Sign in to follow this  
Followers 0

Projeto de restauração da minha C-10, Novas fotos pag 6

156 posts in this topic

Posted (edited)

Então galera, estou pra trocar o motor da minha C10, mas junto com o motor preciso definir o que vou fazer com a caixa de marchas, o que acontece é que com a relação de marchas original ela não passa de 100 km/h e alem disso o cambio original esta com problema (esta escapando a 4ª marcha).

Meu plano é um 4.1 de Opala e trocar o cambio por algum de 5 marchas que não de trabalho demais e também seja forte, isso pra economizar e não mexer no diferencial. Meu mecânico disse que o cambio do Omega seria bom, mas precisa de uma flange que ele não sabe se tem pronto pra vender. Alguém teria alguma sugestão pra me ajudar?

Edited by ninjjah

Posted

procuraria por um cambio de omega 4 cilindros um pouco mais curto, pelo fato de ser caminhonete, mas também tem que ver a relação do seu diferencial e acho que a flange um torneiro bom faz pra você

Posted

Iria de cambio de Silverado, até por que a Silverado usou a mecânica 4.1, veria o diferencial também....

Tive uma A20 88 que originalmente motor 4.1 a álcool 4 marchas, com 2 anos com o carro trocamos o motor para um Perkins Q2B e mantivemos o cambio de 4 marchas, depois de 6 meses trocamos o cambio para o 5 marchas da D20 e mais 6 meses depois colocamos o turbo. Ela ia tranquilo até os 140km/h, mas não passava disso, acredito que ficava limitada pelo diferencial que era do motor a álcool.

1 person likes this

Posted

Então, a relação do diferencial original é 3.90 e o cambio 4 marchas original a 4ª é 1:1, penso em achar um cambio 5 marchas que tenha uma 5ª entre 0.80 ou 0.85 que ja daria pra chegar a uns 180 ou 200 de final e tb andar a uns 100 km/h em menos de 3000 rpm.

Posted

Não rola um V8 não? 6c bebe muito, não anda e V8 é bem mais legal...

Se quiser mesmo ficar com o 6c, tenta colocar o do Omega e usa uma injeção programável, cambio tem de Silverado/C20/Omega que se bobear é tudo igual, só deve mudar o diferencial... Não rola um AT de Omega não?

2 people like this

Posted

Arranja uma Cherokee no desmanche e pega toda a mecânica dela.

Pode montar injetada ou carburada com Quadrijet, que fica muito interessante. AT na coluna, vai ficar charmosa...

post-7660-0-11288000-1412820090_thumb.jp

Posted (edited)

Não rola um V8 não? 6c bebe muito, não anda e V8 é bem mais legal...

Se quiser mesmo ficar com o 6c, tenta colocar o do Omega e usa uma injeção programável, cambio tem de Silverado/C20/Omega que se bobear é tudo igual, só deve mudar o diferencial... Não rola um AT de Omega não?

Arranja uma Cherokee no desmanche e pega toda a mecânica dela.

Pode montar injetada ou carburada com Quadrijet, que fica muito interessante. AT na coluna, vai ficar charmosa...

Já temos algumas coisas definidas, optamos por 6 cilindros simplesmente pelo custo, nosso orçamento agora é de no máximo 10.000,00 pro motor, pelo que vimos não faz nada bom com esse valor em um V8, ja definimos também em utilizar uma injeção programável. Cambio AT tambem está fora de cogitação, o plano é algo pra brincar no fim de semana, não tenho pretensão de desfilar hehe.

Edited by ninjjah

Posted

Encontrei uma opção interessante pelo preço, o que me dizem:

http://sc.bomnegocio.com/norte-de-santa-catarina/veiculos/carros/gm-chevrolet-bonanza-48138798?last=1

Vou verificar qual o cambio, mas a principio pelo ano é 5 marchas, será que aguenta bem? Pra mim é bom pelo menos pra tirar mais peças pq preciso da direção hidráulica tb, entre outras coisas.

Posted

Cambio é um clark 5 marchas, deve aguentar sim... motor é o de Opala fim de feira mesmo, brincar com 6c vai ter que gastar uma bela bala viu!

Posted

C'est la vie !

Meu plano inicialmente é um comando mais forte e uma IE Pandoo ou Fueltech, mas vamos ver o que vai dar né, esse tipo de coisa nunca fica como planejado.

Posted

Entra no 4x4Brasil.com

La voce vai achar muitas ideias

Posted (edited)

Subarulover deu a dica certa, possivelmente deve ter algum tópico lá com esse up de motor. Olha esse site se tem algo a venda: http://www.rolo4x4.com.br

Invés de pensar em motor de Opala, faz um up para o powertrain de Blazer ou S10 com cambio eaton. Esse cambio é usado em varios carros, dá uma olhada nesse link:

http://www.4x4brasil...05-l200-rs.html

Edited by rbastos

Posted

Valeu as dicas pessoal, já comprei o motor, devo receber essa semana, 6 bicos 4100 conforme o planejado, já estamos cotando o kit coletor, borboletas.... e a IE. A princípio resolvemos não abrir o motor, vamos tentar rodar um tempo assim pra não estourar o orçamento de 10k no motor.

Temos algumas opções que o preparador recomendou, aceito sugestões:

http://www.piramidparts.com.br/kit_coletor_para_opala_6cc_com_tbi_corpo_estilo_weber_para_6_bicos_inje%C3%A7oa_eletronica

http://loja.jrracingparts.com.br/ecommerce_site/produto_22984_5336_THROTTLE-BODY-42MM-OPALA-6CC

A IE ele recomendou a Pandoo que pelo preço é mais completa:

http://loja.pandoo.com.br/

Só falta um bom coletor de escape 6x2 que ainda tenho que pesquisar o que usar.

A respeito do cambio e diferencial o cara que me vendeu o motor gavou muito meu cambio original, disse que é o famoso F260 de Dodge, que aguenta muito pau e tal, então resolvi abrir ele pra ver porque esta escapando a 4ª marcha e o diferencial pretendo trocar a coroa e pinhão pelo da D10 pra alongar.

O objetivo final é algo mais ou menos assim:

IMG_1587_zpsavfjexlb.jpg

3 people like this

Posted

Valeu as dicas pessoal, já comprei o motor, devo receber essa semana, 6 bicos 4100 conforme o planejado, já estamos cotando o kit coletor, borboletas.... e a IE. A princípio resolvemos não abrir o motor, vamos tentar rodar um tempo assim pra não estourar o orçamento de 10k no motor.

Temos algumas opções que o preparador recomendou, aceito sugestões:

http://www.piramidpa...A7oa_eletronica

http://loja.jrracing...-42MM-OPALA-6CC

A IE ele recomendou a Pandoo que pelo preço é mais completa:

http://loja.pandoo.com.br/

Só falta um bom coletor de escape 6x2 que ainda tenho que pesquisar o que usar.

A respeito do cambio e diferencial o cara que me vendeu o motor gavou muito meu cambio original, disse que é o famoso F260 de Dodge, que aguenta muito pau e tal, então resolvi abrir ele pra ver porque esta escapando a 4ª marcha e o diferencial pretendo trocar a coroa e pinhão pelo da D10 pra alongar.

O objetivo final é algo mais ou menos assim:

IMG_1587_zpsavfjexlb.jpg

Visualmente os coletores são bem similares e ambos parecem ser plug n`play. Injeção qual o seu preparador está acostumado a acertar?

Posted

Não vai abrir o motor, ok... mas pelo menos cabeçote vai mexer né? Com esse coletor com ITB, vai precisar de comandos brabos e de taxa... pelo menos! Se for o cambio de dodge mesmo, não terá problemas depois de revisado! E quanto a relação de D10, eu deixaria a original, carro aspro para ficar rápido pede relação curta... relação muito longa fica melhor em turbo!

1 person likes this

Posted

pegue uma Blazer/S10 V6 batida e seja feliz.

3 people like this

Posted

Não vai abrir o motor, ok... mas pelo menos cabeçote vai mexer né? Com esse coletor com ITB, vai precisar de comandos brabos e de taxa... pelo menos! Se for o cambio de dodge mesmo, não terá problemas depois de revisado! E quanto a relação de D10, eu deixaria a original, carro aspro para ficar rápido pede relação curta... relação muito longa fica melhor em turbo!

É que com a relação original ela não bate nem 120 direito, com a da D10 na relação chega até a 200, mas o mais importante é que anda em menos de 3000 rpm a 120, meu uso vai ser mais pra passeio e uma brincadas de vez em quando.

O cabeçote eu pretendo mexer sim, mas pelo que vi pra fazer coisa boa passa de 5k no cabeçote, entre comando, pratos, molas.... mais o retrabalho no cabeçote, meu plano é instalar o motor até pra ver o estado geral dele funcionando e mais pra frente abrir. Mas a parte dos perifericos ja quero comprar coisa que va me servir pra frente, por isso tava pensando nesse coletores, injeção, 6x2 bacana....

Posted (edited)

Eu tenho discutido sobre esse assunto em outros fóruns também e surgiu uma situação que me deixou intrigado sobre usar o coletor com 3 borboletas e 6 injetores no motor 6cc do Opala, alguém ai tem experiencia com isso?

Segue o texto:

"bom... vamos lá...

é um conceito complicado de explicar, mas depois que vc saca tudo, é simples de entender.

acontece o seguinte... o cabeçote do opala usa dutos de admissão siameses.

significa que um par de cilindros dividem um duto, 6 cilindros, 3 dutos.

a divisão se dá na seguinte ordem, da frente pra trás, o cilindro 1 e 2 dividem o duto A, 3 e 4 o duto B e 5 e o 6 o duto C.

tudo bem, até ia firmeza.

agora pegando a Fueltech que trabalha de forma não sequencial, nos vamos ter um sistema simultâneo, de modo que ela se baseia nos disparos da ignição para acionar os injetores, e como a ignição trabalha em relação de 1:2 com o virabrequim, elá vai pulsar os seis bicos simultaneamente a cada disparo da ignição... ou seja.... 3 injetadas em todos os bicos a cada volta do motor.... ou 6 injetadas a cada ciclo de funcionamento do motor (duas voltas no virabrequim)

desse modo temos que regular a injeção para que cada uma dessas 3 injetadas seja proporcional para que quando a válvula de admissão abra, e as 3 sejam admitidas, o volume seja condizente com o necessário para o funcionamento correto do motor.

tudo bem isso não é difícil, até ai firmeza.

só que a partir dai que o seis canecos complica o sistema multiponto....

lembra dos dutos siameses ??? então... vamos pegar de exemplo o duto B que compartilha o cilindros 3 e 4.

se foque só nesses 2 cilindros... mas não se esqueça das 6 injetadas a cada duas voltas do vira.

na disposição do 6 em linha o cilindro 3 e 4 sobem juntos, assim a cada volta do motor vai ter uma explosão ali, uma vez no 3 outra vez no 4.... isso é uma regra do ciclo Otto.

como eles compartilham o mesmo duto.... a injeção de combustível vai se dar no mesmo lugar, um lugar comum aos dois cilindros....

eles sobem juntos mas trabalham defasados em tempos de admissão, compressão etc etc....

e como a cada volta do vira a injeção pulsa 3 vezes... isso acaba criando um efeito onde cada cilindro vai absorver 3 injetadas, pois a cada 2 voltas do motor, as válvulas de admissão vão abrir uma vez em cada cilindro... mesmo que a cada duas voltas sejam 6 injetadas... a válvula vai interromper isso e 3 injetadas vão pra um cilindro e as outras 3 para o outro.

para simplificar, o tempo do motor divide direitinho o combustível para os cilindros....

ótimo, isso é perfeito, não tem nada errado.

eles trabalham em pares, dividindo as injetadas.

mas então qual o problema com o resto ?????

o problema é que o duto A compartilha o cilindro 1 e 2.... mas o cilindro 1 e 2 não são pares, eles não sobem e descem juntos dividindo os tempos..... o par do cilindro 1 é o 6..... e ele está lá na outra ponta.....

isso acontece da mesma forma no duto C onde o cilindro 5 e 6 também não são pares....

ai o que acaba acontecendo é que vai ter as 6 injetadas a cada duas voltas.... mas por causa do tempo de defasagem dos cilindros e o respectivo tempo do motor o cilindro 6 que está no duto C e o cilindro 1 que está no duto A vão absorver 4 injetadas e os cilindros 2 e 5... somente 2 injetadas, a válvula de admissão, devido ao seu tempo, não vai dividir corretamente.

desse modo quando o motor estiver funcionando e a sonda lambda acusar mistura correta, na verdade o cilindro 1 e 6 está rico demais o 2 e o 5 estão pobres e o 3 e 4 estão em equilíbrio...

por isso que não funciona legal, o motor trabalha todo torto, desequilibrado....

ai tem quatro alternativas....

- primeira, vc pode montar um sistema monoponto.

- segunda, vc pode montar os 6 bicos longe do cabeçote... preferencialmente antes da borboleta do TBI, isso ameniza o problema, mas não corrige de vez.

- terceira, trabalhar o cabeçote do opala para separar os dutos... trabalheira complicada, que deve ser feita por alguém muito especializado.

- quarta, usar o cabeçote do omega/silverado que já com dutos individuais.

espero que vc tenha entendido.

ahhh e quanto a Fueltech, tem opção bem melhores que ela e bem mais baratas.

pensa na Megasquirt, metade do preço, o dobro das funções...."

Edited by ninjjah

Posted

cara, penso que se com um carburador o carro funciona bem, com uma programavel, mesmo que ela não seja sequencial, vai ser melhor ainda, meu amigo já usou megasquirt no opala aspirado dele com cabeçote de opala e 6 bicos, e hoje usa pandoo, e o carro é liso e muito forte, hoje aliais o opala dele é turbo

Posted (edited)

Megasquirt funciona bem, o problema é o "faça você mesmo", desde o chicote até o acerto, só o mínimo de conhecimento não resolve. Tem que ser um profissional do ramo mesmo, ou se o entusiasta sacar bem.

Uma Fueltech da vida (já sequencial), também da trabalho, mas muito menos na instalação e menos ainda no acerto, é muito mais didática e não depende de computador pra isso.

Edited by RAZA
1 person likes this

Posted

Ta falando em brincar, vc vai turbinar esse 6 cilindros?

Pelo custo mexer nele aspro pra o que você quer e impossível e com 6 cilindros e não creio que esse motor só com um tapa vai ter a disposição que vc esta pensando.

Posted (edited)

Já que o orçamento não é ilimitado, pro que você já tem, não colocaria as 6 borboletas. Isso pede muito mais coisa, comando, balanceiro, cabeçote, mais taxa... o custo é alto, sem falar que o acionamento desses já prontos com esse valor, nunca são 100%, sempre exige ainda mais adaptação, e custo...

Você poderia economizar botando um corpo só duplo, que pede bem menos coisa, dar um talento de leve no cabeçote e usar uma FT500 da vida. Teria uma boa injeção com um bom gerenciamento do motor, sem gastar muito mais, e já vem potência pra brincar, não sei numa C10, mas num Opala da pra se divertir.

Na pior das hipóteses, mas que também é valido, usa uma Weber 44 e um comando mais esperto, fica legal.

Edited by RAZA
1 person likes this

Posted (edited)

Megasquirt funciona bem, o problema é o "faça você mesmo", desde o chicote até o acerto, só o mínimo de conhecimento não resolve. Tem que ser um profissional do ramo mesmo, ou se o entusiasta sacar bem.

Uma Fueltech da vida (já sequencial), também da trabalho, mas muito menos na instalação e menos ainda no acerto, é muito mais didática e não depende de computador pra isso.

cara, eu discordo que a FT é mais fácil de instalar que a megasquirt, as duas são fáceis de instalar pra quem tem o minimo conhecimento de ele trica automotiva, e sobre ter q montar a placa, sabemos que existe a megasquirt racing, pronta com tudo, manual e programa em português, se baixar o diagrama de instalação vai ver que é muito simples, sobre acerto o importante é entender como funciona o mapa de eficiência volumétrica da megasquirt, dai fica muito mais fácil, no fim a megasquirt se torna mais pratico pra quem sabe operar as duas.

e a FT precisa de computador pra visualizar o datalog, o que da no mesmo no fim

Edited by arthurbomfim
2 people like this

Posted

Desconhecia essa Racing. Alguns amigos se ferraram muito pra fazer eles mesmo a instalação da Megasquirt, acompanhei a dinastia dos caras... O que não acontecia com as Fueltech da vida.

O que eu quis dizer sobre não depender do computador no funcionamento direto da injeção, a maioria das modificações pode ser feito pelo próprio visor, o que não acontece na mega, sem computador não se faz nada. Obviamente que o data logger é uma ferramenta que depende do computador, mas não impede do carro funcionar corretamente.

2 people like this

Posted

Opa, consegui a atenção de vcs, a conversa no outro forum está andando e lá tambem tive uma resposta que acho que deve ser interessante dar uma olhada:

Ré, o que vc falou está correto. O problema é que a maioria do pessoal que vai montar injeção acha que isso é o cumulo, o motor não vai funcionar direito, etc.

Tem ate um usuario em um outro forum que falou que por usar cabeçote de opala, o carro dele não fica liso antes de 1800 RPM, ou seja, um absurdo.

Os cilindros que ficam ricos são o 2 eo 5.

Com cabeçote de opala, consegue sim, um acerto que vc pode andar "desfilando". Logicamente não é o ideal de funcionamento, mais na pratica, a diferença é minima. Fica praticamente igual a um omega (que tem injeção sequencial).

Nada adianta usar cabeçote de omega com modulo de injeção só com 2 bancadas.

Esse "temor" gerado pelos dutos, garanto que na prática 95% das pessoas que usam ou vier a usar, estão ao meu ver "perdendo tempo se preocupando", já que o conjunto mecânico do carro não exige bastante precisão.

Agora se mesmo assim quiser fazer certinho. É so colocar um cabeçote de omega, e gastar mais de 3000 mil em um modulo que presta.

Digo, em modulo que tem função, e não telinha touch.

Valor esse para uma MegaSquirt MS3. Se for comprar um pronto (halltech, holley ... etc) ai prepara no minimo uns 4.500.

Outra solução apresentada é o sistema monoponto é boa, pois facilita a questão do coletor.

(Estou procurando um multi pra colocar na C10, mais o preço não está compensando).

Talvez coloque a TBI que importei para usar na Caravan

So que da mesma forma que o carburador, o motor vai continuar trabalhando desequilibrado.

Renato, eu analisei essas situação junto com meu preparador, e chegamos a mesma conclusão, a diferença no funcionamento é mínima, ao meu ver vc perde em eficiência de combustível, mas acredito que o fato de usar 3 corpos de borboleta compensa em muito em desempenho e essa perda de eficiência seria minima e ao meu ver insignificante.

Ré, na sua opinião pensando em custo beneficio o que você usaria em uma preparação para 300cv aspirado nesse motor, para uso de fins de semana e sem muita dor de cabeça voce optaria por carburação ou injeção, vamos discorrer sobre o assunto.

Eu estou montando um projeto para meu motor com 3 corpos de 40mm injetado multiponto com uma Pandoo e pretendo mais pra frente fazer o cabeçote com um comando Isky 525B, tuchos mecanicos, balanceiros roletados..... o que voce acha, me de dicas.

Essa é basicamente a minha ideia:

Eu estou montando um projeto para meu motor com 3 corpos de 40mm injetado multiponto com uma Pandoo e pretendo mais pra frente fazer o cabeçote com um comando Isky 525B, tuchos mecanicos, balanceiros roletados..... o que voce acha, me de dicas.