Entre para seguir isso  
Seguidores 0

:: VW Fusca '76 e Fiat Prêmio CSL '93 ::

297 posts neste tópico

Postado

To doido pra trocar o Fiesta por um Fusca! :(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Celoj, não é a coisa mais confortável do mundo, mas se quiser conforto uso o Prêmio (que também não é lááááá esse conforto todo)!

Badabum-tsssss!!!

:lol: :lol:

Travex, direto bombam uns Fuscas na minha timeline com os caras trocando por carros mais novos, papagaio gay, cachorro sem pata, galo cego... mas dá dó de ver os carros que nego pede R$ 10.000,00. Tá tendo muito nego sem noção!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Olá, senhores! Há tempos não atualizo, pois há tempos não tivemos atualizações.

= P

Depois do Encontro do Dia Nacional do Fusca em BSB, onde eu estava conversando com um amigo e um tiozinho chegou querendo ajudar. Meteu a mão no motor da Gorete para acertar melhor e o carro ficou uma merda, NUNCA mais deixo NINGUÉM colocar a mão em qualquer carro meu sem que EU peça. Na hora o carro ficou até legal, parado, acelerando... mas andando pra casa o carro estava fraco, sem lenta, aceleradão... escroto pra caralho.

Voltei o ponto ao local original e fui tentando acertar a carburação dupla em casa. Andei apenas dois sábados com ela depois deste dia e ainda assim com ela capenga. Num terceiro sábado resolvi arrumar tudo e... ela parou de funcionar. Não funcionava mesmo! Girava o motor, mas não pegava de jeito nenhum. Larguei lá e fui cuidar da Gee (o Prêmio).

Chegou há tempos o primeiro de uma lista de coisas que vou ter que comprar para deixar os freios da jaca como quero.

Pra variar, mais uma história de confiança, seriedade e compromisso assumido. Pra variar, nunca vi a cara do sujeito que me vendeu as pinças, mas temos um breve contato pelo Facebook e outros fóruns de internet.

Aconteceu assim: Um amigo em comum (CELOJ, obrigado tio!) anunciou umas rodas pra Fiat, umas pinças de freio e mais uns cacarecos. Interessei nas rodas e fui ver os produtos, quando me deparo com as pinças. Esqueci na hora das rodas e tudo mais e fui trocar uma ideia com o meu camarada. Logo ele disse que as pinças não eram dele, mas sim de um amigo que não tinha paciência para internet. Pedi o contato para negociar e logo vimos que o dono era velho conhecido.

Parti para a negociação já com a intenção de compra e após muito escutar sobre as qualidades do produto e a ação efetiva em um Golf 2.0T que recebeu um conjunto completo de freios do Audi S3 (por isso retirou as pinças Wilwood), já estava engatilhado pra fechar. Daí veio a minha deixa:

- Tem como parcelar? Tá ligado como é início de ano... IPVA, IPTU, material escolar...

- Claro! Como quer fazer?

- Em "X" fica bom pra você?

- Elas estão paradas aqui há tempos. Claro! Manda o CEP e o endereço que envio hoje mesmo (isso foi dia 17/01)

Fechamos parceladinho de um jeito que fica bom pra mim e bom pra ele, mesmo sem nunca termos nos visto. Boas referencias entre os contatos e honestidade em toda a negociação que já fiz até hoje aos poucos vão rendendo frutos. Por isso não entendo por quê tem FDP que ainda passa os outros para trás por conta de merreca!

Agora só faltam o hidrovácuo, os discos de freio traseiros (ainda não sei se vou usar os dianteiros na traseira), refazer as hardlines, providenciar os cavaletes, o fluido DOT 5.1 e mais uns cacarecos!

Feliz pra caralho com esta nova fase. Agora é pé no chão e um upzinho de cada vez.

A encomenda:

1004702_714541001902904_2103679914_n.jpg

As pastilhas e os grampos de fixação

1601384_714541048569566_204333784_n.jpg

As monstrengas e os conduites com malha de aço (aeroquip) ao fundo

1779847_714541085236229_59279045_n.jpg

Conduites (aeroquip)

1010991_714541118569559_1471403568_n.jpg

Uma das monstras (sério, é maior do que aparenta!)

