TUDO sobre BLINDADOS... Tudo o que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar!!

539 posts neste tópico

Postado

Forna

Saindo um pouco do tema automotivo

O brasil tem algumas empresas de blindagem arquitetonica,vidros blindados e tal ?

Como são esses processos , quais sao as diferenças entre blindar um carro e blindar por ex uma guarita de condominio.

Tenho interesse em especial nisso pois quero fazer meu projeto final de engenharia civil nessa area, de "safe house" onde vo englobar vidros blindados, safe room , cftv e tudo mais relacionado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Varia muito. Mas o foco deve necessariamente ser os vidros. Delaminação pode ser resolvida por reprocesso industrial ou por substituição da peça. Um reprocesso de PB custa 900 reais. Um PB novo BOM cerca de 5000 reais, ou até mais. Imagine esta conta vezes 4 peças, por exemplo? Nem se preocupe com amortecedores de porta, por exemplo... Vai ser dinheiro de pinga numa hipótese destas..

O ideal antes de comprar é pedir para o vendedor arrumar os vidros.. primeiro porque vidro delaminado NÃO oferece resistência balística. E segundo porque existe risco de quebra no reprocesso. Arrumou? Ficou bom? Compre o carro! Não ficou, negocie e troque a peça desaprovada. Não deu certo a negociação? Vc acaba de salvar a vida do proprietário, que achava que estava seguro e não estava...

O problema do blindado usado é o dono.. ;-)

Forna, você pode postar fotos de vidros delaminados, vidros blindados OK, e vidros com delaminação aceitável ?

Pra leigo fica difícil avaliar isso na hora da compra do usado.

Estes são exemplos do GOOGLE de vidros blindados...

https://www.google.com.br/search?q=vidro+delaminado&hl=pt-BR&tbo=u&tbm=isch&source=univ&sa=X&ei=QyQjUcWxHoG69gSDvIHwDg&ved=0CEoQsAQ&biw=1278&bih=679#imgrc=Qx46fdUxZhTLRM%3A%3BNS5-M40CnA9bEM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.vlblindadoss.com.br%252Fresources%252Fgolf_vidro_delaminado_r8_manutencao_blindados_antes.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.vlblindadoss.com.br%252F%3B620%3B425

Aqui vc pode ver inclusive empresas que demonstraram o antes e o depois (da recuperação).

Não existe delaminação aceitável. O vidro delaminado esta fragilizado e deve ser recuperado ou substituido. Esta é a idéia! E quanto mais tarde, pior a recuperação e mais complicado fica.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Forna,

Quanto custa a blindagem de uma s10 2010 mais oiu menos? Cabine simples!

Parabéns pelo tópico!

EU não te recomendaria blindar um carro que acabou de alterar o modelo por questões financeiras e de reposição. Vai ser difícil encontrar peças novas de vidros para ele em um futuro bem próximo.

Mas respondendo à sua pergunta: uma pickup Cabine SIMPLES, não interessa qual seja, custa cerca de 30 mil reais para blindar.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Parabens pelo excelente topico.

Leigo que sou, ouvi (algumas vezes) que se atirar mais de uma vez (no mesmo lugar ou proximo) num nivel 3, mesmo de calibre "pequeno"/arma curta, vai passar a segunda bala. Procede? (ou tem a pooossibilidade de proceder?).

Outra pergunta, numa hipotese de nao ter como evadir, pelo dito sobre o tiro de dentro para fora "passar" , se o(s) ocupantes atirarem o restante do vidro/poli. Continua efetivo, ou ja era? (apenas curiosidade)

Valeu.

Orcamento pra Amarok Dupla...

Não... Não deve passar. Uma das idéias é evitar exatamente a repetição de disparos no mesmo local, pois isso fragiliza aquele local. Mas já atiramos "quase" que no mesmo local em um vidro e resistiu ao impacto. Isso varia em função do armamento também. No teste em que fizemos, era uma 9mm (pistola).

Sobre atirar por dentro, furou o poli a peça fica comprometida. Ainda segura sim, mas na area afetada pelo furo obviamente não vai resistir. No entorno mais distante, desde que o poli continue aderido, não acredito que haja problemas..

Umberto, uma dica importante: Não recomendamos bang-bang de dentro de um carro blindado. Não tente fazer isso em casa... :grin:

AMAROK CD: à partir de 40 mil reais.

Editado por FORNAZARI

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Fala, cara.

Vou jogar outra dúvida aqui. :mrgreen:

Outro dia fui ver um Jetta blindado e o painel estava acusando avaria no airbag. O dono me disse que isso era comum em Jetta blindado (era um 2007), que a luz do airbag sempre ficava acesa, procede essa informação?

Hahahaha... É comum em carro blindado com problema no airbag.

Fuja do mico!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Forna

O brasil tem algumas empresas de blindagem arquitetonica,vidros blindados e tal ?

Como são esses processos , quais sao as diferenças entre blindar um carro e blindar por ex uma guarita de condominio.

