TUDO sobre BLINDADOS... Tudo o que você sempre quis saber, mas não tinha pra quem perguntar!!

539 posts neste tópico

Postado (editado)

AMIGOS,

Atendendo a milhares de pedidos, cartas, telefonemas, fax, emails, twitters, msg do FB e telegramas fonados entregues pelos correios (WTF!), criei este tópico para tirar TODA e QUALQUER dúvida sobre blindados. (na verdade a sugestão veio daqui: )

Acho interessante responder de maneira CLARA, DIRETA e OBJETIVA sobre qualquer ponto que qualquer pessoa queira saber. Sou sócio de uma empresa de blindagem no RJ e tenho condições de responder a 99,9% das perguntas que eventualmente surjam.

Aproveito e convido para participar RESPONDENDO à este tópico os irmãos, amigos pessoais e de mercado, Alexandre e Rodrigo de Paoli, que também tem empresa de blindagem no RJ e mais tempo de estrada que eu.

Convido também para RESPONDER todo e qualquer amigo que tenha contato direto com o meio de blindagens, sendo VENDEDOR, ENGENHEIRO, SÓCIO, GERENTE, etc... Desencorajo aos amigos dos amigos, zeladores, porteiros, telefonistas, achólogos e demais amigos pois o foco é realmente ESCLARECER, falando a verdade, mesmo que indesejável em primeira análise. Portanto, participe tendo CERTEZA ou é melhor aguardar a resposta de quem vive isso 24 horas por dia.

Espero poder ajudar. E espero estar postando no lugar correto.

Abraços!

Marco Fornazari

Editado por FORNAZARI
27 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

só é possivel blindar carro zero km? Se nao, qual é a idade maxima recomendada?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

mostrei um corolla anunciado por vc's no WB para um parente, 2010 ou 11 snme, com uma blindagem mais moderna, de 18mm menos espessa e com mesma carga de impacto.

Ele quer um carro blindado que com o menor peso possivel, ele tem duvidas sobre freios e consumo de um carro de porte medio 2.0 blindado.

att, Breno.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Como fica o consumo após a blindagem, peso etc ?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu acho que quem compra ou blinda um carro, não esta pensando em consumo, ou é a ultima coisa em que deve se preocupar.

Quando se blinda um carro, quais as modificações que se faz na suspensão para que a mesma aguente esse peso 24h por dia 7 dias por semana?

Quais as precauções que se deve ter em relação as dobradiças e partes moveis do carro conforme o tempo vai passando?

O mais importante..... O que se deve verificar na hora da compra de um blindado usado? Os vidros todo mundo já sabe e esta na nossa cara, mas quais as peças e locais que mais sofrem com a km em um carro blindado para que o comprador não venha a ter surpresas?

Eu tenho muito interesse em pegar um blindadinho para o dia a dia, essa seria o único motivo para não pegar um Zero pro dia a dia....ja estou estudando essa possibilidade a algum tempo, mas sempre com essas duvidas na minha cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

idem ao bacardi... porém tentando ser mais claro, qual a maior blindagem, até qual calibre ela supora? quanto pesa ela?

qual a potência ideal para o carro não ficar "xôxo" ou nao danificar embreagem/conversor de torque a curto/médio prazo?

otras duvidas: qual tempo médio de manutenção de uma blindagem?

Editado por Lucas Anon

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

só é possivel blindar carro zero km? Se nao, qual é a idade maxima recomendada?

É uma boa pergunta.

Existe um hábito, vamos chamar assim, de recomendarmos sempre a blindagem em carros novos. Os motivos para isto vão desde a "impressão" de que é melhor financeiramente (para a hipótese de venda durante o período de garantia ainda vigente, quando ainda se consegue "recuperar" parte do investimento) a até uma melhor acomodação de material no que diz respeito aos acabamentos, pois um carro usado pode ter um pouco de deformação pelos anos de uso, o que PODE prejudicar, mas não impossibilita uma montagem perfeita.