1653865_714541148569556_1838894061_n.jpg

Tudo junto:

1609974_714541188569552_2079056426_n.jpg

Trata-se de um par de pinças Wilwood de quatro pistões para instalar na dianteira do Fusca com um par de discos de 312mm com furação 5x100 que ganhei de um amigo que fez um upgrade para discos maiores em seu Golf. Este é um capítulo a parte.

Acabei de comprar as pinças e fui buscar discos compatíveis. Ao me deparar com os preços praticados quase caí de costas, então pedi abertamente que, caso alguém tivesse um par de discos em boas condições com furação 5x100 para vender e um bom preço ou doar, que se manifestasse. Em menos de 5 minutos um amigo respondeu que tinha um par em ótimo estado, de 312mm que estavam em seu Golf e que me doaria para instalar na Gorete.

As pernas tremeram, boca secou, sorriso saltou e um belo "PUTAQUEPARIU!!!!" Foi ecoado pela casa. Não tenho fotos dos discos pois eles estão na oficina de um outro amigo em comum, que fará a instalação do conjunto de freios completo, mas... já é meu e está bem guardado!

Pode ser que ela demore para andar de acordo com as minhas vontades, mas pelo menos já vai aprender a fazer piruetas!

= D

Um dia fui à oficina de um amigo buscar os discos de Golf GTI que o amigo Salomão me deu para casar com as pinças Wilwood e nisso ela parada, pois eu não estava com o mínimo de saco para tentar fazê-la funcionar.

Os discos:

1904052_731404913549846_179808921_n.jpg

Sobre os freios, decidi que não vou utilizar as Wilwood na Gorete. Decidi também que não vou preparar ela mais do que já está. Ela chega aos 140km/h (fiz isso no FDS), não é boa de curva (não tem barra estabilizadora e é muito baixa) e preparação pra ela é cara demais! Nesse meio tempo ganhei um jogo de discos de 282mm para a Gee e a idéia é dar uma mexidinha no motor assim que chegar nos 200.000 km ou precisar abrir para sanar algo mais pesado (o motor dela é virgem). Vou usar as pinças Wilwood nela e para a Gorete pretendo utilizar um par de pinças de Golf GTI que darão conta do recado com os discos que ganhei.

Ainda tentei mais umas 2x fazê-la pegar e nada. Passaram-se quase 2 meses nessa enrolação, até que neste final de semana eu estava na oficinal do Sousa para pagear a Gee que foi pra lá fazer TODA a suspensão, trocar umas mangueiras e fazer uma revisão geral de 6 meses e 2.000 km rodados (hoje ela está com 187.000 km). Vamos vender o Fiesta da empresa (meu carro de dia-a-dia) e passarei a utilizar o Prêmio regularmente, revezando com o Fusca (eventualmente). Meu trajeto diário é pouco (coisa de 15 ~ 20km/dia) com a vantagem de que só eu utilizarei os carros. O Fiesta são 4 pessoas revezando.

Conversando com o Márcio Murta, ele tinha comprado um par de discos de freio de Marea Turbo para instalar... no seu Gol de Time Attack. A furação não bate e o Marcio preferiu comprar outros e deixou os de Marea parados. Joguei meu charme "internético" pra cima dele e ganhei dele os discos de freio! Eles sim irão para a Gee (o Prêmio) com os Wilwood assim que eu comprar umas rodas de MT pra colocar nela (menor que 15" não entra o conjunto de discos e pinças).

Tô achando que este tópico vai misturar os dois carros, então, tentem acompanhar!

Gee = Fiat Prêmio CSL'93

Gorete = VW Sedan (Fusca)'76

Tava na oficina de bobeira e o Sousa perguntou do Fusca. Falei que estava encostado pois tinha dado uma zica e expliquei a história. Ele disse que deve ser coisa simples e perguntou se eu tinha tempo pra levá-lo lá pra resolver. Mal ele terminou a frase e já estávamos a caminho. Em menos de 5 minutos ele fez o carro funcionar em mais uns 10 minutos regulou tudo como estava antes.