Tenho interesse em especial nisso pois quero fazer meu projeto final de engenharia civil nessa area, de "safe house" onde vo englobar vidros blindados, safe room , cftv e tudo mais relacionado

Em uma blindagem arquitetônica, não existe a preocupação com os quesitos PESO e ESPESSURA. O vidro é igual, porém mais grosso e reto. Nas paredes, há revestimento interno de acordo com o tipo de material utilizado na construção. Mas também há revestimento balistico. E as portas, normalmente, são de aço balistico. É facil de fazer!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Forna

Em uma blindagem arquitetônica, não existe a preocupação com os quesitos PESO e ESPESSURA. O vidro é igual, porém mais grosso e reto. Nas paredes, há revestimento interno de acordo com o tipo de material utilizado na construção. Mas também há revestimento balistico. E as portas, normalmente, são de aço balistico. É facil de fazer!

Voce teria algum material , NBR , artigos ou coisas do genero para eu comecar a minha monografia e gostaria de saber se algum empresa se interessaria em me apoiar no projeto com ensaios balisticios nos vidros e tudo mais, eu poder ir na empresa e acompanhar um ensaio e essas disposições academias?

Qualquer coisa me manda uma MP no que vc puder ajudar

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Muita gente não presta atenção, mas o vidro delaminado parece insulfilm com bolha, e olhando os carros Blindados por aí, principalmente pela Barra que tem bastante blindado, eu chutaria que mais de 50% tem algum vidro delaminado. E se vc tiver com bastante luz, tipo no sol ou um lugar bem iluminado, dá pra ver que a luz reflete na camada interna do vidro.

Uma dúvida: Tendo um carro blindado, notou uma delaminação. Você já falou anteriormente que eventualmente o vidro delamina novamente. Quanto mais cedo (menor a delaminação) maior as chances do vidro reprocessado durar mais ?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Forna

Voce teria algum material , NBR , artigos ou coisas do genero para eu comecar a minha monografia e gostaria de saber se algum empresa se interessaria em me apoiar no projeto com ensaios balisticios nos vidros e tudo mais, eu poder ir na empresa e acompanhar um ensaio e essas disposições academias?

Qualquer coisa me manda uma MP no que vc puder ajudar

Blindagem arquitetônica no RJ não conheço ninguém bom pra falar. Conheço em SP, onde estão BOAS empresas... Mas aqui, nada... Infelizmente.

Muita gente não presta atenção, mas o vidro delaminado parece insulfilm com bolha, e olhando os carros Blindados por aí, principalmente pela Barra que tem bastante blindado, eu chutaria que mais de 50% tem algum vidro delaminado. E se vc tiver com bastante luz, tipo no sol ou um lugar bem iluminado, dá pra ver que a luz reflete na camada interna do vidro.

Uma dúvida: Tendo um carro blindado, notou uma delaminação. Você já falou anteriormente que eventualmente o vidro delamina novamente. Quanto mais cedo (menor a delaminação) maior as chances do vidro reprocessado durar mais ?

Vai delaminar novamente. Sempre. Começou a delaminar, tem que arrumar logo. É como cancer. Se tratar no começo, deixa menos residuos "pós cura" e tem maiores chances de sobrevida. Mas vai delaminar de novo. Basta reprocessar de novo! Até o ponto onde não vai mais ser possivel o reprocesso... Daí, peça nova e segue a vida!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

A dica do usado que mudou de modelo foi EXCELENTE. Como a maioria soh blinda carros zero, achar vidro novo para modelo "velho" deve ser problema realmente.

eu ri do bang-bang

Um tempo atras noticiaram uma tentiva de assalto a um PF e ele "trocou" com os caras e matou um de dentro do blindado (um Civic) eu nao entendia como....vc esclareceu.

Valeu.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Nivel 5 é possivel???

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Pelo que eu saiba, o nivel maximo liberado para uso civil no Brasil é III-A, qualquer coisa a mais do que isso só para uso militar.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Pelo que eu saiba, o nivel maximo liberado para uso civil no Brasil é III-A, qualquer coisa a mais do que isso só para uso militar.

Consulado usa coisa maior...

Tem uma Suburban do Consulado americano no Leblon que meu Deus....

Muito bom o tópico!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Melhor compra que fiz nos ultimos 5 anos foi um corolla antigo, barato, bem rodado, Forno sabe, mas bem mantido pelo antigo proprietario.

Os vidros estando ok, a manutencao é tranquila demais. Subi e desci a serra todo dia com ele durante 3 anos, e a unica manutencao feita foi pneus,oleo e pastilhas de freio.

E continua firme e forte , atendendo a necessidade que preciso. Trabalhar em seguranca.

Nao estando de fuzil, pode pular na frente que vai virar asfalto.

6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Excelente tópico !

Não vi essa pergunta ainda :

Insulfilm , processo é normal ? Como fica a legislação com relação a transparência mínima ?

Outra :

você perde nitidez na visão da frente ? já que o parabrisa é mais grosso ? seguindo o mesmo princípio das lentes de camera, que quanto mais vidro mais perde nitidez..

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Nivel 5 é possivel???

Pra uso civil, não...

Que eu saiba, IIII é o limite, mas o processo é bem mais dificil de ser aprovado. Estamos falando de proteção à fuzil!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Nivel 5 é possivel???

Pra uso civil, não...

Que eu saiba, IIII é o limite, mas o processo é bem mais dificil de ser aprovado. Estamos falando de proteção à fuzil!

Fornazari lembro de ter visto uma Variant com um porta malas tão pesado que sequer os amortecedores sustentavam, deviam pesar uns 40 kilos pra mais só a tampa, e o mecanico alegava ser um carro usado por diplomatas.

Seria o caso de um IIII ou 5???

Editado por CrasH

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Excelente tópico !

Não vi essa pergunta ainda :

Insulfilm , processo é normal ? Como fica a legislação com relação a transparência mínima ?

Outra :

você perde nitidez na visão da frente ? já que o parabrisa é mais grosso ? seguindo o mesmo princípio das lentes de camera, que quanto mais vidro mais perde nitidez..

A qualidade óptica NAS BOAS FABRICAS de vidro é sensacional Os vidros com policarbonato tem 3 laminas de vidro e uma de poli. Com tudo BEM FEITO, fica perfeito!! Mas atenção... Eu disse com vidro BOM. Existem kits para Corolla por 9000 e 14000 reais... Não dá pra ser a mesma coisa em termos de qualidade, concorda?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Nivel 5 é possivel???

Pra uso civil, não...

Fornazari lembro de ter visto uma Variant com um porta malas tão pesado que sequer os amortecedores sustentavam, deviam pesar uns 40 kilos pra mais só a tampa, e o mecanico alegava ser um carro usado por diplomatas.

Seria o caso de um IIII ou 5???

Devia ser uma Variant IIIA mesmo.. com os amortecedores já completamente sem ação. Uma tampa blindada de uma Variant pesa isso mesmo... Mais de 40 Kg.

Nivel III ou superior teria a tampa original e uma outra tampa, esta sim blindada, abrindo como um cofre, lateralmente, saindo de dentro da mala do carro.

Editado por FORNAZARI

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Nivel III ou superior teria a tampa original e uma outra tampa, esta sim blindada, abrindo como um cofre, lateralmente, saindo de dentro da mala do carro.

Como nas Suburbans do consulado americano?

7764810882_8c87f7a68f_z.jpg

Isso seria nível IV?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Como nas Suburbans do consulado americano?

7764810882_8c87f7a68f_z.jpg

Isso seria nível IV?

Isso..

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Vi um teste de disparo de fuzil em uma placa de polietileno, usado na blindagem do Helicóptero das polícias no RJ, e achei super interessante o disparo de 7.62mm não ter atravessado, somente deformado a placa.

Esse material é o mesmo usado nas blindagens de níveis mais altos ? Me pareceu ser super leve, e muito resistente.

Editado por GoRf GTi

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

E porque não se usam vidros sem policarbonato? São mais caros? Mais grossos?

E a tal da III-A Plus, que suporta tiros de fuzil?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vi um teste de disparo de fuzil em uma placa de polietileno, usado na blindagem do Helicóptero das polícias no RJ, e achei super interessante o disparo de 7.62mm não ter atravessado, somente deformado a placa.

Esse material é o mesmo usado nas blindagens de níveis mais altos ? Me pareceu ser super leve, e muito resistente.

Sim... Este material é O material para blindagens NIJ IV. Chama-se DYNEEMA e tem exatamente a característica de alta resistência e baixo peso. É caro, dificil de ser trabalhado, mas é um espetáculo em termos de resistência.

Porque é exatamente o policarbonato que oferece a resistência final ao pacote balistico. Eu descrevi em um post atrás o papel dele. Sem ele, o pacote de vidros não pára o projétil e ainda lança uma bela chuva de estilhaços no interior do carro quando do impacto.

IIIA PLUS são graduações acima da IIIA, voltadas para projéteis perfurantes (fuzil), de acordo com a NBR ABNT 15.000. (normatização brasileira sobre balística). Equivaleria à NIJ IV nos USA. Existe IIIA PA1, 2, 3 e 4 snme.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Sim... Este material é O material para blindagens NIJ IV. Chama-se DYNEEMA e tem exatamente a característica de alta resistência e baixo peso. É caro, dificil de ser trabalhado, mas é um espetáculo em termos de resistência.

Porque é exatamente o policarbonato que oferece a resistência final ao pacote balistico. Eu descrevi em um post atrás o papel dele. Sem ele, o pacote de vidros não pára o projétil e ainda lança uma bela chuva de estilhaços no interior do carro quando do impacto.

IIIA PLUS são graduações acima da IIIA, voltadas para projéteis perfurantes (fuzil), de acordo com a NBR ABNT 15.000. (normatização brasileira sobre balística). Equivaleria à NIJ IV nos USA. Existe IIIA PA1, 2, 3 e 4 snme.

Gostei dessa parte !!!

O uso desse material em coletes balísticos é viável ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora