Texto sobre gasolina X octanagem X podium

114 posts in this topic

Posted

Coveiro news: 95 ou 97 IAD? Alguns postos BR na Barra (Rj, tinha que ser né...) estão com cartaz anunciando a Podium como sendo 97 IAD. A Petrobras mudou e esqueceu de divulgar pros reles mortais? :lol: 

Posted

Nao teve divulgacao, reparou? antes era IAD, agora IAD medio.. qual eh a pegadinha? 

Posted (edited)

Nao teve divulgacao, reparou? antes era IAD, agora IAD medio.. qual eh a pegadinha? 

A gasolina Petrobras Podium é a de maior octanagem do mercado brasileiro (97* IAD típico), isso significa total aproveitamento da potência do seu veículo, permitindo acelerações e retomadas de velocidade em menor tempo e ultrapassagens mais seguras.

* No Brasil, conforme determinação da ANP, a octanagem das gasolinas é expressa em relação ao Índice Antidetonante (IAD), que é a média dos resultados obtidos pelos métodos RON. IAD mínimo de 95 unidades.

• O que é IAD típico?

É a média dos valores encontrados na análise do combustível. Testes realizados nos últimos dois anos, apontam 97 como o IAD típico da gasolina Petrobras Podium.

Retirado do mesmo link que o NyB postou acima.

Edited by heitor
1 person likes this

Posted

Esses dias me bateu uma dúvida. Tenho um cruze turbo 2017 com chip, uso hoje a gasolina vpower racing, pagando R$ 6,39.

Vem a pergunta: Vale mais a pena usar essa gasolina ou meter o álcool mesmo por R$ 3,90 ??

A diferença é grande, na casa dos 63% de diferença.... acha que compensa de qualquer jeito, não?

Para o motor, performance e durabilidade,  o que vcs acham ?

Abraços....

Posted

Esses dias me bateu uma dúvida. Tenho um cruze turbo 2017 com chip, uso hoje a gasolina vpower racing, pagando R$ 6,39.

Vem a pergunta: Vale mais a pena usar essa gasolina ou meter o álcool mesmo por R$ 3,90 ??

A diferença é grande, na casa dos 63% de diferença.... acha que compensa de qualquer jeito, não?

Abraços....

Com esses preços o etanol é 61% do preço da gasolina, e o carro sendo turbo aí que iria mais no etanol mesmo 

Posted

Eu iria de etanol diretoooooo nao faz borra, contamina absurdamente menos o oleo.. 

Posted

Abraços....

Tem como reprogramar pra alcool facilmente ? Ou somente chutadamente :) 

Posted

Tem como reprogramar pra alcool facilmente ? Ou somente chutadamente :) 

Paulão,  nele eu coloquei a Tork One, na Bravus,  a única Central que consegue desligar o Start Stop do Cruze. Ela já vem reprogramada e segundo eles pode ser usado qualquer tipo de combustível...

Tenho quase certeza que na prática isso não acontece,  mas, vai saber...........

Posted

Paulão,  nele eu coloquei a Tork One, na Bravus,  a única Central que consegue desligar o Start Stop do Cruze. Ela já vem reprogramada e segundo eles pode ser usado qualquer tipo de combustível...

Tenho quase certeza que na prática isso não acontece,  mas, vai saber...........

entendi. Eu nao sei como funciona o tork one. Mas se ele chutar uns 40% de gasolina e colocar uns 7 graus de ponto, ja converte pra alcool. Se os injetores forem suficientes :mrgreen: 

Posted

entendi. Eu nao sei como funciona o tork one. Mas se ele chutar uns 40% de gasolina e colocar uns 7 graus de ponto, ja converte pra alcool. Se os injetores forem suficientes :mrgreen: 

Paulão, como vc é o Mago disso, veja se ajuda esta explicação dele...

https://torkone.com.br/blog/blog/2016/10/01/remap-ou-piggyback-explicando-tudo/

Posted (edited)

Paulão, como vc é o Mago disso, veja se ajuda esta explicação dele...

https://torkone.com.br/blog/blog/2016/10/01/remap-ou-piggyback-explicando-tudo/

O mago sabe tudo kkkk

Primeiro ponto é que a reportagem é paga pelo tork one, nao poderia ser mais tendenciosa rsrsrs

Ele fala coisas certas, tipo a estoria da garantia e uma ou outra coisa a mais, tipo a programação esta pronta por conta deles.

