TUDO sobre BLINDADOS... Tudo o que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar!!


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AMIGOS,

Atendendo a milhares de pedidos, cartas, telefonemas, fax, emails, twitters, msg do FB e telegramas fonados entregues pelos correios (WTF!), criei este tópico para tirar TODA e QUALQUER dúvida sobre blindados. (na verdade a sugestão veio daqui: )

Acho interessante responder de maneira CLARA, DIRETA e OBJETIVA sobre qualquer ponto que qualquer pessoa queira saber. Sou sócio de uma empresa de blindagem no RJ e tenho condições de responder a 99,9% das perguntas que eventualmente surjam.

Aproveito e convido para participar RESPONDENDO à este tópico os irmãos, amigos pessoais e de mercado, Alexandre e Rodrigo de Paoli, que também tem empresa de blindagem no RJ e mais tempo de estrada que eu.

Convido também para RESPONDER todo e qualquer amigo que tenha contato direto com o meio de blindagens, sendo VENDEDOR, ENGENHEIRO, SÓCIO, GERENTE, etc... Desencorajo aos amigos dos amigos, zeladores, porteiros, telefonistas, achólogos e demais amigos pois o foco é realmente ESCLARECER, falando a verdade, mesmo que indesejável em primeira análise. Portanto, participe tendo CERTEZA ou é melhor aguardar a resposta de quem vive isso 24 horas por dia.

Espero poder ajudar. E espero estar postando no lugar correto.

Abraços!

Marco Fornazari

Editado por FORNAZARI
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só é possivel blindar carro zero km? Se nao, qual é a idade maxima recomendada?

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mostrei um corolla anunciado por vc's no WB para um parente, 2010 ou 11 snme, com uma blindagem mais moderna, de 18mm menos espessa e com mesma carga de impacto.

Ele quer um carro blindado que com o menor peso possivel, ele tem duvidas sobre freios e consumo de um carro de porte medio 2.0 blindado.

att, Breno.

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Como fica o consumo após a blindagem, peso etc ?

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Eu acho que quem compra ou blinda um carro, não esta pensando em consumo, ou é a ultima coisa em que deve se preocupar.

Quando se blinda um carro, quais as modificações que se faz na suspensão para que a mesma aguente esse peso 24h por dia 7 dias por semana?

Quais as precauções que se deve ter em relação as dobradiças e partes moveis do carro conforme o tempo vai passando?

O mais importante..... O que se deve verificar na hora da compra de um blindado usado? Os vidros todo mundo já sabe e esta na nossa cara, mas quais as peças e locais que mais sofrem com a km em um carro blindado para que o comprador não venha a ter surpresas?

Eu tenho muito interesse em pegar um blindadinho para o dia a dia, essa seria o único motivo para não pegar um Zero pro dia a dia....ja estou estudando essa possibilidade a algum tempo, mas sempre com essas duvidas na minha cabeça.

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idem ao bacardi... porém tentando ser mais claro, qual a maior blindagem, até qual calibre ela supora? quanto pesa ela?

qual a potência ideal para o carro não ficar "xôxo" ou nao danificar embreagem/conversor de torque a curto/médio prazo?

otras duvidas: qual tempo médio de manutenção de uma blindagem?

Editado por Lucas Anon

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só é possivel blindar carro zero km? Se nao, qual é a idade maxima recomendada?

É uma boa pergunta.

Existe um hábito, vamos chamar assim, de recomendarmos sempre a blindagem em carros novos. Os motivos para isto vão desde a "impressão" de que é melhor financeiramente (para a hipótese de venda durante o período de garantia ainda vigente, quando ainda se consegue "recuperar" parte do investimento) a até uma melhor acomodação de material no que diz respeito aos acabamentos, pois um carro usado pode ter um pouco de deformação pelos anos de uso, o que PODE prejudicar, mas não impossibilita uma montagem perfeita.

Ou seja, dá pra blindar SIM. Desde que você não pretenda revender o carro em pouco tempo e o carro esteja em boas condições, não vejo problemas. Tanto que blindamos eventualmente carros usados também. No final de 2012, blindamos um BMW 320 2008, por exemplo.

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tem como tirar a blindagem ? :shock:

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mostrei um corolla anunciado por vc's no WB para um parente, 2010 ou 11 snme, com uma blindagem mais moderna, de 18mm menos espessa e com mesma carga de impacto.

Ele quer um carro blindado que com o menor peso possivel, ele tem duvidas sobre freios e consumo de um carro de porte medio 2.0 blindado.

att, Breno.

Breno,

É um Corolla 2010, com motor 1.8 de 138cv. Os corollas são carros excelentes como uma escolha racional de um blindado. Todo Toyota, blindado ou não, é um carro muito confiável. São veículos SIMPLES, muito bem planejados e por conta disto, fáceis de serem blindados. Não é sem motivos que o Corolla é o carro mais blindado dos ultimos anos.

Vidros mais finos são uma possibilidade "recente" que a industria nos oferece. Valem muito a pena pois a porta, que vc sempre movimenta ao entrar e sair do carro, fica mais leve. O motor do elevador do vidro de porta sofre menos com a carga do peso do vidro menor. E o centro de gravidade do carro é menos alterado. Ou seja, é um bom investimento à mais.

O que posso falar sobre o consumo, freios e suspensão: sofrem com a carga maior, sim! É algo como andar com o carro carregado, com mais 3 pessoas de 70 Kg cada, o tempo todo. Freios duram menos que o usual, amortecedores sofrem mais, consumo aumenta, mas nada exagerado. Nada que seja um problema.. Números sobre o consumo? Nosso Corolla faz média de 9 Km/l na cidade. Tenho uma Variant 2.0 FSI que faz média de 7 Km/l. NAda demais, e nada de menos.

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Como fica o consumo após a blindagem, peso etc ?

Sobre o peso, varia..

Um Sedan, cerca de 190 a 210 Kg.

Uma pickup pequena, uma Saveiro, menos ainda. Um SUV pq, pouco mais... Uma CARNIVAL, mais ainda!

O que mais pesa são os VIDROS... Basta contar o numero de peças. Uma Saveiro tem 2 portas, um fixo atras e um PB. Uma Carnival tem 8 peças GRANDES. E por aí vai!

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Eu acho que quem compra ou blinda um carro, não esta pensando em consumo, ou é a ultima coisa em que deve se preocupar.

Quando se blinda um carro, quais as modificações que se faz na suspensão para que a mesma aguente esse peso 24h por dia 7 dias por semana?

Quais as precauções que se deve ter em relação as dobradiças e partes moveis do carro conforme o tempo vai passando?

O mais importante..... O que se deve verificar na hora da compra de um blindado usado? Os vidros todo mundo já sabe e esta na nossa cara, mas quais as peças e locais que mais sofrem com a km em um carro blindado para que o comprador não venha a ter surpresas?

Eu tenho muito interesse em pegar um blindadinho para o dia a dia, essa seria o único motivo para não pegar um Zero pro dia a dia....ja estou estudando essa possibilidade a algum tempo, mas sempre com essas duvidas na minha cabeça.

Modificações de suspensão: Variam desde a NADA (carros com feixe de mola traseiro, L200 Triton por exemplo) a molas substituídas e amortecedores recalibrados. (Um Camaro, por exemplo, tem as 4 molas substituídas e os amortecedores recalibrados). Em geral, as molas TRASEIRAS precisam ser substituídas, pois o eixo traseiro não "nasceu" para sobrecarga constante. (já o dianteiro, coitado, nasceu pra levar um motor e caixa nas costas a vida inteira).

Dobradiças das portas: A dica de ouro é não deixar as portas abertas desnecessariamente. Isso desalinha as portas e sobrecarrega as dobradiças e limitadores. Os Corollas, por exemplo tem uma frequencia razoável em precisar de limitadores novos... Coisa barata e recomendável sempre que a porta começa a passar do ponto e abrir demais.. Mas em geral, não são reforçadas nas blindagens NIJ IIIA. Só em casos específicos, com as SW4 na tampa traseira, por exemplo, que pede reforço.

