Entre para seguir isso  
Seguidores 0

:: VW Fusca '76 e Fiat Prêmio CSL '93 ::

297 posts neste tópico

Postado

Espetacular, show de Fuka.

Falowz.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Ontem chegou pra mim o estepe de Subaru que comprei. A furação é 5x100, o center bore bate com o projeto de freios que estou pretendendo e a roda tem medida 4,0x15" montada em pneu 125/70-15". O estepe do Fusca que eu tenho em casa usa pneus 185/65-14" e não entrava na caixa, tendo que ficar em cima do tanque, o que já me incomodava. Com esse, entra na caixa e ainda sobra espaço para o macaco, chave de roda, triangulo... tudo largado por enquanto, mas logo pretendo dar um jeito nisso com uma mala antiga que achei no sótão de casa.

1377136_662939633729708_1224118077_n.jpg

1002482_663229807034024_1266029480_n.jpg

Para o projeto de freios já tenho as pinças traseiras de Chevrolet Astra com os cabos para o freio de mão e um par de discos Freemax slotados (que não vou usar pois não batem a furação), aqueles presentes do amigo Plautos. O plano agora é comprar os discos e pinças do Golf GTI para colocar na dianteira do Fusca e jogar o disco de freio dianteiro original sólido para a traseira (ainda não sei se serve. Se não prestar, vou ter que comprar discos novos pra traseira também). Usarei os cubos dos Fuscas Itamar devidamente torneados para calçar os discos e utilizar prisioneiros para a fixação das rodas (este é o maior motivo da aquisição do estepe 5x100).

Quando refiz a linha de freio da Gorete já utilizei um cilindro mestre de duas saídas justamente pensando no upgrade de freios. Pretendo ainda trocar os flexíveis por mangueiras revestidas por malha de aço (tipo aeroquip), trocar toda a linha de conduite por cobres novos, instalar o reservatório num lugar melhor (além de excluir o reservatório secundário que está deslocado para a caixa coletora de água) e instalar um modulador de pressão de freio para distribuir melhor a frenagem entre a dianteira e a traseira.

Atualmente a frenagem do Fusca não é ruim, mas dado o uso de pneus muito baixos na dianteira já me peguei dando umas escorregadas quando precisava pisar mais forte no pedal.

Pode parecer ultra dimensionado para a atual configuração do carro, mas é EXATAMENTE essa a intenção: Construir o carro debaixo para cima. Primeiro foram as suspensões dianteira e traseira que receberam a maior atenção, agora serão os freios, depois a estrutura (reforços de chassi e possivelmente uma gaiola), daí o motor e por último a carroceria. Quando acabar, começo tudo de novo num ciclo viciantemente vicioso.

= )

Bora que bora!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

tem REAL necessidade de disco na traseira cara?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Tanto por conta do futuro mecânico dela quanto por conta do visual pretendido, Renan.

O uso dos pneus 195/40 na dianteira deixa ela muito suscetível a derrapadas de frente. A traseira é bem sussa, mas a dianteira escapa fácil numa frenagem forte. Com discos na traseira e com o regulador de pressão para modular os freios vou ter facilidade de acertar melhor a frenagem. Com um motor maior e com ela chegando perto dos 160~180km/h aí que vou precisar mesmo. hehehe

Além da parte dinâmica, o uso de freios a disco na traseira tem um efeito visual muito bacana e esse carro é para ser um misto das duas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

não tem forma de passar pra, sei lá, 195/50 ou 55? Acho que tua segurança importa mais que o visual...

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Tanto por conta do futuro mecânico dela quanto por conta do visual pretendido, Renan.

O uso dos pneus 195/40 na dianteira deixa ela muito suscetível a derrapadas de frente. A traseira é bem sussa, mas a dianteira escapa fácil numa frenagem forte. Com discos na traseira e com o regulador de pressão para modular os freios vou ter facilidade de acertar melhor a frenagem. Com um motor maior e com ela chegando perto dos 160~180km/h aí que vou precisar mesmo. hehehe

Além da parte dinâmica, o uso de freios a disco na traseira tem um efeito visual muito bacana e esse carro é para ser um misto das duas coisas.

por visual ok, agora funcionalidade... você pode ter melhor frenagem mas o limite até o travamento das rodas e também derrapar de traseira não seria pior?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Em relação aos pneus dianteiros não vou mudar. Os traseiros deverão vir uns 225/50-17" quando estes 215/45 forem embora.

O lance do travamento vai sendo ajustado por meio do regulador de pressão. Basta ter consciência de testar em lugar seguro e com espaço antes de sair metendo a bota na rua. Dá pra montar algo bem seguro antes de montar algo bem forte, por isso estou montando o carro debaixo para cima.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Perfeito !!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Sensacionais esses faróis auxiliares, me amarrei!

Sobre o freio, faz bem em colocar uma válvula pra regular a distribuição da força de frenagem. O motor ATRÁS do eixo traseiro joga uns quase 60% do peso pra trás, o que significa um poder de frenagem no eixo dianteiro bem menor do que estamos acostumados a ver - e que diminui ainda mais, considerando que o carro está tão baixo e com menos movimento longitudinal de carroceria.

Parabéns pelo projeto, curti a mala de viagem combinado com o interior! :valeu:

Editado por transeunte

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

O projeto dos freios vai ter que esperar mais algum tempo. O motor bateu em definitivo em uma voltinha simples para vir ao trampo com ela.

Agora foi...

Estava vindo para o trampo ontem a tarde com ela, pois não andava nela desde domingo retrasado. Andando de boa para não forçar o motor e tudo bem. Reduzi uma marcha (4ª pra 3ª a 50km/h) para ultrapassar um caminhão e algo deu errado. Um barulho de metal batendo no metal e uma perda repentina de potência. Ela se arrastou por um pouco mas o motor não parou de funcionar. Na lenta tava sussa. Fiz o retorno, acelerei bastante pra embalar e vim na banguela o restante do caminho (coisa de 1,5 km).

1459289_676486572375014_83179324_n.jpg

Tomara que seja o último passeio dela desse jeito. Nega preguiçosa do caralho!

= S

Foi direto para a oficina e hoje fui ver o estrago e conversar com o Souza (mecânico dela) pra ver se era possível aliar algum veneno à reconstrução do motor.

Visita feita, ideias apresentadas e a decisão: Vai ficar o 1300 original.

Sim, senhores... vocês leram corretamente: 1300cc!!!

A porra do motor que tenho é um 1300 e não um 1500 como está no documento! Escape desmiolado faz o barulho parecer mais grosso e engana quem passa (e o dono também).

= (

Resumo da ópera: Tenho em casa o par de coletores simples, um amigo do fórum RatVolks me ofereceu um par de Solex 32 para montar a dupla e ganhei um comando P4 de um outro amigo lá do RS, mas infelizmente não vai ser montado dessa maneira. Será completamente original.

Vou precisar de um virabrequim, pois o que estava lá ficou assim:

1465298_678226928867645_1311227998_n.jpg

A péssima foto não deixa ver bem, mas a biela "cavou" um pedaço dele e em retribuição, ele cavou um pedaço dela (não dá pra ver direito, mas arrancou uma lasca):

1480649_678226682201003_644812540_n.jpg

As duas "lembrancinhas" se juntaram no cilindro, travaram a biela e por MUITO POUCO não arrancam um pedaço da camisa do cilindro.

= /

O Souza desmontou TUDO pra ver se não tinha mais nenhum pedaço solto em lugar nenhum e vai remontar tudo, brincando de quebra-cabeças:

1479094_678226398867698_1379002198_n.jpg

A carcaça já está com 1,5mm de retífica e as bronzinas são 0,50mm. Última fase desse motor e uma sobrevida para a Gorete.

Agora é juntar o troco do pão, arranjar uma caixa grande e ir comprando peças para montar o próximo DO ZERO com uma receitinha simples e eficiente para pegar a estrada sem problemas.

Agradeço a todos pelas dicas, orientações, conselhos, apoio, ofertas e tudo mais. A conta não tá ficando barata, mas não sei deixar carro parado na garagem como havia planejado. Eu certamente desistiria de montá-la novamente se fosse esperar juntar tudo pra montar uma nova receita.

Obrigado a todos!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Boa sorte ai cara...

Essa pegadinha de motor eu salvei meu cunhado... pela numeração do motor voce consegue saber se é 1300, 1500, 1600 ou 1700:

Se for BF ou BJ é 1300,

se for BH é 1500,

se for BL é 1700,

qualquer outra referência que não essas, é 1600, ou seja,

UF, UJ, UK, BB, BV, BX......

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Rafa eu tinha visto uma receita não sei se é veridica

1300 + dupla 32 carburação + comando eagle w100 + regulagens de valvula = 60cv achei legal isso, pois lembrando que o fusca tem 38cv ahahhahahahahah

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

putz cara, que bosta!!

Vc sabe qto vai sair esse motor no fim das contas? A diferença de preço entre as peças do 1300 e do 1500 ou 1600 é mto grande?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Gabrul: BJ msm... 1300 raquítico!

Guh: Já lí dessa receita, mas achei um tanto quanto exagerada. Não vou arriscar nesse motor. Tá de final pra ficar brincando com isso e fazer a conta ficar mais salgada.

Pellegrino: A diferença de preços não é muito grande. A diferença é entre o que é "necessário" e o que é "preciso".

Seria NECESSÁRIO trocar o kit completo do motor, cabeçotes, carburação, coletores... para aumentar a cilindrada, não só o virabrequim.

É PRECISO apenas trocar uma biela e o vira para fazer o meu motor voltar à vida.

Como não é o motor dos meus sonho, mas é o que vai ter que me servir por uns 3~4 anos andando sussa, vou montar original msm e ao longo do tempo vou comprando uma pecinha aqui e outra acolá para montar um motor condizente com o visual dela.

Melhor gastar pouco agora e ter algo bom e que rode do que ficar com ela na garagem esperando um dia que sabe-se lá Deus quando vai ser que vou conseguir comprar todas as peças que quero.

Vai quebrar o galho temporariamente e vou conseguir fazer algumas viagens com o Fusca, fora o fato de não precisar esquentar com a regularização do motor por agora.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

então, que assim seja e as coisas corram pra que o motor que vc sonha chegue mais rápido! :D

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

caramba meu amigo!! que zica!!! te desejo sorte!!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Putz, sei bem o que é isso, carro velho é assim mesmo.. Quando tu acha que tá tudo certo, do nada vem uma surpresa numa bronzina que tava quieta lá há 20, 30 anos sem incomodar ninguém.. É foda!

Como teu carro é pra ser BONITO e CONFIAVEL, eu apoio a decisao de manter o 1300 também, pra andar de boa é plenamente suficiente, visto que apesar da baixa potência o fusca tem bastante torque em baixa. Ainda mais com as meninas no banco de trás e com as 17" de perfil baixo, os 38cv originais dão conta do recado na boa.

E boa sorte! :valeu:

Editado por transeunte
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Obrigado galera!

Vira e bielas já comprados. Um amigo me deu um par de Solex 32 e devo instalar daqui a algum tempo.

Vagarosamente vou comprando peças para o outro motor, mas por enquanto só quero mesmo é aproveitar para mais algumas voltas e viagens com o Fusca.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

tava curtindo pacarai, até ver o relogio de parede.... =(

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Porque você não coloca o comando da kombi, dizem que o motor 1300 aceita bem esse comando e da uma leve melhorada.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

No nosso 1970

1600 + dupla carburação + comando de kombi + escapes polidos sem restrições + vaRvulas reguladas

Anda demaR, é um tesão empurrar os 1.0, 1,4 a alguns poucos 1.6

Porém não faz mais de 5km/l

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Depois de muito ouvir, pensar e analisar ela voltou melhor do que antes. Ainda existem suas deficiências, mas pelo menos está andando dignamente.

# O vira foi trocado por um de 1600cc pré '86 (os mais duros e com mais canais de lubrificação) de medidas 0,50mm

# O comando de válvulas agora é um 2AG das últimas Kombis a ar (modelo Tork)

# A carburação agora é dupla (antes era simples 28Pic) Solex de 32mm com filtros das Kombis.

# Uma biela precisou ser trocada e as outras estavam em muito bom estado. Bronzinas e tudo mais foi trocado por novo.

# Os cabeçotes foram plainados em 1,0mm e as válvulas permaneceram originais, mas foram trocadas por novas. Não quis mexer demais pois os rumores sobre cabeçotes de entrada simples são de que eles são frágeis, então era melhor não inventar.

Zerei a gasolina velha e de agora em diante ela só anda de Podium. Não é ostentação, besteira, frescura, nem nada... é que o carro fica parado praticamente 6 dos 7 dias da semana e com o Prêmio (anda pouco também) eu tenho tido boas experiências com esta gasolina. Não esquenta tanto, não bate pino, pega de primeira, melhora o torque, o carro fica mais elástico e percebi o motor mais "solto". Como é um carro que roda pouco, não mata se abastecer com algo melhor. Ainda me aconselharam a utilizar Molycote, Militec, Tufoil... essas coisas para dar uma "reforçada" no motor. Ainda quero ouvir mais relatos acerca disso. Vc pode contribuir com seu relato?

O que notei foi que o carro ficou muito mais esperto. Acelera de pronto, mas dá umas engasgadas por conta da quantidade de combustível e ponto original (pretendo colocar uma polia graduada e dar uma ajustada melhor no ponto e na mistura). A beberragem continua e um pouco pior, mas isso era esperado (deve estar fazendo coisa de 5km/l). Mantém 80km/h numa boa, mas por conta das enormes rodas e pneus traseiros de medidas 215/45-17" eu sinto que fica um pouco pesado para o 1300cc puxar com força, com isso, chega aos 120km/h, mas eu fico com dó de acelerar ainda mais pois o motor foi recém fechado. Depois de um tempinho e mais confiança, quem sabe.

A idéia agora é montar o escape em inox que tenho guardado em casa (presente do amigo Plautos) e preparar os freios como já havia comentado (dianteira - Conjunto de Golf / traseira - kit que tenho em casa com discos sólidos e pinças de Astra que foram presentes do Plautos tb!), sem esquecer da válvula equalizadora que já faz falta mesmo no original.

No dia em que busquei ela na oficina:

1480705_696578663699138_1667795848_n.jpg

Os filtros e o "morcegão" que capta água do capô e não deixa cair nos carburas:

1533969_699174833439521_1354634526_n.jpg

Como ficou depois de tudo instalado (ainda preciso dar um jeito nos fios e uma geral na elétrica):

485569_699218660101805_1546909503_n.jpg

Aproveitei o recesso de final de ano e troquei as borrachas das ventarolas que estavam travadas:

1531929_699704446719893_18205930_n.jpg

E no final de semana dei um trato brabo nela com direito a cera e tudo mais para comparecer ao Encontro Mensal de Carros Antigos no Parque da Cidade aqui em Brasília (Prêmio esperando sua vez de receber um trato e plastimóvel largado ao fundo):

1501671_700091450014526_325794257_n.jpg

Já no encontro de Antigos para visitar "azamigas" - foto por Renato Bressan:

1468507_701372846553053_1091212089_n.jpg

Por enquanto é só. Quero dar um trato na elétrica, finalizar o escape, arrumar o swap de freios e tentar quietar. Ainda tem o Prêmio que está pedindo um carinho extra que me custará mais alguns cascalhos que pretendo estar preparado para cuidar dele como devo.

Grande abraço a todos!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vc tá de cosplay do Renato Russo, na última foto saindo do fuRca?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Tipo isso só que gordo, sem AIDS e com o ânus intacto.

^_^

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Porra, deve ser uma merda de andar com o fuRca mega pregado no chão assim. O "meu" ex tinha uma lâmina a menos apenas, tava bem mais alto..e já era duro pacas..

Mas tá LINDO de ver com as cup para dentro. Sério mesmo.

:wub:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0