Minha experiencia esta restrita a hondata e ao eurodyne, onde vc tem acesso ao que o carro original faz, e o que ele nao sabe que pode fazer.

Então eu diria que estes dois superam de longe um tork one.

Por exemplo...

o Si com hondata pode virar turbo, usar uma N75 pra fazer pressao por marcha, pode ser conectada uma wideband diretamente a ECU original e ser lida pela hondata, pode ativar a troca de marcha sem soltar o acelerador, comanda o i-vtec e nao apenas o vtec. Serve como scanner , verificar erros, apagar erros. Permite que a pessoa no uruguai te mande uma gravaçao, e voce altere em sua casa e devolva um novo mapa. Os logs sao muito completos. 

Mas esta restrito a Hondas Si diretamente, ou varios outros hondas, tendo que importar a central original ( tipo um Accord V6 )

A hondata fica casada com o carro. Para voce vender, tem que descasar :) ... ou seja pode ser usado em apenas um carro de cada vez.

O Audi com eurodyne cria por exemplo um controle de largada, troca de marcha com pe no fundo e talvez algo mais que eu nao lembre. 

Mas ele no caso de Audi velho, pode ser usado em outros carros.

Mas se eu tivesse um RS3, ele ficaria preso ao carro, pq  ele le o chassis.

Mas voce pode pagar uma licença para liberar o cabo para atender mais um ... mais mil carros.

Alem dos dois mexerem em tudo que existe na central original que valha a pena . Alem disso os dois geram logs - graficos - tabelas ao vivo e gravaveis. Isso serve para voce na calma de sua casa reprogramar. Nao tem aquela estoria de andar com o notebook no colo e sofrer com doidos acelerando pelas ruas e voce morrendo de medo :)  

Tambem é possivel um dinamometro virtual, onde vc nao tem que se preocupar com os valores, mas apenas com as evoluções de cada versao.

Entao eu diria que se vc tem alguem de confiança para programar, vc pode fazer tudo, inclusive o que a ECU original nao seria capaz., mas pode explodir o motor . Eu sempre ameaço os clientes que nao querem ser gentis :mrgreen: 

Pelo menos nos metodos que eu uso, eles sao muito flexiveis.

Alem de voce ter o software, se for curioso e é precavido capaz de entender os riscos, voce mesmo pode fazer.

uma tela do eurodyne

euro1.thumb.PNG.e94d93c69e90a83cda8742a0

algumas telas da hondata

foto1.thumb.PNG.12c75476f8655f4b36375aa2

foto2.thumb.PNG.30e83c21efbe2bae6ed9d73c

foto3.thumb.PNG.7c84e7d20ead73aebf7e6e18

Espero que tenha ajudado !

Edited by PauloM
3 people like this

Posted

O mago sabe tudo kkkk

Primeiro ponto é que a reportagem é paga pelo tork one, nao poderia ser mais tendenciosa rsrsrs

Ele fala coisas certas, tipo a estoria da garantia e uma ou outra coisa a mais, tipo a programação esta pronta por conta deles.

Minha experiencia esta restrita a hondata e ao eurodyne, onde vc tem acesso ao que o carro original faz, e o que ele nao sabe que pode fazer.

Então eu diria que estes dois superam de longe um tork one.

Por exemplo...

o Si com hondata pode virar turbo, usar uma N75 pra fazer pressao por marcha, pode ser conectada uma wideband diretamente a ECU original e ser lida pela hondata, pode ativar a troca de marcha sem soltar o acelerador, comanda o i-vtec e nao apenas o vtec. Serve como scanner , verificar erros, apagar erros. Permite que a pessoa no uruguai te mande uma gravaçao, e voce altere em sua casa e devolva um novo mapa. Os logs sao muito completos. 

