Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Group B

189 posts neste tópico

Postado

lancia_1985-Delta-S4-Gruppo-B-001_4.jpg

lancia_1985-Delta-S4-Gruppo-B-003_4.jpg

quattroS1-1.JPG

^miniatura :rindoavera:

mjuch3in9.png

^Falaram q ia quebra mas ele n acredito :mrgreen:

_MG_67131.jpg

^Bela foto!

58.jpg

43.jpg

39.jpg

2002584068248532072_rs.jpg

1993franoisdelecourfordlq1.jpg

1993-CarlosSainz-LanciaDeltaIntegra.jpg

1989-BjornWaldegaard-ToyotaCelicaGT.jpg

1991-FranoisDelecour-FordSierraCosw.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Postado

1988-MikiBiasion-LanciaDeltaHF4WD1.jpg

^Rlick na terra?

1988-JorgeOrtigo-ToyotaCorollaGT.jpg

1988-CarlosBica-LanciaDeltaHF1.jpg

1984-AttilioBettega-Lancia037Rally3.jpg

1986TAPROHRL.jpg

1985ds2.jpg

1985TAPStigBlomqvist.jpg

1984TAPROHRL.jpg

19850306vatanen07wn0.jpg

19850306salonen08lv3.jpg

19850306salonen07me9.jpg

19850306salonen05fp2.jpg

19850306salonen04de5.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

19850306vatanen07wn0.jpg

Stilo ou C3?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Alguem pode me explicar esse esquema?

circuit-moteur.jpg

Eu não entendi picas hhahhaa

Oa turbina manda ar pelo um intercoler q entra em um blower q manda pra outro intercooler q dai vai para a Adimiçao

o blower garante torque em baixa e turbo em alta os dois trabalha em conjunto isso deixa o motor bem elastico

Não é bem assim amigo,

O blower aspira o o ar primeiro pra dentro do motor (puxa pelo compressor frio da turbina e tudo mais)fazendo com que desde os primeiros giros rapidamente a turbina (caixa quente) gere explossão comprimida na saida da caixa quente, a grosso modo um super anti lag que muito mais que engordar mistura desde as primeiras faixa de giro, comprime o ar na caixa quente desde sempre :P:mrgreen:

e o ar que volta pra turbina é o da valvula de prioridade "espirrado" o ar já na boca da turbina.

coisa de maluko!!!

trabalho tensamente!!! :raul:

Editado por EvoAirSuspension

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

resumindo: ele tem akele problema do ar voltar (eh o "Surge" ? :P ) ?

q faz tschhhhhhh chh ch ch chch

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

problema nenhum, o ar do motor sai entro o filtro e a turbina, praticamente atmosfera, melhora pq o motor nuca descomprime totalmemnte, a espirrada que geral curte (pra min quase todas são horriveis) mnão fazem bem pra motor, tanto que wrx, A3, MT, se vc comprar uma valvula de 35mangos de aluminio azul da beepturbo e instalar nesses carros, da problema, desregula tudo.

Editado por EvoAirSuspension

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

sierra_cosw_sainz_kors1988.jpg

lancia_rally_engine.jpg

lancia_rally_de.jpg

lancia_rally_1983.jpg

lancia_rally_1983NZ.jpg

lancia_037_rally_formula_rally.jpg:mrgreen:

lancia_037_rally.jpg

lancia_rally_bettega_port84.jpg

lancia-03701.jpg

hf_1.jpg

deltas4_alen_monte86.jpg

delta_s4_corsica1986_toivonen.jpg

delta_s4-1.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

delta_integrale-16v_sanremo1991-kan.jpg

delta_int_loubet_kors1988.jpg

delta_hf_integrale_monte_1989_saby.jpg

delta_hf_integrale_16v_kors1991_aur.jpg

delta_hf_integrale_16v_jyv1990_kank.jpg

delta_hf_integrale_16v_jyv1990_auri.jpg

delta_hf_integrale_16v_arg1990_bias.jpg

delta_hf_integrale_16v_1000lakes199.jpg

delta_hf_4wd_monte_1988.jpg

team_monte_1989.jpg

s4_xray.jpg

s4_swe1986.jpg

s4_jump.jpg

s4_rac1985.jpg

s4_genf1986.jpg

virem a pg q mando + :mrgreen:

Editado por Zoombi

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

pwhite_01.jpg

^O da direita é Toivonen

htoivonen_37.jpg

^estado que ficou o Delta de Henry depois de pegar fogo :mrgreen:

htoivonen_20.jpg

henritoivonen_01.jpg

henri_17.jpg

henri_15.jpg

henri_06.jpg

henri_sergio.jpg

^Henry e Sergio (Co-Piloto)

Otimas fotos!

Abs

Editado por brunot16

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

:mrgreen:

205 T16 era o diabo em forma de carro! Um dos meu sonhos é andar em um da serie feita pra rua!

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Oa turbina manda ar pelo um intercoler q entra em um blower q manda pra outro intercooler q dai vai para a Adimiçao

o blower garante torque em baixa e turbo em alta os dois trabalha em conjunto isso deixa o motor bem elastico

Não é bem assim amigo,

O blower aspira o o ar primeiro pra dentro do motor (puxa pelo compressor frio da turbina e tudo mais)fazendo com que desde os primeiros giros rapidamente a turbina (caixa quente) gere explossão comprimida na saida da caixa quente, a grosso modo um super anti lag que muito mais que engordar mistura desde as primeiras faixa de giro, comprime o ar na caixa quente desde sempre :mrgreen:8)

e o ar que volta pra turbina é o da valvula de prioridade "espirrado" o ar já na boca da turbina.

coisa de maluko!!!

trabalho tensamente!!! :lol:

Cara, eu entendi que você quis explicar melhor, mas acho que vc fez uma salada e viajou na maionese...

1- Todo o ar que passa pelo compressor/blower vem da turbina. Que tá quente pra kct (afinal a parte fria fica do lado da parte quente, que é movida pelo escape). Não à toa, tem um intercooler ali pra isso (não ia fazer sentido um intercooler ali, se o ar ja estivesse na temperatura ambiente).

2- Ninguem gera explosão de nada ali dentro, o unico lugar que tem coisa explodindo são os cilindros.

3- Na caixa quente da turbina só passa ar do escape, a 900ºC. O ar comprimido que vai pra admissão passa é pela caixa fria - que pela proximidade com a parte quente, de fria não tem nada, aliás.

4- Blower engordando a mistura? De onde vc tirou isso?

A explicação do 205 XSi tá correta. 8)

Mas vamos refazer o roteiro do ar de uma maneira mais didática então...

circuit-moteur.jpg

FILTRO DE AR -> TURBINA (PARTE FRIA) -> 1º INTERCOOLER -> COMPRESSOR/BLOWER -> 2º INTERCOOLER -> ADMISSÃO.

Obviamente nenhum carro de corrida anda 100% do tempo com a borboleta de admissão aberta, e, pra evitar que a ela exploda quando fechar (na hora que o piloto tirar o pé do acelerador), existe um desvio para uma válvula de prioridade, que joga esse ar de volta para a parte fria da turbina (depois do filtro de ar, afinal esse ar já foi filtrado).

Um sistema anti-lag como você mencionou é uma programação do sistema de injeção de combustível, e independe do setup da admissão. A idéia é injetar combustivel quando o piloto tira o pé do acelerador (numa mudança de marcha) e atrasar o ponto do motor momentaneamente, de forma que o combustivel admitido passe pelos cilindros sem queimar, "explodindo" apenas no coletor de escapamento, na "cara" da turbina.

Isso faz com que a parte quente da turbina continue girando e mantenha a pressão na admissão, mesmo quando o piloto soltou o pé do acelerador - situação que normalmente significa um corte do combustivel pela injeção, consequente menor produção de gases no escape, e uma diminuição na rotação da turbina, que por sua vez deixaria de pressurizar a admissão.

Aliás meus elogios ao tópico, tá certo que alguns carros aí passam longe de ser do Grupo B, mas to achando muito bacana, certamente um dos mais interessantes que eu vi ultimamente. :lol:

[]'s!

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

delta_integrale-16v_sanremo1991-kan.jpg

Lancia...eh da Fiat :mrgreen:8)

zuera :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Não é bem assim amigo,

O blower aspira o o ar primeiro pra dentro do motor (puxa pelo compressor frio da turbina e tudo mais)fazendo com que desde os primeiros giros rapidamente a turbina (caixa quente) gere explossão comprimida na saida da caixa quente, a grosso modo um super anti lag que muito mais que engordar mistura desde as primeiras faixa de giro, comprime o ar na caixa quente desde sempre :mrgreen:8)

coisa de maluko!!!

trabalho tensamente!!! :lol:

Cara, eu entendi que você quis explicar melhor, mas acho que vc fez uma salada e viajou na maionese...

1- Todo o ar que passa pelo compressor/blower vem da turbina. Que tá quente pra kct (afinal a parte fria fica do lado da parte quente, que é movida pelo escape). Não à toa, tem um intercooler ali pra isso (não ia fazer sentido um intercooler ali, se o ar ja estivesse na temperatura ambiente).

2- Ninguem gera explosão de nada ali dentro, o unico lugar que tem coisa explodindo são os cilindros.

3- Na caixa quente da turbina só passa ar do escape, a 900ºC. O ar comprimido que vai pra admissão passa é pela caixa fria - que pela proximidade com a parte quente, de fria não tem nada, aliás.

4- Blower engordando a mistura? De onde vc tirou isso?

A explicação do 205 XSi tá correta. 8)

Mas vamos refazer o roteiro do ar de uma maneira mais didática então...

circuit-moteur.jpg

FILTRO DE AR -> TURBINA (PARTE FRIA) -> 1º INTERCOOLER -> COMPRESSOR/BLOWER -> 2º INTERCOOLER -> ADMISSÃO.

Obviamente nenhum carro de corrida anda 100% do tempo com a borboleta de admissão aberta, e, pra evitar que a ela exploda quando fechar (na hora que o piloto tirar o pé do acelerador), existe um desvio para uma válvula de prioridade, que joga esse ar de volta para a parte fria da turbina (depois do filtro de ar, afinal esse ar já foi filtrado).

Um sistema anti-lag como você mencionou é uma programação do sistema de injeção de combustível, e independe do setup da admissão. A idéia é injetar combustivel quando o piloto tira o pé do acelerador (numa mudança de marcha) e atrasar o ponto do motor momentaneamente, de forma que o combustivel admitido passe pelos cilindros sem queimar, "explodindo" apenas no coletor de escapamento, na "cara" da turbina.

Isso faz com que a parte quente da turbina continue girando e mantenha a pressão na admissão, mesmo quando o piloto soltou o pé do acelerador - situação que normalmente significa um corte do combustivel pela injeção, consequente menor produção de gases no escape, e uma diminuição na rotação da turbina, que por sua vez deixaria de pressurizar a admissão.

Aliás meus elogios ao tópico, tá certo que alguns carros aí passam longe de ser do Grupo B, mas to achando muito bacana, certamente um dos mais interessantes que eu vi ultimamente. :lol:

[]'s!

Agradeço a explicação de todos. Me tirou muitas dúvidas em relação ao funcionamento do turbo em geral. Achei bem interessante esse esquema.

Esse esquema utilizado pela Lancia na época era bem inovador né? Hoje algum carro de rua usa algo assim ou as coisas são mais simples, ou mais complexas?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Esses S4 tinham motor 1.8L de mais de 500hp! Um monstro!

Hj ainda tem alguns na ativa em provas tipo Berg Cup. Esse é um 2,1L de mais de 700hp. Dá pra escutar o blower gritando o tempo todo!

http://br.youtube.com/watch?v=O4vznTQ73Rc

http://br.youtube.com/watch?v=-5-qDlWQn0k&...feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=tkwVdJYO864&...feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=lccHtv7frpA

Compartilhar este post

Link para o post

Postado (editado)

Agradeço a explicação de todos. Me tirou muitas dúvidas em relação ao funcionamento do turbo em geral. Achei bem interessante esse esquema.

Esse esquema utilizado pela Lancia na época era bem inovador né? Hoje algum carro de rua usa algo assim ou as coisas são mais simples, ou mais complexas?

o delta s4 foi um dos unicos, senão o unico carro de rua que usou isso, é uma obra de arte o motor dele!

Esses S4 tinham motor 1.8L de mais de 500hp! Um monstro!

Hj ainda tem alguns na ativa em provas tipo Berg Cup. Esse é um 2,1L de mais de 700hp. Dá pra escutar o blower gritando o tempo todo!

http://br.youtube.com/watch?v=O4vznTQ73Rc

http://br.youtube.com/watch?v=-5-qDlWQn0k&...feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=tkwVdJYO864&...feature=related

http://br.youtube.com/watch?v=lccHtv7frpA

tem esse tbm com miseros 980hp só que é pra arrancada :D

só q nao é o s4 esse

http://br.youtube.com/watch?v=5fheILNz4fU

Editado por Zoombi

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

como faz pra comprar um desses ? :D

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

como faz pra comprar um desses ? :D

vai pra italia e tente axar um colecionador qrendo vende :raul:

--

s4_formula_rally.jpg

mc1986_toivonen.jpg

deltas4_toivonen_monte86_1.jpg

S4client1.jpg essa é a de rua :lol:

S1_proto.jpg

S1_pikespeak_1987_r8hrl_ava.jpg

S1_pikespeak_1987_r8hrl.jpg

S1_pikespeak1987_r8hrl_1.jpg

S1_pikespeak1987_r8hrl.jpg

S1_mctraininig.jpg

S1_1.jpg

S1_gran_canaria_2000_mikkola.jpg

S1_back.jpg

ROC_audid.jpg

Audi_S1_in_Action.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

só 205 T16

205_t16_salonen_akr86_jump.jpg

205_t16_salonen_akr86.jpg

205_t16_salonen_NZ86_sideways.jpg

205_t16_salonen_NZ86.jpg

205_t16_first_tests.jpg

205_t16_crowd.jpg

205_gruppB.jpg

205_drivers.jpg

205_dakar_2.jpg

205_dakar_1.jpg

205_dakar.jpg

205_T16_swe1986.jpg

205_T16_saf1986.jpg

205_T16_jump_rac1985.jpg

205_T16_box.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vocês tem mais diagramas dos motores dos carros?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Existe réplica do delta S4?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Part II

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

Vocês tem mais diagramas dos motores dos carros?

vou postar tudo de especie de diagrama q tenho :D

T16 Evo 2

205_T16_evo2_xray.jpg

transmissão s4

transmisS4-1.jpg

s4

S4ecorche.jpg

s4_xray.jpg

circuit-moteur.jpg

s4 tbm

moteurS4.jpg

mais tarde vejo se axo algum do s1 tbm

Existe réplica do delta S4?

tem sim, mas só la pra fora, e aki no BR a unica q eu tenho noticias é de um integrale 16v

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

zoombi, eh akela branca com pintura (num sei se eh a edição comemorativa ou se eh réplica) da Martini ?

Compartilhar este post

Link para o post

Postado

É vendida a réplica do integrale 16v aqui ou é um cara que mandou trazer?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0