Fotografia Automotiva

1.241 posts neste tópico

Postado

Bom galera, tópico criado exclusivo para Fotografia automotiva ! :oktaner::megafone::gotnx::puladores:

Vou reunir no primeiro post links de fórums, site, blog com DIY de F.A. ( fotografia automotiva )quem tiver algum link interessante poste aqui ou mande por email/MP, q eu atualizo no primeiro post.

marcoa.jr@gmail.com

------------------------

Links :

--------------------

dsc11431.jpg

D300

10-20

f/6.3

77seg

iso 200

dsc11521.jpg

D300

10-20

10seg

f/22

iso200

dsc11491.jpg

D300

10-20

0.6seg

f/5.6

iso200

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

Caraca... Igualzinho o meu ex-VTR!

Placa KUQ?

Quando eu brincava de tirar fotos: http://www.flickr.com/photos/junior_vix

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Aproveitando o ensejo...se algum fotografo pica das americas, quiser fazer umas fotos profissas (free) como essas, aqui pelo Recreio do Corsinha qdo ficar pronto...eu ficaria demasiadamente feliR !! :mrgreen:

Belo trabalho meu camarada!!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Aproveitando o ensejo...se algum fotografo pica das americas, quiser fazer umas fotos profissas (free) como essas, aqui pelo Recreio do Corsinha qdo ficar pronto...eu ficaria demasiadamente feliR !! :mrgreen:

Não sou pica das américas, mas só marcarmos!

Abçs.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

retirado do SaveiroClube.com.br, li e achei super interessante e resolvi dividir aqui com a galera.

Considerações Iniciais:

Primeiramente, já vou esclarecer que eu estou pirando nesse lance de fotografia a uns 4 ou 5 meses, logo não me considero nem de longe fotógrafo, muito menos um expert no assunto, no máximo eu sou um carinha que perdeu um pouco de tempo lendo artigos de internet sobre fotos por aí! Assim, peço que se alguém discordar de algo que eu escrever, ou tiver algo a acrescentar, toda ajuda será mais do que bem vinda, e toda crítica construtiva mais do que bem aceita!

Resolvi fazer esse tópico devido ao fato da galera elogiar as fotos que eu tenho postado, e imagino que todos aqui amam seus carros, e tem vontade de ter fotos legais dos mesmos, e como a maioria não tem carro xunado pra sair em revista chulé por aí, tampouco tem grana pra contratar um fotógrafo profissional apenas para satisfazer a vontade de ter fotos legais e acima da média (pra não dizer profissional) de seus veículos, vamos botar a cabeça pra funcionar e aprender a fazer as fotos nós mesmos!

Escolhendo a Locação:

Locação é aonde você vai fotografar seu carro, assim como você não vai curtir ter um carro todo riscado e poluído, você não deve querer mostrar ele num ambiente assim, imagine o seguinte cenário:

Garagem sem luz nenhuma, umas latas de tinta no chão, sua bicicleta velha enferrujada jogada... Ou então a rua da frente de seu trampo, cheia de carros toscos e ônibus passando, vários outdoors do tipo “Bar do Maneco” com uns tiozinhos jogando sinuca, nunca serão um cenário atrativo para suas fotos!

Então largue mão de ser folgado (mesmo porque você vai até a locação de carro, hehe), e procure um lugar tezão pra clicar, use a criatividade, um estacionamento pelo qual você tenha passado, uma praça bonita de sua cidade, um local com muros grafitados, não sei... Se vire e ache um lugar que agrade e que COMBINE COM O CARRO!

Esse detalhe é importante... Uma Saveiro socada em uma estrada de chão, não combina... E nas palavras de Bruno Guerreiro “lugar de carro é no asfalto”, evite coloca-lo sobre a grama, pois costuma refletir o verde na lataria, e também pega mal.. A não ser que seja uma SUV, caminhonete ou coisa do gênero!

O Assunto (veículo a ser fotografado):

Seu carro deve estar limpo, e sem detalhes que possam destoar a atenção de quem vai ver a foto. Coisas do tipo, objetos jogados pelo carro, coisas na caçamba, perfuminho daqueles que vazam pelo painel, ou aqueles pinheirinhos verde de retrovisor! Haha... Evite coisas desse tipo, deixe o carro na sua forma mais pura possível... A foto será interpretada como um texto pela pessoa que a vê... E o nosso “texto” quer dizer “um carro tezão”, e não “um carro bonito de um dono relaxado que esquece maços de cigarro sobre o painel” por exemplo... Atenção nos detalhes é tudo!! Mantenha apenas aquilo que possa descrever sua personalidade... Se você acha lindo ter dadinhos no retrovisor, pode deixar lá... Do contrário, remova tudo!

