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Autódromo de Deodoro - será que agora vai?

551 posts neste tópico

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RIO
- Os duelos de pilotos no novo autódromo internacional do Rio, que será construído em Deodoro, ocorrerão no meio de um terreno cercado por grandes áreas verdes. Batizada de autódromo-parque pelo Ministério do Esporte e concebida para receber competições internacionais, inclusive de Fórmula-1, a pista foi projetada num vale cercado por encostas que serão reflorestadas. Além disso, estão previstas grandes áreas de escape gramadas nos cerca de 4,5km de extensão.

- Nós concebemos um traçado em forma de oito justamente por questões ambientais. Com essa limitação, fizemos um traçado que remete a trechos de outras pistas, como a Curva da Ferradura em Interlagos (São Paulo). E, assim como em Suzuka (Japão), haverá uma passagem de nível na pista - explicou o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser.

Redimensionado em 75% (800 x 609) - Clique para ampliar
novoautdromo.jpg

Obras deverão ser concluídas no ano que vem

O terreno mede 2,1 milhões de metros quadrados, mas apenas 22% da área - em sua maioria trechos já desmatados - serão usados para construir o complexo. No projeto estão previstas também pistas para treinamento, um kartódromo e escritórios. A previsão do ministério é que as obras sejam iniciadas e concluídas no ano que vem.

A construção do complexo deve mobilizar até dois mil operários. O orçamento das obras, que serão feitas com recursos da União, ainda está sendo detalhado. A pista de Deodoro substituirá o Autódromo Nelson Piquet, que será desativado para dar lugar ao Parque Olímpico, complexo esportivo a ser erguido para as Olimpíadas de 2016. Por força de um acordo judicial, fechado na época dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e que permitiu o uso de parte do Autódromo Nelson Piquet no evento, as obras do Parque Olímpico só podem começar após a confirmação da data de abertura de Deodoro.

A capacidade de público deverá chegar a 30 mil lugares fixos. Mas existe espaço para receber até 70 mil pessoas, com a montagem de arquibancadas provisórias, caso a cidade volte a receber a F-1.

- A gente quer conciliar o calendário das próximas temporadas com as obras, para evitar que o Rio fique sem um autódromo em funcionamento. O cronograma ainda será discutido com o Ministério do Esporte - disse o presidente da Federação Estadual de Automobilismo, Djalma Neves.

O projeto para Deodoro é bastante diferente de uma sugestão apresentada em 2010 pela federação, que previa a ocupação maior da área e causaria desmatamento. Djalma elogiou o projeto porque, assim como o traçado original do Autódromo Nelson Piquet, há trechos de alta velocidade que se alternam com pontos nos quais o piloto terá que reduzir.

O Jornal GLOBO teve acesso ao traçado ao consultar o processo do Ministério do Esporte para licenciamento ambiental da pista. Um trecho do documento mostra preocupação com a segurança do local escolhido para o autódromo.

O terreno, que hoje é ocupado por instalações do Exército, é cercado por 12 favelas onde ainda existe influência do tráfico. Segundo o documento, a Estrada do Camboatá, localizada na parte leste do futuro complexo esportivo, é "por vezes atravessada pelos chamados bondes do crime organizado", que disparam contra as instalações.

"Recomenda-se que prefeitura e estado negociem fórmulas para dotar as obras de policiamento externo", sugere um outro trecho do estudo.

Estudo alerta para risco de invasões do terreno

O estudo aponta a necessidade de remover construções irregulares junto ao muro do futuro autódromo, devido ao risco de invasões. E sugere ainda a urbanização da Favela do Muquiço. O relatório propõe também a construção de um acesso viário ao bairro, ficando a Estrada do Camboatá como uma via exclusiva para chegar ao autódromo.

Na sexta-feira, o ministério, através de sua assessoria de imprensa, afirmou que o relatório reflete uma situação atual e que o objetivo do autódromo de Deodoro é ajudar na revitalização econômica e social de uma área carente da cidade.

O autódromo será vizinho a outra instalação olímpica, ainda a ser construída: o X-Parque, área reservada para a prática de esportes radicais. O local vai receber, em 2016, as competições de canoagem e caiaque em corredeiras artificiais.

No mesmo tom de otimismo, Djalma Neves diz que a situação atual da área não o preocupa.

- O novo autódromo vai gerar empregos e trará melhorias para a região - disse.

Esta semana, a Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca) dispensou a apresentação de estudos de impacto ambiental, porque o terreno fica numa região já urbanizada.

Fonte: O Globo

Será que agora o Autódromo sai do papel?

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Aonde que fica Deodoro?

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Aonde que fica Deodoro?

Ali perto de Realengo, ao lado de Ricardo de Albuquerque e Guadalupe.

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Pessoal ja é cheio de mimimi pra ir pra JPA imagina pra Ricardo de Albuquerque

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Aonde que fica Deodoro?

Ali perto de Realengo, ao lado de Ricardo de Albuquerque e Guadalupe.

Agora vc falou tudo... rsrs

Da qntos Kms do Rio (ZS)?

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Melhor isso do que nada...

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ñ é nem mimimi, o pessoal do Kart por ex. tá tenso com essa escolha a mto tempo, vai ser osso pros caras andarem por ali direto transportando kart e equipamentos. ñ digo nem o pessoal que anda, mas o pessoal das equipes vai passar aperto transportando 30-50k de equipamento por ali direto e reto.

pra quem ñ sabe onde é:

brttolmpica.png

fuuuu

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Dá para ir regulando os motores já na Av. Brasil.

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Aonde que fica Deodoro?

Ali perto de Realengo, ao lado de Ricardo de Albuquerque e Guadalupe.

Agora vc falou tudo... rsrs

Da qntos Kms do Rio (ZS)?

Uns 25, 30 km...

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Po , Eu li semana passada no O GLOBO ,que o prefeito queria fazer um acordo coma Federação de Automobilismo ,para que pudesse começar a derrubar Jacarepagua antes que o de Deodoro estivesse pronto ,contrariando os 2 acordos assinados anteriormente em que havia esse compromisso . Eles só queriam saber o que fariam com as provas agendadas para Jacarepagua durante 2012 .

Vou ver se acho aqui a noticia.

1 Pergunta : Eles consultaram a FIA e a FIM ,para saber se este autodramo segue os padrões exigidos por eles ,para depois não ficarmos com um MICO na mão ?

RESUMO : Vamos fcar a pé !!!

Segue a noticia

"

RIO - A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) receberá em dez dias planilhas detalhadas com prazos para a desativação do autódromo Nelson Piquet e a construção de novas pistas em Deodoro. O anúncio foi feito na quarta-feira durante uma reunião de dirigentes da CBA com o Comitê Rio 2016, a Autoridade Pública Olímpica (APO), governo do Estado e prefeitura que tentam um acordo que permita o início das obras do futuro Parque Olímpico. No terreno, ficarão as principais instalação esportiva dos Jogos de 2016.

Nós temos prazos. E explicamos que não será possível esperar as obras do autódromo de Deodoro ficarem prontas para desativarmos o autódromo atual. O que estamos negociando é uma forma de conciliar a agenda olímpica com o automobilismo — disse o prefeito Eduardo Paes.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo....3#ixzz1rVIlQ5Fq

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. ... "

"O diretor jurídico da CBA, Felipe Zeraik, disse que ainda é cedo para dizer se a entidade aceitará o cronograma. Um acordo judicial assinado pela prefeitura antes dos Jogos Pan-Americanos e renovado durante a candidatura às Olimpíadas prevê que o autódromo Nelson Piquet só seja desativado quando houver uma alternativa na cidade:

Existe um calendário de provas a ser cumprido. Teremos que estudar a proposta — disse o diretor jurídico.

O governo federal decidiu repassar para o estado a verba para a construção do novo autódromo que já tem licença ambiental. A data para a licitação das obras ainda não foi definida. As obras de infraestrutura do Parque Olímpico por sua vez, serão executadas numa parceria público privada com a prefeitura, cuja licitação já foi concluída. O edital prevê que parte das instalações sejam demolidas ainda esse ano. Mas já há provas marcadas no autódromo até novembro."

Abs ,

Junior

Editado por ICEJAR

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Postado (editado)

Quer dizer q o RJ se resume a ZS??? tsc tsc tsc

Pra quem não sabe, a trans-olimpica vai desembocar pertinho do autodromo.... e a av. Brasil q é a principal via da cidade passa na porta...

10000x melhor Deodoro do q jacarepagua.... aquilo sim longe de tudo...

Pra quem quiser se localizar, usando o Google Maps...

http://maps.google.com.br/maps/ms?msid=213960894343405679795.0004b00c55593a48ef27b&msa=0&ll=-22.844619,-43.387885&spn=0.025035,0.052314

Editado por Fabio_TempraStile
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Acho que essa discussão de perto ou longe ,nem rola !!! O principal será

1 ) Ficar pronto ;

2 ) Ter estrutura de 1° mundo;

3 ) Ser técnico e e viável ,para turismo ,formula e motos ,inclusive padrão FIA ( Carros ) E FIM ( Moto )

4 ) Segurança e facilidade de acesso para o público ;

Abs ,

Junior

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Pessoal é MUITO chato .. Vão pra SP, PR correr então .. Eu eiin .

Se tem reclama, se não tem reclama, se vai construir lá no fim do mundo reclamam . Ai ficam de mimimi, ah mais tem buraco, ah mais é perigoso, só ficar em casa jogando GT5 então .

:valeu:

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Acho que essa discussão de perto ou longe ,nem rola !!! O principal será

1 ) Ficar pronto ;

2 ) Ter estrutura de 1° mundo;

3 ) Ser técnico e e viável ,para turismo ,formula e motos ,inclusive padrão FIA ( Carros ) E FIM ( Moto )

4 ) Segurança e facilidade de acesso para o público ;

Abs ,

Junior

Isto ai. Para quem mora na Zona Sul do Rio, nem faz tanta diferença. São 35km até Deodoro, e 28km até Jacarepaguá. Além do mais, se vamos ficar sem Jacarepaguá mesmo, o importante é termos um outro Autódromo em condições, coisa que o nosso atual já não tem há muito tempo.

Abs

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Karambolas, sera que vai sair mesmo?

Minha mente ta cheia de duvidas, Como vai ser as areas de escapes, as mudanças de elevaçao(se vao existir). Como vao ser as zebras, como vai ser o "via duto".

Sera que o pessoal conseguiram organizar trackday?

Vi o comercial dessa nova categoria de endurance nacional, com GT3/GT4 & Prototipos e fiquei puto quando nao apareceu RJ no calendario.

Poxa, A merda vai ser a bandidagem na area. Em Jacarepagua eu ja ficava bolado la no topo da arquibancada olhando pro carro no estacionamento imagina nessa regiao ai. Vai ser foda.

Editado por DTM_SOUL

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Pessoal,

A Galera ta exagerando na questão de distância e segurança...

Para quem não conhece o local, dá para ir pela Av Brasil direto.

Inclusive do outro lado da Brasil fica o Campo dos Afonsos, que vale à pena conhecer - é um museu aeroespacial com trocentos aviões. Muito Bacana !

Acho que a principal questão é se o novo autódromo vai rolar mesmo, pois este lance de obra pública neste país é uma vergonha...

Como diz o "pela-saco" lá do Globo: "vamos cobrar, vamos torcer !"

Abrçs

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o autódromo é patrimônio público que vai nos dar enormes prejus (demolição, construção de falcatruas olímpicas, especulação imobiliária, etc..)

é usado pra diversas outras atividades, o pessoal pedala lá várias x por semana, tem eventos de corrida/pedal, a galera de moto tbm usa direto.. enfim, talvez seja por essa falta de percepção, que não houve pressão/união/força pra mantermos NOSSO patrimônio.

pra quem anda em trackday a cada 2-3 meses, "só" fica a parte de trocar um espaço alucinante a 5min da praia, + lagoa + reservas ecológicas + acesso ótimo, com segurança legal, visual lindo, vizinhança boa.... por um terreno largado, cercado de favelas, lá na pqp.

pro pessoal que usa direto, vai ser uma grande perda. aliás, estamos sem kart no RJ a ñ sem quanto tempo, mas temos uma bosta dum parque aquático que custou uma fortuna e ngm usa. o velódromo de bike que foi feito com madeira ñ sei de onde, tá apodrecendo.. e isso tudo é com o SEU dinheiro.

depois postam alguma coisa legal gringa e neguinho fica "AAAHHH lá é outro nível"

é claro... no exterior, se o governo tenta entregar um espaço assim pra empreiteira, a porra fica séria. se o governo decide cobrar 30% a mais de imposto em carros, a porra fica séria.

acho que esse tópico me deixou mais desanimado que a mudança do autódromo em si. pq esse tipo de atitude reflete em todos os aspectos da nossa realidade.

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esperar pra ver....

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Vai!

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Que merda... Tudo pq o Cesar Maia (amaldiçoado seja) odeia automobilismo e ajudou bastante na demolição das 2 curvas de JPA, pra fazer aquela porra da HSBC...

Ao invés de manter, nego larga até ficar inviável, pra poder demolir...

Quero ver nego chegando de Porsche, GT-R, Ferrari.... ali ao lado das favelas, com aquela merda de acesso fudido...

Outra coisa... moto, é a coisa que esses traficantes malditos mais roubam... Como serão os eventos com moto ali?!

:rambo::motoca:

A escolha de Deodoro foi tão sensata quanto o posicionamento da HSBC Arena... :maluco: :mamado:

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Ainda digo mais...

Tem posto de gasolina ali perto?

Pq nego abastece a cada hora, quando tá correndo em Trackday...

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Boa noite a todos!

Dentro do possível - já que a imprensa não ajuda muito - venho acompanhando o projeto de construção do parque olímpico e a consequente demolição do autódromo de Jacarepaguá. Como todos sabem, o interesse público e privado sobre aquela região já existe há muitos anos e só aumentou com o tempo, infelizmente.

Ao que tudo indica o autódromo vem mesmo abaixo por causa das olimpíadas e o governo já demonstrou propensão a este tipo de conduta quando permitiu a construção do velódromo, da arena multiuso e do parque aquático. A pista do velódromo foi danificada pela água e não poderá ser reaproveitada. O parque aquático nunca chegou a cumprir a sua função de legado após o término do pan-americano e ao que parece apenas as larvas do aedes nadam por lá. Já a arena multiuso foi a única instalação a gerar retorno financeiro, pequeno para o município e grande para o HSBC.

Para as olimpíadas a proposta é ainda mais abrangente e tanto a área do autódromo quanto a da vila autódromo serão incorporadas ao projeto. A população da vila autódromo também recorreu à justiça para impedir a demolição das casas e a remoção das famílias, mas tudo indica que não conseguirão segurar suas terras por muito tempo. Assim como a CBA, representada pela FAERJ, os moradores também se agarram a um TAC firmado pela associação de moradores que, infelizmente, não deve ter o seu inteiro teor devidamente respeitado.

Se seguido à risca, o TAC determina que o novo autódromo e a nova locação da vila estejam prontas antes da demolição do complexo, mas o prazo de início das obras é curto demais e, se conseguir fazer algo, acredito que o governo priorizará a construção das residências, que tem menor custo e maior valor político. O TAC está registrado na 6ª vara de fazenda pública, no forum do RJ, no processo nº 0026486-10.2006.8.19.0001 e parece que algumas informações correm em segredo de justiça (desculpem a incerteza, mas não sou advogado).

Além disso, vale destacar que parte da obra do parque olímpico será construída com investimento privado e a contrapartida será a entrega gradual - em duas levas - de quase toda aquela região para a iniciativa privada (não me lembro exatamente, mas algo em torno de 75%). Restarão ao público o centro de treinamento e um parque com quadras de tênis, similar ao aterro, em frente aos condomínios que serão erguidos ali num futuro próximo. A primeira leva acontecerá após as olimpíadas, já em 2016. A segunda ocorrerá alguns anos mais tarde.

Quanto ao autódromo de Deodoro, já é ponto pacífico que será aquela a área a ser utilizada para a nova pista e, ao que parece, o licenciamento ambiental já está garantido (rápido né?). Os estudos preliminares e as análises de viabilidade estão à cargo da Fundação Getúlio Vargas que conseguiu a pasta por dispensa de licitação, junto com os estudos do parque olímpico, por 5.7 milhões de Reais.

Por ser uma enorme área verde, tangenciada por um rio, o projeto foi enquadrado como autódromo-parque. Parece que a região já vinha sendo pleiteada para abrigar o novo zoológico do RJ, possibilitando a transformação do atual zoo em parque urbano para as comunidades da região. Notem que existem mais interessados em todo esse processo de transformação.

No mais, a primeira tentativa de licitação do consórcio responsável pelas obras do parque olímpico foi impugnada pelos advogados da FAERJ e da Vila Autódromo, mas a licitação foi bem sucedida na segunda tentativa e um consórcio de três empresas ficou encarregado da execução. Como vocês podem ver, o trágico destino de Jacarepaguá já está traçado. Agora é só uma questão de tempo...

Desculpem se escrevi demais. É a primeira vez que compartilho essas informações que são de domínio público mas que não são divulgadas com tanta transparência e coesão. Encarem como um desabafo e um apelo a quem tem condições de contribuir para que ao menos Deodoro saia do papel. Antes tarde do que nunca...

Abs!

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PQP...

Politicagem do inferno...

Vejo um futuro negro para nós...

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A politicagem é inerente a "coisa" toda..

Infelizmente, somos reféns.. Não estamos "fazendo parte" do jogo.. Vamos torcer..

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Ainda digo mais...

Tem posto de gasolina ali perto?

Pq nego abastece a cada hora, quando tá correndo em Trackday...

Não... não tem NENHUM posto de gasolina em Deodoro... afinal aquilo la é o fim do mundo... só tem dinossauros e micro bacterias que pela dificuldade de acesso da civilização não evoluíram e pararam no tempo....

PS: Chico, nada pessoal... pelo q vejo na assinatura vc nem é do RJ... mas é q o proprio pessoal daqui fica passando pra vcs de fora q o RJ se resume a Barra da Tijuca e Zona Sul..... as vezes fico meio puto com isso....

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