Entre para seguir isso  
Seguidores 0

:: VW Fusca '76 e Fiat Prêmio CSL '93 ::

297 posts neste tópico

Postado

Acompanhando aqui! Muito bacana o projeto. Só faltou substituir a Heineken pela Glacial gelada

Joaquim Teixeira Gourmetizado! :lol:

Existe gente que se acha maconheiro... e tem essa figura ai que conheci num trackday em Brasília uns anos atrás... maconhero é isso... 

boa sorte com os tóxicos... dou risada pra caralho com teus relatos... :) 

Sdds daqueles TDs em BSB e da farra que era quando a galera toda se juntava por aqui! :brinde:
Enorme abraço, Esteba!

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Hoje o Facebook me lembrou do dia que o Fusca voltou pra casa andando.
Nesta época o Prêmio tinha cerca de um ano e meio já comigo, mas ainda era carro de final de semana pois diariamente eu andava com um Fiesta 1.0 2008.

Como o painel do carro ainda não foi revisado, os ponteiros ainda estão desregulados.
A velocidade marca menos do que o GPS do celular.
O ponteiro de temperatura de água marca menos que a Pandoo.
O nível de combustível marca 3/4 quando está cheio.
Ainda preciso mandar aferir o painel para adequá-lo à modernidade da IE.

Então eu rodei cerca de 221,3 km essa semana.
Abasteci hoje e couberam 27,24 litros de gasolina no tanque.
A média de consumo ficou em 8,12 km/l andando igual a um retardado/louco/psicopata na maioria do tempo. Até que gostei.
Quando carburado fazia mais ou menos essa média, andando como uma velha.
Vou tentar andar mais de boa com este tanque até pra poupar mais o carro.
O foda é que o escape aberto instiga e a falha no mapa só para se tirar o pé ou pisar fundo (geralmente opto pela 2ª opção).

O carro está em fase de acerto e pretendo leva-lo para o dinamômetro depois que corrigir a falha que ocorre entre 2,5 e 3,5k RPMs, para refinar o mapa.

6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Caraca Rafa, já ficou um projeto LENDÀRIO esse Prêmio. Parabéns!!

Mas Shit happens, nessas horas só tem q tocar pra frente e tentar não desanimar.

Uma vez meu tio teve esse problema com o DelRey dele (antigamente), froids que no dele amassou a coluna do vidro, aí é brabo. No seu imagino que pegou na porta pois ela ´faz a volta´ né, sendo curvada por cima da coluna. Deu pra consertar legal?

E a carteira achou? Uma vez perdi bem assim, um cara achou devolveu na rádio, daí me avisaram!! Imagine

Mas aqui é cidade pequena né

EDIT: era um Monza kkk confundi porque ele teve um delRey tbem. E o capô do DelRey abre pra frente, igual Corcel, Opala, etc 

Editado por FabianoR
corrigir informação
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Caraca Rafa, já ficou um projeto LENDÀRIO esse Prêmio. Parabéns!!

Mas Shit happens, nessas horas só tem q tocar pra frente e tentar não desanimar.

Uma vez meu tio teve esse problema com o DelRey dele (antigamente), froids que no dele amassou a coluna do vidro, aí é brabo. No seu imagino que pegou na porta pois ela ´faz a volta´ né, sendo curvada por cima da coluna. Deu pra consertar legal?

E a carteira achou? Uma vez perdi bem assim, um cara achou devolveu na rádio, daí me avisaram!! Imagine

Mas aqui é cidade pequena né

Resiliência eu aprendi a ter com o Fusca.
PQP... Ô bichinho zicado aquele!
Até fazer andar foi um parto, mas andou!
O Prêmio... é "só" um Prêmio. 
:lol:

O capô só pegou na porta, não chegou a afetar a coluna A.
Eu estava devagar e ainda freei quando vi abrindo.
Só deu uma vincadinha nas portas msm.

A carteira achei no porta-luvas do Prêmio quando peguei ele pra arrumar as coisas no final de semana.
Estava debaixo das fitas K7 que guardo lá.
Um misto de alegria e revolta (pela minha estupidez).

Pelo menos tenho a segurança de não terem usado meus documentos para o mal, mas cartão foi bloqueado e já estava com a segunda via da CNH solicitada/paga (R$ 138,00 aqui no DF).
Mas... dos males o menor!

Ah...nem lembro se te mandei (dps tiro foto e mando aqui), mas a placa com a foto do Subaru está instalada no "recanto do guerreiro" há uns 2 anos já!
Fiz questão de deixa-la junto à placa do Prêmio e do desenho do Fusca que ganhei de outro amigo.
Boas lembranças merecem ser vistas e contadas a todo momento!
Grande abraço!

5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Este final de semana rendeu bem.
O carro parece estar ficando melhor a cada acelerada, mas só agora entendo o motivo dos carros preparados dos meus amigos viverem em revisão/reparo... NÃO DÁ PRA FICAR SEM ACELERAR!!!
E olha que o meu é original... só com filtro e escape.

O lance é que o carro mudou... MUITO!
Carburado era "ok", pois cumpria seu papel como meio de locomoção, mas eu não tinha ideia do potencial deste motor aspirado (só havia andado em 1.4 e 1.6 turbinados).
Está muito melhor e isso é notável.

No sábado, aproveitei a tarde para dar um trato nos fios do cofre e comprei alguns metros de mangueira corrugada para fazer os acabamentos e proteger melhor os fios.
Pintei mais algumas peças de preto fosco e aproveitei para dar mais uma mexidinha na injeção.
Ainda não conheço bem de mapas de injeção, ponto e correções, mas fui mexendo onde eu sabia.
Nem andei no carro pra testar.

No domingo lavei o carro e fui votar com ele.
Minha filha caçula me acompanhou, então nada de aceleradas, mas o buraco que insiste em existir entre as 2.500 e 3.500 parece menor agora.
Ao chegar no local de votação achei uma boa vaga... de frente para um grupo de policiais que fazia a segurança do local.
Desci como se fosse a coisa mais normal do mundo e votei.
Na volta, dois dos policiais estavam olhando dentro do carro. Eu fiquei grilado, pois já imaginava o esporro que levaria.
Cumprimentei-os com um sorriso, abri o carro e um deles elogiou o volante e a conservação.
Deixei-o entrar e o outro pediu para abrir o capô. CAGAÇO!!!
Abri o capô e fui logo explicando a história do carro, que era carro de final de semana (k.o.) e tals...
Expliquei o que tinha sido feito e tudo mais (eu não sabia se gaguejava ou se suava).

Elogiaram o carro, não me pagaram sapo por nada e um deles (o que falou do volante) disse que seu pai teve um carro como aquele e que foi o carro que levava ele e a irmã para a escola durante muitos anos.
Falei que fazia isso com minhas filhas também.
Ele perguntou para a pequena se ela gostava de andar no Prêmio e ela falou que achava mais legal do que andar de carro novo.
Nos despedimos e saí na maciota, sem acelerar pra não fazer (mais) barulho.

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

sou teu fã

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

sou teu fã

Seu lindo!

Como meus pais viajaram, deixei o Prêmio quietinho em casa e essa semana rodei com o carro do pai (Fiat Mobi 2017).
Silencioso, econômico, macio, alto... a antítese do Prêmio.
Como dizem, vício é foda!
Hoje o céu deu uma limpada, meu itinerário seria bem tranquilo e resolvi destrocar os carros para matar a abstinência do Prêmio.

Agora vem a parte mais legal do dia:

Levei e busquei as crianças na escola, almoçamos juntos e, ao estacionar (por sorte) na frente do restaurante, um dos garçons pára na entrada e fica nos encarando.
Descemos e fomos adentrando, quando o Nelson (o garçom) nos recebe com um largo sorriso e diz que também tem um Prêmio, mas que está bastante judiado.
Como as meninas estavam com fome, troquei algumas palavras com ele sobre o carro, ele elogiou o conjunto e fomos almoçar.
Pouco antes da saída, o chamei, pedi a conta e perguntei se ele queria ver o carro.
Teria que ser ligeiro. Pediu licença ao gerente apresentei rapidamente o carro a ele.

O cara ficou encantado com o painel (diferente da versão do carro dele - SL) e com o toca fitas.
Disse que o som do seu carro fora roubado há algumas semanas antes.
Como tenho um CD player/MP3 largado, ofereci.
Agradeceu, disse que estava sem dinheiro e não poderia compra-lo.
Eu disse que era dado. Não precisava pagar, afinal, já recebi muitas ajudas em peças/descontos/facilidades/orientações de amigos para que este carro estivesse como está e que aquele aparelho não me faria nenhuma falta, pelo contrário! Seria um prazer contribuir.
Minhas filhas estavam do meu lado, só observando e ouvindo a conversa.
O Nelson me agradeceu, agradeceu...e com um largo sorriso abençoou minha família.
Não almoço neste restaurante sempre, mas me comprometi a voltar lá na semana que vem para entregar-lhe o aparelho.

Nos despedimos e Nelson voltou aos seus afazeres.
Entramos no carro e fomos para o escritório.
No caminho minhas filhas me perguntaram o "por quê" de dar um aparelho de som para um cara que eu havia acabado de conhecer.
Eu respondi com um: "Por que eu não precisava do som, mas ele sim!".
Elas disseram que no final de semana irão separar brinquedos e roupas que não usam para doar também.
Eu fiquei feliz pra caralho com a atitude das pequenas.

21 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Nos despedimos e Nelson voltou aos seus afazeres.
Entramos no carro e fomos para o escritório.
No caminho minhas filhas me perguntaram o "por quê" de dar um aparelho de som para um cara que eu havia acabado de conhecer.
Eu respondi com um: "Por que eu não precisava do som, mas ele sim!".
Elas disseram que no final de semana irão separar brinquedos e roupas que não usam para doar também.
Eu fiquei feliz pra caralho com a atitude das pequenas.

Caiu um cisco no olho aqui...

Bela atitude!

Parabéns pela resiliência com o carro e pelo exemplo para as suas filhas. Isso muda o mundo!

inté

5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Rafa é foda... moleque é diferenciado... sangue bom pra caralho! 

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cara, vc é LEGENDARY! 

Tbem penso assim assim véi! as crianças aprendem sem vc falar quase nada, só com o exemplo!

Abração

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Obrigado pelas palavras, seus lindos!
É muito bacana poder compartilhar com vcs a experiência de ter e cuidar de um carro "velho".

Como o marcador de combustível não está muito confiável (oscilando muito e quando o tanque cheio ele só marca 3/4), tenho rodado me baseando em cálculos mentais até conseguir resolver isso.
Rodei bastante na semana passada, de forma mais moderada do que no tanque anterior, mas não muito sensato.
Para minha surpresa, após fazer os cálculos de consumo, veio o número que representa bem o que estava buscando: 10,475 km/l !!!
Para quem acompanha a saga, este carro chegou às minhas mãos fazendo 5,0 km/l.
Com alguns carinhos e revisões, minha melhor média de consumo quando ainda era carburado era de 8,7 km/l.
Uma vitória!

Na sexta-feira eu estava com minhas filhas e fomo à casa da minha tia para um almoço em família.
Meus primos que ainda não tinham visto o carro curtiram bastante.

Ao retornar para casa, numa aceleradinha mais decidida, a mangueira do ar condicionado que sai da carcaça da válvula termostática rasgou bem no pé.
Todo o fluido de arrefecimento vazou e cheguei em casa com o carro a 118° C (marcados na Pandoo).
Para trocar a mangueira por completo seria necessário remover o painel do carro, sacar a caixa de evaporação e dar a sorte de encontrar uma mangueira que coubesse. Eu não faria uma merda dessas.
Comprei um espigão de 5/8", três abraçadeiras e um pedaço de mangueira e fiz o enjambre.
Arraste a postagem para o lado.

Aproveitei que estava com a mão na massa e cuidei de outro detalhe que muito me incomodava: O cavalete da bobina e a placa de suporte adaptada.
Desmontei o conjunto inteiro, comprei parafusos Allen e porcas da medida correta, pintei tudo de preto fosco (para combinar com o restante do motor) e re-montei.
Fiz uma junta com papel velumoid para o cavalete (que serve de tampa do comando) e dava uma babadinha de óleo.
Para a fixação da bobina (que estava provisoriamente fixada com zip tye/tireup) tive que abrir roscas de 8x1,5mm no cavalete original e agora o conjunto não tem mais cara de gambiarra.
Infelizmente não tenho fotos detalhadas desta parte, mas na postagem acima (na última foto) já é possível ver o suporte e o cavalete pintados.

Editado por .:run4fun:.
4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Muito bom meu amigo !!

Humildade é TUDO !!

Parabéns, e continue assim.

:valeu:

:palmas::palmas:

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Esse tópico é excelente. :mrgreen:

Parece que estou acompanhando a evolução dos carros aí de perto.

Falowz.

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

ATUALIZANDO:

Lembram que no post anterior falei que uma das mangueiras do AC rompeu, então...
Deu ruim.

Apesar de não ter aquecido tanto, os cabeçotes Sevel tem um problema crônico com calor em demasia por conta dos grandes dutos de arrefecimento.
Se tiver fluido, tudo está perfeito.
Ar ou vazamentos no sistema FODEM a vida.
Eu me fodi por conta do vazamento.
Pode parecer pouca temperatura (meu carro chegou a 118° C na Pandoo), mas este motor trabalha quente entre 88/92° C (primeiro e segundo estágio da ventoinha).

Enfim...
Fiz o reparo da mangueira no final de semana passado e andei normalmente com o carro durante a semana.
Na quarta-feira estava da passagem perto do restaurante onde conheci o Nelson, mas era folga dele no dia e então só deixei o player com o gerente para que entregasse à ele, pois não teria previsão de retornar lá naquela semana.
Fiz este vídeo (2step & flatout de 60 a 120 km/h) e notei que durante a troca de marchas em alta rotação o carro não estava dando suas pipocadas.

Na quinta senti o carro meio estranho, fraco e com respostas lentas.
Na sexta fui deixar as meninas na escola e como o tempo estava bem frio, notei fumaça no escapamento.
Voltei para casa e notei que o nível da água estava bem abaixo do que eu havia colocado.
Conhecendo bem este motor, não é preciso ser nenhum mecânico experiente para deduzir que a junta do cabeçote foi pro saco e ele está empenado.
O óleo AINDA não está "achocolatado", mas o fluido de arrefecimento está com algumas gotas de óleo.

Como os gastos recentes foram beeeeeeeem grandes (injeção, escape, quinquilharias, carro da patroa quebrado...) não terei condições de arcar com esta reparação de imediato.
Não é algo extremamente caro ou que me custará um rim, mas não estou disposto ou animado para dar andamento nisso por agora.
FDS desliguei a bateria e deixei ele quietinho na garagem até que as coisas se normalizem.

6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

16v nele, seu idiota.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

ME DÊ DINHEIRO, NÃO IDEIAS! :dedao:

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Fodac

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Sou agoniado demais e minha esposa chata demais pra me deixar quieto com dois carros parados na garagem, assim sendo, essa semana iniciei a desmontagem da porra toda pra mandar o cabeçote pra retífica.
Como não tenho o dia pra fazer isso, começava lá pelas 20:00 e ia até as 22:00hs.

Segunda-feira desmontei os acessórios (chicote, linha de combustível, esgotei arrefecimento, retirei filtros...) e tudo mais que encontrei fácil pelo caminho.

Terça-feira comecei a remover tampa de válvulas, polia, gaiola de comando e... só!

Quarta-feira foi pesado. Remover os coletores de admissão e escape nesse cofre é um parto por conta do espaço.
A caixa de ar atrapalha bastante e, pelo fato do meu carro ter ar condicionado, o alternador bloqueia o lado esquerdo, então não tenho acesso nenhum por ali.
Fui desmontando mangueiras, conexões, enjambrando com as ferramentas para ter acesso aos parafusos.... e enfim removi o coletor de admissão.
Na lista de compras já adicionei porcas longas com cabeça torx para facilitar a montagem/desmontagem futura. PQP. Trampo foda.
Para a retirada do cabeçote precisei de calma e paciência. As chaves que tenho não possuem o braço longo, então era preciso tomar bastante cuidado para não quebra-los lá dentro e nem quebrar a chave, mas enfim saiu.

O diagnóstico era o previsto. A junta de cabeçote cedeu e vazava água para dentro do cilindro.
Com isso o carro fumaçava, consumia, não andava...

Passei a valorizar ainda mais a mão de obra de POUQUÍSSIMOS mecânicos depois desta empreitada.

Como a grana é curta e as noites longas, vou fazer algumas modificações no sistema de arrefecimento (caminho e troca das mangueiras por outras lonadas mais resistentes), chicote, linha de combustível... coisas que não seriam possíveis com os coletores no lugar e dar AQUELE talento no cofre que está imundo.
Farei o básico neste motor. Está com 235.000 km rodados e não adianta ficar tentando extrair leite de pedra.
Talvez dure até 400.000 km. Talvez dure até 240.000 km...
Como não sou muito otimista... já começo a juntar os trocados para a próxima quebra.
Vai que aparece um 1.9 16v dando sopa...
Editado por .:run4fun:.
Pq o gordim pediu.
3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Arrume a frase aí... "Passei a valorizar ainda mais a mão de obra de POUQUÍSSIMOS mecânicos depois desta empreitada".

Pois no meu só fizeram merda... Levarei somente em casos que realmente eu não saiba mexer ou que não tenha a ferramenta adequada.

Aproveita e dá um confere na parte de baixo do motor, seu idiota.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Editado!
:dedao:

É bem por aí mesmo.
Se fizer merda, pelo menos sei o nome da mãe de quem vou xingar. :lol:

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

HUAHUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHA! Amanhã vou no ferro velho, se quiser ir...

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Ai sim hein. Troca um polimento técnico numa revisão do fuca? kkkkk

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0