Texto sobre gasolina X octanagem X podium

114 posts in this topic

Posted

A PETROBRAS Distribuidora S/A. tem compromisso com a qualidade em todos os níveis do processo e é gratificante poder proporcionar um bom atendimento aos nossos clientes.

Em atendimento à sua consulta, informamos que a nossa gasolina PODIUM é uma gasolina com classificação Premium, porém com qualidade superior. Possui octanagem mínima de 95 octanas (IAD - Índice Antidetonante), baixa formação de depósitos, baixo teor de Enxofre (máximo de 30 ppm) e, praticamente, é isenta de benzeno, causando assim uma redução das emissões de poluentes no meio ambiente. Tem coloração alaranjada, e tem odor característico. Ela oferece um sensível aumento de desempenho em motores com taxas de compressão superiores a 10:1. A tendência para o consumo é de que ele permaneça constante. Em motores com taxas de compressão inferiores a 10:1, o benefício obtido será o da limpeza interna do motor.

As gasolinas de alta octanagem permitem a obtenção da toda a potência de projeto dos motores, porém somente quando estes motores são projetados com altas taxas de compressão da mistura ar-combustível (acima de 10:1), e no caso dos motores das motos 4 tempos, estes normalmente possuem altas taxas de compressão, beneficiando-se com este tipo de gasolina.

O seu uso contínuo permite que o motor permaneça limpo (hastes e sedes das válvulas, sistema de alimentação de combustível, etc.) ocasionando uma maior vida útil do conjunto.

Tem validade de até seis meses, nos tanques dos automóveis e motocicletas, sendo que as outras gasolinas, dentro de 60 dias, começam a perder suas propriedades, formando goma.

Se normalmente não se utiliza uma gasolina Aditivada ou de alta octanagem, recomendamos fazer um abastecimento progressivo aproximadamente de 10 em 10% da gasolina Podium, para evitar que devido a sua alta capacidade de limpeza, ela arraste algum depósito deixado pela gasolina comum, causando algum problema.

Eis as octanagens das nossas gasolinas:

A gasolina Comum possui:

· Octanagem MON = 80 octanas

· Octanagem IAD > 87 octanas

· Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Supra (aditivada) possui:

· Octanagem MON = 80 octanas

· Octanagem IAD > 87 octanas

· Octanagem RON > 94 octanas

A gasolina Premium possui:

· Octanagem MON = 85 octanas

· Octanagem IAD > 91 octanas

· Octanagem RON > 97 octanas

A gasolina Podium possui:

· Octanagem MON = não especificada

· Octanagem IAD > 95 octanas

· Octanagem RON > 100 octanas (105 aproximadamente)

A octanagem da gasolina é determinada pelos métodos RON, MON, E IAD. O primeiro avalia a resistência do combustível à detonação, quando o motor trabalha com carga total em baixa rotação.

O método MON avalia a resistência da gasolina à detonação com carga total em alta rotação e o IAD é a média dos resultados RON e MON.

Há uma quantidade mínima de octanas que deve estar presente na gasolina, a gasolina comum e a aditivada devem ter no mínimo 87 octanas, a premium 91 octanas e a podium 95 octanas.

A gasolina aditivada nada mais é do que a gasolina comum com alguns aditivos que têm a função de limpar e manter limpo todo o sistema de alimentação de combustível da moto ou carro (tanque, bomba de combustível, tubulações, carburador, bicos injetores e válvulas do motor).

Já as demais gasolinas do tipo premium, pódium, V-power, possuem aditivos considerados secretos e que acabam aumentando a octanagem , trazendo vários benefícios para o motor, entre eles alguns que possuem agentes redutores de atrito que ajudam a diminuir o desgaste de várias peças do motor, carburador e injeção.

Em geral as gasolinas de maior octanagem são recomendadas para motores que possuem alta taxa de compressão (acima de 10:1)

Ao contrário do que muita gente pensa esses tipos de gasolina não aumentam a potência do motor , eles simplesmente fazem com que o motor funcione com a máxima eficiência.

O que determina a potência de um motor é o seu projeto, o combustível somente irá ajudar a acordar os cavalinhos.

Essas gasolinas também limpam totalmente o sistema de admissão, cabeçote, válvulas etc, removendo resíduos de carvão, facilitando a combustão e proporcionando melhora no consumo de combustível em torno de 4%, mas essas gasolinas não fazem milagres, o resultado é percebido após o terceiro ou quarto tanque.

Posted

desculpa desenterrar o topico, mas, achei melhor comentar nesse que ja possui algums informações do que criar outro...

lendo o manual do carro (Fielder) la consta a seguinte indicação "Motor Flex - Gasolina sem chumbo, Nº de Octanas 91 ou maior e/ou etanol"

entao, tem alguma gasolina alem da Podium que atenda a essa exigencia?

pq eu liguei no SAC da Shell, e fui informado que a Vpower Racing nao é mais comercializada no pais

Posted

Na moto a diferença das comuns para a Podium realmente é absurda... no carro eu não sinto tanta diferença não....

Posted

no meu carro colocar gasolina comum e podium dá uma diferença absurda de grande

como ando pouco, só ando de podium mesmo

Posted

Meu carro só usa podium desde 0km a diferença é MUITO clara, vale a pena pagar 3,60 no litro só pelo ganho em prazer de dirigir!

Posted

a diferença da podium pra comum no meu carro é nitida demais!

Posted

me recuso a pagar 1 real+ a mais na podium. Se fosse um 911 ou ferarri, ate sim, mas num carro normal, nao vejo o pq. O carro ate pode andar mais, mas meu dinheiro nao caiu de uma arvore.

8 people like this

Posted

meu carro é comum, então vou de alcool mesmo :D

2 people like this

Posted (edited)

Na boa gasolina podium vem potencia sim !!

No Audi com unichip de comum perdia 20 cavalos. :valeu:

Comum nao sei o que é por essa gasosa a muito tempo rsrs

Edited by A.G.O.

Posted

Na moto a diferença das comuns para a Podium realmente é absurda... no carro eu não sinto tanta diferença não....

coloca outro do lado e acelera ! rsrsrs no vti era claro os testes !!

Posted

me recuso a pagar 1 real+ a mais na podium. Se fosse um 911 ou ferarri, ate sim, mas num carro normal, nao vejo o pq. O carro ate pode andar mais, mas meu dinheiro nao caiu de uma arvore.

Meu carro tem taxa de compressão de 12,3:1. Se eu uso gasolina comum, bate pino a todo momento. Eu deveria usar Podium nele ou alcool. Prefiro o alcool, que sai muito mais em conta. 1,99 X 3,60? Nem sei o preço da Podium... :haha:

1 person likes this

Posted

Meu carro tem taxa de compressão de 12,3:1. Se eu uso gasolina comum, bate pino a todo momento. Eu deveria usar Podium nele ou alcool. Prefiro o alcool, que sai muito mais em conta. 1,99 X 3,60? Nem sei o preço da Podium... :haha:

meu carro por ser taxado acontece o mesmo, de comum bate pino toda hora e fica manco

na podium fica liso e anda bem

Posted

Álcool > Podium >>>>>>>>> Gasolina comum.

1 person likes this

Posted

coloca outro do lado e acelera ! rsrsrs no vti era claro os testes !!

To falando de carro de tiozão.... não de esportivo..... no focus, no fusion e etc.... na tempra a diferença era absurda.... ja rodei com 1.4kg de pressão e ela não era convertida não, só tomava gasolina.... nem quero imaginar a tx dinamica disso... :haha:

Posted

Resgatando o tópico...

Existe muita diferença entre a Podium e a VPower? ou elas sao bem similares?

To pagando 3,50 na Podium e to vendo a Vpower a 3,00, como to gastando mais de um tanque por semana to pensando em migrar.

Posted

Se vc ta falando da VPower da shell não nada mais que gasolina comum aditivada ;-)

A Ipiranga por aqui tem pelo menos a Premium 92 octanos por menos 3 reais, R$ 2,999 :lol:

Posted

Se vc ta falando da VPower da shell não nada mais que gasolina comum aditivada ;-)

A Ipiranga por aqui tem pelo menos a Premium 92 octanos por menos 3 reais, R$ 2,999 :lol:

equipararia a Podium, se fosse a Vpower Racing...

Posted (edited)

equipararia a Podium, se fosse a Vpower Racing...

exato, Podium se equipara com VPower Racing que por algum motivo obscuro foi descontinuada.. pelo menos foi o que me falaram

procede??

Edited by Feijó

Posted

Isso já foi discutido em vários topics aqui na Okt...

VPower Racing é uma Premium, ou seja, 91 IAD.

Podium é a única gasolina super premium(95 IAD) do Brasil.

Então não, pelo menos no papel, não se equiparam. Mas a real é que o pessoal, na prática, sempre achou a performance com a duas muito similar.