Mas esta restrito a Hondas Si diretamente, ou varios outros hondas, tendo que importar a central original ( tipo um Accord V6 )

A hondata fica casada com o carro. Para voce vender, tem que descasar :) ... ou seja pode ser usado em apenas um carro de cada vez.

O Audi com eurodyne cria por exemplo um controle de largada, troca de marcha com pe no fundo e talvez algo mais que eu nao lembre. 

Mas ele no caso de Audi velho, pode ser usado em outros carros.

Mas se eu tivesse um RS3, ele ficaria preso ao carro, pq  ele le o chassis.

Mas voce pode pagar uma licença para liberar o cabo para atender mais um ... mais mil carros.

Alem dos dois mexerem em tudo que existe na central original que valha a pena . Alem disso os dois geram logs - graficos - tabelas ao vivo e gravaveis. Isso serve para voce na calma de sua casa reprogramar. Nao tem aquela estoria de andar com o notebook no colo e sofrer com doidos acelerando pelas ruas e voce morrendo de medo :)  

Tambem é possivel um dinamometro virtual, onde vc nao tem que se preocupar com os valores, mas apenas com as evoluções de cada versao.

Entao eu diria que se vc tem alguem de confiança para programar, vc pode fazer tudo, inclusive o que a ECU original nao seria capaz., mas pode explodir o motor . Eu sempre ameaço os clientes que nao querem ser gentis :mrgreen: 

Pelo menos nos metodos que eu uso, eles sao muito flexiveis.

Alem de voce ter o software, se for curioso e é precavido capaz de entender os riscos, voce mesmo pode fazer.

uma tela do eurodyne

euro1.thumb.PNG.e94d93c69e90a83cda8742a0

algumas telas da hondata

foto1.thumb.PNG.12c75476f8655f4b36375aa2

foto2.thumb.PNG.30e83c21efbe2bae6ed9d73c

foto3.thumb.PNG.7c84e7d20ead73aebf7e6e18

Espero que tenha ajudado !

Paulão,  obrigado pelas explicações.... realmente para um leigo em programações, não consigo entender quase nada disso tudo aí..... rsrsrsr

Na prática,  tirando o cruze, tenho um A3 11.8T 150cv com o remap do Over, que foi feito pelo antigo dono enviando a Central para lá,  não foi feito no carro e dyno.... Eu acho ele bem morto, fraco, não sinto muito a pegada da turbo. Neste caso você conseguiria acessar a Central e fazer um novo acerto por cima ??

Abraço!

2 people like this

Posted (edited)

Paulão,  obrigado pelas explicações.... realmente para um leigo em programações, não consigo entender quase nada disso tudo aí..... rsrsrsr

Na prática,  tirando o cruze, tenho um A3 11.8T 150cv com o remap do Over, que foi feito pelo antigo dono enviando a Central para lá,  não foi feito no carro e dyno.... Eu acho ele bem morto, fraco, não sinto muito a pegada da turbo. Neste caso você conseguiria acessar a Central e fazer um novo acerto por cima ??

Abraço!

No teu caso nao e tao simples

1 - Eu nao sei se eu consigo passar pelo programa do over e reprogramar. Isso é uma possibilidade real.

2 - Para eu testar isso, possivelmente teria que ser paga uma licença para liberar o cabo para o acesso.

Então eu diria que a primeira de todas as coisas é passar o carro no dinamometro.

Se vier a potencia que lhe foi "vendida"., é porque vc acostumou com o carro :) 

Se nao vier, e antes era mais forte, vc precisa fazer revisao no carro.

Mesmo com chip, as coisas mecanicas tem desgastes, sensores podem estar enviando sinais estranhos, sonda lambda pode estar lendo errado. Lembra que o carro é antigo. Entao varias peças tem um tempo de vida, no minimo.

Sobre as telas, elas sao uma amostra de como eu vejo o que o dono do carro fez, nos testes que eu preciso que ele execute. Sao alguns exemplos do que pode ser alterado, como por exemplo, corrigir o velocimetro quando se coloca um aro 20 pra ficar bonito, e o aro original é 14 do teu fiat uno :) 

Edited by PauloM
2 people like this