Sign in to follow this  
Followers 0

Projeto de restauração da minha C-10, Novas fotos pag 6

153 posts in this topic

Posted

Ta falando em brincar, vc vai turbinar esse 6 cilindros?

Pelo custo mexer nele aspro pra o que você quer e impossível e com 6 cilindros e não creio que esse motor só com um tapa vai ter a disposição que vc esta pensando.

Conversei bastante com o preparador sobre Turbo, ele me desaconselhou pela durabilidade do motor, mas eu tenho minhas opiniões sobre isso, ao meu se montasse turbo com uma pressão não muito alta teria um bom desempenho sem comprometer o motor, mas ai ele me apresentou outro argumento, como não pretendo retificar o motor eu não posso ter certeza do real estado dele, ele disse que com pressão do turbo em um motor já usado poderia acentuar qualquer problema e me obrigaria a retificar de cara, o que aumentaria muito o custo do projeto. No final das contas tudo se resume ao orçamento e o que pode ser feito com ele. Meu plano inicialmente é não passar de 10k e mais pra frente ver o que compensa ser feito, se preparar cabeçote, se retificar completo mais preparação, só que não queria ter que trocar tudo o que ja foi comprado por isso tava pensando em comprar coisa boa pra por por fora e depois resolver por dentro do motor.

1 person likes this

Posted

Opa, consegui a atenção de vcs, a conversa no outro forum está andando e lá tambem tive uma resposta que acho que deve ser interessante dar uma olhada:

Ré, o que vc falou está correto. O problema é que a maioria do pessoal que vai montar injeção acha que isso é o cumulo, o motor não vai funcionar direito, etc.

Tem ate um usuario em um outro forum que falou que por usar cabeçote de opala, o carro dele não fica liso antes de 1800 RPM, ou seja, um absurdo.

Os cilindros que ficam ricos são o 2 eo 5.

Com cabeçote de opala, consegue sim, um acerto que vc pode andar "desfilando". Logicamente não é o ideal de funcionamento, mais na pratica, a diferença é minima. Fica praticamente igual a um omega (que tem injeção sequencial).

Nada adianta usar cabeçote de omega com modulo de injeção só com 2 bancadas.

Esse "temor" gerado pelos dutos, garanto que na prática 95% das pessoas que usam ou vier a usar, estão ao meu ver "perdendo tempo se preocupando", já que o conjunto mecânico do carro não exige bastante precisão.

Agora se mesmo assim quiser fazer certinho. É so colocar um cabeçote de omega, e gastar mais de 3000 mil em um modulo que presta.

Digo, em modulo que tem função, e não telinha touch.

Valor esse para uma MegaSquirt MS3. Se for comprar um pronto (halltech, holley ... etc) ai prepara no minimo uns 4.500.

Outra solução apresentada é o sistema monoponto é boa, pois facilita a questão do coletor.

(Estou procurando um multi pra colocar na C10, mais o preço não está compensando).

Talvez coloque a TBI que importei para usar na Caravan

So que da mesma forma que o carburador, o motor vai continuar trabalhando desequilibrado.

Renato, eu analisei essas situação junto com meu preparador, e chegamos a mesma conclusão, a diferença no funcionamento é mínima, ao meu ver vc perde em eficiência de combustível, mas acredito que o fato de usar 3 corpos de borboleta compensa em muito em desempenho e essa perda de eficiência seria minima e ao meu ver insignificante.

Ré, na sua opinião pensando em custo beneficio o que você usaria em uma preparação para 300cv aspirado nesse motor, para uso de fins de semana e sem muita dor de cabeça voce optaria por carburação ou injeção, vamos discorrer sobre o assunto.

Eu estou montando um projeto para meu motor com 3 corpos de 40mm injetado multiponto com uma Pandoo e pretendo mais pra frente fazer o cabeçote com um comando Isky 525B, tuchos mecanicos, balanceiros roletados..... o que voce acha, me de dicas.

Essa é basicamente a minha ideia:

Eu estou montando um projeto para meu motor com 3 corpos de 40mm injetado multiponto com uma Pandoo e pretendo mais pra frente fazer o cabeçote com um comando Isky 525B, tuchos mecanicos, balanceiros roletados..... o que voce acha, me de dicas.

como disse mais acima, acredito que vai ficar muito bom nesse esquema, ja andei em opala assim, com megasquirt e com pandoo, e ficou muito bom, inclusive to vendendo um pandoo power inject, da uma olhada nos classificados

Posted

Desconhecia essa Racing. Alguns amigos se ferraram muito pra fazer eles mesmo a instalação da Megasquirt, acompanhei a dinastia dos caras... O que não acontecia com as Fueltech da vida.

O que eu quis dizer sobre não depender do computador no funcionamento direto da injeção, a maioria das modificações pode ser feito pelo próprio visor, o que não acontece na mega, sem computador não se faz nada. Obviamente que o data logger é uma ferramenta que depende do computador, mas não impede do carro funcionar corretamente.

depois da uma pesquisada sobre a megasquirt racing, esta no mercado a um bom tempo, infelizmente o site esta fora do ar, mas tem o diagrama la, manual, tudo simples e muito bacana, o fato de não poder alterar parâmetros nela é um ponto negativo, mas as injeções top gringas tb são assim, acredito que uma boa injeção depois de configurada e acertada, vc não vai ficar mexendo não

1 person likes this

Posted (edited)

Ninja, os 3 corpos com injeção dão onda sim, mas não é isso tudo. Nos aspro, é um conjunto de coisas que faz render bem o motor. Os 3 corpos sem um cabeçote feito, um comando mais forte e uma taxa alta, não da pra aproveitar todo o benefício que podem gerar. Se a grana ta curta, eu disse SE, faz um cabeçote bacana, compre um bom comando e balanceairos, e um bom coletor de escape, isso é a alma pra começar um aspro bacana, e usa uma Weber 44. Com isso, já da pra brincar e futuramente tu pode usar a injeção com os corpos aproveitando tudo que já foi feito.

Se a grana não for problema, ai sim, parte pros 3 corpos, uma boa injeção (que te de recursos e tenha assistência técnica acessível) e mais o resto.

Seria bom você bater um papo com quem manja dos 6cil., esse cara que vai responder todas as suas dúvidas, ai tu começa a programar o bolso.

Edited by RAZA
2 people like this

Posted

Ninja, os 3 corpos com injeção dão onda sim, mas não é isso tudo. Nos aspro, é um conjunto de coisas que faz render bem o motor. Os 3 corpos sem um cabeçote feito, um comando mais forte e uma taxa alta, não da pra aproveitar todo o benefício que os 3 corpos podem dar. Se a grana ta curta, eu disse SE, faz um cabeçote bacana, compre um bom comando e balanceairos, e um bom coletor de escape, isso é a alma pra começar um aspro bacana, e usa uma Weber 44. Com isso, já da pra brincar e futuramente tu pode usar a injeção com os corpos aproveitando tudo que já foi feito.

Se a grana não for problema, ai sim, parte pros 3 corpos, uma boa injeção (que te de recursos e tenha assistência técnica acessível) e mais o resto.

Seria bom você bater um papo com quem manja dos 6cil., esse cara que vai responder todas as suas dúvidas, ai tu começa a programar o bolso.

Pois é, mas ai que eu penso que se eu colocar injetado agora sai mais caro mas é uma coisa a menos pra trocar depois, o plano até era ja fazer o cabeçote de cara, mas pra fazer algo bem feito ja parte de 5k ou mais e se der qualquer problema na parte de baixo já era esse investimento, por isso tava pensando em rodar um tempo com o motor sem abrir pra depois fazer o serviço direito, botar mais uns 10k no motor e fazer tudo, mas sei la, é muita coisa pra decidir né huahuauhahu.

Posted

Quem manda sempre é o bolso, mas tem que ter coerência no que vai gastar, por isso você precisa conversar com quem manja e faz esses motores. Não entra nessa de comprar antes, só depois de definir o que vai ser feito.

1 person likes this

Posted

Darei minha humilde opniao de quem ja´ viu, mexeu e remexeu em alguns motores desse

Meu tio tem um aspirado de 430cv na roda, custa MUITO, mas MUITO caro

Eu tive um turbo com tudo q podia ter, nao gosto nem de lembrar qto custa

Ja na oficina do meu tio tem opala com varias configuracoes diferentes, EU, acredito depois de ver tantos, que a melhor configuracao de durabilidade-custo baixo-desempenho seja:

1 webber 40 (ou um 1 corpo com 6 bicos)

algo em torno de 12 de taxa

6 bobinas

comando isky que nao me lembro o código, mas vira com as molas originais, apenas tuchos mecanicos originais tb

6x2

e acabou.

Caso nao seja possivel $$$ usar 6 bobinas com roda fonica, um distribuidor MSD com modulo vai dar conta do recado.

Tem alguns opalas montados assim, é só moecao e zero problemas de varios tipo, tais como

Aquecimento

Embreagem

cambio

carda

diferencial

Se quiser tipo 1 etapa acima, poe 3 corpos duplos de 40, muda pra caralho o carro, mas perde um pouco da dirigibilidade, qqer encostadinha no acelerador ele ja anima mto, as vezes é chato de andar devagar..

turbo eu descartaria, pq nao conheco ninguem que tenha turbo sem ter q fazer N coisas, o povo adora falar que original aguenta mto, ai vc vai ver, tem balanceiro, prisioneiro no balanceiro, comando, tucho, varetas... ou seja, só essa brincadeira ai já deu outro kit turbo...fora alimentacao do turbo q haaaaaaaaaaja bomba pra alimentar a galera

1 person likes this

Posted

Darei minha humilde opniao de quem ja´ viu, mexeu e remexeu em alguns motores desse

Meu tio tem um aspirado de 430cv na roda, custa MUITO, mas MUITO caro

Eu tive um turbo com tudo q podia ter, nao gosto nem de lembrar qto custa

Ja na oficina do meu tio tem opala com varias configuracoes diferentes, EU, acredito depois de ver tantos, que a melhor configuracao de durabilidade-custo baixo-desempenho seja:

1 webber 40 (ou um 1 corpo com 6 bicos)

algo em torno de 12 de taxa

6 bobinas

comando isky que nao me lembro o código, mas vira com as molas originais, apenas tuchos mecanicos originais tb

6x2

e acabou.

Caso nao seja possivel $$$ usar 6 bobinas com roda fonica, um distribuidor MSD com modulo vai dar conta do recado.

Tem alguns opalas montados assim, é só moecao e zero problemas de varios tipo, tais como

Aquecimento

Embreagem

cambio

carda

diferencial

Se quiser tipo 1 etapa acima, poe 3 corpos duplos de 40, muda pra caralho o carro, mas perde um pouco da dirigibilidade, qqer encostadinha no acelerador ele ja anima mto, as vezes é chato de andar devagar..

turbo eu descartaria, pq nao conheco ninguem que tenha turbo sem ter q fazer N coisas, o povo adora falar que original aguenta mto, ai vc vai ver, tem balanceiro, prisioneiro no balanceiro, comando, tucho, varetas... ou seja, só essa brincadeira ai já deu outro kit turbo...fora alimentacao do turbo q haaaaaaaaaaja bomba pra alimentar a galera

Bom, então estou no caminho certo, 3x 40mm injetado, 6 bobinas, roda fonica, 6x2, meu plano é mais ou menos esse, e mais pra frente abrir pra dar um tapa no cabeçote, mas até la rola muita coisa. Não pretendo passar disso, gosto do carro fortinho, mas não tenho a ideia de ter um monstro não, só quero um pouco de diversão.

Posted

Cuidado com os freios, com esses corpos se perde muito vácuo no coletor, prejuca demais a efeiência dos freios. Tem que estudar bem o que vai ser feito.

No meu caso perdi muito o rendimento dos freios, equelizei interligando os coletores, mas não teve jeito, só fazendo uma câmara de vácuo. Melhorou, mas não resolveu.

2 people like this

Posted

Fato isso q o Raza disse, no caso o canal eh por logo um cilindro mestre gigante e usar sem hidrovacuo msm..

O opala do meu tio por exemplo fica oscilando entre -0,2 e 0 de pressao na admissao na lenta.. Jehehe so tem vacuo se reduzir e mesmo assim nao eh nada demais

1 person likes this

Posted

ele ainda usa o cilindro mestre? só da pra usar so for em pé, as deitadas não cabem, só tirando o cilindro mestre inteiro! <_<

Posted

A rá, usa sim, 3 deitadas e ai poe o cilindro mestre ao contrario, fica la dentro, na placa q segura os pedais, nao eh dificil de fazer, mas de qqer forma acho q na c-10 cabe..

2 people like this

Posted

Quem vai fazer a mecânica/preparação pra você Ninjjah? É em Fraiburgo mesmo?

Posted

Nada a acrescentar... Só que virou um belo tópico.

Parabéns RAZA, Ninjjah, BB. Oktane tá faltando mais tópico assim! ;)

3 people like this

Posted

Vou fazer aqui mesmo no ceregatti, eles ja tem uma boa experiencia, faz tempo que participam dos campeonatos de arrancada e tal.

1 person likes this

Posted

Nada a acrescentar... Só que virou um belo tópico.

Parabéns RAZA, Ninjjah, BB. Oktane tá faltando mais tópico assim! ;-)

Concordo plenamente, a galera ajudou muito.

Amanha vou buscqr o motor, na segunda encosto na mecanica pra ir arrumando tudo, dai vou p9stando aqui.

1 person likes this

Posted

Vou fazer aqui mesmo no ceregatti, eles ja tem uma boa experiencia, faz tempo que participam dos campeonatos de arrancada e tal.

Conheço o Felipe, fiz algumas matérias com ele na faculdade. Gente boa, tem experiência...

Vou acompanhar, tenho um amigo que tem um Comodoro e tem interesse em saber mais sobre injetar o "linguição".

1 person likes this

Posted

eu faria o seguinte, roda fonica, 3 bobinas de fiat duplas,coletor e tbi pra mpfi com uma injeção programavel e o 6x2. essa parada ai de dutos siameses é só teoria no dia dia tu nem vai perceber nada no funcionamento, e o cambio iria de 5 marchas da s10blazer v6.

1 person likes this

Posted

Fui buscar ontem o motor, segue uma fotinho pra ilustrar o topico:

YB9CvTTl.jpg

Agora o próximo passo é comprar o coletor e tbis, o preparador passou essas:

http://www.piramidparts.com.br/kit_coletor_para_opala_6cc_com_tbi_corpo_estilo_weber_para_6_bicos_inje%C3%A7oa_eletronica

http://loja.jrracingparts.com.br/ecommerce_site/produto_22984_5336_THROTTLE-BODY-42MM-OPALA-6CC

Mas me recomendou desse cara aqui:

http://prtperformance.com.br/

Só que andei lendo na net muita gente falando mal dessa PRT, alguém conhece, sera que da pra confiar?

1 person likes this

Posted

Da um confere nas do carlini, ja vi umas e achei mto bem acabadas...

As da powertech tb tinham um acabamento fantastico, nao sei se ainda tem..

EU nao compro mais nada prt..

Posted (edited)

esqueça PRT.

http://www.carlinico...-horizontal.php

Ele tem muita coisa pra 6cil. liga lá e bate um papo com ele, esse cara tem muito boas referências de muita gente do ramo.

Edited by RAZA
1 person likes this

Posted

Eu li em outros foruns o pessoal falando muito mal da PRT mesmo, o engraçado é que meu preparador tem umas coisas compradas com ele, não sei se já compra a tempos ou é a primeira vez também, mas eu fiquei com receio de pegar dele.

Posted

Entãããão, falei com o pessoal da Power Tech, mais de 4k no coletor, contra 2k da PRT com uniball, carlini nem atende o telefone, fica complicado, acabei fechando com a PRT mesmo mas fizemos um acordo que dou metade agora e a outra metade só depois de receber a peça se tudo estiver ok conforme o combinado.

Estamos fechando com a pandoo também, mas surgiu outro impasse, vamos usar bicos de Astra flex, na pandoo pediram 165,90 cada com 3 meses de garantia, e achei no Mercado Livre um vendedor com 8000 vendas que dá 6 meses de garantia por 49,80: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-596269524-bico-injetor-gm-astra-zafira-vectra-18-20-flex-0280156086-_JM

Existe algum motivo aceitavel pra toda essa diferença de valor?

Posted

Quanto ao coletor: pqp 4k é tenso hein... é lindo e é mto bem feito, maaaaas 4k é bem puxado.

esses bicos eu já comprei por 80 cruzeiros algumas vezes... entao por 50 nao é tao anormal assim, estranho é 170..

Ja decidiu o q vai usar de bomba pra alimentar essa galera?

Posted (edited)

Entãããão, falei com o pessoal da Power Tech, mais de 4k no coletor, contra 2k da PRT com uniball, carlini nem atende o telefone, fica complicado, acabei fechando com a PRT mesmo mas fizemos um acordo que dou metade agora e a outra metade só depois de receber a peça se tudo estiver ok conforme o combinado.

Estamos fechando com a pandoo também, mas surgiu outro impasse, vamos usar bicos de Astra flex, na pandoo pediram 165,90 cada com 3 meses de garantia, e achei no Mercado Livre um vendedor com 8000 vendas que dá 6 meses de garantia por 49,80: http://produto.merca...-0280156086-_JM

Existe algum motivo aceitavel pra toda essa diferença de valor?

Ninjjah,

Eu já comprei esses mesmos bicos desse vendedor, o cara cumpre o que promete. Mas não acredito serem originais Bosch, como ele informa no anuncio. Funcionam muito bem, tem a vazão informada no anuncio. Se quiser tiro umas fotos detalhadas dos meus e posto aqui. Andei um trackday de 2 dias com os mesmos no meu Fiesta Zetec 2.0 e zero problema, sem falar que o envio do cara foi extremamente rápido, comprei em um dia e recebi no outro. Esses bicos não são poucos pro seu carro não? O meu quando andei em BSB não estava devidamente acertado, e no visor da FT Racepro1fi teve horas de trabalhar com pico de 105% de eficiência dos bicos, ou seja, faltava comida pro animal. Estima a cavalaria que você almeja no seu carro e faz o calculos dos bicos no site da fueltech usando 100% de capacidade de injetores e 80% para a bomba, lembrando que a bomba é sempre como 1 injetor, ou se preferir me passa que faço pra vc.

Edit: No motor que estou montando para o meu fiesta, vou montar a parte de alimentação assim: 04 bicos deka 80lbs/h, 01 bomba bosch motorsports usada na stockcar com vazão de 250L/H pré catch-tank, catch-tank, 01 bomba bosch 044 com vazão de 300L/H pós catch-tank para alimentar os bicos. Meu carro vai ter no máximo 300cv, todo forjado, acertado na FT400.

Edited by rbastos