O problema? Um lance (não lembro o nome da peça) do distribuidor que se soltou e não passava eletricidade para as velas. Quando o carro pegou, aquele cheiro forte de gasolina tomou conta dos meus pulmões e a vontade de dar uma volta era imensa! Ficou um tesãozinho novamente. Deixei o Sousa na oficina e fui buscar o pai no aeroporto. Não pude andar no Fusca no sábado, pois tinha compromisso com a patroa a tarde.

"/

Domingo o sol raiou cedo, o céu azul era convidativo e o trânsito era mínimo. Acordei, tomei banho, dei um beijo nas meninas e saí para buscar o Fusca.

1621754_734984216525249_1170276186_n.jpg

A gasolina estava no tanque havia mais de 02 meses, mas estava baixa. Fui completar... a uns 30 km de casa! hehehehe Naquela manhã rodei cerca de 150km com ela por dentro de Brasília. Quando estava a caminho do posto, minha prima e seu marido me flagraram andando de Fusca e quando parei para abastecer eles pararam também. Conversamos um pouco e logo veio mais uma ótima notícia: Eles terão seu primeiro filho!

O final de semana foi repleto de boas notícias! :grin::grin::grin:

1620133_1473453919550063_594960455_n.jpg

1499752_1473453906216731_1752787643_n.jp

Estas foram as fotos do flagra!

Ao chegar na casa dos meus pais, meu pai pergunta: "Esse Fusca aguenta chegar na casa da minha mãe?" A véia mora a uns 15km da casa dele e depois da manhã que ela passou, certamente chegaria. Entreguei-lhe a chave para que ele dirigisse e a primeira coisa que reclamou foi da falta de visibilidade dos retrovisores réplicas de Porsche 356. Meu pai não dirige carros antigos há mais de 15 anos e o Fusca é a primeira vez que ele dirige com o carro já ajustado de suspensão, freios e direção. Ele não reclamar de nada disso, apenas do retrovisor, pra mim foi uma verdadeira realização.

1493179_735034006520270_1308986770_n.jpg

No caminho da ida e da volta para a casa da vó, fomos falando de carros, das manhas do Fusca, da minha insistência com o Prêmio, da nossa convivência, dos vínculos, das viagens planejadas... caras, eu me senti realizado!

Quem acompanha o tópico, sabe que a minha vontade é de "devolver" este carro para o meu pai completamente arrumadinho. Quero dar um carro que ele tenha prazer de dirigir aos finais de semana, me acompanhar aos encontros, me emprestar ela um pouco para umas voltas... é meio que uma forma de retribuir tudo o que ele já fez por mim, com um presente que tenha um significado especial.

Agora é trocar a lente dos retrovisores por umas côncavas e dar uma geral na elétrica para desfazer o ninho de gato que tá lá. Ainda tem mais uma porrada de coisa, mas essas serão tratadas com prioridade. Agora ela não pára mais (se Deus quiser).

Como nem tudo são flores, ao chegar da casa da vó e deixar o pai em casa, fui comprar gelo e na porta do mercado, o freio de mão soltou. Aquele pininho não trava mais e não tem como puxar a alavanca. O pino sai todo (pino, mola e vareta). Tenho que parar o carro sempre engatado e em lugar plano pra não ter o risco dele descer a ladeira.

"/

Alguém já passou por isso ou sabe como arrumar? Vi que na alavanca tem dois parafusos de fixação (cobertos pela coifa). Se soltar eles pra tentar arrumar tudo tem perigo de desregular o freio de estacionamento ou soltar o cabo e ele ficar pendurado?

Abs!

Editado por .:run4fun:.
5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Esse lance do freio de mão vivia dando zica no meu ex fusca. Dá para "colocar" lá de novo, mas não sei exatamente comofaz.

INCRÍVEL como esse carro casa bem com as cup 1, tô de cara até agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

CeloJ, obrigado por toda a ajuda, amigo!

Editei o post anterior para inserir a compra das pinças que eu havia esquecido de atualizar no tópico.

^_^

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Rafa depois faça umas fotos do seu motor como está hoje com a carburação.

tire fotos do coletor e das conexões que vc fez da bomba de gasolina para ligar os 2 carburadores e poste aqui pra nois!

:valeu:

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

que mal lhe pergunte, vai vender os wilwood?

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Guh, meu motor é horrorível! Não gosto nem de tirar foto dele pois a estética dele ainda tá péssima, mas funciona. hehehehe

FDS vou na casa dos meus pais e tiro as fotos pra vc.

Neno, ainda não decidi sobre como vai ficar definitivamente o esquema de freios de ambos os carros, pois a intenção é começar a preparar o Prêmio e dar uma melhorada no esquema de freios de ambos os carros. Sei que parece demais Wilwood num Prêmio (ou mesmo num Fusca), mas já tenho os discos de MT (282mm) e de GTI (312mm) em mãos, então de qualquer maneira precisarei de pinças. Se quiser pagar o que eu paguei nelas, pode mandar inbox que conversamos sem estresse! Tirei da caixa, tirei fotos, guardei de volta e estão aqui no trampo pra não entulhar demais o quartinho. Comprei elas pela oportunidade, mas tenho ciência de que um par de pinças de Golf GTI e um par de pinças de MT já me servem perfeitamente.

Bom...

Prêmio saiu hoje da oficina com a suspensão completamente feita, carbura limpo, mangueiras trocadas, óleo e filtros novos, buchas, coxins, sincronizado da 3ª, rolamentos, pivôs, correia, retentores, regulagens, juntas... tudo novinho (boa parte comprada em CSS)! Andei até o posto, abasteci R$ 50,00 de Podium (ele e o Fusca só abasteço com ela), deixei ela em casa pelo caminho mais longo, só para sentir a 3ª e a 4ª marchas entrando sem arranhar (o sincronizado desses câmbios de varão é uma tristeza e antes arranhava bastante) e agora em diante só preciso monitorar consumo de combustível e óleo.

O carro tem 187.000 km rodados e o motor NUNCA foi aberto. Anda mais que o Uno Sporting 1.4 do meu primo e dá uma canseira boa no Gol GV 1.6 do irmão dele. Espero que depois dessa revisão aguente mais uns 50.000 km sem precisar de praticamente nada, até pq não ficou barato. hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Sobre a freio de mão, embaixo daquela coifa voce vai ver dois parafusos e duas porcas, que na realidade são as duas pontas dos cabos de aços do freio de mão, um para cada lado.

Para recolocar a vareta ali que encaixa numa catraca, solte as porcas ao máximo, tomando cuidado para elas não sairem dos "parafusos". Com as porcas bem soltas, a alavanca perde a pressão e fica + - facil voce encaixar o lado da vareta que vai na catraca.

Voce tambem precisa tirar o botão que fica na ponta do freio de mão, para acertar a mola e a vareta, solte o botão do freio de mão, ele é como uma porca na ponta da vareta, aí voce encaixa a vareta na catraca e reaperta o botão.Depois é só apertar as porcas, lembrando que quanto mais voce aperta, mais estica o freio de mão. Tome cuidado para não esticar muito senão as lonas traseiras ficam prendendo, mas se ficar com folga, toda vez que puxar o freio de mão até em cima, a parte da vareta solta da catraca.

Para testar se está certo, antes de esticar as porcas dos cabos, faça um teste como se estivesse acionando o freio de mão, só não puxe muito forte, se não a vareta solta de novo lá no encaixe da catraca.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Obrigadasso, Jô!!!

Amanhã é dia de arrumar essa encrenca e dar mas algumas voltas, talvez até tirar fotos melhores do que as de celulixo (preferi comprar peças de carro do que gastar num celular bom)!

hauhauahuahuahauhau

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Jo, deu certinho! Obrigado pela ajuda!!!

= D

Domingo acordei cedo para arrumar o freio de mão. Deu tudo certo conforme as dicas do Bento. Obrigado, cara!

= D

Freio de mão arrumado, hora de fazer o teste drive (nem precisava, mas era só mais uma desculpa para andar de Fusca). Chave na partida, motor quente, controle do portão, celular para event.... ops... esqueci o celular em casa. Fui buscar o telefone e chegando lá as duas pequenas estavam acordando naquela hora.

- Paaaaaai (ainda com voz de sono), cê vai onde?

- O pai vai andar de Fusca.

- Posso ir? Julia, acorda! Vamos andar de Fusca!

- Se agilizem, calça a sandália e vamos!

Nem escovaram os dentes e nem pentearam os cabelos. Andamos por uns 10 km e na volta pra casa perguntei se elas queriam me ajudar a lavar o Prêmio na casa da vovó. "SIIIIIIM!!!"

Elas me ajudaram a lavar o carro e mais se molharam do que colaboraram, mas estávamos juntos. Vai entender a cabeça de criança... num dia odeia, no outro ama.

O Fusca nesse dia só viu água da chuva que caiu depois que terminei de encerar o Prêmio, que ficou assim:

1947754_739011669455837_515497553_n.jpg

1460052_738496729507331_1726251824_n.jpg

As fotos ficaram uma merda, pois preferi comprar peças pros carros a um celular decente, hehehehe. Tirei algumas com a câmera, mas ainda não baixei. Essa semana tem encontro e devo fazer algumas que prestam.

Esta última é o quarto traseiro dela (o Prêmio) e a Gorete é o reflexo do que eu consegui extrair de uma pintura de mais de 20 anos.

Semana que vem o plano é lavar e encerar o Fusca. Em quatro anos, só fiz isso uma vez.

O Prêmio em 1 ano já viu cera umas 4x.

Valeu, cambada!

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Fala ae nobre! blz? Porra parabéns pelos carrinhos, um amigo está com um premio parecido com esse e que está bem bonito com rodas do idea sporting 16".

Cara se quiser fazer um negócio, pensei em trocar minhas pinças de marea 2.4 (igual a do MT) com essas wilwood. Se tiver afim manda uma mp com o $$ da volta q teria q dar.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Alex, teria interesse em vender as pinças apenas para pegar um conjunto novo.

Obrigado pela oferta!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Neste final de semana peguei o Fusca pra dar uma volta. Domingo o tempo abriu e eu acordei cedo.

Andei uns 30km com ela e ao voltar pra casa vislumbrei uma pista limpa que dava pra acelerar bacana.

100... 110... 120... 130... 140... vruaaaaaaaaaaaaaaaaaaa blum bla soc pei pow...

Na hora pensei: Fudeu o motor!

10014617_741608582529479_786066632_n.jpg

Encostei o carro e fui ver o estrago. Não vazava óleo, não haviam sinais de pedaços, as mangueiras estavam encaixadas, acionadores no lugar... tudo certo. Esperei mais um pouco pra ver se era a bobina que havia esquentado e nada....

Tentei dar a partida e aquele barulho não me era estranho. Da última vez que o havia ouvido, foi quando o Sousa foi lá em casa pra fazer o Fusca andar. Abriu o distribuidor, colocou uma pecinha no lugar e pronto!

Dito e feito! Abri o distribuidor e lá estava o rotor fora do lugar. Acho que com o excesso de giro ele pulou fora. Coloquei no lugar de volta, dei um beijo no volante e tentei a partida... liso como antes!!!

Voltei pra casa beeeeeeem na maciota e o carro pareceu normal. Tudo certo!

UFA!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Fun fun, nossas velharias são danadas pra dar susto haeuhaeuhe

mas é isso que faz a coisa ficar divertida.

Acabou que nesse domingo nem fizemos nada, mas domingo que vem vamo agitar a saída.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

todo dia que eu saia com o ex fusca era uma aventura, será que chega? quando estacionava já vinha a neura, será que pega? kkkk

me divertia.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cegonha, tem sido mais ou menos assim. hauhauahuahauhauhauhau

FDS retrasado fui dar uma volta e ela parou de novo... sem gasolina.

Como o marcador dela ainda é por cabo, eu coloquei os discos de freio que tenho em cima do tanque, dentro de uma mala, e o peso "travou" o cabo em 1/2 tanque.

Liguei para um amigo e ele levou uma gasosa pra eu conseguir chegar no posto. Lá, completei com Podium e agora faço uma média por distância.

Quando for refazer a elétrica dela vou colocar o marcador com boia elétrica e provavelmente uma bomba melhor.

Mais tralhas sendo acumuladas...

Hoje um amigo passou aqui no trampo e deixou a capela de 1200 adaptada com radiador deslocado e um radiador de 1600 que comprei dele. Ele utilizou essa configuração em seu Fusca Itamar Turbo por vários anos antes de partir para a capela original Porsche (coisa FINA). Ele fez um limpa e eu arrematei. Ia comprar ainda um porta-treco de bambu, mas outro amigo foi mais rápido.

10250220_753973827959621_705667408761715

10177376_753973861292951_721148047064816

10154545_753973891292948_619516484831680

10153005_753973941292943_508072798703833

10288737_753973971292940_741212516060084

Ainda vai demorar para instalá-la, pois vou emprestá-la a outro para que ele faça uma cópia para seu projeto.

A intenção é deixa-la lisinha e pintar de branco com pintura eletrostática, junto com outras peças do motor, trocar a bobina original por uma MI e esconder boa parte dos fios e mangueiras que estão no cofre hoje.

Abs!

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Final de semana foi dia de dar um trato nas bicheiras. Aproveitei para tirar umas fotos com o celular msm, pois tava sem saco de usar a câmera.

Depois de duas semanas parada, liguei a bateria da Gorete, lavei e levei pra dar uma volta. Engasopando tudo e dando uns pipocos dada a desregulagem dos carburas. Umas boas aceleradas e limpou tudo.

10251960_759623217394682_644424699046541

10308877_759623594061311_728339133659721

10268498_759623664061304_804045370115627

10255353_759623734061297_635948539824089

10257745_759623777394626_139221524889558

10330434_759623900727947_402052924524356

1902038_759624027394601_1858576279040921

10306635_759624090727928_831535484634579

1922399_759624180727919_6741785251309568

10246752_759623857394618_61314670192245410253748_759624554061215_487810651084621

10313356_759624630727874_430798155182570

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Aproveitei o descanso e dei um trato no Prêmio também. Como disse anteriormente, vou passar a utilizá-lo mais e hoje foi a prova de fogo do radiador e sistema de arrefecimento: 1:30 de engarrafamento para andar 10km. Toca fitas ligado e ar condicionado deixaram o caminho menos doloroso. Quase largo o carro e vou andando com as meninas pra escola.

Lavada na sexta:

10253959_758610530829284_693020220497117

10171661_758610624162608_171089401288166

10153013_758610650829272_210648267201023

10173567_758610877495916_405261940539232

10155134_758610564162614_433332210936489

10167915_758610937495910_536810808692259

1904116_758622114161459_4838820834080600

Daí no sábado levei a família para o pesque-pague:

1508179_758932414130429_6404309811047910

... E sujou tudo de poeira.

No domingo, outro banho e ficou nova de novo.

10257893_759484880741849_488836756076058

Pra hoje passar boa parte da manhã presa em um engarrafamento absurdo!

1510444_759887300701607_4130633672634181

6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Fuca Zero, Prêmio ZERAAADO !! =D

Parabéns man !! =D

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vlw RAO!

Neste final de semana rolou uma etapa do Campeonato de Marcas e Pilotos aqui do DF. Antes e depois haveria um desfile com carros antigos e eu logo me aprumei pra colocar o Fusca no meio da porra toda. Meio litro de óleo a mais por segurança, tanque cheio e pneus calibrados... lá vamos nós.

Cheguei lá em cima da hora e já fui entrando na pista. Torci pro Fusca aguentar a brincadeira sem abrir o bico e meti o pé.

10155609_762583373765333_337781987812361

1507593_637448593001466_7802613598426497

O carro se comportou bem, mas novamente o rotor do eixo de distribuição saltou e eu fiquei na mão. Chamaram o resgate pra me tirar da pista, mas logo coloquei de volta o rotor no lugar e o carro pegou. Dei mais duas voltas e a brincadeira acabou. Outra bateria só depois das duas provas, mas eu não fiquei para esperar.

Após estacionar o carro, uma das maiores gratificações foi a admiração do Nelson Piquet (andou de Jaguar E-Type V12) olhando para o Fusca e comentando algo com um amigo. Espero que tenha dito coisas boas. hauhaahuahauhauahuahauhua

Abri a tampa do motor e fui dar uma olhada pra ver se tudo estava em ordem. Não estava. Um fio da bobina que encostava na lata do motor chegou a derreter! Troquei o fio ali mesmo e suspendi os outros para não encostarem nas latas. Quando for trocar a capela e a ignição vou utilizar conduítes protegidos por malha de aço para evitar o calor e proteger os fios, além de dar um visual mais limpo para o cofre.

Durante a volta, senti o carro bem mais gordo e folgado, deu uma bela amaciada. O óleo baixou um pouco e já completei pra andar sossegado. Vou precisar trocar os pneus traseiros que estão no fim, mas ainda tenho um par em casa na medida 215/45. Na próxima troca entram os 225/50.

Por alguns instantes cheguei a cogitar a possibilidade de fazer dela um carro de pista mais aguçado, mas minha carteira e meu bom senso gritaram "NÃÃÃÃÃÃÃO"!!! Mas foi uma ótima experiência poder acelerá-la na pista.

Senti falta de freios melhores, de um motor maior, de uma suspensão mais firme, mas inicialmente esta não era a proposta do carro e mudar tudo agora vai ser bem mais complicado. Vamos seguindo, devagarinho...

Deixei ela na garagem e sai com o Prêmio pra comprar o presente da mãe e da patroa. Na volta comecei a sentir um cheiro forte de gasolina. Parei na hora pra ver o que tinha rolado. O desborbulhador de combustível tá com uma trinca pequena na entrada e vou precisar trocar. Como era tarde e no domingo nada abria, fui direto pra casa e deixei ela na garagem também.

10171866_762920437064960_278450803026869

10294389_762920497064954_700614695529563

Uma pecinha barata que pode causar um estrago do caralho, pois o gotejamento cai bem em cima do coletor de escape. Fui pra casa com uma mão no volante e outra no extintor. Cagaço da porra!!!

Já perdi um XR3 que tive por conta de incêndio, então traumatizei e qualquer cheiro de combustível no carro já me assusta. Hoje compro a peça e troco no final de semana.

Abraços!

5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Muito bom ver os 2 brinquedos na ativa... parabéns pelo premio também, parece que é 2013 de tão novo!! Hahahaha...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

tinha uma escort sw aqui em casa que fedia gasolina de longe também, depois de varias bandejas de suspensão estourada sabe-se lá Deus por que e umas 4 visitas ao mecânico no prazo de 2 meses pelo cheiro de gasolina passamos pra frente...

O engraçado é que o atual dono arrebentou o cambio do carro na estrada, um caminhão soltou alguma peça doida e foi direto na parte de baixo do carro... moeu...

carrinho zicado.. kkk

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Valeu Brunu!

Cegonha, de carro zicado eu tô correndo! Meu primeiro carro foi um XR3 2.0i '93 que mais deu trabalho do que prazer, mas ainda hoje tenho vontade de outra maconha dessas (sem zicas).

Mais algumas amenidades que eu precisava sanar...

Com o uso constante, algumas coisas me incomodavam, como deixar o carro exposto no sol o dia inteiro e não ter nada para proteger o painel e seu interior. Um pára-sol veio a calhar. Aproveitei para comprar um tapete para o túnel para não estragar o carpete.

10271527_772965936060410_885494577442773

Uma das minhas maiores satisfações foi ouvir minhas filhas dando um carão na minha patroa (que não gosta de andar no Prêmio). A patroa disse que não gostava de andar de carro "velho" e logo as meninas se aprontaram a responder: "O carro do papai é velho, mas é mais legal de andar e mais limpo que o seu, mãe!" Orgulhos do pai!

Então o uso contínuo começou a castigar...

10371603_774455175911486_480051078332971

Um vazamento de óleo pela tampa de válvulas foi logo identificado. Como havia trocado na última revisão, troquei novamente na garantia. Ao retirar a tampa, minha grata surpresa: 188.000 km rodados e nenhum sinal de borra ou resíduos:

10389514_774471065909897_659732803443649

1601066_774471092576561_4735277921991303

Quando erguemos o carro e vi uma das buchas da barra estabilizadora detonada, não pensei duas vezes e mandei trocar. Pensei em mandar PU em tudo, mas (ainda, talvez nem seja) não é um carro com pretenções esportivas e fico grilado de passar toda a vibração para a suspensão, estrutura... vamos com calma.

1901821_774467699243567_8985951573564342

Com o fim do cheiro de combustível sanado com a troca do desborbulhador, passei a observar mais atentamente alguns itens e mangueiras dentro do cofre. Notei algumas longas demais, outras curtas demais, outras ressecadas e outras melhorzinhas.

Numa dessas de mexer no que está quieto, fui verificar a situação de um duplo T (algo assim TT ) que, me parece, serve para a evaporação dos gases do combustível. Não sei direito. Enfim, peguei o treco e fui sacar uma das mangueiras para saber se corria risco de estar trincada ou algo assim. Nada com a mangueira, mas a pecinha resolveu dividir-se em milhares de pequenos pedacinhos, sobrando farelo e isso (essa é a metade da peça):

1392031_776407719049565_6234737728896402

Como não acho a peça em lugar nenhum, comprei dois T's de latão e um pedaço de mangueira tirei de onde sobrava naquele emaranhado do cofre. Coloquei abraçadeiras em tudo e aproveitei para substituir mais algumas mangueiras que estavam com diâmetro menor do que o correto, além de desorganizadas, velhas e ressecadas, mas esqueci de tirar foto depois de pronto, conectado e organizado.

10441305_776643385692665_552117417518811

Aproveitei para comprar algumas presilhas para o forro do capô que ressecaram com o tempo e caíram. Infelizmente as que comprei não serviram, mas não corro o risco do forro se soltar. Só preciso de 05 delas.

Verifiquei que a mangueira do respiro do óleo (aquela que sai do cárter e sobe pro carbura) estava grande demais e imprensada contra o radiador. Cortei um pedaço e a re-aloquei para evitar o estrangulamento. Ficou bom, mas vou precisar trocá-la pois está ressecada. Foda é achar uma de boa qualidade. Vou acabar apelando pra uma dessa de linha industrial.

Enquanto trabalhava na mangueira do respiro, percebi que uma das capas de proteção de um sensor que fica na parede do bloco do motor estava ressecada. Foi pegar nela que ela esfarelou. Por sorte tenho outra em casa e vou substituir, mas tem sido complicado achar algumas peças para este modelo. Creio ser uma boa hora para começar a estocar peças para consumo próprio.

Troquei também a lâmina do limpador de pára-brisa convencional por uma Bosch da linha moderna (aerotwin) composta de silicone. Aqui em Brasília ainda não é época de chuva, mas sim de muita poeira, o que requer o uso do esguicho e de uma palheta nova para não correr o risco de arranhar o vidro.

10345551_776666339023703_873030344040271

São besteirinhas que vão sendo somadas à conservação do veículo. Não gasta muito, você faz e casa e ainda se diverte!

O Fusca? Tá andando! Vou usando ele conforme é possível, pelo menos uma vez por semana. O próximo upgrade dele é a elétrica e depois regularização.

Isso está me consumindo alguns bons trocados, mas é necessário pra andar tranquilo e sem dores de cabeça.

Abs, cambada!!!

5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

parabens cara. seus carros são bem cuidados e vc nao tem medo de usar carro antigo no dia a dia.

ja andei muito de premio. ia para a escola com meu avo num CSL 93 que ele acabou vendendo porque nao tinha direção e ele nao conseguia mais virar. acabou comprando um siena HL top sem ar (???) que hoje é meu e fica muito parado. uma pena, mas sem ar, em Macaé é dificil.

abs,

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0