A câmera

Aqui outra consideração importante, assim como tudo na vida, fotografia exige treino e dedicação, uma câmera de 5.000 reais não garante uma boa foto, assim como uma camerazinha meia boca não é sinônimo de foto lixo...

Por isso antes de dar desculpas do tipo “Ahh se eu tivesse uma câmera profissa”, tente extrair o máximo do que a sua camerazinha pode oferecer.

Também não vou ser hipócrita de dizer que a câmera não contribua, contribui sim! E muito, uma câmera tezão vai te ajudar e bastante a fazer fotos legais, mas não deixe que isso seja um bloqueio para se progredir com um equipamento mais comunzinho! Pode ter certeza que os fotógrafos fodões não começaram com câmeras de milhares de reais, por isso, cada passo de uma vez!

Além disso, preste atenção em detalhes básicos, do tipo carga da pilha, tirar a tampa da frente da lente na hora de fotografar, etc e tal.

Agora chega de papo furado!!! Vamos às técnicas

Compondo a foto!!

Compor a foto, nada mais é que tornar a fotografia interessante colocando tudo em seu devido lugar, é o jeito correto de posicionar o carro com o plano de fundo, o jeito com que você aponta a câmera (paisagem ou retrato), ou seja, é aquele momento antes e apertar o botão para fazer o registro!

Há pessoas que há têm um dom natural para isso, outras que têm que dar um estudadinha pra pegar o jeito, apesar de ser algo muito subjetivo, existem algumas regrinhas que podem ajudar!!!

Pontos áureos da foto:

pontosaureosul3.jpg

Os pontinhos em amarelo são os pontos onde o cidadão comum repara primeiro!!

Isso vem de estudos milenares de psicologia e o cacete, o que não nos convém aprofundar no assunto! Apenas acreditem que é assim!! Haha...

Não acredita??? Então vamos aos exemplos...

Qual foto te chama mais atenção???

savameiowi1.jpg

savaaurroyt2.jpg

A segunda né?? E sabem por quê???

saveiroraaaars6.jpg

Não contavam com minha astúcia hein!! Pois é, esse é um dos segredinhos para se compor uma foto legal, esse lance de pontos áureos da foto, pode ser chamado também de “regra dos terços” ou “rule of thirds”, que nada mais é que evitar centralizar o assunto, procurando sempre usar os terços que ficam mais “ao canto” da foto...

Outro macete legal, é que “O CARRO VAI PRA FRENTE!!”, ou seja, ao compor a foto, procure manter um espaço pra ele seguir em frente... Vai ficar estranho se o espaço vago na foto for mais à traseira, vai passar a falsa impressão que ele sempre anda de ré!!

car01ty7.jpg

Mas como eu disse no começo, a composição é totalmente subjetiva, não existe certo ou errado, centralizar a foto totalmente pode ser uma boa também!

ford_shelby_gt500_show-car-front.jpg

Acho que de noções básicas de composição é isso, use seu bom senso, procure se valer da regrinha dos pontos áureos, e alinhe sempre a câmera com o horizonte, e lembre que o carro anda pra frente, que tudo vai dar certo!

Profundidade de Campo

Fotografar nada mais é que desenhar usando luzes, para tirar uma foto, a luz dos objetos “queima o filme” formando a imagem, quem já fez a experiência de tirar foto com uma lata de Nescau já saca isso, se você nunca fez, procure no google como fazer uma pinhole.

Assim, você precisa deixar uma certa quantidade de luz entrar na câmera por certo tempo,

A quantidade de luz você regula pelo diafragma:

diafragma2wn.jpg

O diafragama é a pecinha esférica que abre tipo uma cortininha circular...

Ou seja, quando mais ele abrir, mais luz vai passar!!!

Você deve estar se perguntando... “Qual a utilidade disso???”

Através da abertura do diafragma é que se cria a profundidade de campo. Para entender, lembre que uma fotografia é uma gravura bidimensional, a profundidade de campo faz ela parecer tridimensional... Veja exemplos:

DOF_1.jpg

O fundo desfocado deixa a menina de vermelho mais aparente na foto. E reparem que a media que desfoca, vc percebe que a menina de azul está mais perto que o piazinho ao fundo(muito mais desfocado que as garotas)

250px-DOF-ShallowDepthofField.jpg

Aqui o meio do assunto é mais nítido...

dof_01.jpg

O Mustang parece que vai saltar pra fora da foto né???

Bom, mas e agora... Como fazer isso???

As câmeras profissionais têm essa regulagem de abertura na lente, vc vai rodando e ajustando a abertura...

Mas como a maioria do pessoal aqui tem compactas automáticas, fica complicado pois a câmera já calcula tudo sozinho quando você aponta o objeto... Então o grande lance é o seguinte!

Quando você aperta meio patamar do botão, a câmera faz o foco, geralmente dá aquela apitadinha, ou acende uma luz verde perto do visor... Aí quando você termina de apertar o botão ela tira a foto...

Então... Faça assim:

Mire no objeto em que você quer que fique nítido na foto... Aperte “meio botão”, quando a câmera focar, mova a câmera até o enquadramento perfeito... e só aí aperte o botão...

dof.jpg

Imagine você fazendo a foto acima...

Você ia mirar com o centro da câmera bem na cara do gato mais próximo, quando a câmera der o sinal que focou, você movimentaria a câmera pra esquerda (deixando o gatinho mais à direita do quadro, dentro do ponto áureo), aí tudo estando certo, senta o dedo nessa porra!

Velocidade do Obturador:

Já vimos que o diafragma da câmera vai regular o tanto de luz que passa por ela, sendo ele um buraquinho que aumenta ou diminui de tamanho.

Paralelamente a ele, o obturador é com uma tampa que se abre e fecha rapidamente para permitir que a luz passe pelo diafragma.

Para quem já fez uma pinhole (foto com a lata de nescau), o diafragma seria o tamanho do furo que você faz na lata, e o obturador o papel preto que você coloca tampando tudo, e que você irá abrir e fechar rapidamente pra fotografar....

Assim, quando mais rápida estiver a velocidade do obturador, mais congelada a imagem fica, do contrário, quanto mais lento, mais riscada a imagem fica.

Obturador em 1/2000, pegue um segundo e divida por 2000, esse é o tempo que o obturador ficou aberto nessa foto:

customized-art-inspired-by-american-car-

Ou seja, de tão rápido que foi, ele congelou o movimento da roda, note que o carro ta no meio de um burnout!!!

Do contrário, se o obturador ficar aberto por segundos, a imagem fica assim:

shutter-2.gif

Os riscos vermelhos e amarelos são as luzes dos carros passando...

Logo para o pessoal que tem câmera compacta, eis os macetes:

Para uma foto com obturador rápido, coloque no modo “sports” da câmera..

Agora, se quiser bastante exposição, pode usar o “night” ou então o “fireworks”, que a câmera irá manter aberto por mais tempo...

Se sua câmera não tiver disso, a última saída é apontar o objeto com a mão na frente da lente fazendo sombra, aí tira a mão da frente e bate a foto... Dessa forma a câmera vai entender que você está num lugar mega escuro e vai aumentar a exposição...

Panning e Car by Car

Aprendido o como fazer a longa exposição, vamos para as fotos legais em movimento, na minha opinião o que se tem de mais show em matéria de foto automotiva!

Panning:

1696778197_ec08ec4829.jpg

Notem as rodas e o fundo riscado, porém o carro perfeitamente nítido...

Uma foto assim, pede velocidade baixa do obturador, para riscar as rodas e fundo, porém para não riscar o carro, você deve acompanhá-lo com a câmera durante o clique!

Imagine assim:

panningvn8.png

Você tem que apontar para o carro com a câmera, e vem seguindo o movimento dele...

Trave a mira da câmera em algum ponto do carro, tipo o retrovisor, e vem virando o corpo acompanhando...

E crucial que você acompanhe o movimento do carro perfeitamente, do contrário ele ficará borrado... Aperte o botão e continue acompanhando até acabar de tirar a foto...

É como se você fosse “filmar o carro passando”

Car By Car

Como o próprio nome sugere, carros andando lado a lado... Para fazer isso, você tem que se pendurar na janela, mirar no carro a ser fotografado, importante combinar de manter a velocidade dos carros constante... É bom apoiar a câmera num ponto fixo do carro “fotógrafo”, pois se tremer a foto sai zuada... Aponta o outro carro com obturador lento e manda ver...

Texto por LeandroBMX, www.flickr.com.br/photos/leandrobmx

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Não sou pica das américas, mas só marcarmos!

Abçs.

Tb nao sou pica, mas vc pode ser minha cobaia :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Opaaa...show de bola Fabio e Évora!!

Podiamos aproveitar e combinar uma galerinha maneira numa tarde de Domingo de tempo bom, assim tiramos fotos de todas as maconhas, juntas e separadas...aproveitamos pra trocar umas ideias sobre fotos, quem sabe assim aprendo a usar um pouquinho melhor as cameras que tenho (embora lendo esse 'manual' que postaram ai acima, já fique tudo mt mais claro).

O tempinho que sobrar fazemos uns videos moendíferos em área restrita e controlada!!! :P:twisted:

Editado por Gus®

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Depois vou postar umas fotos do meu Car Rig, e uns tutoriais bons que eu venho juntando há tempos ;)

Quanto a ensaios, é complicado marcar assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

obaaaaaaa vou copiar os textos q botarem hahaiiii!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

to acompanhando

mas atualmente estou investindo meu tempo mais para videos, algum guru aqui no topico?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

o Bruno Guerreiro ta mandando mto bem nos videos, vide os da garage que ele fez.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

o sgarnzela tá mais por dentro do lance dos vídeos com DSLR..

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Mas abre outro tópico hahahaha :P

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

ou mudo o título do tópico pra Fotografia/Videografia Automotiva :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Ah não, eu sou muito close-minded pra video hahaha

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

6196367914_b7f5aaeb86_b.jpg

32mm

F/10

1/640s

iso400

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu e o Bruno conversamos todo dia sobre vídeo/foto, estamos no mesmo nível, tenho mais experiência para um lado, e ele para outro.

Só precisa saber quais as dúvidas que o colega possui, porque sobre certos assuntos eu seguro a informação mesmo, sem dó, principalmente no quesito áudio. :twisted:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Opaaa...show de bola Fabio e Évora!!

Podiamos aproveitar e combinar uma galerinha maneira numa tarde de Domingo de tempo bom, assim tiramos fotos de todas as maconhas, juntas e separadas...aproveitamos pra trocar umas ideias sobre fotos, quem sabe assim aprendo a usar um pouquinho melhor as cameras que tenho (embora lendo esse 'manual' que postaram ai acima, já fique tudo mt mais claro).

O tempinho que sobrar fazemos uns videos moendíferos em área restrita e controlada!!! :P:twisted:

Gus...

eu to muito afim de treinar o vídeo... tenho estudado bastante... e to vendo demanda de trampo...

se marcar eu arrisco o video... :mrgreen:

[]`s

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eu e o Bruno conversamos todo dia sobre vídeo/foto, estamos no mesmo nível, tenho mais experiência para um lado, e ele para outro.

Só precisa saber quais as dúvidas que o colega possui, porque sobre certos assuntos eu seguro a informação mesmo, sem dó, principalmente no quesito áudio. :twisted:

Audio pra DSLR... é um agregado tão complicado e cheio de técnicas quanto conceitos de vídeo e fotografia... :mrgreen:

[]`s

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Bom galera, tópico criado exclusivo para Fotografia automotiva ! :oktaner::megafone::gotnx::puladores:

Vou reunir no primeiro post links de fórums, site, blog com DIY de F.A. ( fotografia automotiva )quem tiver algum link interessante poste aqui ou mande por email/MP, q eu atualizo no primeiro post.

marcoa.jr@gmail.com

------------------------

Links :

--------------------

dsc11431.jpg

D300

10-20

f/6.3

77seg

iso 200

dsc11521.jpg

D300

10-20

10seg

f/22

iso200

dsc11491.jpg

D300

10-20

0.6seg

f/5.6

iso200

Final da praia dos Cavaleiros ???

rs

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

aê flávio me responde no msn e bora sair pra filmar!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Nao entendi o objetivo do tópico. é pra psotar foto que eu fiz ou discutir sobre foto automativa?

ou os dois?

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

muito bom!! esse quote do cara do clube da saveiro tá top!!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Podiamos marcar de fazer umas fotaR Marcao ja fez do Astra, falta do Palio :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Nao entendi o objetivo do tópico. é pra psotar foto que eu fiz ou discutir sobre foto automativa?

ou os dois?

:lol:

Ambos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora