[INFO] Jetta TSI

172 posts neste tópico

Postado

Sem contar que dizem que colocando em N o cambio não se lubrifica e acaba gerando um desgaste prematuro.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

achei esse link aqui:

http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/cons-tecnico/caixa-automatica-paradas-em-n-e-arrancadas-rapidas/

Possuo um Ford Fusion 2.3 e gostaria de saber se ao parar no semáforo, por exemplo, é recomendado colocar a alavanca de câmbio automático na posição N. Além disso, pisar no freio e acelerador ao mesmo tempo para uma arrancada mais rápida estraga o câmbio? Considero o Best Cars o melhor site automotivo, com as avaliações mais completas. A parte técnica também está de parabéns.

Paulo Martins de Freitas – São Paulo, SP

Interessante sua pergunta, pois é comum motoristas brasileiros passarem a caixa de câmbio automática para a posição N (ponto-morto) quando param por longo tempo, como em um semáforo vermelho. Algo que, quando comentado com motoristas e engenheiros norte-americanos, leva a espanto: “Para quê?”, perguntam. Ora, para economizar combustível — e eles então riem, pois há por lá quem deixe o motor e o ar-condicionado ligados o dia inteiro, quando estacionado sob sol, para o interior estar “geladinho” quando entrar no carro…

Há também uma questão de segurança pessoal: em caso de assalto, se o carro estiver em D pode começar a andar se o motorista se assustar e tirar o pé do freio, fazendo com que o assaltante entenda que é uma tentativa de fuga — infelizmente, temos de nos preocupar com isso também. Mas manter a alavanca em D (ou S) tem a vantagem da rapidez: quando o sinal abre, não se perde tempo com a mudança, bastando acelerar.

Pelo lado técnico, em teoria, é mesmo melhor colocar a alavanca em posição N para que o motor não tenha de gastar energia para tentar “arrastar” o carro. Além disso, ajuda-se a manter o fluido da transmissão em menor temperatura. Nas caixas modernas usam-se conversores de torque mais “soltos”, que contribuem para menor consumo em marcha-lenta com a alavanca em D. O Best Cars tem programado um artigo técnico sobre como as caixas modernas — tanto automáticas quanto manuais — são projetadas, ocasião em que detalharemos esta afirmação.

Ou seja, se a ideia é economizar combustível, pode-se passar a alavanca para N em paradas longas. Foi o que a Opel alemã definiu para a caixa automática lançada no Vectra de segunda geração, em 1995, e que chegou a equipar no Brasil os modelos Astra, Zafira e Vectra de terceira geração da Chevrolet. Quando se pisava no pedal de freio com o carro parado e a alavanca em D, a caixa mudava internamente para N, voltando a D assim que o pedal fosse liberado (a alavanca em si permanecia imóvel). De acordo com a Opel, no ciclo urbano de medição de consumo usado na época havia economia de 3% por conta desse recurso. No entanto, ele não se tornou comum, sendo a razão mais provável o ligeiro retardo — e os possíveis trancos — que o dispositivo acarretava quando se desejasse sair rápido, como ao abrir o semáforo.

Vale mencionar que alguns motores grandes têm dificuldade de sustentar uma marcha-lenta muito baixa sem qualquer carga, devido à pouca vazão de ar, o que leva a falhas de combustão. Por isso, há carros com marcha-lenta abaixo de 600 rpm quando em D que só conseguem se manter acima de 700 rpm em ponto-morto — caso em que o consumo de combustível acaba sendo maior. Pode-se confirmar quando isso ocorre pela informação de consumo instantâneo do computador de bordo, se disponível.

Quanto a pisar no freio e no acelerador ao mesmo tempo para uma arrancada mais rápida, não há problema caso se trate de medida esporádica, como ao precisar acelerar do zero para acesso a uma via rápida. Não seria recomendado, porém, manter a manobra por longo tempo ou por repetidas vezes, pois pode produzir muito calor para o fluido da transmissão por seu próprio atrito de bombeamento.

Também aqui há uma particularidade a se observar: a maioria dos carros atuais possui uma lógica de proteção para tal manobra, que reduz drasticamente o torque do motor após alguns segundos de pressão simultânea aos pedais, e tem um limite para o torque do motor nessa condição a fim de proteger a transmissão, o chamado torque truncation (traduzível como truncamento de torque). Por isso, apesar do senso comum, a manobra nem sempre garante a maior aceleração ou o melhor tempo de 0 a 100 km/h, por exemplo, sendo preferível apenas liberar o freio e então acelerar a fundo. Essa questão também será abordada no artigo técnico sobre transmissão.

Texto: Felipe Hoffmann – Foto: Fabrício Samahá

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Tanto automático quanto DSG não precisa por em N ao parar em semáforos. Notei que meu DSG após alguns segundos coloca em N por conta, pra poupar as embreagens. dá pra notar. Ao soltar o pé do freio e acelerar dá pra notar claramente ele colocando em primeira marcha. 

Cara, vou roubar o carro da minha esposa uns dias pra cuidar isso, pq fiquei bem curioso. 
Mas acho q não rola isso não, no meu. Ele anda instântaneamente tirando o pé do freio. E freiando e acelerando.

Tanto q é nítido ele ficar "empurrando" o carro qndo tá em Drive, bem mais forte q um carro automático normal. Esse "empurrar" com certeza força o sistema e desgasta no longo prazo.

O DSG é um automatizado - não é tão inteligente e independente qnto um automático convencional.

Sem contar que dizem que colocando em N o cambio não se lubrifica e acaba gerando um desgaste prematuro.

Válido para um automático, mas acredito que não para um automatizado (que é mais simples).

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cara, vou roubar o carro da minha esposa uns dias pra cuidar isso, pq fiquei bem curioso. Mas acho q não rola isso não, no meu. Ele anda instântaneamente tirando o pé do freio. E freiando e acelerando.

Tanto q é nítido ele ficar "empurrando" o carro qndo tá em Drive, bem mais forte q um carro automático normal. Esse "empurrar" com certeza força o sistema e desgasta no longo prazo.

O DSG é um automatizado - não é tão inteligente e independente qnto um automático convencional.

Válido para um automático, mas acredito que não para um automatizado (que é mais simples).

É válido sim. Pesquisei bastante a respeito e inclusive noto que ele poe em N ao segurar no freio por muito tempo. Não tenho o texto aqui em mãos, mas era em inglês e explicavam isso. O projeto do câmbio prevê isso, e se for ver é meio lógico. No tempo entre soltar o freio e encostar no acelerador ele engata a primeira. Preste atenção que tu vai notar. 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Registrando os 65.000 km, na verdade 64.980.

- Troca de óleo e filtro 

oleo.jpg

- troca dos pneus.

pneus.jpg

A troca de óleo a cada 5 mil já faz parte da rotina e os pneus (Michellin primacy 3) comprei na black friday. Os pneus bridgestone que vieram com o carro ainda tinham alguma coisa para queimar, mas eles faziam muito barulho, tipo rolamento ruim e como pego muita estrada, já não estava me sentindo confortável com eles nas chuvas torrenciais da via Dutra. Com relação ao barulho dos pneus, agora parece que estou em outro carro, impressionante!

Rumo aos 70.000!

Abraços

Editado por danielmaxx
6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Registrando os 65.000 km, na verdade 64.980.

- Troca de óleo e filtro 

oleo.jpg

- troca dos pneus.

pneus.jpg

A troca de óleo a cada 5 mil já faz parte da rotina e os pneus (Michellin primacy 3) comprei na black friday. Os pneus bridgestone que vieram com o carro ainda tinham alguma coisa para queimar, mas eles faziam muito barulho, tipo rolamento ruim e como pego muita estrada, já não estava me sentindo confortável com eles nas chuvas torrenciais da via Dutra. Com relação ao barulho dos pneus, agora parece que estou em outro carro, impressionante!

Rumo aos 70.000!

Abraços

Quando peguei o carro ja havia sido trocado o óleo do DSG com 65 mil km na concessionaria, tb fiz uma geral , Oleo motor, filtro de oleo, filtro de combustivel,  filtro de ar, do ar condicionado, fluido do radiador motul.

óleo tb a cada 5 mil km ja tenho uma caixa de oleo fechada em casa  heheheeheh e 3 filtro de oleo MAN

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

e o jetta tsi 1.4 com esse câmbio tip, alguém já andou ?

estou cogitando comprar um seminovo final do ano..

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

e o jetta tsi 1.4 com esse câmbio tip, alguém já andou ?

estou cogitando comprar um seminovo final do ano..

Pegue um DSG 2 litrão  é vida !!!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Pegue um DSG 2 litrão  é vida !!!

Eu queria mesmo era um golf 1.4 DSG, mas os problemas com o câmbio me desanimaram.

O jetta 1.4 com tip deve andar bem e não dar problemas e principalmente ser econômico.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu queria mesmo era um golf 1.4 DSG, mas os problemas com o câmbio me desanimaram.

O jetta 1.4 com tip deve andar bem e não dar problemas e principalmente ser econômico.

DGS 1,.4  Caixa seca, deus mi livre !!!! ahahahahahahaaha

1.4 e mais econômico que os 2.0 mas em relação a economia de combustível e meio relativo, nada que um UNICHIP não resolva 

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Quando peguei o carro ja havia sido trocado o óleo do DSG com 65 mil km na concessionaria, tb fiz uma geral , Oleo motor, filtro de oleo, filtro de combustivel,  filtro de ar, do ar condicionado, fluido do radiador motul.

óleo tb a cada 5 mil km ja tenho uma caixa de oleo fechada em casa  heheheeheh e 3 filtro de oleo MAN

semana q vem levo o da minha esposa pra revisão dos 50k kms... acho q dará uns 1k pilas

nada a reclamar até agora - talvez consumo dentro da cidade, mas c'est la vie

tenho colocado óleo (por mim, fora das css) nos intervalos entre revisões (5 mil kms) - castrol, mesmo parâmetro da revisão na css

Só pegaria 1.4 se for mto mais barato q um 2.0 OU se consumo fosse o fator mais significativo

Se não, em 1 mês, qndo passar o tesão pelo carro novo, pensarás: "pq cacete não coloquei mais 5 pilas e peguei o 2.0?????"

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Sobre essa questão de entrar em N ou não, no meu passat, com auto hold, é nitido que o cambio entra em N quando parado no sinal com o auto hold acionado

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Coloca 70 mil km pra conta e até o momento zero problemas. 

Aproveitei para comprar umas peças antecipadamente para trocar na revisão.

8984A7C2-83DF-4BEF-858D-BE23D52C576D.jpeg

- velas

- filtro do motor

- filtro de gasolina

- filtro do ar condicionado

+ óleo, filtro de óleo

faltou apenas instalar o filtro do ar, quero dar uma passada em uma oficina especializada para dar uma olhada no meu ar, pois não acho ele tão eficiente. 

Coloquei também a câmera de ré que meu carro não tinha e habilitei o tilt down que ninguém conseguia habilitar via cabo e o cara que instalou a câmera fez em três minutos.

Editado por danielmaxx
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Coloca 70 mil km pra conta e até o momento zero problemas. 

Aproveitei para comprar umas peças antecipadamente para trocar na revisão.

8984A7C2-83DF-4BEF-858D-BE23D52C576D.jpeg

- velas

- filtro do motor

- filtro de gasolina

- filtro do ar condicionado

+ óleo, filtro de óleo

faltou apenas instalar o filtro do ar, quero dar uma passada em uma oficina especializada para dar uma olhada no meu ar, pois não acho ele tão eficiente. 

Coloquei também a câmera de ré que meu carro não tinha e habilitei o tilt down que ninguém conseguia habilitar via cabo e o cara que instalou a câmera fez em três minutos.

O Tilt down habilita pelo VCDS.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Quantos Km dura a embreagem do DSG?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Quantos Km dura a embreagem do DSG?

eu acredito que algo em torno de 250mil kms..

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

eu acredito que algo em torno de 250mil kms..

acho que até mais  se não usar no modo soviético é claro

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Show, meu coroa está com um passat com 100kkm, aí ele estava com essa dúvida.

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Aproveitando uns dias de folga para resolver umas pendências.

Luz dos pés tanto na dianteira quanto na traseira, apenas mais um item de conforto que não tinha instalado no meu carro.

231.JPG

236.JPG

Outra pendência que queria resolver era a troca do fluído do DSG, essa é a segunda que faço no carro sendo que a primeira foi por tempo. Trabalho bem realizado na oficina Marinho Transmissões.

243.jpg

Agora é acelerar mais um pouco!!!

abraços

Editado por danielmaxx
3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

@danielmaxx as revisões a cada 5k km você compra os componentes por fora e leva na concessionária para executar o serviço ou faz tudo por fora?

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

@danielmaxx as revisões a cada 5k km você compra os componentes por fora e leva na concessionária para executar o serviço ou faz tudo por fora?

acabo fazendo na concessionária por ser mais perto e por ser um serviço simples e rápido de fazer, choro um desconto e acaba ficando o mesmo preço de uma oficina “renomada” em SP.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Galera, ressucitando o topico aqui!
Vi que lançaram um modelo da JB4 para o Jetta 211cv

Alguem ja viu algum, ou tem?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora