Texto sobre gasolina X octanagem X podium

114 posts in this topic

Posted

A PETROBRAS Distribuidora S/A. tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

Em atendimento à sua consulta, informamos que a nossa gasolina PODIUM é uma gasolina com classificação Premium, porém com qualidade superior. Possui octanagem mínima de 95 octanas (IAD - Índice Antidetonante), baixa formação de depósitos, baixo teor de Enxofre (máximo de 30 ppm) e, praticamente, é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Tem coloração alaranjada, e tem odor característico. Ela oferece um sensível aumento de desempenho em motores com taxas de compressão superiores a 10:1. A tendência para o consumo é de que ele permaneça constante. Em motores com taxas de compressão inferiores a 10:1, o benefício obtido será o da limpeza interna do motor.

As gasolinas de alta octanagem permitem a obtenção da toda a potência de projeto dos motores, porém somente quando estes motores são projetados com altas taxas de compressão da mistura ar-combustível (acima de 10:1), e no caso dos motores das motos 4 tempos, estes normalmente possuem altas taxas de compressão, beneficiando-se com este tipo de gasolina.

O seu uso contínuo permite que o motor permaneça limpo (hastes e sedes das válvulas, sistema de alimentação de combustível, etc.) ocasionando uma maior vida útil do conjunto.

Tem validade de até seis meses, nos tanques dos automóveis e motocicletas, sendo que as outras gasolinas, dentro de 60 dias, começam a perder suas propriedades, formando goma.

Se normalmente não se utiliza uma gasolina Aditivada ou de alta octanagem, recomendamos fazer um abastecimento progressivo aproximadamente de 10 em 10% da gasolina Podium, para evitar que devido a sua alta capacidade de limpeza, ela arraste algum depósito deixado pela gasolina comum, causando algum problema.

Eis as octanagens das nossas gasolinas:

A gasolina Comum possui:

· Octanagem MON = 80 octanas

· Octanagem IAD > 87 octanas

· Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Supra (aditivada) possui:

· Octanagem MON = 80 octanas

· Octanagem IAD > 87 octanas

· Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Premium possui:

· Octanagem MON = 85 octanas

· Octanagem IAD > 91 octanas

· Octanagem RON > 97 octanas

A gasolina Podium possui:

· Octanagem MON = não especificada

· Octanagem IAD > 95 octanas

· Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)

A octanagem da gasolina é determinada pelos métodos RON, MON, E IAD. O primeiro avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação.

O método MON avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação e o IAD é a média dos resultados RON e MON.

Há uma quantidade mínima de octanas que deve estar presente na gasolina, a gasolina comum e a aditivada devem ter no mínimo 87 octanas, a premium 91 octanas e a podium 95 octanas.

A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum com alguns aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível da moto ou carro (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor).

Já as demais gasolinas do tipo premium, pódium, V-power, possuem aditivos considerados secretos e que acabam aumentando a octanagem , trazendo vários benefícios para o motor, entre eles alguns que possuem agentes redutores de atrito que ajudam a diminuir o desgaste de várias peças do motor, carburador e injeção.

Em geral as gasolinas de maior octanagem são recomendadas para motores que possuem alta taxa de compressão (acima de 10:1)

Ao contrário do que muita gente pensa esses tipos de gasolina não aumentam a potência do motor , eles simplesmente fazem com que o motor funcione com a máxima eficiência.

O que determina a potência de um motor é o seu projeto, o combustível somente irá ajudar a acordar os cavalinhos.

Essas gasolinas também limpam totalmente o sistema de admissão, cabeçote, válvulas etc, removendo resíduos de carvão, facilitando a combustão e proporcionando melhora no consumo de combustível em torno de 4%, mas essas gasolinas não fazem milagres, o resultado é percebido após o terceiro ou quarto tanque.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

desculpa desenterrar o topico, mas, achei melhor comentar nesse que ja possui algums informações do que criar outro...

lendo o manual do carro (Fielder) la consta a seguinte indicação "Motor Flex - Gasolina sem chumbo, Nº de Octanas 91 ou maior e/ou etanol"

entao, tem alguma gasolina alem da Podium que atenda a essa exigencia?

pq eu liguei no SAC da Shell, e fui informado que a Vpower Racing nao é mais comercializada no pais

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Na moto a diferença das comuns para a Podium realmente é absurda... no carro eu não sinto tanta diferença não....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

no meu carro colocar gasolina comum e podium dá uma diferença absurda de grande

como ando pouco, só ando de podium mesmo

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Meu carro só usa podium desde 0km a diferença é MUITO clara, vale a pena pagar 3,60 no litro só pelo ganho em prazer de dirigir!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

a diferença da podium pra comum no meu carro é nitida demais!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

me recuso a pagar 1 real+ a mais na podium. Se fosse um 911 ou ferarri, ate sim, mas num carro normal, nao vejo o pq. O carro ate pode andar mais, mas meu dinheiro nao caiu de uma arvore.

8 people like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

meu carro é comum, então vou de alcool mesmo :D

2 people like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted (edited)

Na boa gasolina podium vem potencia sim !!

No Audi com unichip de comum perdia 20 cavalos. :valeu:

Comum nao sei o que é por essa gasosa a muito tempo rsrs

Edited by A.G.O.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Na moto a diferença das comuns para a Podium realmente é absurda... no carro eu não sinto tanta diferença não....

coloca outro do lado e acelera ! rsrsrs no vti era claro os testes !!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

me recuso a pagar 1 real+ a mais na podium. Se fosse um 911 ou ferarri, ate sim, mas num carro normal, nao vejo o pq. O carro ate pode andar mais, mas meu dinheiro nao caiu de uma arvore.

Meu carro tem taxa de compressão de 12,3:1. Se eu uso gasolina comum, bate pino a todo momento. Eu deveria usar Podium nele ou alcool. Prefiro o alcool, que sai muito mais em conta. 1,99 X 3,60? Nem sei o preço da Podium... :haha:

1 person likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

me recuso a pagar 1 real+ a mais na podium. Se fosse um 911 ou ferarri, ate sim, mas num carro normal, nao vejo o pq. O carro ate pode andar mais, mas meu dinheiro nao caiu de uma arvore.

Meu carro tem taxa de compressão de 12,3:1. Se eu uso gasolina comum, bate pino a todo momento. Eu deveria usar Podium nele ou alcool. Prefiro o alcool, que sai muito mais em conta. 1,99 X 3,60? Nem sei o preço da Podium... :haha:

meu carro por ser taxado acontece o mesmo, de comum bate pino toda hora e fica manco

na podium fica liso e anda bem

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Álcool > Podium >>>>>>>>> Gasolina comum.

1 person likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Na moto a diferença das comuns para a Podium realmente é absurda... no carro eu não sinto tanta diferença não....

coloca outro do lado e acelera ! rsrsrs no vti era claro os testes !!

To falando de carro de tiozão.... não de esportivo..... no focus, no fusion e etc.... na tempra a diferença era absurda.... ja rodei com 1.4kg de pressão e ela não era convertida não, só tomava gasolina.... nem quero imaginar a tx dinamica disso... :haha:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Resgatando o tópico...

Existe muita diferença entre a Podium e a VPower? ou elas sao bem similares?

To pagando 3,50 na Podium e to vendo a Vpower a 3,00, como to gastando mais de um tanque por semana to pensando em migrar.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Se vc ta falando da VPower da shell não nada mais que gasolina comum aditivada ;-)

A Ipiranga por aqui tem pelo menos a Premium 92 octanos por menos 3 reais, R$ 2,999 :lol:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Se vc ta falando da VPower da shell não nada mais que gasolina comum aditivada ;-)

A Ipiranga por aqui tem pelo menos a Premium 92 octanos por menos 3 reais, R$ 2,999 :lol:

equipararia a Podium, se fosse a Vpower Racing...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted (edited)

Se vc ta falando da VPower da shell não nada mais que gasolina comum aditivada ;-)

A Ipiranga por aqui tem pelo menos a Premium 92 octanos por menos 3 reais, R$ 2,999 :lol:

equipararia a Podium, se fosse a Vpower Racing...

exato, Podium se equipara com VPower Racing que por algum motivo obscuro foi descontinuada.. pelo menos foi o que me falaram

procede??

Edited by Feijó

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Isso já foi discutido em vários topics aqui na Okt...

VPower Racing é uma Premium, ou seja, 91 IAD.

Podium é a única gasolina super premium(95 IAD) do Brasil.

Então não, pelo menos no papel, não se equiparam. Mas a real é que o pessoal, na prática, sempre achou a performance com a duas muito similar.

Derrepente batizam menos a Racing, vai saber...

Enfim, para vc que é duro, não anda de import, mas msm assim quer combustível TOP no carro, parabéns, seus problemas acabaram(desde a década de 70...)!

Aqui é o Brasil, temos álcool nos postos, e ele chuta a bunda de qualquer combustível vendido em bombas mundo a fora. Não apenas pela questão do poder anti-detonante(equivalente a 100 IAD), mas também pelo alto calor latente de vaporização, que gera mais potência em qualquer motor, independente da taxa e das curvas de ignição.

2 people like this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Lyptus

como eu disse na outra pagina, liguei no SAC da Shell, e eles falaram que alem de nao ser mais produzida no BR, ela seria do nivel da Podium, falaram o numero de octanas mas nao lembro, mas era mais q esses 91 q vc disse...agora se é ou nao verdade o q me falaram...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

to andando de podium com o 206, não senti diferença nenhuma... só em baixa rotação, não ouvi mais batida de pino, em nenhuma situação, nem jogando 3ª em subida com o rpm lá embaixo.

Aqui em sp tem 3 tipos de gasolina, as de 2.59 que 90% é batizada, as de 2.4x q é 100% batizada, o carro não anda naaaaada. e a de 2 postos q eu abasteço, que são shell, e ambos são 2.59 o litro da comum e 2.73 a vpower, nesses 2 postos o carro anda mmmmmto, com a comum, com a vpower anda igual mas a média aumenta consideravelmente, não é placebo pq já fiz várias médias, e todas elas foram bem acima da comum.

E detalhe, somente nesses 2, vc manda por 20 litros, e o tanque " enche mesmo " e ao completar, sempre bate com oq tem no tanque, aparantemente esses postos não estão me roubando, pq nos outros a média não bate nunca e o ponteiro do painel não sobe, e quando completa marca na bomba 49 litros/ 52 litros, q é praticamente impossível vir andando e caber tudo isso no 206, só o cheiro da reserva.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Pensei q a Vpower comum fosse a premium da Shell, agora entendi. :valeu:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Eu uso a Vpower. A hondata tem uns parametros que "mostram" a qualidade da gasolina. E a Vpower é quase uma podium, muito superior a comum. Acredito que embora seja uma gasolina comum, os aditivos devem ser da shell e causa a diferença.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

Isso já foi discutido em vários topics aqui na Okt...

VPower Racing é uma Premium, ou seja, 91 IAD.

Podium é a única gasolina super premium(95 IAD) do Brasil.

Então não, pelo menos no papel, não se equiparam. Mas a real é que o pessoal, na prática, sempre achou a performance com a duas muito similar.

Derrepente batizam menos a Racing, vai saber...

Enfim, para vc que é duro, não anda de import, mas msm assim quer combustível TOP no carro, parabéns, seus problemas acabaram(desde a década de 70...)!

Aqui é o Brasil, temos álcool nos postos, e ele chuta a bunda de qualquer combustível vendido em bombas mundo a fora. Não apenas pela questão do poder anti-detonante(equivalente a 100 IAD), mas também pelo alto calor latente de vaporização, que gera mais potência em qualquer motor, independente da taxa e das curvas de ignição.

Combustível pra quem gosta de pisar é o álcool, está muito acima da Podium!!

Por 1.99 no posto de confiança sou feliz, mesmo quando minha taxa é 7,8. A diferença está quando se pisa que passa de 18, condição mais severa que qualquer flex...

Meu 1.8R NUNCA sentiu o cheiro de gasolina no tanque(foram 48km de àlcool e nunca tive problema nenhum), e na partida a frio era só Podium! Fiquei 2 anos com o carro e NUNCA senti grilar.

Essas ladainhas que se escuta em ccs de usar um tanque de cada vez, não misturar, intercalar os combustíveis, só se aplica a maioria dos consumidores, pois os usuários aqui estão muito além de consumidores comuns. Quem deixa de colocar álcool (1,99) pra colocar pódium (3,60), está rasgando dinheiro e "andando menos".

Isso é uma falácia que se aplica as centrais que não são híbridas de fato!!!

1 person likes this

Share this post


Link to post
Share on other sites

Posted

nem todo carro é flex ;)

e outra, muitos que preparam carros trocam gasolina por cana, eu sou exceção da regra e não penso mesmo em trocar de combustível

pago 3,60 na podium feliz, até pq no meu carro andar de comum e podium dá uma diferença surreal em todos os quesitos, até consumo que se torna infinitamente mais economico

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now