NITRO (OFICIAL)

25 posts neste tópico

Postado

Povo, postem aqui suas experiências, conhecimentos sobre funcionamento, instalação, gerenciamentos, valores de kits, de recarga, dúvidas, enfim, tópico explicativo, informativo, de discussão sobre aplicação, custo / benefício e afins. 

Logo mais posto resultados de minhas pesquisas online e com usuários do gás do capiroto. 

images (3).jpg

images (2).jpg

images (1).jpg

images.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Kit nitro é realmente algo bem simples de se instalar, no motor mesmo precisa apenas fazer um furo no coletor de adm (para o kit mais simples), o resto é instalação do nitro e da linha de combustivel. 
Alem de resfriar, a molecula do oxido nitroso é composta por N²O, ou seja, ele adiciona oxigenio a mistura, consequentemente, voce pode adicionar mais combustivel e o carro vai andar mais. O principio é igual um turbo compressor, só que ao inves de forçar a entrada de mais ar, ele injeta mais oxigenio.
Atrasar o ponto é sempre bom.
Tenha em mente que o motor não gera potencia, ele gera torque. Torque é a capacidade do motor gerar trabalho. Potencia é uma resultante de torque x rpm. SWe ta gerando mais potencia sem girar mais, consequentemente ta vindo mais torque..

Apesar do preço do kit e da facil instalação, é algo que acaba, diferente de um compressor que esta sempre ali. Tem o inconveniente da recarga e ainda o custo dessa recarga, que não é tão barato assim. E mesmo assim, imagine voce ta la na empolgação, vai dar aquela acelerada, e ta sem nitro

Vamos la, 
Desvantagens do nitro:

1 - Tempo frio. Se estiver muito frio, a garrafa pode não dar a pressão ideal (900psi), mesmo que esteja quase cheia. Para isso existem mantas termicas ou você pode ser AUTOMOBILISMO MULEQUE igual eu e meter uma bolsa termica daquelas pra luxação que vc encontra na farmácia e cobrir com uma manta...1000psi garantidos. (Em tempo quente, por outro lado, é uma MARAVILHA, pq ele além de dar pressão, esfria o ar que entra).

2 - Recarga. SIM, eu sei, nitro tem que "regarregar". Bom, óleo e combustível também. Mas nitro não é igual no velozes ou no need for speed....ele não acaba em 1 estilingada...para você ter uma noção minha ultima garrafa (em 50whp) durou cerca de 1 ano. Caso você vá numa arrancada, essa configuração aguenta umas 20-30 passadas FORTES antes de começar a perder pressão. Se for nitro progressivo, aguenta mais e anda mais. Por curiosidade: A recarga está cerca de 300 reais. (quando comecei era 180...maldito dolar). AH, e não esqueça, se você tiver 2 garrafas cheias e acabar uma no meio da arrancada, assim que o pessoal parar de te zuar de manco, você instala a segunda e dá no meio dos dentes deles com a primeira =)

3 - A CULPA É SUA. Se o nitro quebrar, meu amigo, muito provavelmente a culpa é sua. O sistema é muito simples e as partes que podem dar errado são muito poucas e geralmente elas acarretam o nitro NÃO funcionar. As chances são de que, se der problema usando nitro, é você que está usando errado. 

Você não pode nitrar em baixa RPM ou em RPM continua (tipo, numa subida, de sexta, você mete o nitro e o carro não empurra, ele mantém a velocidade). Aí dá cagada.
Agora, enquanto o carro estiver empurrando e consumindo o NOS...pau na maquina....essa questão de choque térmico e etc...bom...eu leio em tudo quanto é canto mas nunca vi um caso de alguém que aconteceu. (só injetando nitroDEMAIS para pouco comb).

O processo de dissociação do N2O é EXOTERMICO, ou seja, ele libera calor. Então dentro da câmara de combustão a temperatura AUMENTA (tanto que se não injetar o combustivel a mais, FRITA, igual turbo), dentro da admissão (que é antes da câmara) a temperatura DIMINUI, por conta da súbita descompressão do N20 (que passa de 900psi para 14psi). Da mesma forma que o ar, quando comprimido, esquenta (caso dos turbos, por isso precisa de IC), ele quando descomprimido esfria.

Retirado do Fórum HotCampinas, área de Consultório de Preparação

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Ja vi nitro em carro de amigos com tiro seco, um congelou o motor (k20 si), em outro explodiu a TBI pensa no susto

tenho vontade de montar um v8 nitro, mas com muito nitro papo de 300, 400hp mas ai o buraco e mais embaixo

retardo de ponto, pistões trabalhados para receber nitro, combustível usado

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu conheci um cara q tinha mas ele falava que só funcionava bem com a garrafa cheia, começava a baixar o nível mesmo com a manta ele dizia que não rendia bem. Aí ele encheu o saco, vendeu o kit e turbinou. Problem solved :haha:

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu tenho mta curiosidade de ter nitro no carro... mas algo me diz que a turbina limão do A3 isso me limitaria ou me foderia de alguma forma kkk

Sobre o custo da recarga, há quem diga que ao invés de recarregar em loja de performance usar N2O hospitalar e dá o mesmo resultado, não sei se procede...

Instalação realmente é bem tranquila, só passar as linhas (na de combustível, o mais adequado seria ter uma linha completa só para o nitro, mas dá para simplesmente colocar um T na linha principal só que sua bomba precisa ter capacidade para isso e é interessante monitorar a pressão pára ver se ela não cai abruptamente quando o o nitro é acionado)... Eu já li também que o acerto, além de correção de ponto em função do gás, é quase que imprescindível usar termopar no coletor para monitorar a temperatura... Especialmente se injetar mto gás...

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Ja vi nitro em carro de amigos com tiro seco, um congelou o motor (k20 si), em outro explodiu a TBI pensa no susto

tenho vontade de montar um v8 nitro, mas com muito nitro papo de 300, 400hp mas ai o buraco e mais embaixo

Esse sou eu (expodiu a TBI)...KKKKKK!!! E o Si que congelou o cabeçote é esse do vídeo abaixo

Usei Nitro no meu projeto do Focus... Apenas com Nitro o Focus XR (126 + 70cv nitro) andava junto com o SI remap reiko. (215 cv)

Depois passei a usar supercharger + Nitro... Ficou foda a combinação.

Aqui nesse vídeo lado a lado nos 300mts com o SI Reiko. Um dos primeiros a fazer esse remap no Brasil.

Infelizmente os irmãos que compraram meu focus destruíram o carro.... KKKKKK! Cupins!

Editado por MarBeer
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu tenho mta curiosidade de ter nitro no carro... mas algo me diz que a turbina limão do A3 isso me limitaria ou me foderia de alguma forma kkk

Sobre o custo da recarga, há quem diga que ao invés de recarregar em loja de performance usar N2O hospitalar e dá o mesmo resultado, não sei se procede...

Instalação realmente é bem tranquila, só passar as linhas (na de combustível, o mais adequado seria ter uma linha completa só para o nitro, mas dá para simplesmente colocar um T na linha principal só que sua bomba precisa ter capacidade para isso e é interessante monitorar a pressão pára ver se ela não cai abruptamente quando o o nitro é acionado)... Eu já li também que o acerto, além de correção de ponto em função do gás, é quase que imprescindível usar termopar no coletor para monitorar a temperatura... Especialmente se injetar mto gás...

Quanto a usar grande cavalaria em nitro, a recomendação que tenho visto é usar progressivo, tipo acima de 120-150hp de Nitro o pessoal recomenda a usar progressivo, aí se a IE não tiver a opção de controlar o acionamento do mesmo tem de comprar aqueles módulos externos de controle progressivo de nitro. 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Opa! Sou fã também,usei na minha ex-E30 e também na Variant B5 V6.

Na Variant usava 50hp e na BMW 70. To pensando em colocar na Alfa depois que o V6 estiver rodando tranquilo. Nunca tive problema,instalava sempre no kick down.

Sei que assuasta bastante gente na rua.

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

image.jpeg

Editado por overboost
4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Aonde carrega isso no Rio?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu comprei um kit para colocar no S2, mas decidi colocar só quando forjar... a ideia é usar uns 100cv, para ajudar a encher a turbina que será gigante e para conseguir uns pocotos a mais! O pessoal da motorfort que fizeram meu carro, tem vasta experiencia com nitro, fazem muitos turbo+nitro e o cupe deles anda com 120whp de nitro já tem muitos anos.

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Usei alguns tracks,voyage turbo nitro, nunca tive problemas. Não achei aquela emoção toda pois tambem eu tinha mais de 400hp no carro com mais 70cv de nitro, talves em um carro mais fraco, fique legal. Tenho 2 amigos andando de carro nitro tambem com nenhum problema.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

@guilhermehrt  sabe aonde eles carregam a garrafa e preço? 

Abs! 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

falaeee, eu regarregava em sp :(

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Então galera, a maioria do pessoal até aqui só falou bem do nitro rsrsr 
Deixa eu passar a minha experiência com nitro, que a meu ver, não foi a escolha certa pro meu uso.

Muita coisa que escrevi aqui o guspassat já havia citado, mas como já tinha escrito uma parte desse texto na época do fórum RacingArt, porém pelo que me lembre não publiquei, aí complementei e melhorei o texto pra publicar agora.
Pra mim esse texto poderia ser descrito assim: 
NITRO, TUDO QUE VC DEVERIA SABER MAS NÃO TE FALAM NA HORA DE VC COMPRAR O KIT kkkkk

A conclusão que cheguei: pra ter um kit nitro que funcione 100% o cara tem que gastar bem (no Brasil), e aí gastando bem 
vc já tem diversas outras opções. To falando pra carro turbo, que era o meu caso. Mas caso vc tenha um carro aspro (a denominação correta é naturalmente aspirado - NA, então vamos falar corretamente né rs) e queira mantê-lo um NA, o nitro já se torna mais interessante pois seu custo-benefício já é mais competitivo perto do custo de turbinar. To falando em carros de rua, que mantenham confiabilidade e custo controlado.
Pra carros altamente preparados e/ou de pista ou com orçamento ´livre´, aí sim é o mundo ideal pro nitro.

Pra mim o nitro era visto com uma opção de performance ´barata´. Nos USA nitro tem a melhor relação hp/US$, e eu esperava ter isso qui também, 
pois no meu caso (carro turbo) já tinha feito escape, remap, e a partir dalí envolveria a troca de turbina, (e de arrasto viriam também bomba,
 bicos, flautas, etc) o que seria bem caro.
Nem vamos falar da parte interna do motor, cujo gasto com internos forjados seria equivalente se usar nitro ou turbo maior, então fica fora dessa
conta.
Então resumindo, se fosse pra gastar bem seguiria outro caminho, mas como queria algo que proporcionasse potência a um menor custo, optei pelo nitro,
que só seria usado de vez em quando. Isso foi lá em 2002, não sei quanto tá custando hoje, mas na época pelo que me lembro era algo em torno de 
R$ 1200 em Temers de hoje. Comprei na Powertech em Curitiba um kit americano da Nitrous Works com 4 bicos (esse kit depois foi vendido prum cara do RS que tinha um VTS e talvez esteja por aí), a garrafa era de alumínio fosco (rugoso), daí foi alisada e pintada de branco em PU ficou a coisa mais linda.
Depois aposentei o 4 bicos pois tava muito forte (40hp por bico) e o motor não aguentou (melhor nem falar sobre), daí passei a usar um bico simples da
Powertech acertado pra 75hp. Num carro de 240hp,  75 hp a mais era o mínimo aceitável (um pouco mais de 30% de incremento em potência).

Sinceramente, pra dar uma boa ´animada´ no desempenho tem q ser disso pra mais, se for menos que isso, será um gasto que não irá proporcionar o resultado esperado.

Mas depois com o tempo fui vendo que não era bem assim só acertar e usar, e pro meu kit ficar completo (e funcionar principalmente de forma segura pro motor) tive que gastar nos seguintes itens listados a seguir -coisa que ninguém me falou na hora que comprei o kit- e depois vou listar o porque de cada um deles.
1-torneira elétrica
2-disparador eletrônico ou semi-automático
3-aquecedor de garrafa
4-manômetro
5-purgador
6-bomba de combustível mais poderosa ou cash tank, se for o caso
7-acabamento pra acondicionar a garrafa no porta malas de maneira ´escondida´.
Sim, fui pego em blitz e foi meia hora de conversa com o tenente pra não ter meu carro apreendido, e só escapei mais por sorte mesmo.

1-torneira elétrica
Como era novo no mundo nitro me perguntava o porque de ter q ficar toda hora abrindo a torneira da garrafa no porta malas, porque realmente é um saco,
imagina encontrar um ´rival´ no sinal e falar pra ele, " espera um pouco, deixa eu ir lá no porta malas abrir a minha torneira de nitro pra te dar uma benga", kkkkkkk:lol::lol:
Aí decidi deixá-la sempre aberta. Em uma semana estourou a solenóide, aí quando fui comprar outra me explicaram que ela não resiste à alta pressão da garrafa todo o tempo. Por isso, para maior durabilidade da solenóide(s), a torneira deve ser mantida fechada o máximo do tempo e só abrí-la antes de usar.
1 x 0 nitro

2-disparador eletrônico
Após pesquisar bastante, li que o nitro tem ressalvas de uso, tipo não usar antes de 3 ou 4 mil rpm (depende do motor), e só usar com a borboleta do acelerador toda aberta, então foi instalado um disparador no fundo do pedal do acelerador, e o botão de armar no console.

Então antes de usar eu tinha que armar o sistema e depois pisar fundo, cuidando pra só cravar o pé acima de 3500 ou 4000. Esse detalhe já sabia de antemão e o custo é baixo, então foi tranquilo.
A outra opção seria a injeção de nitro totalmente eletrônica e progressiva, mas aí seria um kit de gerenciador importado, que estava totalmente fora do meu orçamento.

3-aquecedor de garrafa
Certa vez acionei o nitro e o carro em vez de render mais deu uma broxada, imaginei que estivesse acabando o nitro, e na injetada como só ia combustível e não gás, e enriquecia a mistura e perdia potência. Pra quem não conhece, o nitro num sistema ´padrão´ é injetado junto com o combustível extra, pra não dar falta, e essa proporção é acertada por dois giclês, um de nitro e um de combustível.

Só nos sistemas mais recentes de ´dry nitrous´ é injetado só o nitro, e o combustível a mais q é necessário é injetado pelo gerenciamento eletrônico.
Então fui lá na Powertech encher a garrafa, e surpresa, tinha cerca de metade ainda!
Daí me explicaram que como era inverno, no frio o gás não sai tão facilmente da garrafa como no verão, devido à menor pressão na garrafa (causada pela menor temperatura ambiente), então eu deveria ter um aquecedor elétrico de garrafa para mantê-a sempre na mesma pressão, que seria monitorada por um manômetro que também eu precisaria comprar. Caso não fizesse isso, o acerto deveria ser refeito pra eu poder andar com meia garrafa ou menos no inverno, aumentando o giclê do gás. E outro acerto pro verão ou pra quando a garrafa estivesse cheia. Detalhe que se eu usasse o acerto de ´garrafa vazia´ com garrafa cheia seria injetado mais gás do que combustível,
empobrecendo a mistura e ´bum´ pro motor.
Como já estava ficando de saco cheio com os gastos extras, além do fato de ter que ir pra Curitiba ou Blumenau encher a garrafa, que com aquele set up estava durando cerca de 40-60 segundos de diversão, decidi manter como estava e só usar então o kit com a garrafa cheia da metade pra cima.
2 x 0 nitro

4-purgador
Ás vezes quando acionava o nitro, a primeira reação era uma leve ´tossida´ e só depois a pegada forte. Não é sempre que acontecia, mas pra evitar isso é necessário um purgador pra tirar o ar que está na linha. E também pra fazer uma fita né, aquela vaporizada pra fora do capô em época de velozes e furiosos, era show rsrsr:cool:

Então no fim fiz as contas e pra ter o kit do jeito que eu queria, gastei o mesmo que gastaria fazendo um up de turbina com os devidos agregados. E se quisesse ainda mais potência de nitro teria que reforçar o sistema de alimentação de gasolina também (além de forjar o motor). E quanto maior a vazão de nitro maior a solenóide utilizada (ou podem ser usadas duas), sob pena de uma solenóide sobrecarregada congelar e travar aberta, o que aconteceu comigo na Fase 2 ´Ice Cooler'.

Depois fiz alguns testes com o kit funcionando como ´Ice Cooler´, que é a vaporização de nitro por fora do intercooler, que é um negócio bem legal, e mais seguro pro motor, e pra isso precisei usar duas solenóides de nitro trabalhando em paralelo.

Depois aquela blitz me jogou um balde de água fria, pois os ´puliça´ me marcaram, e em cidade pequena, era questão de pouco tempo pra me pararem novamente e apreenderem meu carro.

Daí decidi vender o kit :-( 

Porém nesse tempo em que tive com o kit funcionando, tive alguns momentos legais

Editado por FabianoR
12 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Belo relato @FabianoR

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Qnt que entra em uma garrafa vazia?

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

eu tenho um kit parado em casa, quanto que estão pedindo pra instalar em media? 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Já instalei diversos nitros em diversos carros (Si, Golf VR6, Camaro, Focus supercharger, Pug, Vti-K20) e todos tiveram ótimos resultados...

A grande vantagem é a simplicidade, não é necessário alterar tantos componentes e pode ser instalado em 5 horas...

Para evitar o problema de acionar o nitro "sem necessidade" e antes dos 4k rpm, desenvolvi um sistema com Tripla redundância, onde no caso do Focus supercharger (do MarBeer) era da seguinte maneira:

1 - Chave geral que ficava no console

2 - Sensor de fim de curso no pedal do acelerador

3 - Sensor de rotação para que fosse enviado sinal para solenoide do nitro somente acima de 4,5k rpm...

Somente se as 3 condições forem atendidas os solenoides seriam acionados liberando o nitro e o combustível.

contras:

1 - Preço da recarga; acredito hoje que esteja mais de R$100/kg

2 - a garrafa acaba muito rápido ( as 3 primeiras cargas não duram uma semana :evil::evil::mamado:)

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

White martins, muita gente usa o hospitalar. e é tão caro quanto a recarga feira no particular. na época era o pedro Veiga na barra que fazia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora