baixas rpm. 

Pra carro de rua o melhor comando é o original. 

* Cabeçote: não mexa, extraia todo potencial do seu conjunto antes de mexer em cabeçote e comando, um pequeno aumento de pressão de turbo deverá ter o mesmo resultado(hp) de uma preparação de cabeçote nesta fase inicial. 

Alimentação: não precisa usar um dosador Aeromotive, a menos que você queira gastar mais, use um dosador LP de Tempra, ele é 1:1 e cumpre muito bem esse papel, já usei. 

Quanto a bomba elétrica, iria de uma 12bar, pode ser Dinâmica, DPL, fica a seu critério, eu usei uma DPL 12bar, comprei usada, veio de um Civic Turbo com 5 meses, usei por mais de um ano, vendi o carro com ela funcionando. 

Turbina: iria de Master Power, essa linha nova vem recebendo muitos elogios tanto quanto à eficiência quanto à durabilidade. Não sei qual sua meta de potência, mas eu não usaria APL, pegue uma. 50 com eixo entre 51mm e 54mm.

Motor: o motor AP 1.6 é o melhor da linha pra preparar, tem melhor R/L e mais durabilidade e funcionamento suave, se não for forjar agora, sugiro substituir os pistões a álcool por pistões gasolina, isso já vai deixar em uma taxa ideal pra turbo. 

Quando forjar mantenha ele 1.6, existem AP's 1.6 forjados com mais de 400whp. Fica muito bom. 

Lubrificação: imprescindível usar uma bomba de óleo nova, original VW. 

Acho que é isso. 

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Esqueci de citar, cuidado na hora de comprar bronzinas, está rolando muita bronzina Metal Leve falsificada por aí.

Esqueci de comentar sobre a embreagem também, eu usava uma Displatec platô 980lbs 4 discos com mola, aguentou legal. 

Outra coisa interessante de você fazer é o balanceamento dinâmico das partes móveis, principalmente quando forjado, no caso vai pistões, bielas, virabrequim, volante de motor, platô, vale muito a pena. 

Último caso que tive conhecimento, o cara montou um AP com conjunto todo balanceado, forjado e girou bronzinas, foi um técnico da Metal Leve lá e comprovou que era um produto falsificado. 

O dono desse Gol usa o mesmo motor a mais de 10 anos, agora a mecânica está em um G4, atualmente com 482hp no 1.6! 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cabeçote bem feito, Weber 32/36, escape, comandinho :cool:

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

é disso que o povo gosta rs

os bancos parecem bons, frente alinhada, pcs alinhados.. 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

cabeçote 40x33 oem

se o cabeçote for tucho hidraulico usar comando 027.7, tucho mecanico = 49g

turbina master power pulsativa, com coletor no farol

bomba dinamica gti

dosador hp

escape

embreagem com plato de 900 e garfo de santana

se 1.6 suponho q seu cambio seja o px, curto de saida e marchas altas mais longas

q acha @VictorArrabal??

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Esquece cabeçote 40x33 KK, cabeçote com válvula grande só em motor maior ou mais preparado, por enquanto melhor é manter as válvulas originais... Por ser 1.6 se quiser trocar só as molas pelas de Fiat para poder girar com mais segurança já vale... Esse ano ai o cabeçote é mecânico, então comando é o 49G, com polia regulável dá para brincar legal com esse comando (já vi motor AP de 49G que entregava potência máxima em mais de 8000rpm UHAUhUAHuHAU)... Eu não tenho nada contra essa turbina ai que vc já tem, ainda mais no 1.6 vai ficar legal pq não vai vir mto tarde e ainda assim vai vir uma potência legal... Coletor no farol ou em baixo tanto faz nessa potência, o bom do coletor embaixo é que o downpipe sai reto e isso ajuda a reduzir contrapressão, o bom do coletor em cima é que a turbina fica na cara do Gol recebendo ar da grade (além de ficar mais bonito no cofre)... Bomba eu iria de Dinâmica de 12bar também, as da Folego são xingling... Dosador pode usar o de Tempra ou então um HP, tanto faz, só não pega HPi pq o Delta dele é ridículo... Embreagem eu gosto de Displatô, foi a melhor que tive... Atualmente uso FF e não tem mta novidade, mas o desgaste dela geralmente é mais rápido... 900lb tá ótimo já, e recomendo pegar com molas no disco para melhorar a modulação do pedal... E se quiser dx a embreagem menos dura dá para usar a alavanca do garfo de Santana que é um pouco maior... Lembra de montar rolamento novo junto e dar passe no volante, trocando os  parafusos do volante na hora de montar de volta...

Agora outros pontos, montar com 12 de taxa no carro carburado é suicídio... Sem controle legal de ponto a possibilidade de derreter td, ainda mais no calor do NE é grande... Coloca uns pistões do à gasolina (8,5 de taxa) ou dos Mi (10 de taxa), junta de aço, anéis e bronzinas... Importante também é trocar a bomba de óleo e a bomba d'água, além de retentores... Por mais que o motor seja "novo", esse tipo de coisa não sai tão caro e garante vida longa ao seu motor...