O que olhar em um blindado usado? Descartando os vidros, que são o que realmente mais custa para manutenção e reposição, o que mais importa olhar é :

QUEM blindou é uma empresa idônea? A blindagem esta registrada no documento do carro? Termo de responsabilidade da blindadora ainda esta em mãos do proprietário?

Qual a fabricante da aramida do veículo? Quantas camadas de aramida tem a manta aplicada? (o nivel IIIA varia entre 7 e 9 camadas, e o mercado evoluiu em segurança com o passar dos anos). O carro tem overlaps nos vidros ou aço inserido? (existe uma empresa que durante anos vendeu blindagens sem overlaps nos vidros ou aço inserido).

No mais, é bom olhar o estado geral do carro, no que diz respeito à suspensão, que pode estar já completamente comprometida.

Carro blindado não é mais coisa de rico. É um investimento em segurança, tal qual morar em condomínio ou pagar um seguro de vida. Deixou de ser luxo. E esta cada vez mais acessível!

Como diz uma frase nossa de campanha de MKT: " E vc? Está esperando o que?"

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Quanto custa uma blindagem de um corolla?

Ao blindar, perde a garantia de fabrica de alguma coisa?

Abraços

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idem ao bacardi... porém tentando ser mais claro, qual a maior blindagem, até qual calibre ela supora? quanto pesa ela?

qual a potência ideal para o carro não ficar "xôxo" ou nao danificar embreagem/conversor de torque a curto/médio prazo?

otras duvidas: qual tempo médio de manutenção de uma blindagem?

Niveis balisticos: Dê uma olhada neste artigo da wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blindagem

Peso varia conforme o tamanho do carro. Algo entre 100 e 260 Km no NIJ IIIA.

Potência ideal é algo muito relativo. Uma Saveiro tem pouco mais de 100cv com seu 1.6 e anda muito bem. Óbvio que quanto mais, melhor.. Mas isso impacta na aceleração apenas.. Coisa que para uns é importante, e para outros, bobagem. Vide o exemplo do Corolla, que é um sucesso em termos de blindagem. Para alguns, falta motor e para outros, é excelente. Nestes casos, recomendamos o Camry, por exemplo, com seu excelente V6 3.5. E tem gente que acha que é melhor um carro alto... Recomendamos a SW4 nestes casos...

Manutenção periodica: é bacana revisar anualmente. Nestas oportunidades, podemos revisar acabamentos, substituir peças moveis sujeitas a desgaste natural de uso, alinhar portas, retirar alguns barulhinhos que porventura possam ter aparecido, etc...

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tem como tirar a blindagem ? :shock:

Sim.. tem como ser feito.. Mas é algo extremamente não recomendado. O carro foi muito alterado em sua lataria e acabamentos. O custo final inviabiliza a idéia. O ideal é recuperar o que precisa ser feito e manter a blindagem. É melhor, mais barato e mais seguro!

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Quanto custa uma blindagem de um corolla?

Ao blindar, perde a garantia de fabrica de alguma coisa?

Abraços

Um Corolla tem preços à partir de 38 mil reais. O valor final varia de acordo com uma série de opcionais que sao oferecidos. (vidros mais finos, garantia extendida, aço inserido ou overlaps, fabricantes dos vidros, etc).

Garantia: um belo ponto a ser comentado..

Muitas concessionárias utilizam este argumento com o intuito de "amarrar" a venda do veículo à blindagem DENTRO da Css. Dizem que o carro blindado perde a garantia. E depois, vc descobre que a propria css vende a blindagem do parceiro "homologado". Homologada é a empresa de blindagem que se sujeitou a vender a blindagem em geral (existem exceções, mas são raras) a preço de banana para que o css possa a revender com a "aura" de aprovada, por um preço exorbitante. É uma relação comercial que nós, particularmente, não temos hoje.

Como contornar isso é simples: basta analisar com bom senso. Inicialmente o foco de raciocinio deve ser o seguinte: Como pode uma css alertar um consumidor sobre uma perda de garantia e vender o que proíbe? Obviamente isto é contraditório por si só e não deve nem ao menos ser levado à sério.

O ponto que é o que prevalece é o do nexo de causalidade. Ou seja, perde realmente a garantia a peça que sofreu alteração no processo de blindagem. as maquinas dos vidros de porta, por exemplo. Elas são alteradas no processo, sofrem sobrecarga depois de finalizada a blindagem e obviamente não é razoável procurar a css e solicitar garantia caso aconteça alguma coisa. Naturalmente, você vai ouvir um NÃO como resposta.

O mesmo raciocínio se aplica à bomba de oleo, por exemplo, ou uma bobina, ou bomba de combustível. Caso uma destas peças apresente problema, e não haja relação com a blindagem realizada, como pode o fabricante negar o pedido de garantia? Baseado em que?

Acho que me fiz entender... Se restar duvida, fique à vontade para perguntar.

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Outro ponto: seguro do carro, altera alguma coisa?

Ja vi companias de seguro fazerem a pergunta ao traçar o perfil, mas não sei no que isso influencia...

Abraços

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Muda sim... Varia de acordo com a cia. Algumas cobrem sem aborrecimento e algumas não aceitam seguro de blindagem depois de algum tempo. Vc cobre o carro mas não a blindagem.

Varia em função do carro, do seu perfil e principalmente, do relacionamento do seu corretor.

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Forna, quanto custa em média pra retirar a blindagem de um carro sedan ?

tem bastente carro "legal" a venda, que são blindados, queria saber quanto custa pra retirar, pra ver se vale a diferença, e aí ?

Editado por Bacardii

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Forna, quanto custa em média pra retirar a blindagem de um carro sedan ?

tem bastente carro "legal" a venda, que são blindados, queria saber quanto custa pra retirar, pra ver se vale a diferença, e aí ?

Já respondi na pagina anterior, mas vamos lá..

Não fazemos isso e não recomendamos a ninguém. Técnicamente não vai ficar perfeito, financeiramente não vai valer a pena.

É melhor e mais barato arrumar o que precisa ser feito e manter o carro blindado.

É fria!

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Ótimo tópico !!!!

Tem alguma dica contra delaminação ? Ou sempre vai acontecer ?

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Marco,

Fantástico, suas respostas, abrangentes e de simples entendimento, pois tirando saber que o carro aguenta determinados tipos de tiros, eu nao sei mais nada sobre o assunto, e suas respostas são esclarecedoras.

Grato.

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Ótimo tópico !!!!

Tem alguma dica contra delaminação ? Ou sempre vai acontecer ?

Dica? Sim..

Vidros blindados COM policarbonato (existem sem poli) sempre, necessariamente, vão delaminar. É uma característica deles. É tão natural quanto uma lâmpada queimar. O que diferencia um do outro é a qualidade, do material utilizado na fabricação E na qualificação técnica do fabricante. Estes itens impactam muito na DURABILIDADE do vidro. É como comparar a lâmpada da OSRAM com a lâmpada Shing-Ling. AMBAS queimam, mas uma dura 1 ano e a outra 5.

Outro ponto diz respeito ao PERFIL DE USO. E ai entra a dica: evite SOL e UMIDADE. O calor e a umidade aceleram o processo de delaminação diretamente. Basta procurar sombra ao estacionar que o processo de delaminação é postergado.

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Marco,

Fantástico, suas respostas, abrangentes e de simples entendimento, pois tirando saber que o carro aguenta determinados tipos de tiros, eu nao sei mais nada sobre o assunto, e suas respostas são esclarecedoras.

Grato.

Obrigado.. Bom saber que está sendo útil..

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Muito bom o tópico, vou acompanhar.

Será inevitavelmente meu futuro opcional nos carros.

Pergunta de pobre: existe financiamento para pagar uma blindagem ? Certamente deve existir...mas e as taxas de juros, quais são ?

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Excelente tópico.

Existe algum tipo de vida útil da blindagem em si (sem contar os vidros que delaminam)?

Pergunto isso pois vejo anúncio de carro usado blindado por praticamente o mesmo preço de mercado comum. Por exemplo um Vectra ou Corolla 2007, o valor pedido num blindado é o mesmo valor de um sem blindagem.

Falowz.

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