Exato, so faltou o oculos de sol!
Galera, como alguns amigos meus ficaram me indagando de como controlar o carro de lado, sem ficar sambando com ele de lado (o que normalmente acontece nas primeiras tentativas) eu resolvi logo escrever, antes que eu me esquecesse de como fiz, a minha experiência nesse track day.
Eu escrevi inicialmente para todos os novatos em trackday, no topico "dicas para novatos". Mas fiquei com medo de perder o texto, se alguém resolvesse tirar o topico do ar. Meu objetivo é de tentar evitar que alguém rode com o carro, como eu quase rodei no meu primeiro track day, por falta de informação, e imperícia ou volante.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EDIT: Eu queria deixar aqui um depoimento que me fez falta no meu primeiro track day, com o clio, quando eu perdi a traseira por imperícia, tentei segurar no braço sem usar o acelerador, e quase fui parar fora da pista, pois o carro ficou sambando naquele ziguezague bem conhecido. Bom, la vai:
Experiência adquirida sobre
Drift com carros FWD - Para os novatos.
Se por acaso você perder a traseira do carro na curva, seja intensionalmente ou não, freio de mão puxado ou imperícia ao passar marchas(meu caso no meu 1º trackday), seja frio e tenha os seguintes conceitos em mente:
O que está ocorrendo é a traseira está se desalinhando com a dianteira, e por isso, a trajetória estará lentamente mudando numa espiral caso você vire o volante na direção da inercia do carro......Então a minha dica é simples:
1º Preste atenção em onde o carro está indo, e coloque o volante na direção que o carro está seguinto, ou a que você quer que o carro siga, assim você tem dominio sobre a direção do carro.
2º USE o acelerador para controlar o angulo do carro em relação à trajetória. Seja MMUUITTTOOO gentil com o acelerador.
--->Se você não acelerar, o carro continuará a rodar até a traseira encaixar, quando isso acontecer o carro vai girar forte para o outro lado num drift de inércia perigoso, e de dificil controle.(é o que acontece com 99% das pessoas que perdem a traseira do carro)
--->Se você acelerar demais, o carro vai apontar para a direção que as rodas estão apontando, corrigindo o carro tão violentamente que ele vai girar para o outro lado, num drift de inercia insano!(foi o que eu fiz na junção, eu tava pisando fundo e soltando o acelerador, e fiquei sambando com o carro até tomar vergonha e dosar o acelerador...rsrsrs...sem dosar o carro não estabiliza!)
Parece difícil falando em teorias, mas na hora que estiver acontecendo, siga a seguinte regra:
Aponte o volante para a direção da trajetória, e acelere proporcionalmente ao tamanho do angulo em que o carro se encontra(quanto maior o angulo, menos se deve acelerar), ou seja, se ele estiver em uns 45º(coisa pra kct), vai pisando beemmm devagarinho no acelerador(sempre com o volante inclinado na direção da inercia do carro), que o angulo vai começar a diminuir NA HORA, e progressivamente, controladamente e estabilizadamente. É importantíssimo lembrar de ir aumentando a carga no acelerador a medida que o carro for alinhando, para que o acelerador coloque peso na traseira para estabilizá-la. É fácil perceber nesse momento em que aumentamos a carga no acelerador que o carro começa a querer voltar mais rápido, a medida que pisamos mais fundo, assim, ou simplesmente mantenha em pouco acelerador, ou coloca o volante mais reto, pra parar o retorno violento do giro. É impressindível que se acelere fundo ao se chegar ao alinhamento final do carro, para que ele não tente sair pro outro lado. Basicamente, se o volante ta pra esquerda, ao acelerar ele vai girar pra esquerda(mesmo estando de lado), se o volante esta reto o acelerador vai estabilizar a traseira por transferencia de peso. NUNCA NUNCA NUNCA deixe de usar o acelerador, pois isso deixaria o carro com a traseira literalmente boba e sem controle. Seguindo essa idéia de dosar mmuuiitttoo de leve o acelerador, fica praticamente ridículo de controlar o carro de lado.
Caso o carro apenas dê uma escapadinha de 5º ou 10º (pouco ângulo), ACELERA (comedidamente) que o carro encaixa na hora! Fiz isso todas as vezes que fiz a Curva Sul. É dificil tomar essa iniciativa de acelerar na hora do erro, que normalmente é inesperado, mas é importante que a mente ja esteja treinada nessa ideia. O acelerador num carro é tão importanto quanto o volante quando se está no limite! Ambos definem a trajetória do carro!
Faltou isso no meu primeiro track day. Dificilmente uma pessoa normal pensa em acelerar, ainda mais só um pouquinho, quando se perde a traseira!
Galera, se eu escrevi besteira, eu apago o que for, é so falar! Eu espero poder ajudar os novatos (que nunca perderam a virgindade do drift controlado)! Pra que não aconteça o que aconteceu comigo com o clio.
Treinem, experimentem, testem! É mais fácil na prática do que na teoria! E é melhor treinar antes e sair de lado intensionalmente pra ver como a coisa acontece, do que deixar pra descobrir como se concerta o carro na hora que acontecer por acidente!
Falando de outro modo, é um problema de inércia de rotação(momento de inercia), na verdade. Se você ta num angulo muito grande e acelera, o carro gira pro lado oposto com violência, e por causa do momento de inercia dele não vai parar de girar muito fácil não!
O objetivo deve ser basicamente de acalmar o giro do carro, pois ele tem um momento de inercia muito grande. Quando mais lentamente o carro gira, menor a quantidade de movimento angular dele, e portanto mais fácil de controlar o giro dele, mesmo em grandes angulos. Portanto SEJAM SUTIS E DELICADOS nesssas horas!!!!
Abraço!
Editado por Clutcher, 01 December 2009 - 12:14 PM.