Ou seja, dá pra blindar SIM. Desde que você não pretenda revender o carro em pouco tempo e o carro esteja em boas condições, não vejo problemas. Tanto que blindamos eventualmente carros usados também. No final de 2012, blindamos um BMW 320 2008, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

tem como tirar a blindagem ? :shock:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

mostrei um corolla anunciado por vc's no WB para um parente, 2010 ou 11 snme, com uma blindagem mais moderna, de 18mm menos espessa e com mesma carga de impacto.

Ele quer um carro blindado que com o menor peso possivel, ele tem duvidas sobre freios e consumo de um carro de porte medio 2.0 blindado.

att, Breno.

Breno,

É um Corolla 2010, com motor 1.8 de 138cv. Os corollas são carros excelentes como uma escolha racional de um blindado. Todo Toyota, blindado ou não, é um carro muito confiável. São veículos SIMPLES, muito bem planejados e por conta disto, fáceis de serem blindados. Não é sem motivos que o Corolla é o carro mais blindado dos ultimos anos.

Vidros mais finos são uma possibilidade "recente" que a industria nos oferece. Valem muito a pena pois a porta, que vc sempre movimenta ao entrar e sair do carro, fica mais leve. O motor do elevador do vidro de porta sofre menos com a carga do peso do vidro menor. E o centro de gravidade do carro é menos alterado. Ou seja, é um bom investimento à mais.

O que posso falar sobre o consumo, freios e suspensão: sofrem com a carga maior, sim! É algo como andar com o carro carregado, com mais 3 pessoas de 70 Kg cada, o tempo todo. Freios duram menos que o usual, amortecedores sofrem mais, consumo aumenta, mas nada exagerado. Nada que seja um problema.. Números sobre o consumo? Nosso Corolla faz média de 9 Km/l na cidade. Tenho uma Variant 2.0 FSI que faz média de 7 Km/l. NAda demais, e nada de menos.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Como fica o consumo após a blindagem, peso etc ?

Sobre o peso, varia..

Um Sedan, cerca de 190 a 210 Kg.

Uma pickup pequena, uma Saveiro, menos ainda. Um SUV pq, pouco mais... Uma CARNIVAL, mais ainda!

O que mais pesa são os VIDROS... Basta contar o numero de peças. Uma Saveiro tem 2 portas, um fixo atras e um PB. Uma Carnival tem 8 peças GRANDES. E por aí vai!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu acho que quem compra ou blinda um carro, não esta pensando em consumo, ou é a ultima coisa em que deve se preocupar.

Quando se blinda um carro, quais as modificações que se faz na suspensão para que a mesma aguente esse peso 24h por dia 7 dias por semana?

Quais as precauções que se deve ter em relação as dobradiças e partes moveis do carro conforme o tempo vai passando?

O mais importante..... O que se deve verificar na hora da compra de um blindado usado? Os vidros todo mundo já sabe e esta na nossa cara, mas quais as peças e locais que mais sofrem com a km em um carro blindado para que o comprador não venha a ter surpresas?

Eu tenho muito interesse em pegar um blindadinho para o dia a dia, essa seria o único motivo para não pegar um Zero pro dia a dia....ja estou estudando essa possibilidade a algum tempo, mas sempre com essas duvidas na minha cabeça.

Modificações de suspensão: Variam desde a NADA (carros com feixe de mola traseiro, L200 Triton por exemplo) a molas substituídas e amortecedores recalibrados. (Um Camaro, por exemplo, tem as 4 molas substituídas e os amortecedores recalibrados). Em geral, as molas TRASEIRAS precisam ser substituídas, pois o eixo traseiro não "nasceu" para sobrecarga constante. (já o dianteiro, coitado, nasceu pra levar um motor e caixa nas costas a vida inteira).

Dobradiças das portas: A dica de ouro é não deixar as portas abertas desnecessariamente. Isso desalinha as portas e sobrecarrega as dobradiças e limitadores. Os Corollas, por exemplo tem uma frequencia razoável em precisar de limitadores novos... Coisa barata e recomendável sempre que a porta começa a passar do ponto e abrir demais.. Mas em geral, não são reforçadas nas blindagens NIJ IIIA. Só em casos específicos, com as SW4 na tampa traseira, por exemplo, que pede reforço.

O que olhar em um blindado usado? Descartando os vidros, que são o que realmente mais custa para manutenção e reposição, o que mais importa olhar é :

QUEM blindou é uma empresa idônea? A blindagem esta registrada no documento do carro? Termo de responsabilidade da blindadora ainda esta em mãos do proprietário?

Qual a fabricante da aramida do veículo? Quantas camadas de aramida tem a manta aplicada? (o nivel IIIA varia entre 7 e 9 camadas, e o mercado evoluiu em segurança com o passar dos anos). O carro tem overlaps nos vidros ou aço inserido? (existe uma empresa que durante anos vendeu blindagens sem overlaps nos vidros ou aço inserido).

No mais, é bom olhar o estado geral do carro, no que diz respeito à suspensão, que pode estar já completamente comprometida.

Carro blindado não é mais coisa de rico. É um investimento em segurança, tal qual morar em condomínio ou pagar um seguro de vida. Deixou de ser luxo. E esta cada vez mais acessível!

Como diz uma frase nossa de campanha de MKT: " E vc? Está esperando o que?"

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Quanto custa uma blindagem de um corolla?

Ao blindar, perde a garantia de fabrica de alguma coisa?

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

idem ao bacardi... porém tentando ser mais claro, qual a maior blindagem, até qual calibre ela supora? quanto pesa ela?

qual a potência ideal para o carro não ficar "xôxo" ou nao danificar embreagem/conversor de torque a curto/médio prazo?

otras duvidas: qual tempo médio de manutenção de uma blindagem?

Niveis balisticos: Dê uma olhada neste artigo da wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Blindagem

Peso varia conforme o tamanho do carro. Algo entre 100 e 260 Km no NIJ IIIA.

Potência ideal é algo muito relativo. Uma Saveiro tem pouco mais de 100cv com seu 1.6 e anda muito bem. Óbvio que quanto mais, melhor.. Mas isso impacta na aceleração apenas.. Coisa que para uns é importante, e para outros, bobagem. Vide o exemplo do Corolla, que é um sucesso em termos de blindagem. Para alguns, falta motor e para outros, é excelente. Nestes casos, recomendamos o Camry, por exemplo, com seu excelente V6 3.5. E tem gente que acha que é melhor um carro alto... Recomendamos a SW4 nestes casos...

Manutenção periodica: é bacana revisar anualmente. Nestas oportunidades, podemos revisar acabamentos, substituir peças moveis sujeitas a desgaste natural de uso, alinhar portas, retirar alguns barulhinhos que porventura possam ter aparecido, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

tem como tirar a blindagem ? :shock:

Sim.. tem como ser feito.. Mas é algo extremamente não recomendado. O carro foi muito alterado em sua lataria e acabamentos. O custo final inviabiliza a idéia. O ideal é recuperar o que precisa ser feito e manter a blindagem. É melhor, mais barato e mais seguro!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Quanto custa uma blindagem de um corolla?

Ao blindar, perde a garantia de fabrica de alguma coisa?

Abraços

Um Corolla tem preços à partir de 38 mil reais. O valor final varia de acordo com uma série de opcionais que sao oferecidos. (vidros mais finos, garantia extendida, aço inserido ou overlaps, fabricantes dos vidros, etc).

Garantia: um belo ponto a ser comentado..

Muitas concessionárias utilizam este argumento com o intuito de "amarrar" a venda do veículo à blindagem DENTRO da Css. Dizem que o carro blindado perde a garantia. E depois, vc descobre que a propria css vende a blindagem do parceiro "homologado". Homologada é a empresa de blindagem que se sujeitou a vender a blindagem em geral (existem exceções, mas são raras) a preço de banana para que o css possa a revender com a "aura" de aprovada, por um preço exorbitante. É uma relação comercial que nós, particularmente, não temos hoje.

Como contornar isso é simples: basta analisar com bom senso. Inicialmente o foco de raciocinio deve ser o seguinte: Como pode uma css alertar um consumidor sobre uma perda de garantia e vender o que proíbe? Obviamente isto é contraditório por si só e não deve nem ao menos ser levado à sério.

O ponto que é o que prevalece é o do nexo de causalidade. Ou seja, perde realmente a garantia a peça que sofreu alteração no processo de blindagem. as maquinas dos vidros de porta, por exemplo. Elas são alteradas no processo, sofrem sobrecarga depois de finalizada a blindagem e obviamente não é razoável procurar a css e solicitar garantia caso aconteça alguma coisa. Naturalmente, você vai ouvir um NÃO como resposta.

O mesmo raciocínio se aplica à bomba de oleo, por exemplo, ou uma bobina, ou bomba de combustível. Caso uma destas peças apresente problema, e não haja relação com a blindagem realizada, como pode o fabricante negar o pedido de garantia? Baseado em que?

Acho que me fiz entender... Se restar duvida, fique à vontade para perguntar.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Outro ponto: seguro do carro, altera alguma coisa?

Ja vi companias de seguro fazerem a pergunta ao traçar o perfil, mas não sei no que isso influencia...

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Muda sim... Varia de acordo com a cia. Algumas cobrem sem aborrecimento e algumas não aceitam seguro de blindagem depois de algum tempo. Vc cobre o carro mas não a blindagem.

Varia em função do carro, do seu perfil e principalmente, do relacionamento do seu corretor.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Forna, quanto custa em média pra retirar a blindagem de um carro sedan ?

tem bastente carro "legal" a venda, que são blindados, queria saber quanto custa pra retirar, pra ver se vale a diferença, e aí ?

Editado por Bacardii

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Forna, quanto custa em média pra retirar a blindagem de um carro sedan ?

tem bastente carro "legal" a venda, que são blindados, queria saber quanto custa pra retirar, pra ver se vale a diferença, e aí ?

Já respondi na pagina anterior, mas vamos lá..

Não fazemos isso e não recomendamos a ninguém. Técnicamente não vai ficar perfeito, financeiramente não vai valer a pena.

É melhor e mais barato arrumar o que precisa ser feito e manter o carro blindado.

É fria!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Ótimo tópico !!!!

Tem alguma dica contra delaminação ? Ou sempre vai acontecer ?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Marco,

Fantástico, suas respostas, abrangentes e de simples entendimento, pois tirando saber que o carro aguenta determinados tipos de tiros, eu nao sei mais nada sobre o assunto, e suas respostas são esclarecedoras.

Grato.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Ótimo tópico !!!!

Tem alguma dica contra delaminação ? Ou sempre vai acontecer ?

Dica? Sim..

Vidros blindados COM policarbonato (existem sem poli) sempre, necessariamente, vão delaminar. É uma característica deles. É tão natural quanto uma lâmpada queimar. O que diferencia um do outro é a qualidade, do material utilizado na fabricação E na qualificação técnica do fabricante. Estes itens impactam muito na DURABILIDADE do vidro. É como comparar a lâmpada da OSRAM com a lâmpada Shing-Ling. AMBAS queimam, mas uma dura 1 ano e a outra 5.

Outro ponto diz respeito ao PERFIL DE USO. E ai entra a dica: evite SOL e UMIDADE. O calor e a umidade aceleram o processo de delaminação diretamente. Basta procurar sombra ao estacionar que o processo de delaminação é postergado.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Marco,

Fantástico, suas respostas, abrangentes e de simples entendimento, pois tirando saber que o carro aguenta determinados tipos de tiros, eu nao sei mais nada sobre o assunto, e suas respostas são esclarecedoras.

Grato.

Obrigado.. Bom saber que está sendo útil..

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Muito bom o tópico, vou acompanhar.

Será inevitavelmente meu futuro opcional nos carros.

Pergunta de pobre: existe financiamento para pagar uma blindagem ? Certamente deve existir...mas e as taxas de juros, quais são ?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Excelente tópico.

Existe algum tipo de vida útil da blindagem em si (sem contar os vidros que delaminam)?

Pergunto isso pois vejo anúncio de carro usado blindado por praticamente o mesmo preço de mercado comum. Por exemplo um Vectra ou Corolla 2007, o valor pedido num blindado é o mesmo valor de um sem blindagem.

Falowz.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora