TUDO sobre BLINDADOS... Tudo o que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar!!

539 posts neste tópico

Postado

Muito bom o tópico, vou acompanhar.

Será inevitavelmente meu futuro opcional nos carros.

Pergunta de pobre: existe financiamento para pagar uma blindagem ? Certamente deve existir...mas e as taxas de juros, quais são ?

Sim. Existe. O banco financia isto em uma operação de crédito direto ao consumidor. E pode alienar o bem para baixar o custo da operação.

E as próprias blindadoras parcelam também, obviamente com custo financeiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Excelente tópico.

Existe algum tipo de vida útil da blindagem em si (sem contar os vidros que delaminam)?

Pergunto isso pois vejo anúncio de carro usado blindado por praticamente o mesmo preço de mercado comum. Por exemplo um Vectra ou Corolla 2007, o valor pedido num blindado é o mesmo valor de um sem blindagem.

Falowz.

Os fabricante da aramida dão 5 anos no produto. Nós normalmente acompanhamos contratualmente a garantia dos vidros no restante do carro. 3, 4 ou até 5 anos. Mas o término da garantia não significa que a blindagem deixa de ser útil ou resistente. Ela permanece lá, cumprindo sua função normalmente. O que cessa é a reposição SEM CUSTOS das peças que eventualmente apresentem algum tipo de problema. E é exatamente por isto que um blindado usado, fora de garantia, vale comercialmente o mesmo que um não blindado, ou até menos, dependendo de seu estado de conservação. O mercado "lê" que o carro tem o custo de manutenção por conta depois de extinta a garantia, e por conta disto, não valoriza mais o acessório blindagem. Quem compra, se o carro estiver perfeito, paga o mesmo que um não blindado. E se houver problema na blindagem (vidros, normalmente), paga MENOS que um não blindado, considerando já o custo para reparo ou substituição da peça mal conservada ou com problemas.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Marcos,

Existe alguma documentação necessária por parte do comprador de um carro blindado(usado). Pergunto pq quando é feita a blindagem, o exército emite uma permissão para o proprietário baseado em suas informações de idoneidade , correto? Novamente em relação a documentação, só que desta vez do carro, o que é necessário conferir para não ter problemas.

Abraços,

Jorni

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Marcos,

Existe alguma documentação necessária por parte do comprador de um carro blindado(usado). Pergunto pq quando é feita a blindagem, o exército emite uma permissão para o proprietário baseado em suas informações de idoneidade , correto? Novamente em relação a documentação, só que desta vez do carro, o que é necessário conferir para não ter problemas.

Abraços,

Jorni

Você vai precisar regularizar também em seu nome o carro. E vai precisar de um documento chamado TERMO DE RESPONSABILIDADE, que a blindadora emite ao final do processo. Neste documento, a empresa se torna responsável técnicamente pelo produto e declara também os materiais controlados utilizados (vidro e manta de aramida).

Com este documento tem que ser dado entrada em um processo administrativo de pedido de autorização para alteração de característica. Só depois de expedido este documento é que você consegue transferir um veículo já alterado.

Portanto sem ele, nada feito. E pedir uma segunda via pode ser complicado.

Editado por FORNAZARI
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Forna,

Vc comentou que com o tempo algumas partes precisam ser repostas e talvez algum tipo de manutençao. No caso de comprar um carro usado com blindagem, o q normalmente precisa ser feito e qual eh o custo disso? A delaminacao dos vidros eh o unico problema? Seria bom ter uma ideia de qto se gasta ao comprar um usado blindado e do q eventualmente precisara ser feito.

Editado por ÉvoraXR3

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Sempre tive vontade de ter um ! ! Tirando as duvidas assim ta ficando mais interessante

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Pô irado que vc acatou a idéia e tá dando certo ! Eu mesmo acho razoável ter uma picapinha blindada pra dia a dia e tinha bastante dúvidas que já estão sendo sanadas... bem legal.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

esse topico esta d+..

eu to brigando com minha irma para ela pegar um carro blindado, ela eh deficiente fisica (leve mais com limitações)

em uma situacao de assalto, ele vai demorar a sair do carro, e tenho medo soh de pensar nisso. vou colocar ela pra ler o toipico, ela curte ler, vai aprender muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Como fica em caso de acidente?

O acesso ao interior do veículo torna-se mais complicado, aumentando o tempo de socorro?

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Forna, geralmente vejo carros por aqui cheio de delaminação nos vidros. geralmente perto da cabeça e perto do volante.

