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[AJUDA] Filtro esportivo: Cone ou Inbox

7 posts neste tópico

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Dae galera,

Tenho um fox 2010, 1.6 e vou fzr o aspro basico nele. Já to fechando o abafador e ja estou fznd o orçamento do coletor 4x1 e escape..

TEnho um filtro HPS cônico em casa, mas ''ouvi'', que de repente seria melhor pegar um Inbox.. Vi um da K&N que atenderia..

E aí, realmente o ganho é maior? Vou plugar um unichip futuramente tb e mt provavel que um comando..

abs

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na prática não muda nda (se tiver diferença de potencia entre eles vc nem sente), se tu ja tem o conico, bota ele mesmo, dependendo do carro ainda da um ronco maneiro (q o inbox não da) :lol:

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teve um teste uma vez, tem ate a materia num blog doido ai, se n me engano era da 4 rodas sei la, pegaram um carro e colocam no dino

dps com conico e dps com inobx

o conico teve algo 1.5hp a mais q o inbox ,

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na prática não muda nda (se tiver diferença de potencia entre eles vc nem sente), se tu ja tem o conico, bota ele mesmo, dependendo do carro ainda da um ronco maneiro (q o inbox não da) :lol:

no conico tem mais facilidade de fazer um CAI, não?

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http://quatrorodas.abril.com.br/autoservic...do_140988.shtml

achei a reportgem

Quantos cavalos se ganha com um filtro de ar esportivo? Pergunte em cada loja que vende esse tipo de artigo e ouvirá as mais diversas respostas. Nossos leitores nos escrevem com a mesma dúvida. Para tirar a limpo a história, medimos a diferença de desempenho de um carro com filtro original e com um esportivo. O escolhido foi o da K&N, marca mais conhecida do mercado. Segundo especialistas, esse acessório permite maior passagem do fluxo de ar, o que se refletiria em maior desempenho.

A dúvida começou na escolha. Há duas versões: o de elemento interno (ou "inbox"), que tem as mesmas dimensões do original, e o cônico. Como a meta era aumentar potência sem mexer nas características originais do veículo, escolhemos o inbox, pois o cônico apresentava três inconvenientes: necessita de adaptação nos dutos de ar, exige cuidados com água - pois o filtro fica permanentemente exposto no cofre do motor - e gera um ruído constante - já que trabalha fora da caixa de proteção.

Na Ancona, importadora da K&N, o vendedor disse que o ganho seria de 8% a 10% para uma Marea Weekend 2.4. Por 210 reais*, parecia um bom investimento. Para ter certeza de que as condições do teste seriam iguais, compramos também um filtro novo da marca Fram, igual ao original, por 50 reais*. A medição seria num dinamômetro Dynotech 720, da Nascar Power Chips, empresa especializada em preparação de motores em São Bernardo do Campo (SP).

Com tudo na mão, foi só acelerar o carro e ver na tela do computador os números: com o filtro Fram a Marea cravou 152,44 cavalos, medidos no motor. Depois foi a vez de colocar o K&N. Pelas contas do vendedor, teríamos algo entre 164,6 e 167,7 cavalos. Mas o dinamômetro não passou de 154,6 - um acréscimo de 2,16 cavalos. "Não me surpreendeu. Pela nossa experiência aqui, sabemos que não se ganha mais que 4 cavalos num carro aspirado com um filtro esportivo inbox. Com o cônico dá para chegar a 6 cavalos no máximo", diz Marcos Eli, dono da Nascar. "Só o filtro não faz mágica. Precisa mexer no chip e no escapamento para ter um bom rendimento."

Consultando a Ancona, agora nos identificando como QUATRO RODAS, o vendedor Fábio Félix afirmou que o ganho seria de 5 cavalos em média - mais que o dobro do que conseguimos. Ele disse que estranhou a pequena diferença e culpou o dinamômetro. "Esse da Nascar é muito bom para acertar motor, mas para medir a potência perfeitamente ele não serve." O curioso é que nem a embalagem do filtro (com instruções em inglês, francês e espanhol) nem o site da K&N falam em aumento de potência de 8% ou de 5 cavalos. Mas ambos deixam clara sua maior vantagem: nunca precisa ser trocado, pois duraria 1,6 milhão de quilômetros. Para isso, basta lavá-lo com um xampu especial e depois impregná-lo com um óleo filtrante a cada 20000 quilômetros em média. Só que o kit de limpeza é vendido à parte: 85 reais*.

Cumpre o que promete?

NÃO

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na prática não muda nda (se tiver diferença de potencia entre eles vc nem sente), se tu ja tem o conico, bota ele mesmo, dependendo do carro ainda da um ronco maneiro (q o inbox não da) :mrgreen:

no conico tem mais facilidade de fazer um CAI, não?

o inbox usaria a propria caixa original do ar... evitando pegar o ar quente do motor...

Foi o q eu ''ouvi''.. por isso fikei com a duvida..

vlw galeraa

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Acho q tem q observar justamente isso. Alguns carros podem puxar muito ar quente até piorando o desempenho, nesse caso o inbox seria melhor.

Por isso muita gt prefere CAI, sempre pega ar frio lá frente e na parte de baixo

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