Derrepente batizam menos a Racing, vai saber...

Enfim, para vc que é duro, não anda de import, mas msm assim quer combustível TOP no carro, parabéns, seus problemas acabaram(desde a década de 70...)!

Aqui é o Brasil, temos álcool nos postos, e ele chuta a bunda de qualquer combustível vendido em bombas mundo a fora. Não apenas pela questão do poder anti-detonante(equivalente a 100 IAD), mas também pelo alto calor latente de vaporização, que gera mais potência em qualquer motor, independente da taxa e das curvas de ignição.

2 people like this

Posted

Lyptus

como eu disse na outra pagina, liguei no SAC da Shell, e eles falaram que alem de nao ser mais produzida no BR, ela seria do nivel da Podium, falaram o numero de octanas mas nao lembro, mas era mais q esses 91 q vc disse...agora se é ou nao verdade o q me falaram...

Posted

to andando de podium com o 206, não senti diferença nenhuma... só em baixa rotação, não ouvi mais batida de pino, em nenhuma situação, nem jogando 3ª em subida com o rpm lá embaixo.

Aqui em sp tem 3 tipos de gasolina, as de 2.59 que 90% é batizada, as de 2.4x q é 100% batizada, o carro não anda naaaaada. e a de 2 postos q eu abasteço, que são shell, e ambos são 2.59 o litro da comum e 2.73 a vpower, nesses 2 postos o carro anda mmmmmto, com a comum, com a vpower anda igual mas a média aumenta consideravelmente, não é placebo pq já fiz várias médias, e todas elas foram bem acima da comum.

E detalhe, somente nesses 2, vc manda por 20 litros, e o tanque " enche mesmo " e ao completar, sempre bate com oq tem no tanque, aparantemente esses postos não estão me roubando, pq nos outros a média não bate nunca e o ponteiro do painel não sobe, e quando completa marca na bomba 49 litros/ 52 litros, q é praticamente impossível vir andando e caber tudo isso no 206, só o cheiro da reserva.

Posted

Pensei q a Vpower comum fosse a premium da Shell, agora entendi. :valeu:

Posted

Eu uso a Vpower. A hondata tem uns parametros que "mostram" a qualidade da gasolina. E a Vpower é quase uma podium, muito superior a comum. Acredito que embora seja uma gasolina comum, os aditivos devem ser da shell e causa a diferença.

Posted

Isso já foi discutido em vários topics aqui na Okt...

VPower Racing é uma Premium, ou seja, 91 IAD.

Podium é a única gasolina super premium(95 IAD) do Brasil.

Então não, pelo menos no papel, não se equiparam. Mas a real é que o pessoal, na prática, sempre achou a performance com a duas muito similar.

Derrepente batizam menos a Racing, vai saber...

Enfim, para vc que é duro, não anda de import, mas msm assim quer combustível TOP no carro, parabéns, seus problemas acabaram(desde a década de 70...)!

Aqui é o Brasil, temos álcool nos postos, e ele chuta a bunda de qualquer combustível vendido em bombas mundo a fora. Não apenas pela questão do poder anti-detonante(equivalente a 100 IAD), mas também pelo alto calor latente de vaporização, que gera mais potência em qualquer motor, independente da taxa e das curvas de ignição.

Combustível pra quem gosta de pisar é o álcool, está muito acima da Podium!!

Por 1.99 no posto de confiança sou feliz, mesmo quando minha taxa é 7,8. A diferença está quando se pisa que passa de 18, condição mais severa que qualquer flex...

Meu 1.8R NUNCA sentiu o cheiro de gasolina no tanque(foram 48km de àlcool e nunca tive problema nenhum), e na partida a frio era só Podium! Fiquei 2 anos com o carro e NUNCA senti grilar.

Essas ladainhas que se escuta em ccs de usar um tanque de cada vez, não misturar, intercalar os combustíveis, só se aplica a maioria dos consumidores, pois os usuários aqui estão muito além de consumidores comuns. Quem deixa de colocar álcool (1,99) pra colocar pódium (3,60), está rasgando dinheiro e "andando menos".

Isso é uma falácia que se aplica as centrais que não são híbridas de fato!!!

1 person likes this

Posted

nem todo carro é flex ;)

e outra, muitos que preparam carros trocam gasolina por cana, eu sou exceção da regra e não penso mesmo em trocar de combustível

pago 3,60 na podium feliz, até pq no meu carro andar de comum e podium dá uma diferença surreal em todos os quesitos, até consumo que se torna infinitamente mais economico