É verdade que se alguém atirar bem onde o vidro está delaminado a bala passa ?

sempre tive essa duvida.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Akuma, ja ja o Forna te responde isso, mas eu ja posso te falar que sem duvida nenhuma a delaminação enfraqueçe o vidro. Não tem como dizer se vai passar ou não, mas pode ter certeza que existirá essa possibilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Marcos,

Abraços,

Jorni

Você vai precisar regularizar também em seu nome o carro. E vai precisar de um documento chamado TERMO DE RESPONSABILIDADE, que a blindadora emite ao final do processo. Neste documento, a empresa se torna responsável técnicamente pelo produto e declara também os materiais controlados utilizados (vidro e manta de aramida).

Com este documento tem que ser dado entrada em um processo administrativo de pedido de autorização para alteração de característica. Só depois de expedido este documento é que você consegue transferir um veículo já alterado.

Portanto sem ele, nada feito. E pedir uma segunda via pode ser complicado.

Valeu Marcos, Aproveito para te parabenizar pelo tópico!

Abraços,

Jorni

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Dr. Fornazari, belo tópico. Ajuda a desmistificar os blindados!

ah, aproveitando, a máxima de que o vidro é forte de fora pra dentro, mas de dentro pra fora não, por causa do poli, é válida?

Se eu tiver mais alguma dúvida mando um telegrama :lol:

Abraços

Leo

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Forna, qual o custo médio de manutenção de um sedã médio com 5 anos de uso, sem delaminação?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Forna,

Vc comentou que com o tempo algumas partes precisam ser repostas e talvez algum tipo de manutençao. No caso de comprar um carro usado com blindagem, o q normalmente precisa ser feito e qual eh o custo disso? A delaminacao dos vidros eh o unico problema? Seria bom ter uma ideia de qto se gasta ao comprar um usado blindado e do q eventualmente precisara ser feito.

Varia muito. Mas o foco deve necessariamente ser os vidros. Delaminação pode ser resolvida por reprocesso industrial ou por substituição da peça. Um reprocesso de PB custa 900 reais. Um PB novo BOM cerca de 5000 reais, ou até mais. Imagine esta conta vezes 4 peças, por exemplo? Nem se preocupe com amortecedores de porta, por exemplo... Vai ser dinheiro de pinga numa hipótese destas..

O ideal antes de comprar é pedir para o vendedor arrumar os vidros.. primeiro porque vidro delaminado NÃO oferece resistência balística. E segundo porque existe risco de quebra no reprocesso. Arrumou? Ficou bom? Compre o carro! Não ficou, negocie e troque a peça desaprovada. Não deu certo a negociação? Vc acaba de salvar a vida do proprietário, que achava que estava seguro e não estava...

O problema do blindado usado é o dono.. ;-)

Editado por FORNAZARI

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Sempre tive vontade de ter um ! ! Tirando as duvidas assim ta ficando mais interessante

Blindado usado é uma boa, desde que bem comprado...

Vc já pensou o que pode economizar em seguro? Eu mesmo só faço seguro contra terceiros... Eu NUNCA paro o carro na rua. Paro sempre em estacionamento fechado e pago, em casa, no trabalho, no restaurante, etc... Ou seja: prejuizo, só se eu bater o carro... O que eu já economizei de seguro nestes anos eu nem te conto...

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Pô irado que vc acatou a idéia e tá dando certo ! Eu mesmo acho razoável ter uma picapinha blindada pra dia a dia e tinha bastante dúvidas que já estão sendo sanadas... bem legal.

É uma bela escolha.. Considerando que o investimento no carro é menor, na blindagem é menor e que o carro nasceu pra levar peso, é um belo negócio pra quem anda muito sozinho. O carro nem parece blindado...

esse topico esta d+..

eu to brigando com minha irma para ela pegar um carro blindado, ela eh deficiente fisica (leve mais com limitações)

em uma situacao de assalto, ele vai demorar a sair do carro, e tenho medo soh de pensar nisso. vou colocar ela pra ler o toipico, ela curte ler, vai aprender muito.

Um blindado resolve 99,99% dos problemas que ela eventualmente teria. Sem duvidas, é uma excelente escolha.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Como fica em caso de acidente?

O acesso ao interior do veículo torna-se mais complicado, aumentando o tempo de socorro?

Abs!

Não se o bombeiro tiver ferramental hidráulico para cortar a lata do carro. Caso contrário, fica complicado mesmo. Esta é uma das complicações de um blindado.

Em estradas, por exemplo, tem muita gente que anda com as portas destrancadas..

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Forna, geralmente vejo carros por aqui cheio de delaminação nos vidros. geralmente perto da cabeça e perto do volante.

sempre tive essa duvida.

O DE Paoli curtiu o tópico mas não respondeu... Vou te contar um teste que ele fez e me contou e que demonstra a importância do policarbonato no pacote balístico do vidro. Um certo dia ele e seu irmão resolveram inverter o corpo de provas e atiraram com a face interna do vidro, onde fica o poli, no lado de entrada do projétil. Sabe o que aconteceu? Passou que nem manteiga.

O policarbonato é responsável por absorver a energia cinética do projétil. Ele recebe a maior parte da energia, se distente e volta ao ponto de origem SEM se romper. ESTA é a principal característica do poli: uma altissima resistência à tensão. O vidro, na realidade, ajuda apenas a absorver a energia TÉRMICA do projétil e a também a desacelerá-lo. Mas o cara realmente na história é o policarbonato.

Agora dá pra imaginar o que acontece com um vidro sem poli, por exemplo, ou com o poli delaminado, não dá?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Forna, qual o custo médio de manutenção de um sedã médio com 5 anos de uso, sem delaminação?

Sem delaminação nenhuma? Os amortecedores dos vidros de porta estão ajudando e os vidros sobem com saúde? Ou parecem uma senhora de 95 anos subindo a escadaria da igreja? Não tem nenhum acabamento solto? Nada fazendo barulho?

A revisão serve pra isso tudo. Nós cobramos na empresa 700 reais por uma revisão anual, onde analisamos mais de 20 itens. É uma boa gastar isso anualmente para revisar isso e outras coisas. Vale também para abrir as portas e olhar o estado das aramidas... Depois de 5 anos, elas PODEM começar a absorver umidade. e se isso acontecer, precisa ser substituida.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Muito interessante o tópico, vai sanar as dúvidas de muita gente, parabéns !!

sempre tive essa duvida.

O DE Paoli curtiu o tópico mas não respondeu... Vou te contar um teste que ele fez e me contou e que demonstra a importância do policarbonato no pacote balístico do vidro. Um certo dia ele e seu irmão resolveram inverter o corpo de provas e atiraram com a face interna do vidro, onde fica o poli, no lado de entrada do projétil. Sabe o que aconteceu? Passou que nem manteiga.

O policarbonato é responsável por absorver a energia cinética do projétil. Ele recebe a maior parte da energia, se distente e volta ao ponto de origem SEM se romper. ESTA é a principal característica do poli: uma altissima resistência à tensão. O vidro, na realidade, ajuda apenas a absorver a energia TÉRMICA do projétil e a também a desacelerá-lo. Mas o cara realmente na história é o policarbonato.

Agora dá pra imaginar o que acontece com um vidro sem poli, por exemplo, ou com o poli delaminado, não dá?

Realmente, não sei qual era o vidro usado, mais dava pra ver delaminado, passou fácil !!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Varia muito. Mas o foco deve necessariamente ser os vidros. Delaminação pode ser resolvida por reprocesso industrial ou por substituição da peça. Um reprocesso de PB custa 900 reais. Um PB novo BOM cerca de 5000 reais, ou até mais. Imagine esta conta vezes 4 peças, por exemplo? Nem se preocupe com amortecedores de porta, por exemplo... Vai ser dinheiro de pinga numa hipótese destas..

O ideal antes de comprar é pedir para o vendedor arrumar os vidros.. primeiro porque vidro delaminado NÃO oferece resistência balística. E segundo porque existe risco de quebra no reprocesso. Arrumou? Ficou bom? Compre o carro! Não ficou, negocie e troque a peça desaprovada. Não deu certo a negociação? Vc acaba de salvar a vida do proprietário, que achava que estava seguro e não estava...

O problema do blindado usado é o dono.. ;-)

Forna, você pode postar fotos de vidros delaminados, vidros blindados OK, e vidros com delaminação aceitável ?

Pra leigo fica difícil avaliar isso na hora da compra do usado.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Forna,

Quanto custa a blindagem de uma s10 2010 mais oiu menos? Cabine simples!

Parabéns pelo tópico!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Parabens pelo excelente topico.

Leigo que sou, ouvi (algumas vezes) que se atirar mais de uma vez (no mesmo lugar ou proximo) num nivel 3, mesmo de calibre "pequeno"/arma curta, vai passar a segunda bala. Procede? (ou tem a pooossibilidade de proceder?).

Outra pergunta, numa hipotese de nao ter como evadir, pelo dito sobre o tiro de dentro para fora "passar" , se o(s) ocupantes atirarem o restante do vidro/poli. Continua efetivo, ou ja era? (apenas curiosidade)

Valeu.

Orcamento pra Amarok Dupla...

Editado por Umberto XXXRRR

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Fala, cara.

Vou jogar outra dúvida aqui. :mrgreen:

Outro dia fui ver um Jetta blindado e o painel estava acusando avaria no airbag. O dono me disse que isso era comum em Jetta blindado (era um 2007), que a luz do airbag sempre ficava acesa, procede essa informação?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora