Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Ishi Turbo

94 posts neste tópico

Postado

Foda Gus!

Queria muito saber o mistério dessa montagem.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

PUTZ!!!

Meu pai viveu fera essa época... sempre fala que os xr3 com ishi eram o capeta em pessoa.. ele sempre quis montar de novo um xr3 com o kit...

Vou mostrar as fotos pra ele e posto os comments dele aqui!... Outro que deve conhecer muitissimo bem isso ai é o Fukuda.. preparador das antigas aqui de sp....

Tem mais fotos dessa época?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Acho MUITO foda esse sistema....

Gus posta detalhes dele ae....

Parece que vc e seu irmão tem Know How desse assunto....

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

quero essas rodas desse gol ae ! phonedials ftw !

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

quem lembra de marcas e pilotos em jpa

Eu tinha slick (P7 Corsa) usado no meu quarto! Catava nas caçambas do autódromo logo depois das provas :mrgreen:

O RAZA (anda sumido) tem guardado o "programa" (aquele livretinho com equipes, carros, capacetes, informações) da Copa Shell!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Nos áureos tempos, no anos 80/90, era do Átila Sipos. Agora nos anos 2000 voltou, mas sob ourtro comando (e cenário) :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Bônus:

Foto0040.jpg

img_03.jpg

Cara, estas rodas são foooooooooooooooooooooooooooooooooodas!!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Nos áureos tempos, no anos 80/90, era do Átila Sipos. Agora nos anos 2000 voltou, mas sob ourtro comando (e cenário) :lol:

TB, procede a informação de que eles estão na Argentina?

Outra coisa, alguem de SP, sabe me dizer se a oficina "LAFITE Preparation deu moteur" ainda existe?

Era simplesmente FISSURADO nos carros deles, mas nunca consegui um adesivo... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Pô, eu tinha adesivo de várias lojas/preparadoras. Teve uma vez que fui pro autódromo (pai deixava a gente lá hehe) pra ver F-Ford e tinha uma porrada de carros de SP pra arrancar, inclusive o buguinho do Yastaro, o Drag do Savignano, vários Opala, vários V8, carros da Dalécio, etc. Ali comecei a me interessar por arrancada... :mrgreen:

Sobre Larus nos hermanos, tô por fora. E a Lafitte realmente mandava bem nos carrinhos que montava.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

O Lafitte última vez que soube estava em Florianópolis, mexendo com uns carrinhos mas bem devagar.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cara, estas rodas são foooooooooooooooooooooooooooooooooodas!!

Nem fale... Lesma, essas são 16 origi, ao vivo ficou mais animal ainda!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Gus, esse esquema ai requer alguma preparação na turbina ou alguma turbina especial?

Motor F1 dos anos 80:

BMWf1Turbo%20f1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Gus, esse esquema ai requer alguma preparação na turbina ou alguma turbina especial?

Motor F1 dos anos 80:

BMWf1Turbo%20f1.jpg

A turbina é diferente, específica pro sistema chamado draw through, tem uma vedação diferente para trabalhar com vácuo e não puxar o óleo do motor. Se usar esse sistema com uma turbina convencional, o motor ficará sem óleo em poucos km.

A IHI fabricava turbinas nesse sistema, mas sempre em tamanhos reduzidos, e algumas refrigeradas a água, como essa do meu irmão (RHB5). Aqui mostra a vedação (carbon seal) na turbina IHI RHB5, que é a mais encontrada: http://www.smbaker.com/sand-rail/manx/rebu...add-carbon-seal

Quando esse kit é montado carburado, a mistura passa pelo rotor frio e mantém a turbina refrigerada. Na injeção, resolvemos isso com um bico monoponto montado entre a borboleta e o caracol, para mandar um pouco de combustível no rotor e manter a temperatura controlada, e usamos 4 bicos originais (sem retrabalho, mas não lembro que bico é) no cabeçote. O sistema empurra até 1Kg, anda com 0,7Kg com taxa de 11:1, no álcool, sem nada forjado. Usa uma Digipulse full para controlar os bicos, e nem mesmo o pessoal da Digipulse acreditou no projeto, disseram que não funcionaria e que deveriamos montar como blow-through, comprimindo por cima como todo kit normal.

A idéia é deixar assim por enquanto, mas talvez partir para uma fuel tech ou outra programável digital.

Vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=2C6YX0PUaxI

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Alguma dúvida d q foi o André q moveu o tópico pra cá?

Belos exemplares!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Caralho GusWRC!!!

Eu quero!!!

Tem alguma desvantagem? Tem muita diferença de preço essa turbina para uma "convencional" ?

Editado por Matt5

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

e pra conseguir um kit desses? Como dimensionar um kit desses em relação à cilindrada do motor?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Alguma dúvida d q foi o André q moveu o tópico pra cá?

Belos exemplares!

NÃO fui eu. Mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Ainda existe esses kits pra vender?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

e pra conseguir um kit desses? Como dimensionar um kit desses em relação à cilindrada do motor?

Cara, é bem difícil achar turbinas com essa vedação, mas algumas L200 se não me engano sairam com IHI RHB5, que é a maior que tem. Como essa turbina é para um motor diesel de 2.7l no mínimo, num AP 1.9 funciona bem, mesmo com mais rpm que o diesel. Tivemos o cuidado de não fazer um cabeçote tão grande, ficou o novo agora com 96CFM, e o escape tem tubos relativamente pequenos para também não judiar e estrangular a turbina.

Funciona bem, pega bem desde a lenta até 6500RPM. Por não ter nada forjado, estamos trabalhando nessa faixa de rpm somente.

Meu irmão acho que tem os coletores de CHT ainda, só não tem turbina, mas não deve ser tão dificil achar.

Na pior das hipóteses, a Turbonetics tem vários modelos para draw-through de tamanhos variados. Tinham alguns Fusca de arrancada aqui no BR anos atrás montados assim, com quadrijet antes da turbina, e aquela Santa Matilde preta de arrancada que tb era esse sistema, todos com Turbonetics.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Tem um amigo forista que já trabalhou na IHI, salvo engano :assoviando:

Eu trabalho diretamente com os engenheiros da IHI.

tanigawa-san e kobari-san também desenvolvem reparos de turbinas aeronáuticas. Eu pela GE e eles pela IHI.

Estive com o time japonês em um evento nos USA em fevereiro. Passamos 10 dias juntos e é legal ver como os caras se amarram. São mais antigos e conhecem/participaram do desenvolvimento de muita coisa que veio pro Brasil nos 80's e 90's.

Desde turbinas para carros até navios no estaleiro deles em campo Grande, Rio.

Me lembro tb da LAcon, além da Larus. meu pai transportou alguns carros de marcas daqui de Petrópolis pra Brasília, Rio, SP.

Boa época. Várias fotos dos carros de corrida com eu e meu pai nos caminhões dele.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

tanigawa-san e kobari-san também desenvolvem reparos de turbinas aeronáuticas. Eu pela GE e eles pela IHI.

Estive com o time japonês em um evento nos USA em fevereiro. Passamos 10 dias juntos e é legal ver como os caras se amarram. São mais antigos e conhecem/participaram do desenvolvimento de muita coisa que veio pro Brasil nos 80's e 90's.

Me lembro tb da LAcon, além da Larus. meu pai transportou alguns carros de marcas daqui de Petrópolis pra Brasília, Rio, SP.

Boa época. Várias fotos dos carros de corrida com eu e meu pai nos caminhões dele.

Eles não tão afim de construir outro estaleiro em CG não? Tenho um perfeito pra eles comprarem! :assoviando:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Eles não tão afim de construir outro estaleiro em CG não? Tenho um perfeito pra eles comprarem! :assoviando:

ih, meu querido... Estamos falando pouco em trabalho, até. Eles ainda estão tentando dar um up no país...

Eu tenho uma viagem agora e um deles da IHI deve ir. Aí rola um papo mais informal e toco no assunto!

abs

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Cara, é bem difícil achar turbinas com essa vedação, mas algumas L200 se não me engano sairam com IHI RHB5, que é a maior que tem. Como essa turbina é para um motor diesel de 2.7l no mínimo, num AP 1.9 funciona bem, mesmo com mais rpm que o diesel. Tivemos o cuidado de não fazer um cabeçote tão grande, ficou o novo agora com 96CFM, e o escape tem tubos relativamente pequenos para também não judiar e estrangular a turbina.

Funciona bem, pega bem desde a lenta até 6500RPM. Por não ter nada forjado, estamos trabalhando nessa faixa de rpm somente.

Meu irmão acho que tem os coletores de CHT ainda, só não tem turbina, mas não deve ser tão dificil achar.

Na pior das hipóteses, a Turbonetics tem vários modelos para draw-through de tamanhos variados. Tinham alguns Fusca de arrancada aqui no BR anos atrás montados assim, com quadrijet antes da turbina, e aquela Santa Matilde preta de arrancada que tb era esse sistema, todos com Turbonetics.

Porra, irado. Imagino que, num motor pequeno, tipo 1.0, 1.1, seria melhor um sistema desses do que um habitual?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Porra, irado. Imagino que, num motor pequeno, tipo 1.0, 1.1, seria melhor um sistema desses do que um habitual?

Ah, certamente. A pegada de baixa é imediata, não tem lag até pelo tamanho da turbina, e também a saida do rotor quente tá na cara das válvulas, perda zero.

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Ah, certamente. A pegada de baixa é imediata, não tem lag até pelo tamanho da turbina, e também a saida do rotor quente tá na cara das válvulas, perda zero.

e pra montar um kit desses hj. O coletor de escape é diferente do que num sistema pressurizado?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0