Do mais é só ser feliz UHAUhUAHuHUAHuHAUhUA 

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

e depois falam que AP é só espetar kit padaria de 2 conto e deu

se juntar o post do alexvilhena, gus e arrabal já tem uma apostila de 10 paginas rs e uns 10k de investimento :lol:

7 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

sei la... mais cfm = mais potencia... msm sendo toda a parte de baixo std... eeuu ja montaria com o 40x33... 

só focaria em montar de 3e de santana, de opala tem venturis mto grandes e fica on off o acelerador...

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

sei la... mais cfm = mais potencia... msm sendo toda a parte de baixo std... eeuu ja montaria com o 40x33... 

só focaria em montar de 3e de santana, de opala tem venturis mto grandes e fica on off o acelerador...

Não é bem assim que funciona não man... não adianta colocar um cabeçote da NASA e manter o restante original, tudo tem que trabalhar em harmonia, especialmente num carro de rua... maior fluxo/vazão de gases sem comando, cilindrada e turbina que a justifique acaba por reduzir a velocidade dos gases e isso interfere diretamente em enchimento da câmara de combustão... e é o enchimento da câmara que de fato vai se resultar em mais potência... sem contar que essa perda de velocidade nos gases aumenta lag, manda a curva de torque lá para cima (isso contando que não se tenha comando e turbina de acordo)... enfim, fica uma bhosta para carro de rua...

E concordo plenamente sobre a 3E de Opala em comparação com a de Santana... Mas com o "hardware"que ele tem, até 2E alimenta de boa kkkk Alias, se tiver alguém que manje MESMO dá até para montar com o TLDZ original desse motor, que é um carburador chato pra caralho mas tem mais fluxo que os Brosol (por isso que as categorias aspiradas com carburador simples preferem os Weber miniprogressivo e TLDZ)

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Exatamente, o motor em questão, visto as peças adquiridas e fim específico, não terão enchimento de cilindro satisfatório que justifique preparação de cabeçote, ao menos nessa fase. 

É no máximo polimento de de dutos do cabeçote. 

Preparar cabeçote agora é rasgar dinheiro e correr o risco de ter o desempenho comprometido. 

Qualquer 0,2/0,3bar a mais vai te dar o mesmo resultado ou mais que um cabeçote preparado neste estágio inicial. 

Guarda a grana do cabeçote e comando e forja pistão / biela. 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Muito obrigado pelas dicas que vcs estão me dando.

Carburador original dela estava bem ruim, tldz, com folga no eixo e bóia ruim, troquei por um 3E de Santana que já melhorou e muito o carro mesmo ela estando toda original.

Bomba de combustível então vou de GTI 12bar, já mandei fazer o cash pra duas bombas mas vou usar uma por enquanto.

Dosador ia comprar um tipo aeromotive mais por causa do visual mas ia ser da China mas acabei desistindo, vai ser um HP do grande msm.

Comando é que fico numa dúvida danada, curto aquela embaralhada em baixa e logo quando sobe giro o motor limpa, acho lindo ?, o cabeçote tenho que de toda forma tirar pra trocar retentores e dar uma limpeza pois eh tudo original com 29 anos né, então já ia aproveitar pra mandar colocar as válvulas maiores do 2.0 e o comando, tava pensando em um 272 mas realmente n sei qual pegar, não sabia dessa das molas de Fiat, tem alguma coisa pra adaptar ? E de qual Fiat são essas molas ?

Realmente 12 de taxa eh foda, mas meu mecânico tem um jogo de pistão do Mi e me passa baratinho R$150,00 então vão ser eles nessa primeira fase sem forjar.

Broze de bielas, anéis dos pistões, parafusos do volante, prisioneiros de cabeçote, etc todos vão ser colocados novos assim como a bomba d'agua e de óleo.

Intercooler vou usar o de S10 que arrumei baratinho da pra por por trás da grade, cabe certinho, radiador de óleo vou ver de onde vou pedir só n sei se de 300ml ou 500ml.

A mufla da macktech que o Alex indicou eh cara pra caramba !! Pelo menos onde eu vi na net, mas ganhei uma de um amigo, não sei qual eh mas como foi presente vai ser ela msm ?

Coletor de escape ganhei um do Hicaro aqui do fórum, um deslocado pro farol.

Embreagem vai ser da displato ou displatec então, a que tiver melhor preço.

E por fim, por enquanto, quais buchas eu devo comprar ? Vou usar MOPU mas n sei quais devo pedir, bandeja, agregado, caixa, etc ? Quais são ? 

Galera muito obrigado mais um vez e vou atualizando toda vez que tiver uma mudança no carro.

Pra n ficar só em palavras tá aqui a foto das pinças que pintei com spray msm de cor ouro, até curti o resultado apesar de todo mundo tirar onda com minha cara ?

IMG_20160712_104256750.thumb.jpg.b5b507c

E aqui o trambulador da AG que comprei de um amigo que já vai pro carro tb

IMG_20160712_104109130.thumb.jpg.735f336

5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Tá indo pro caminho certo man!

Buchas, como não é carro de dia a dia, pode por tudo de PU. Só não recomendo usar coxim do amortecedor de PU pq corre o risco de trincar as torres, mas bucha de bandeja, de agregado, coxim do câmbio e coxins do motor (estes principalmente) de PU são garantia de que vão durar bastante e melhoram o comportamento do carro... Não esquece de providenciar as barras para travar a frente e evitar de abrir o túnel... se conseguir comprar aqueles kits de tração que vendem por ai e se usa no lugar da estabilizadora vale a pena tb para ajudar a andar reto... investir num blocante simplão de mola tb ajuda bastante... Há mto tempo atrás vi um Goldrado que era 1.6 basicão mas com chão impecável  (pra reta) e o carr deixava mto carro mais forte para trás nos 200m

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

show de bola! acompanhando! caminho certo mesmo, eu deixaria o cabeçote original, pistoes do MI, pra ficar com uns 10 de taxa, e um 49G, menos muitas vezes é mais, ainda mais em um 1.6! pode ter certeza que ficará show de bola pra andar na rua!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

confere as medidas dos pistões a gasola antes de montar...

a imohr faz umas barras anti torção legais, e eu n curto bucha de pu pra carro de rua... 

Tá indo pro caminho certo man!

Buchas, como não é carro de dia a dia, pode por tudo de PU. Só não recomendo usar coxim do amortecedor de PU pq corre o risco de trincar as torres, mas bucha de bandeja, de agregado, coxim do câmbio e coxins do motor (estes principalmente) de PU são garantia de que vão durar bastante e melhoram o comportamento do carro... Não esquece de providenciar as barras para travar a frente e evitar de abrir o túnel... se conseguir comprar aqueles kits de tração que vendem por ai e se usa no lugar da estabilizadora vale a pena tb para ajudar a andar reto... investir num blocante simplão de mola tb ajuda bastante... Há mto tempo atrás vi um Goldrado que era 1.6 basicão mas com chão impecável  (pra reta) e o carr deixava mto carro mais forte para trás nos 200m

gol do O Esmirilhador?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Não... de um amigo do Tripazz que uma vez colou no posto da Band uma vez que eu ainda tava de Voyage aspirado UAHuHAUhAUhUA

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Só pra atiçar suas lombrigas. :mrgreen:

Sou fã desse carro.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Muita coisa escrita, li tudo não.

Bandiburro tão falando pra ele cololcar dosador 1:1 em carro carburado? Eu vo bater em vcs... Compra um HP pequeno da BEEP.

Joga fora esse trambulador da AG, compra do g3 no ferro véio e as buchas na agencia.

Comando esquece, usa esse do carro memo, se for trocar um dia, deixa pra quando for fazer um cabeçote de gente com quem entende. Se vai colocar um comando com levante alto, vai cuspir pastilha e quebrar teu comando no meio.

No alcool usa no maximo 0.8 de pressão, Quando for forjar já monta 1.9 que virabrequim de 1.8 é barato.

Usa um filtro de carro injeção de plastico depois da bomba. Use uma de gti dinamica, pode colocar ela no lugar original com a bomba pelo menos na altura mais baixa do tanque. Se for usar catch tank, compra um tanque da imohr, nem fica perdendo tempo soldando que é uma desgraça pra soltar fuligem depois...

Em relação as rodas vc vai ter que comprar um cubo com essa furação ou tampar com solda os furos e refazer 4x100, compra na recuperg.

Eu não gosto de 3e, se nao tem quem manja ai na tua terra, manda o carburador pra alguem que entende em sp e fala o que vc quer, receita pra isso já existe a quase 30 anos.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

taveira taveirando

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Fala galera, 

Gus o gol do esmerilhador já acompanho a um tempão por aqui e pelo hotcampinas, essa preparação feita no Ferreto tenho os prints no meu ipad, esse carro eh minha inspiração !! Mas tá longe de fazer algo tão forte por agora.

Victor as dicas das buchas foram ótimas, vou comprar desse jeito que vc falou mas todas em MOPU.

Taveira valeu pela informação do filtro, vou usar adaptadores de 5x100 pra 5x120, pro meu custo x benefício foi a melhor opção, curti muito o engate com o trambulador da AG, recomendo, o tanque já foi feito o cash e ficou ótimo por R$60,00 e meu carburador vai ser um 3e que já está instalado.

Essa semana arrumei um jogo de bancos recaro, os dois dianteiros e o traseiro, um verdadeiro achado, dei os meu mais R$150,00 de volta, eles estão muito bons porém quero comprar os tecidos cinza e vermelho laguna pra mandar forrar, quem souber onde compro esses tecidos fico muito agradecido.

Uma foto dos bancos quando peguei.IMG_20160714_172208837.thumb.jpg.d2083fc

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Screenshot_2016-07-25-08-37-07.png

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora