[AJUDA] New Fiesta 1.6 16V SE Mexicano

27 posts in this topic

Posted

Depois de quase 3 anos com o Corsa, quase 6 anos na minha família e 193k km rodados (pegamos zero), estou procurando outro carro para substituí-lo.
A princípio pensei no New Fiesta SE 1.6 16V entre 2011 e 2013 que é o modelo mexicano ainda (se não me engano), lembrando que eu não estou visando performance, potência, nem nada do tipo, sei que com o preço que pagaria nele daria pra pegar uma série de outros carros, sei que ficaria muito mais econômico com GNV de 5ª geração :lol:, mas eu já decidi sobre o carro.

O que eu queria saber mesmo é quanto a manutenção: revisões, peças, problemas crônicos, preço médio do seguro, consumo do carro e afins.
Imagino que o valor da manutenção seja um pouco mais elevado que o do corsa, resta saber quanto... 
Seguro do corsa eu paguei 2.037,00 esse ano na Bradesco (23 anos, sendo eu o segundo condutor em 15% do tempo, meu pai como "proprietário" e classe de bônus 0).

Basicamente é isso, qualquer opnião/ajuda é bem vinda!

Abraços!

:valeu:

Posted (edited)

Temos um FIesta desse mexicano aqui em casa, é tipo o xodó nosso.

Manutenção EU acho pesada pro tipo de carro q eh.. O fato dela ser feita de 6 em 6 meses pesa um pouco, tanto que nos modelos novos do fiesta, snme, é feita de 1 em 1 ano.

Então, a cada 6 meses, se for fazer manut na css, prepare-se pra gastar de 300 a 600 reais, salvo as manutencções mais pesadas (ainda nao chegaram as do meu) q podem passar de 1k reais.

Consumo eu acho excelente, não conheco do corsa, mas acho q ainda assim pode te surpreender. Cidade da 9 e pouco na gasolina e uns 7 no alcool. Estrada ele vai bem, uns 14 gasol e 11 alcool.

Seguro nao me recordo bem, acho q ta na casa dos 2k tb, eh um carro 'coringa' aqui de casa.

Unico porem dele é o espaço interno, acho q nesse ponto vc pode sentir falta do seu corsa..

Edited by BGravina

Posted

Temos um FIesta desse mexicano aqui em casa, é tipo o xodó nosso.

Manutenção EU acho pesada pro tipo de carro q eh.. O fato dela ser feita de 6 em 6 meses pesa um pouco, tanto que nos modelos novos do fiesta, snme, é feita de 1 em 1 ano.

Então, a cada 6 meses, se for fazer manut na css, prepare-se pra gastar de 300 a 600 reais, salvo as manutencções mais pesadas (ainda nao chegaram as do meu) q podem passar de 1k reais.

Consumo eu acho excelente, não conheco do corsa, mas acho q ainda assim pode te surpreender. Cidade da 9 e pouco na gasolina e uns 7 no alcool. Estrada ele vai bem, uns 14 gasol e 11 alcool.

Seguro nao me recordo bem, acho q ta na casa dos 2k tb, eh um carro 'coringa' aqui de casa.

Unico porem dele é o espaço interno, acho q nesse ponto vc pode sentir falta do seu corsa..

A manutenção do corsa eu considero barata, dificilmente eu preciso trocar algo, e quando troco, na sua grande maioria costuma ser barato. Já não faço revisões nele na concessionária desde que peguei do meu pai (2013) pois ele já não estava fazendo também.

O consumo é mais ou menos parecido com o corsa, já cheguei a fazer 7.8 Km/L no álcool, não mais que isso, ultimamente tem feito 7 no álcool. Na gasolina eu não sei, porque só usei uma vez :lol:, meu pai disse que faz uns 10 km/L. Na estrada faz uma média de 10 km/L no álcool e na gasolina meu pai disse que faz uns 15 km/L. Então eu acho que o consumo seja bem parecido mesmo, ouvi dizer que ele fazia 8~9 no álcool, isso na cidade, se fizer a mesma coisa do corsa ou próximo disso, já esta de bom tamanho.

Quanto ao espaço eu ouvi dizer que é bem apertado, nada que seja diferente no corsa, tenho 1.82 e coloco o banco "no último" pra dirigir, todo mundo que senta no banco de trás fica "desconfortável".

Posted

Saindo do corsa, vai sentir a fraqueza em baixa rotação, eu achava um saco mexer no som original e a caixa de direção costuma ter folga. No meu caso, odiava o controle de estabilidade, dava nem pra apontar. :haha:

Só falei mal, mas o carro é muito bom! Tivemos um 11/12.

Posted

Saindo do corsa, vai sentir a fraqueza em baixa rotação, eu achava um saco mexer no som original e a caixa de direção costuma ter folga. No meu caso, odiava o controle de estabilidade, dava nem pra apontar. :haha:

Só falei mal, mas o carro é muito bom! Tivemos um 11/12.

Achava que não era nem possível sentir fraqueza em baixa rotação depois do corsa :lol:

Tem alguma solução pra essa folga na caixa de direção ? Como posso observar/perceber essa folga ?

Posted

Vai sentir a diferença de valor na manutenção principalmente no ano/km que vai encontrar.

Posted

Vai sentir a diferença de valor na manutenção principalmente no ano/km que vai encontrar.

Acontece que meu carro já tem 193 mil km, pela lógica daria mais manutenção que um carro mais novo e menos rodado...

Sei que a manutenção vai ser mais cara, só não sei o quanto :lol:

Posted

Achava que não era nem possível sentir fraqueza em baixa rotação depois do corsa :lol:

Tem alguma solução pra essa folga na caixa de direção ? Como posso observar/perceber essa folga ?

Na época meio q rolou um recall dessa caixa de direção.. Nos 12/12 ja nao da problema nao..

O controle da p desligar ne @Jvnm?

2 people like this

Posted

Anda numa rua de pavimentação ruim que dá pra perceber a barulhada da caixa com folga.

@BGravina só o de tração, já te mostrei po! ;)

1 person likes this

Posted

Do mexicano eu não sei, mas tenho o nacional.
Manutenção como falaram deve ficar nessa faixa de 300 a 600 (isso em css), e acredito que você não precisa ir a css mesmo, fora que já não tem mais garantia então não precisa ficar na frescura da ford de revisões a cada 6 meses.
As revisões mais pesadas não sei valor, ainda não cheguei nelas também.

Consumo vai variar bem do pé.... mas na cidade com trânsito ele bebe, vai dar no alcool por volta dos 7km/l mesmo... na estrada da pra fazer 11km/l ou mais (tudo que falei é no alcool).
Seguro pago por volta de 2k.... 31 anos, casado, morando em Campinas-SP.

O carro realmente é meio pequeno, mas não me incomoda (tb tenho 1,73m huahuahuah). Eu tinha um palio antes, então acho ele mais equilibrado, suspensão bem mais justa/firme... palio era um terror. E o motor apesar de ser 16v não acho tão morto em baixas rotações, lógico que perto dos 4k giros o bixo acorda. Pra quem andava de palio 1.4 manco já é bem melhor. huahuahuahua...
Se der já procure o mais completo, acho que vale mais a pena.

1 person likes this

Posted

Do mexicano eu não sei, mas tenho o nacional.
Manutenção como falaram deve ficar nessa faixa de 300 a 600 (isso em css), e acredito que você não precisa ir a css mesmo, fora que já não tem mais garantia então não precisa ficar na frescura da ford de revisões a cada 6 meses.
As revisões mais pesadas não sei valor, ainda não cheguei nelas também.

Consumo vai variar bem do pé.... mas na cidade com trânsito ele bebe, vai dar no alcool por volta dos 7km/l mesmo... na estrada da pra fazer 11km/l ou mais (tudo que falei é no alcool).
Seguro pago por volta de 2k.... 31 anos, casado, morando em Campinas-SP.

O carro realmente é meio pequeno, mas não me incomoda (tb tenho 1,73m huahuahuah). Eu tinha um palio antes, então acho ele mais equilibrado, suspensão bem mais justa/firme... palio era um terror. E o motor apesar de ser 16v não acho tão morto em baixas rotações, lógico que perto dos 4k giros o bixo acorda. Pra quem andava de palio 1.4 manco já é bem melhor. huahuahuahua...
Se der já procure o mais completo, acho que vale mais a pena.

A intenção é essa mesmo, pegar o mais completo, banco de couro, controle de tração, faróis de LED, 7 air bags, etc...

1 person likes this

Posted

Meu irmão tem o Bahiano... tudo bem que não é o que vc perguntou mas eu acho o carro excelente... unica reclamação é realmente o espaço interno atrás que é bem pequeno, mas de resto o consumo é bom, carrinho anda bem, é divertido de tocar e vem muito bem equipado.

1 person likes this

Posted

Não sei o mexicano, mas minha irmã tem um nacional com câmbio powershift e tá dando um monte de zica!

Posted

PowerShiT.. Hahahha Fordeiros virão defender! :lol:

1 person likes this

Posted (edited)

Tenho um mexicano 12 completo! Adoro o carro e o meu já tem 55kkm

Sobre a manutenção, já falaram ai, tabela ford eu acho barata 

Problemas crônicos: amort traseiro vaza óleo com seus 30kkm, caixa de direção com pequena folga no final do batente (não fui sorteado) e mais raro ainda é a cebolinha travar e subir a temperatura, nesse caso precisa trocar o radiador. Falando assim o carro parece uma bomba, mas não é. São informações que levantei pq por ter um acompanho os casos de perto. Em geral acho um carro muito robusto, o meu mesmo com aro 16 nunca tive problemas com rodas/pneus/susp no solo lunar do RJ e olho que já cai em cratera em!?

O carro tem uma estabilidade muito boa, volante direto, aponta e vai ! se for muito o controle de estab segura. 

Se comprar o completo acho o vizual bem atual, interior irado, posição de dirigir exelente vários mimos e já consegui fazer viagem com média de 18km/l e hoje faço 10km/l de alcool de média na cidade. Interior silencioso 

Edited by Rodrigo_G3

Posted

Taca o foda-se pra concessionaria e faz a revisão vc mesmo. É tranquilo.

Não deixa a desejar em baixa rotação não. Aqui em Brasília o meu faz 15 km/l, mas pego pouquissimo transito. Em estrada, andando rápido, cai pra 12 km/l. O nacional é um tiquinho mais esperto em baixa por causa do comando variável

Tive problemas de o carro entrar em modo de segurança e cortar a potêcia e todas assistências eletrônicas. Era um mal-contato num conector do chicote embaixo do painel. Demorei mto pra achar o problema, cheguei a trocar pedal de acelerador, achei que teria que trocar todo o chicote... era um problema que aparecia do nada, as vezes ficava mais de 1 mês sem problema. Quando levei na autorizada disseram que nao tinha nada, podia ter sido combustivel.

Outro problema que estou vendo é amortecedores traseiros. Na revisão de 20k trocaram um na garantia, tava meio melado. E agora com 65k vi que os dois estão assim. Não estou sentindo nada anormal no carro, então vou levando... 320 reais compra um par de cofap novos.

Veja se o carro não está no recall das fechaduras. O meu abriu uma das portas 3 dias antes de soltarem o comunicado do recall.

Espaço no banco traseiro é foda mesmo.

Seguro é meio caro eu acho (1700 pra mim, na Porto, 33 anos, bonus 10)

Esquece esses "farois de led" ehehheh. São meramente decorativos, não iluminam merda nenhuma (nao é luz diurna)

Não troco o meu tão fácil não. Confortável, silencioso, econômico, bem equipado... só troco por algum outro carro bem mais legal. Considero meu problema com o mal contato um azar mesmo, como poderia ter sido um outro problema com qualquer outro carro.

Posted

tenho um com 27k km, 12/13, nao tiro nada do que falaram acima, a unica novidade pra mim é o negocio do amortecedor... fora isso recomendo fortemente

se me lembro bem, pago 1300 de seguro...33 anos casado, cep de sbc, 

unica critica que eu tenho pro carro é a iluminação que é uma bosta.

esquece pos venda da ford, outra bosta.

Posted

Tenho um mecânico 1.6 14/14, já é o brasileiro, ta com uns 20k km aprox. até agora nada a reclamar, tudo perfeito. As revisões do meu são de 6 em 6 mesmo mas não estão fora da realidade de preço da categoria, são tabeladas pela ford. Realmente da dó pagar tanto por um óleo hahaha A partir do 2015 passou a ser anual.

Acabei de fazer o recall das fechaduras mesmo estando funcionando bem até agora, e só troquei além disso a buzina porque queimou depois que peguei muita água numa chuva em petrópolis. A ford trocou sem reclamar.

Ótimo carro, mas eu não iria no powershift, peidei por medo das zicas e não me arrependo de ter ido no confiável. Seguro eu pago 1200 na sulamérica, 29 anos com bonus 4, nada demais.

O espaço atrás é pequeno pra adultos, mas na frente é bom (tenho 1.85), e a estabilidade é excelente.

Posted

Beleza galera, valeu pelas dicas!

Não acho que custo dele seja muito mais caro que o do corsa...

Vou pedir pra minha corretora uma cotação do seguro pra ver quanto vai ficar...

Posted

Uma coisa q lembrei, q eh uma vantagem do mexicano sobre o nacional:

O mexicano tem o para-brisa acustico, q eh excelente em viagens pois diminui ou qse anula os ruidos de vento da estrada.

Outra coisa tb eh o material do painel q no mexicano parece ser emborrachado e de melhor qualidade.

1 person likes this

Posted

Tenho um mecânico 1.6 14/14, já é o brasileiro, ta com uns 20k km aprox. até agora nada a reclamar, tudo perfeito. As revisões do meu são de 6 em 6 mesmo mas não estão fora da realidade de preço da categoria, são tabeladas pela ford. Realmente da dó pagar tanto por um óleo hahaha A partir do 2015 passou a ser anual.

Acabei de fazer o recall das fechaduras mesmo estando funcionando bem até agora, e só troquei além disso a buzina porque queimou depois que peguei muita água numa chuva em petrópolis. A ford trocou sem reclamar.

Ótimo carro, mas eu não iria no powershift, peidei por medo das zicas e não me arrependo de ter ido no confiável. Seguro eu pago 1200 na sulamérica, 29 anos com bonus 4, nada demais.

O espaço atrás é pequeno pra adultos, mas na frente é bom (tenho 1.85), e a estabilidade é excelente.

Era somente por isso que eu tinha dito que ele sentiria a diferença de valor na manutenção.

Trabalhei em concessionária Ford bem na epoca do New Fiesta, eu achava caro a manutenção em css pra categoria dele.

No mais, é um bom carro e é bonito.

1 person likes this

Posted

O do meu irmão é o Powershitbox, não acho ruim e não deu nenhuma zica até o momento, mas tem que "aprender" a usar o câmbio... tem umas situações onde ele toma decisões escrotas, tipo subir uma ladeira de 2a queimando embreagem ao invés de subir de 1a com o giro mais alto... ou quando vc vem freiando de 4a marcha pra passar num quebra mola e só quando vc volta a acelerar é que ele reduz de 4a pra 2a e aí dá uma vibração como se tivesse queimando embreagem.

Fica a sensação de que é um cambio manual fingindo ser AT, a unica parte ruim é que se não se atentar pra isso vai ficar trocando embreagem a cada 50 mil km...

1 person likes this

Posted

A princípio procuro um manual, visto as reclamações do powershit...

O fiesta brasileiro é muito diferente do mexicano? Queria fazer um test drive pra ver qualé...

Posted

O nível de acabamento do Mexicano é incomparável. É só tu ir na CSS e entrar no Hatch e no Sedan.

Hatch = Bahiano

Sedan = Mexicano

Isso nos 0km, mas dá pra ter uma base do Hatch Mexicano como deve ser o interior comparado com o novo.

1 person likes this

Posted

deve ter diversas diferenças de contrução camufladas ali, sei por exemplo que o parachoque do mexicano é padrão EUA, não amassa por besteira. Já comprovei na prática haha

o 1.6 mexicano é mais manco mas bem mais econômico