Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Qual o melhor oleo de motor para TrackDay ?

80 posts neste tópico

Postado

Quando andava com o clio no TD, testei primeiro o 5w40 sintético da BR, hoje conhecido como Supera. Óleo muito bom, como tinha um manômetro de óleo para verificar, mesmo com várias voltas de pista sem descansar a pressão mantinha em 3,8 - 4 bar. Depois troquei e testei o Castrol EDGE 0w40 por achar que tinha características superiores. Porém, o óleo não aguentava o mesmo cacete que o BR, caindo a pressão em 3,6 bar e senti uma perda de performance nessas condições.

Com o Tiida, motor na garantia, óleo de fábrica, acho que o primeiro que eles colocaram era 10w40 e depois da revisão aqui no rio o 15w50 helix mineral. Agora tem um SN 10w40 que eles recomendam e trocam na revisão. Se eu quisesse trocar, colocaria o BR novamente.

Não és o primeiro q me fala isso.

Mas custa 40 reais o litro, quase o preço do motul, tem q ser bom mesmo!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Troquei óleo essa semana, como sempre a cada 3k óleo e filtro, rodo essa km a cada 3/4meses, sempre usando o 8100, comprei essa semana a 48,00 dilmas o litro.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

qualquer um desses shell,mobil,pentosin sao muito bons..e vao segurar legal

agora se vc for um cupim de ferro e teu carro tiver uma preparação muito braba..iria de 300v pq esse ai aguenta 160 graus +

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Troquei óleo essa semana, como sempre a cada 3k óleo e filtro, rodo essa km a cada 3/4meses, sempre usando o 8100, comprei essa semana a 48,00 dilmas o litro.

Comprou aonde Gabriel?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Comprou aonde Gabriel?

Tb gostaria de saber, passa aí pra gt

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Pessoal, fui hoje na altesse e o preço está muito bom

Pentosin 5w40 - 19,90 (sintético)

o Shell 5w30 ultra tb está num preço bom

Editado por ThiagoBarbosa
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Onde fica essa altesse?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Bom saber q abaixou o preco... Tava 22.90 o pentosin..

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Óleo, sempre o recomendado pelo fabricante, não interessa se pra TD ou pra ir ao Carrefour..

Eu sempre usei o Shell Helix Ultra ou o Motul 8100 x-cess, ambos 5w40.... mais de 15 TDs na cabeça e a cada troca de casquilho sai lisinho, novo, sem problemas.

Por problemas de lubrificação eu não abro o motor, rs....

Mas que tara é essa pra trocar casquilho? :grin:

Isso aí, pega manual e já era.

Na minha S uso 5w40 o Elaion, agora virou SN, ou seja, tem mais aditivos, óleo é lenda, qq um 5w40 SN é igual, independe da marca, processo de certificação é bem rígido é igual a todos.

Cara, mudando a marca pode mudar o tipo e quantidade de aditivos!

E isso pode acarretar sim problemas no motor, mas isso geralmente nos mais rodados. Não vale pra motor tratado a pão de ló, a meu ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu comprei 5w30 havoline pro focus no extra 24,90

E no carrefour tem selenia 5w30 competition a 20,90

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Existe algum óleo 10W 50 e que seja sintético ou semi?

To com vontade de usar o selénia racing 10w 60 mas queria. To achando e muito caro.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Dica, hoje passei pela oficina M6 pneus no Recreio.

Eles tem óleo Motul 4100 e 6100 a pronta entrega. Perguntei o preço e era 29,00 reais (não lembro qual) .

Fica a dica

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

To com vontade de usar o selénia racing 10w 60 mas queria. To achando e muito caro.

Ta achando a quanto o selenia?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Acho que tem um da Elf, o Competition que é 15w50 semi sintético, não serve?? Acho que não é tão caro e é um óleo bom

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Ta achando a quanto o selenia?

Vou dar uma confirmada, mas acho foi a 39.

Vou dar uma procurada nesse 15W50 da Elf.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

quem tiver paciÊncia pra assistir, tem um video da Best Motoring onde botam esportivos pra andar 2 baterias de 20 minutos no pau em Tsukuba.

http://www.youtube.com/watch?v=ZBGaqLQBnUM

limitaram as temps para 140°C pro óleo do motor e 110°C pra temp de água.

Lan EVO VIII MR e Subaru STi spec C moendo com óleo 10W60. Mazda RX-8 e Integra Type R com óleo 10W30 (!), temperatura ambiente de mais de 30°C.

aparentemente nenhuma modificação específica pra baixar temp de óleo e água. interessante ver como as temps sobem bem em alguns carros e em outros fica mais controlável.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Qual melhor óleo dos semi sintéticos para rua e eventualmente track day, 6100 10w40 ou mobil 10w40?

A classificacção api do mobil é superior, mas todo mundo fala que o motul é melhor!

ABS

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Diablo eu to usando o Valvoline Durablend 10W40, o que eu observei foi que reduziu o consumo(óleo) pra menos da metade usando um óleo mais fino e sintético. O carro baixa menos de 500ml por cada 1k km, muito aceitável ao meu ver pra um motor sobrealimentado. No mineral 20w50 o carro baixava 1L e mudava de coloração rápido.

Dificilmente eu volto a usar óleo mineral nos meus carros.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu comprei um 5w50 da pentosin, vamos ver o que da.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Pagou quanto Matt?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

30 miguels.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Diablo eu to usando o Valvoline Durablend 10W40, o que eu observei foi que reduziu o consumo(óleo) pra menos da metade usando um óleo mais fino e sintético. O carro baixa menos de 500ml por cada 1k km, muito aceitável ao meu ver pra um motor sobrealimentado. No mineral 20w50 o carro baixava 1L e mudava de coloração rápido.

Dificilmente eu volto a usar óleo mineral nos meus carrou

eu não uso mineral no si já a algum tempo, to de semi sintético, só que tava usando mobil, agora fui pro 6100 da motul!

O que observei é que o mobil era SN e o motul SL, ou seja, o mobil é superior pela classificação api, mas todo mundo ffala melhor do motul!

Aí fiquei na dúvida, se me guio pela classificação api ou se o motul é melhor!

Editado por Diablo
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Troquei o oleo hj. Resolvi testar o 10w40 sintetico da ipiranga... nunca botei sintetico nele. So o 20w50 da mobil. Se nao gostar eu parto pro mobil sintetico 5w40.

Amanha tenho q ir a piracicaba e tiete..vou ver se posto o relato dele aqui dps.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Galera

Fui num curso da Motul semana passada, muito show, muito técnico, quem ministrou foi um Engenheiro espanhol da fábrica (eles tem fábrica na Espanha e França). O cara manja MUITO e tem vivência prática, de campo, não é um cara só teórico.

Lá fiz uma pergunta que há muito tempo queria ouvir dum cara assim, que manja de verdade. Perguntei sobre usar o 300V versus 8100, que muitos clientes me perguntam...a resposta foi longa, e, claro, depende de muitos fatores, então se alguém tiver alguma dúvida mais específica sobre o seu carro especificamente, pode me mandar mp que talvez eu possa ajudar. Mas o resumo é o seguinte:

1-Carro esportivo de rua, original, uso normal:

para maior proteção do motor: 300V, para maior durabilidade do óleo: use 8100

custo benefício melhor: 8100, pois num uso normal o 8100 não sai fora da gama de proteção que o fabricante exige do lubrificante. E o 8100 tem uma maior carga de antioxidantes, por isso sua durabilidade nesse caso é o dobro.  6 x 12 mil km por exemplo

2-Carro esportivo de rua, com preparação LEVE, uso normal ( o q significa NÃO usar na pista): para maior proteção do motor: 300V, para maior durabilidade do óleo: use 8100

custo benefício melhor: ainda o 8100, pois num uso normal não sai fora do que o fabricante exige do lubrificante, caso a preparação seja LEVE (até +25% de ganho de torque/potência sobre o original) 

MAS nesse caso troque o 8100 na metade do prazo que vc faria no item 1, pois o carro não sendo original começa a ser considerado uso pesado

3-Carro esportivo de rua, preparação média a pesada(25 a 50%), uso em rua ou pista: 300V, e troca-se a cada 5-6 mil km ou 6 meses;

mesmo se vc usar o 8100 nesse caso tbem recomenda-se trocar a cada 6 meses, mas o 8100 já não estará protegendo o motor como deveria, pois é preparado, e a exigência é muito maior, e é pra isso que existe o 300V.

Custo benefício melhor: 300V pois o motor já está em alto risco*, então o que vale é poupar o motor durante as situações de pico de uso

* com a durabilidade muito menor que a estimada pelo fabricante

4-Carro de pista ou esportivo de rua c/ preparação PESADA: 300V e nem tem o que discutir. Pelos mesmos motivos acima.

Tudo acima vale pra carros a gasolina, ou a nossa mijolina com álcool, mas não álcool puro.

Obs.: Uma situação que exige cuidado e tem que ser estudada caso a caso, é com os os carros PREPARADOS a álcool, pois devido ao álcool ser muito polar, a durabilidade do óleo nesse caso diminui muito, e ainda mais com lambdas baixos (mistura rica) que é comum nesse tipo de preparação.

O ideal, segundo ele, seria estudar o tipo de uso, trajetos curtos ou longos, temperatura atingida, etc. porque em alguns casos de carro a álcool o melhor seria usar óleos 508.88/509.99 (feitos especificamente pra resistir ao álcool principalmente na proteção à lavagem de anéis e camisas q o álcool promove).  A Motul tem desses óleos, e o preço deles é mais baixo.

Não duram tanto, mas em termos de custo-benefício, vale a pena usar e trocar mais frequentemente.

Editado por FabianoR
3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0