montagem de chicote injeção programavel

75 posts neste tópico

Postado (editado)

Evo,

Uso os dois.. Close e open depende to chicote.

Quanto aos produtos para fabricação do chicote nos importamos.

O preço comparado com o produto padrão realmente é muito caro, mas se compra em volume acima o custo não é tão absurdo. Mas mesmo comparado do mercado americano o preço também é alto comparado com o produto padrão.

Mas a qualidade e durabilidade é impecável, nos somos obrigados a fazer assim por causa da MoTeC.

O que mata a gente são os crimpadores, em média saem na casa dos US$ 350, mas deixam o trabalho perfeito e infelizmente já me roubaram 2 vezes na pista.

Honestamente as vezes vale a pena se puder desenhar o projeto e mandar para o pessoal de fora fazer porque eu entendo que os custos aqui são bem mais altos.

Tanto é que para a ultima categoria de carros que fizemos eu desenhei todo o projeto e foi fabricado tudo lá fora porque ficava mais barato e o acesso a conectores, pinos, os booths e heatshrink era 1 milhão de vezes melhor.

Editado por fel1979
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Arthur,

Só retomando o tópico, eu sempre faço um chicote nos seguintes passos:

1) Começo primeiro em um excel alocando cada pino a sua função da ECU aos atuadores e sensores. Que depois vai ser meu diagrama ou do cliente para diagnostico.

2) Depois com isso calculo pino a pino o espessura que o fio deve ter para cada aplicação usando a lei de Ohm (Não esquece de levar em consideração possíveis resistores em portas da ECU, especialmente Pull up)

3) Desenho num papel mais ou menos aonde cada fio vai ficar para determinar aproximadamente os tamanhos, reles utilizados (eletrônicos ou não), e especialmente os splices comuns tipo 0v, 5v, Ground e Power e etc para que não fique uma maçaroca de fio perto do conector.

4) Começo a pinagem sempre do lado da ECU e coloco todos os pinos, e mesmo aqueles que não uso, faço a fiação para um conector EX: Deutch 12 pinos, e também aloco lá um extra power, 0v e 5v e etc. Porque não é incomum precisar de um sensor ou atuador no futuro.

5) Faço depois a parte dos sensores em conjunto com o heat shrinks para dar o acabamento com os nomes de cada fiação.

DICA 1: dica que ajuda muito é chicote modular (Ex: Da ECU até um hub. Deste Hub, separo, injectores, ignição, sensores em nichos. Fica um pouco mais caro, mas ajuda muito no futuro, especialmente carros de corrida. Desta forma se tiver um problema no combustível é só trocar o nicho dos injectores. Porque abrir um chicote mil spec é muito pior que de fábrica e depois não fica aquele ninho de cobra debaixo do paínel.

DICA 2:, se puder abuse da quantidade de sensores, nunca é demais. Diagnóstico fica muito mais fácil e acaba com qualquer achismo.

Espero ter ajudado.

O sonho seria isso da foto, mas até hoje não conheci ninguém que teve bala para fazer uma fiação assim...

WRC05bay.jpg

5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Evo,

 

Uso os dois.. Close e open depende to chicote.

 

Quanto aos produtos para fabricação do chicote nos importamos.

 

O preço comparado com o produto padrão realmente é muito caro, mas se compra em volume acima o custo não é tão absurdo. Mas mesmo comparado do mercado americano o preço também é alto comparado com o produto padrão.

 

Mas a qualidade e durabilidade é impecável, nos somos obrigados a fazer assim por causa da MoTeC.

 

O que mata a gente são os crimpadores, em média saem na casa dos US$ 350, mas deixam o trabalho perfeito e infelizmente já me roubaram 2 vezes na pista.

 

Honestamente as vezes vale a pena se puder desenhar o projeto e mandar para o pessoal de fora fazer porque eu entendo que os custos aqui são bem mais altos.

 

Tanto é que para a ultima categoria de carros que fizemos eu desenhei todo o projeto e foi fabricado tudo lá fora porque ficava mais barato e o acesso a conectores, pinos, os booths e heatshrink era 1 milhão de vezes melhor.

Qual posicionador do AFM8 vocês usam para os conectores deutsch DT, DTM e DTP series?

Para o DTM eu li que seria o K1S, mas e o DT e DTP?

Se vocês não usam o AFM8, pode ser o posicionador para o AF8 ou para o MH860, ai pelo site da DMC eu tento encontrar quais são os posicionadores equivalentes para o AFM8 que é o que eu tenho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

comprinhas nessa semana para montar os chicotes...

 

resultado: 800 usd mais pobre.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Hahahahahaha. Maneiro que a galera sabe o nome de cada ferramenta e cada fabricante... O preço.. Tudo...

Eu quando preciso vou na ferramentaria do trabalho e cato essas porra... Nem sei o nome direito...Kkkkkkk

Nem fiação aeronáutica tem esse capricho todo de vocês... E eu sei do que estou falando... Rsrs

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Você mexe com isso Fabio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Você mexe com isso Fabio?

Tem tempos que estou fora de função... Mas minha especialidade na Aeronáutica é eletrônica... Cansei de caçar pane de cablagem nesses teco teco velho da FAB.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Fabio, sabe onde vende no Brasil insumos para confecção desses chicotes?

Cabos milspec M22759/16 e M22759/32, cabos blindados etc?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Sei não cara... Tudo que eu preciso vou direto no suprimento do setor e tem tudo mastigadinho... E compra de equipamento aeronáutico é obrigatório por contrato ser feito direto com o fabricante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado (editado)

DR-25, M22759/16 e M22759/32, butt splice Raychem e o crimpador Sargent.

 

AqSBKWuH7W2MlsQD8vRSrYBas-SdqVSH65PsOpvE94MZ.jpg

Editado por NyB
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Que AWG são esses cabos mais grossos?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado (editado)

Na ordem, 10/12/14/16/18 awg.
Vermelho - 10
Preto - 12
...

AqSBKWuH7W2MlsQD8vRSrYBas-SdqVSH65PsOpvE94MZ.jpg

Editado por NyB

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Só serviço top, o cara que faz meus chicotes não tenho do que reclamar, fez todo o grid da F3, trabalhava com GT3, fez todos Lineas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Fabio e Fel1979 vão reconhecer um dos alicates na primeira foto :P

UUV4eLw.jpg

 

cknfdWa.jpg

 

 

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

11870730_10205092916544620_7271488374882

11846624_10205092916824627_9108872302385

 

11898518_10205092917144635_2000174110007

 

11889700_10205092917304639_5498157139463

 

 

 

 

 

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Evo, que caixa de relê eh essa? Quanto custa pra fazer a fiação nesse seu padrão? Tenho que dizer que estou num mundo diferente em matéria de acabando/qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Topico murio?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado (editado)

Para não deixar o tópico morrer, layout (fora de escala) e pinout do chicote parte traseira do chassis (rear harness).

Nesse chicote não inclui as bombas, apenas a parte de iluminação, segue:

qPyb2Ks.jpg

 

dtLyEwU.jpg

Editado por Evolution-VII
3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Usou o HarnWire pra desenhar Haruki??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Photoshop HAHAHAHAHAHA

 

Não consegui achar um harnwire para baixar nem por decreto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

curiosidade.. qto custa pra fazer uma fiação dessas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado (editado)

Ainda não consegui fechar um custo total. Mas para ter uma idéia o chicote do chassis p/ a parte de trás do carro, que conta com os seguintes circuitos:

  • Freio
  • Lanterna + placa
  • Neblina
  • Seta Direita
  • Seta Esquerda
  • Luz de chuva (uma luz da FIA que pisca, igual aquela da F1, quadradinha)

 

7 cabos no total, estou usando tudo 22 awg pois é tudo LED, para a lanterna estou usando 18 AWG por uma questão de desenho do chicote.

O compriment total do chicote, desde a caixa de fusiveis até as lanternas da 4,90 metros (+-16.1 ft), por segurança eu comprei 6 metros de cada cor que eu vou utilizar pois o chicote será concentrico e com isso acaba usando um pouco mais de fio do que o comprimento total do chicote, farei a conta como 5.5 metros (18 ft)

O valor dos cabos varia também pela cor, cor sólida um valor, cor listrada outro valor.

3 * 18 ft * 0.18 usd (22 awg cor sólida) = 9.72 usd

3 * 18 ft * 0.20 usd (22 awg cor listrada) = 10.8 usd

1 * 16.1 ft * 0.63 usd (18 awg cor solida) = 10.14 usd (aqui considerei 16.1 ft mesmo pois é o nucleo do chicote, como ele não fara parte do concentrico a perda será menor)

total cabos = 30.66 usd

Para esse chicote usarei termoretratil Raychem DR-25 3/16 que custa 2.70 usd o ft, 16.1 ft = 43.47 usd

Para fazer o chicote concentrico é necessário segurar o chicote com uma "corda", existem vááários tipos dessa corda milspec propria para chicotes, chama Lacing Cord, eu comprei de Kevlar, vou considerar os mesmos 18ft dos fios) = 0.18/ft * 18 = 3.24 usd

Os boots pré moldados termo retrateis que usarei nesse projeto são:

  • 222K132-25-0: 13.00 usd
  • 462A011-25-0: 28.00 usd
  • 202K111-25-0: 11.77 usd
  • 204W221 (4 DESSE): 7.93 * 2 = 31.72 usd
  • total boots: 84.49 usd

Os conectores:

  • MS3476L12-10S: 24.66 usd
  • MS3470L12-10P: 25.66 usd
  • DTM06-2S-E007: (1.16 usd do conector + 0.23 usd wedgelock + 2 terminais 0.36 usd cada) = 2.11 usd
  • DTM04-2S: (1.26 + 0.20 + 0.25 * 2) = 1.96
  • 2x ASL006-05SN: 44.20 usd * 2 = 88.40
  • 2x ASL606-05PN: 36.67 usd * 2 = 73.34
  • total conectores: 216.13 usd

TOTAL: 377.99 USD

 

É salgado, porém a qualidade e a confiabilidade não tem o que falar. Assim que os materiais chegarem e o chicote estiver pronto, posto fotos. Lembrando que o ferramental para construir esses chicotes é todo especifico, os alicates de corte, crimpadores, pistolas termicas, descascador de fio, tudo é especifico.

Editado por Evolution-VII
5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado (editado)

Es

 Esqueci de citar que existe uma resina epoxy flexivel que é usada para selar as transicoes (nos boots) do chicote, essa resina custa por volta de 38 usd / 50 ml e o aplicador da 3M uns 50 usd.

Eu não sei quanto dura, quantas aplicações etc, mas imagino que o rendimento não seja muito alto, deve ir meio frasco num chicote mais complexo.

Esqueci de mencionar também o termo retratil com adesivo interno, também da raychem com proporcao 4:1, a etiqueta amarela e o termo transpartente. Esses custos são menores porém não podem ser esquecidos, depois faco as contas de quanto vai nesses itens

Editado por Evolution-VII
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado (editado)

Acabaram de chegar:

n8ymvy1.jpg

lL61sGV.jpg

MYefU8o.jpg

Iob8Sa6.jpg

bhbC8u1.jpg

bonus:

cgfuGN8.jpg

Editado por Evolution-VII
8 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar Agora